Simulado: Psicologia Educacional e Pedagogia Freireana | 1 pdf para baixar

Baixe grátis o Simulado: Psicologia Educacional e Pedagogia Freireana em PDF. Ideal para concursos de professor e conhecimentos pedagógicos.

Prepare-se para concursos educacionais com o nosso simulado em PDF que abrange tópicos chave como psicologia sociocultural de Vygotsky, desenvolvimento infantil e teorias de aprendizagem. Ideal para pedagogos, professores em todos os níveis de ensino, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores em geral. As questões são elaboradas com base nos moldes das principais bancas organizadoras de concursos, como FGV e Consulplan, com o objetivo de preparar os candidatos para os desafios dos concursos. O simulado estimula a aplicação prática de conceitos, facilitando o entendimento e a memorização dos temas mais relevantes na área educacional.

MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSOS

BAIXAR SIMULADO

 

Preparatório Para Concursos

Se preparar para um concurso ou uma seleção de professores pode ser um desafio, porém, é fundamental para aqueles que desejam ascender na carreira docente. Utilizar simulados é uma estratégia valiosa para verificar o seu desempenho e identificar quais áreas precisam de mais atenção nos estudos. Com isso em mente, disponibilizamos um conjunto enorme de questões sobre pedagogia para te ajudar nessa etapa de preparativos. Clique no link abaixo e dê uma olhada no nosso material!

MILHARES DE QUESTÕES PARA CONCURSOS DE PROFESSORES

Algumas questões do PDF sobre Pedagogia Freireana

QUESTÃO 1 – NTCS/2024

“Descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes”

Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/. Acesso em jan, 2024.

O trecho é a definição de um conceito central na Psicologia sociocultural de Vygotsky.

Selecione a alternativa que apresenta o nome desse conceito.

a) Prática interacionista.
b) Prática sociointeracionista.
c) Zona de desenvolvimento proximal.
d) Zona de desenvolvimento interacional.
e) Zona de interação e desenvolvimento proximal.

QUESTÃO 4 – FGV/2024

A linguagem do educador ou do político, tanto quanto a linguagem do povo, não existem sem um pensar e ambos, linguagem e pensar, sem uma realidade a que se encontrem referidos.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

O trecho acima versa sobre o uso da linguagem na política e na educação.

Segundo Paulo Freire, é correto afirmar que


a) o educador deve ensinar o povo a pensar, promovendo a autonomia intelectual em face das realidades sociais.
b) toda linguagem se reporta a uma situação social concreta, refletindo as realidades de seus falantes.
c) a educação deve libertar o pensamento da situação particular em que se encontra, encorajando uma visão universalista.
d) todos os detentores de linguagem habitam a mesma realidade concreta e detém uma forma comum de pensar.
e) a realidade é uma construção formada e compreendida através da interação entre a linguagem e pensamento.

QUESTÃO 8 – NUCEPE UESPI/2024

A Psicologia Histórico-Cultural, que tem Vygotsky como seu iniciador e como um de seus principais representantes, aborda o desenvolvimento psicológico da criança como fenômeno histórico intimamente ligado às condições objetivas da organização social, sendo fundamental a consideração do lugar ocupado pela criança nas relações sociais e as condições históricas concretas nas quais é desenrolado o seu desenvolvimento (Pasqualini, 2009). Vygotsky argumenta, pois, que tal desenvolvimento não é determinado por leis naturais de caráter universal. Na perspectiva apresentada, Vygotsky evidencia a subordinação dos processos
a) biológicos ao desenvolvimento cultural.
b) biológicos ao desenvolvimento motor.

c) sociais ao desenvolvimento psicoafetivo.
d) transversais ao desenvolvimento cultural.
e) antropológicos ao desenvolvimento cultural.

QUESTÃO 9 – NUCEPE UESPI/2024

“Para Vygotsky, o sujeito se constitui nas relações com os outros, dando fundamental importância às interações sociais, que funcionam na construção do conhecimento, ou seja, o conceito de aprendizagem envolve a interação social. Vygotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: o nível real, que são as conquistas já realizadas, e o potencial, que se refere ao que a criança é capaz de fazer com a ajuda de outra pessoa. Portanto, o professor e sua função de aprendizado seriam justamente criar a zona de desenvolvimento proximal, pois somente com essa interação a criança conseguiria se desenvolver.”
Fonte: Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo et al. Revista THEMA. Vol 16/2019. Disponível em: file:///C:/Users/LENOVO/Downloads/darsand,+1284-Final.pdf. Acesso em: 20/3/2024.

Na perspectiva acima, que aborda a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, qual seria a principal fonte de motivação para a consolidação do processo de aprendizagem?
a) O professor.
b) A família.
c) O próprio aluno.


d) A sociedade.
e) O psicólogo.

QUESTÃO 10 – FGV/2024

“Uma professora observa a queda do interesse de seus alunos, tanto em relação às aulas convencionais quanto em relação aos acontecimentos sociais ao seu redor. Ciente da necessidade de estimular a conscientização, promover o diálogo, vincular o ensino às vivências dos estudantes e motivar iniciativas transformadoras, ela enfrenta o desafio de concretizar esses objetivos na sua abordagem pedagógica.” Na situação acima, a professora poderia cumprir o seu intento ao adotar a ideia de
a) pedagogia direta.
b) subsunçores.
c) instrução programada.
d) competência.
e) temas-geradores.

BAIXE SIMULADO COMPLETO

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Aproveite agora mesmo pacotes de questões com 200 questões cada, para intensificar seus estudos na área da educação e se preparar para concursos e provas sobre diversos assuntos pedagógicos!

Simulado LDB
Simulado BNCC
Simulado Avaliação
Simulado Planejamento/Plano
Simulado Tendências Pedagógicas
Simulado Didática
Simulado Currículo Escolar
Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você está em busca de materiais de estudo para se preparar para concursos, seleções ou apenas aprimorar seus conhecimentos em outras áreas, o Professor Preparado tem diversas opções para você!

Acesse os links abaixo e encontre materiais de estudo de alta qualidade em diversas áreas:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Nosso Grupo Telegram

Junte-se ao nosso grupo no Telegram e faça parte de uma comunidade de educadores em constante aprendizado e troca de experiências.

ENTRAR NO GRUPO TELEGRAM

Outros Materiais

Convidamos você a explorar todos os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma que podem lhe auxiliar em sala de aula e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

VER OUTROS MATERIAIS

Canal no YouTube

Acesse nosso canal no YouTube para encontrar diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não perca essa oportunidade de se preparar ainda mais para seu concurso na área da educação! Clique aqui e se inscreva para receber todas as nossas atualizações.

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário