Sabemos o quão crucial é estar bem preparado para enfrentar concursos e seleções na área da educação. Para ajudá-lo nessa jornada de preparação, disponibilizamos um simulado de conhecimentos pedagógicos, cuidadosamente elaborado para abordar os temas mais relevantes e recorrentes nessas avaliações. Este simulado não apenas testará seus conhecimentos, mas também fornecerá informações valiosas sobre os assuntos que frequentemente são cobrados em provas e concursos. A seguir, apresentamos as questões selecionadas, destacando os principais temas em destaque. Baixe o PDF do simulado e esteja um passo mais próximo de alcançar seus objetivos profissionais na área da educação.
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Conhecimentos Pedagógicos
Questão 1
VUNESP | Os professores de uma creche participaram da Conferência Nacional da Educação Básica, proferida por Celina Arêas. Para essa autora, a função social da escola é
a) a instrumentalização das novas gerações para o uso dos recursos tecnológicos de forma a tornar a realidade cada vez mais automatizada.
b) o estabelecimento de limites ao exercício da liberdade, condição necessária para uma convivência democrática.
c) a socialização dos conhecimentos científicos de forma individualizada e personalizada, com a intenção de atender à diversidade humana.
d) a convergência dos interesses humanitários, sociais e políticos, em razão da conquista de uma sociedade igualitária.
Questão 2
VUNESP | O processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas, bem como o processo contínuo de formação, constituem, segundo Arêas, a concepção de
a) empreendedorismo.
b) educação.
c) planejamento.
d) ensino escolar.
e) prática social.
Questão 3
VUNESP | Conforme Teresinha Rios, é tarefa da escola, enquanto instituição social,
a) a implantação de um currículo nacional unificado, garantindo, assim, a totalidade da aprendizagem do conteúdo previsto para cada série do ensino fundamental.
b) ministrar um ensino neutro de acordo com os bons costumes, passados de geração a geração, objetivando a continuidade dos conhecimentos familiares.
c) a avaliação contínua do educando, bem como sua classificação nas competências múltiplas, de modo a potencializar o que há de melhor em cada um.
d) a transmissão/criação sistematizada da cultura, entendida como o resultado da intervenção dos homens na realidade, transformando-a e transformando a si mesmo.
e) que os processos cognitivos de ensino-aprendizagem estejam subordinados ao desenvolvimento econômico para a promoção da equidade social.
Questão 4
Unifil | A escolarização promove o avanço para além das características inatas, por meio da apropriação da cultura material e intelectual presente na atividade humana. O homem não nasce ou se faz naturalmente homem, como explica Saviani (2005), para saber pensar e sentir, para saber querer, agir ou avaliar é preciso aprender, o que implica o trabalho educativo. Nesse sentido não é correto afirmar que:
a) O trabalho educativo é árduo, mas o homem como apresenta características natas, aprende com mais facilidade e sem mediação do outro.
b) A educação humaniza o homem.
c) O saber que importa à educação é aquele que resulta do processo de aprendizagem.
Questão 5
Unifil | O trabalho educativo é definido por Saviani como a produção direta e ❐, em cada indivíduo, da humanidade produzida ❐ e coletivamente pelos homens. A escola é o lugar privilegiado para que esse processo se realize; por meio do ato educativo, os conteúdos produzidos pela coletividade são apropriados pelo indivíduo ❐ . Portanto, uma escola vazia de conteúdos resulta no esvaziamento do ser humano, do saber pensar e ❐ o mundo em que vive.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta em relação à ideia do autor.
a) Funcional / histórica / plural / fabricar
b) Funcional / histórica / plural / significar
c) Multifuncional / presente / plural / fabricar
d) Intencional / histórica / singular / significar
Questão 6
FAFIPA | A educação é um fenômeno social. Consequentemente, ela é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Dessa forma, configura-se como um processo de mudança da sociedade, atrelada às relações sociais existentes na sociedade. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A prática educativa, e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
b) As finalidades e os meios da educação insubordinam-se à estrutura e dinâmica das relações entre as classes sociais, ou seja, são socialmente determinados.
c) A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada.
d) A estrutura social e as formas sociais pelas quais a sociedade se organiza são uma decorrência do fato de que, desde o início da sua existência, os homens vivem em grupos; sua vida está na dependência da vida de outros membros do grupo social, ou seja, a história humana, a história da sua vida e a história da sociedade se constituem e se desenvolvem na dinâmica das relações sociais.
e) A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens.
Questão 7
FAFIPA | A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor e aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados sociais que se constituem na dinâmica das relações entre classes, entre raças, entre grupos religiosos, entre homens e mulheres, jovens e adultos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Para quem lida com a educação, tendo em vista a formação humana dos indivíduos vivendo em contextos sociais determinados, é imprescindível que desenvolva a capacidade de descobrir as relações sociais reais implicadas em cada acontecimento, em cada situação real da sua vida e da sua profissão, em cada matéria que ensina como também nos discursos, nos meios de comunicação de massa, nas relações cotidianas na família e no trabalho.
b) O campo específico de atuação profissional e política do professor é a escola, à qual cabem tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo.
c) Quanto mais se diversificam as formas de educação extraescolar e quanto mais à minoria dominante refina os meios de difusão da ideologia burguesa, tanto mais a educação escolar perde importância, principalmente para as classes trabalhadoras.
d) A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e à atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.
e) A escola cumpre objetivos e exigências da sociedade conforme interesses de grupos e classes sociais que a constituem, sendo que, o ensino cria condições metodológicas e organizativas para o processo de transmissão e assimilação de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades intelectuais e processos mentais dos alunos tendo em vista o entendimento crítico dos problemas sociais.
Questão 8
ITAME | “[…] É dentro do contexto educacional que se encontram diferentes sujeitos, que pertencem a diferentes contextos sociais, que trazem sua historicidade construída a partir de diferentes vivências. […] O fenômeno educativo não pode ser, pois, entendido de maneira fragmentada, ou como uma abstração válida para qualquer tempo e lugar, mas sim, como uma prática social, situada historicamente, numa realidade total, que envolve aspectos valorativos, culturais, políticos e econômicos, que permeiam a vida total do homem concreto a que a educação diz respeito.” O texto acima refere-se à:
a) Prática pedagógica e preparação para a vida.
b) Compreensão da Educação como Processo Social.
c) Função educativa do convívio social.
d) Dinâmica escolar e Plano de Ensino.
Questão 9
ITAME | “[…] trazê-la para o espaço escolar significa enfrentar o desafio de inserir, no segmento de ensino e aprendizagem que é realizada em cada uma das áreas do conhecimento, uma contínua atitude crítica. É onde o reconhecimento dos limites e das possibilidades dos sujeitos configura-se em pro- postas de uma educação moral que proporcione aos educandos condições para o desenvolvimento de sua autonomia, dando-lhes capacidade de posi- cionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, estabelecendo critérios e participando da gestão das ações coletivas […]”. O Fragmento de texto acima refere-se a:
a) Plano de Ensino e dinâmica escolar
b) Aspectos sócio-políticos da aprendizagem
c) Ética e Educação.
d) Educação moral e cívica no currículo.
Questão 10
VUNESP | Nos trabalhos sobre a qualidade, é possível identificar uma série de eixos semânticos que permitem organizar o conteúdo do conceito de qualidade e aplicá-lo à análise de diferentes realidades da vida social. Entre outras visões frequentes, destaca-se a qualidade vinculada, que se refere
a) aos resultados de alto nível e a um clima de trabalho satisfatório para todos aqueles que participam na situação ou no processo avaliado.
b) à identificação com valores-chave formativos, o que esteja comprometido com valores educativos que fazem parte do que a educação pretende oferecer para a sociedade.
c) à dimensão pessoal do processo educativo: satisfação, motivação, sentimento de sucesso, autoestima e nível de expectativas.
d) aos valores, à efetividade, à satisfação dos participantes no processo e dos usuários do mesmo.
e) aos aspectos estruturais da escola, os ambientes, os equipamentos, os recursos físicos, materiais e sociais.
Gabarito:
1) E 2) B 3) D 4) A 5) D 6) B 7) C 8) B 9) C 10) D
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Função Social da Escola
Nesta questão, é discutida a função social da escola com base nas ideias da autora Celina Arêas. Ela ressalta a importância da escola como um espaço de formação cidadã e fortalecimento de valores de solidariedade, comprometimento com a transformação social e a preparação dos cidadãos para uma participação ativa na sociedade.
Questão 2: Concepção de Educação
A concepção de educação é explorada nesta questão, destacando-se a ideia de que a educação não se limita ao ensino escolar, mas abrange um processo social mais amplo. É ressaltada a importância do processo contínuo de formação e da prática social na constituição dos sujeitos.
Questão 3: Papel da Escola na Transmissão da Cultura
A questão aborda o papel da escola na transmissão da cultura, conforme a perspectiva de Teresinha Rios. Ela enfatiza que a escola deve ser responsável pela transmissão sistematizada da cultura, entendida como resultado da intervenção dos seres humanos na realidade, contribuindo para a transformação da sociedade e dos indivíduos.
Questão 4: Trabalho Educativo e Formação Humana
Esta questão discute o trabalho educativo como um processo fundamental para a formação humana. Destaca-se que o homem não nasce naturalmente homem, mas se torna humano através da apropriação da cultura, o que implica a necessidade do trabalho educativo para aprender a pensar, sentir e agir.
Questão 5: Escola e Produção da Humanidade
Nesta questão, é abordada a relação entre a escola e a produção da humanidade, conforme a visão de Saviani. Destaca-se que a escola é o espaço privilegiado para a produção direta da humanidade nos indivíduos, por meio da apropriação dos conteúdos produzidos pela coletividade, contribuindo para a formação integral dos sujeitos.
Questão 6: Educação como Fenômeno Social
A questão explora a educação como um fenômeno social, enfatizando sua integração às relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma sociedade. Destaca-se que a prática educativa está determinada por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas, contribuindo para a mudança da sociedade.
Questão 7: Significados Sociais na Prática Educativa
Nesta questão, é discutida a importância dos significados sociais na prática educativa. Destaca-se que a prática educativa está permeada por valores, normas e particularidades da estrutura social, sendo essencial para os professores desenvolverem a capacidade de compreender as relações sociais reais presentes no contexto educacional.
Questão 8: Educação como Processo Social Situado
A questão aborda a compreensão da educação como um processo social situado historicamente, que envolve aspectos valorativos, culturais, políticos e econômicos. Destaca-se que a educação não pode ser entendida de forma fragmentada, mas sim como uma prática social inserida em uma realidade total.
Questão 9: Ética e Educação
Nesta questão, é discutida a importância da ética na educação, destacando-se a necessidade de promover uma educação moral que proporcione aos educandos condições para o desenvolvimento da autonomia e capacidade de posicionamento diante da realidade.
Questão 10: Qualidade na Educação
A questão aborda as diferentes visões sobre qualidade na educação, destacando-se a importância de aspectos como resultados de alto nível, clima de trabalho satisfatório, identificação com valores educativos e efetividade na promoção do aprendizado e satisfação dos envolvidos no processo educativo.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Em busca de materiais de estudo para diversas áreas? O Professor Preparado oferece uma ampla gama de recursos para fortalecer sua preparação em diferentes disciplinas. Em nossa página “Mais Materiais”, você encontrará uma seleção criteriosa de cursos e materiais específicos para cada área de interesse.
Confira abaixo alguns dos materiais disponíveis:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório: Acessar o Material
- Educação Física – Concursos e Seleções: Acessar o Material
- História – Concursos e Seleções: Acessar o Material
- Geografia – Concursos e Seleções: Acessar o Material
- Artes – Concursos e Seleções: Acessar o Material
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções: Acessar o Material
- Filosofia – Concursos e Seleções: Acessar o Material
- Pacote de Atividades: Acessar o Material
Invista em sua preparação e conte com o Professor Preparado para alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais. Aproveite nossos recursos e fortaleça seus estudos!
Cursos Para Provas de Títulos
Sabia que a maioria dos editais para concursos públicos exige a comprovação de cursos realizados para a prova de títulos? É essencial não deixar essa etapa para última hora, pois alguns editais estipulam que os cursos devem ser concluídos antes mesmo da publicação do edital. Portanto, é fundamental se antecipar e buscar a qualificação necessária o quanto antes.
Para facilitar sua preparação, o Professor Preparado oferece uma variedade de cursos na área da educação, todos com certificados válidos em todo o Brasil. Não perca a oportunidade de se qualificar com nossos cursos online, que abrangem temas como metodologias ativas da aprendizagem, educação inclusiva, tecnologias digitais na educação, práticas em sala de aula na educação infantil, alfabetização e letramento na educação infantil, entre outros.
Confira abaixo alguns dos cursos disponíveis:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas: Acessar o Curso
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas: Acessar o Curso
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas: Acessar o Curso
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas: Acessar o Curso
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas: Acessar o Curso
Invista em sua capacitação e esteja preparado para os desafios que estão por vir!
Canal no YouTube
Além dos cursos oferecidos, você também pode acessar nosso canal no YouTube, onde disponibilizamos uma série de vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Assine nosso canal e acompanhe as resoluções para aprimorar ainda mais sua preparação: