Simulado Avaliação Educacional: Baixe de graça e responda questões de Concurso

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação requer um entendimento sólido sobre Avaliação Educacional. Neste simulado, exploraremos questões que abrangem conceitos fundamentais, proporcionando aos professores e profissionais da educação uma oportunidade valiosa de revisar e aprimorar seus conhecimentos. Descubra como esse tema influencia o processo de ensino e aprendizagem e mergulhe nas distintas concepções que moldam a prática educacional no Brasil.


BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Avaliação Educacional

Questão 1

FCC | Várias são as categorizações existentes acerca das abordagens de ensino ou concepções pedagógicas. Independentemente dos termos usados pelos diversos autores, há certo consenso de que, no Brasil, dentre as tendências marcantes estão o tecnicismo (aprender a fazer) e o progressivismo (que representa correntes teóricas como o construtivismo, o sociointeracionismo etc.).

Considere os pensamentos abaixo.

I. A tarefa da educação é desenvolver um repertório de comportamentos que sejam eventualmente reforçados na vida diária e profissional do graduado.
II. A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.
III. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa. Na ausência do outro, o homem não se constrói.

IV. Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação.

Representam as correntes tecnicista e progressivista, respectivamente, o que se afirma APENAS em

a) II e III.
b) II e IV.
c) I e II.
d) III e IV.
e) I e III.

Questão 2

DIRENS Aeronáutica | Associe as colunas relacionando as abordagens do processo de ensino e aprendizagem com suas respectivas características.

Abordagens

(1) Abordagem Tradicional
(2) Abordagem Comportamentalista
(3) Abordagem Humanista
(4) Abordagem Cognitivista

Características

(  ) O professor é o detentor do conhecimento e os repassa aos alunos, normalmente, por aulas expositivas.
(  ) O estudante assume um papel passivo frente ao seu processo de aprendizagem, ele recebe as informações transmitidas pelo professor e possui comportamentos condicionados por meio do reforço de conduta.
(  ) A construção do conhecimento se baseia no pensamento crítico-reflexivo, a partir dos fenômenos relacionados à forma como apreendemos o mundo.

( )  O professor assume o papel de facilitador da aprendizagem, o ensino é centrado no aluno.

A sequência correta dessa classificação é:

a) (3); (2); (1); (4).
b) (2); (3); (4); (1).
c) (1); (4); (2); (3).
d) (1); (2); (4); (3).

Questão 3

DIRENS Aeronáutica | Segundo Libâneo, os processos de Organização e Gestão Escolar podem ser entendidos a partir de duas concepções antagônicas, tanto em suas finalidades sociais, como em políticas de educação: a científico-racional e a concepção sócio crítica.

Associe as colunas relacionando as concepções com suas respectivas características.

Concepções

(1) Científico-racional
(2) Concepção Sócio-crítica

Características

(  ) Formas de comunicação verticalizadas.
(  ) Prioriza o trabalho coletivo e participativo.
(  ) Prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar.
(  ) Poder centralizado no Diretor.

A sequência correta dessa classificação é:

a) (1); (2); (1); (1).
b) (1); (2); (1); (2).
c) (2); (1); (2); (2).
d) (2); (1); (2); (1).

Questão 4

CEBRASPE (CESPE) | Julgue o próximo item, a respeito das tendências pedagógicas na prática escolar.

Na tendência renovada progressivista, o conhecimento é resultante dos interesses e das necessidades do aluno, estabelecidos em função de suas experiências.

(  ) Certo
(  ) Errado

Questão 5

IMPARH | Nos estudos desenvolvidos sobre as tendências pedagógicas, percebe-se acentuadamente a relação entre estas e a Didática. Isto porque as tendências pedagógicas revelam concepções de ensino, aprendizagem, escola, educação e versam ainda sobre os diálogos que caracterizam a relação professor x aluno. Acerca dessa relação entre as tendências pedagógicas e a Didática, marque a alternativa INCORRETA.

a) Na tendência tradicional, a Didática é caracterizada por um conjunto de regras que atua como reguladores do ensino.
b) Na tendência escolanovista, a Didática assume um caráter menos enrijecido e percebe o aluno como sujeito da aprendizagem.
c) Na perspectiva tecnicista, a Didática revela a concepção do educador como mediador do processo de aprendizagem.
d) Na tendência libertadora, a Didática caracteriza-se pelo diálogo que estabelece com a realidade social, analisando questões da comunidade local.

Questão 6

Instituto Consulplan | A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. A didática tem desempenhado diversificados papéis associados às inúmeras tendências pedagógicas.

(Libâneo, 2006.)

Considerando as diferenças existentes entre as tendências pedagógicas, conforme a proposta de classificação de Libâneo, que sustenta os pressupostos de aprendizagem na educação do Brasil: a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista, indique, a seguir, o papel do professor na pedagogia liberal.

a) Mediador e intervencionista.
b) Transmissor do conhecimento.
c) Favorecedor da aproximação da consciência.
d) Orientador e catalisador do processo, junto ao grupo gerando reflexões.

Questão 7

Instituto Consulplan | A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. A didática tem desempenhado diversificados papéis associados às inúmeras tendências pedagógicas.

(Libâneo, 2006.)

O termo “progressista” é empregado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

De acordo com a classificação de Libâneo, assinale a alternativa que evidencia corretamente todas as tendências progressistas.

a) Tradicional; libertária; e, crítico-social dos conteúdos.
b) Libertadora; libertária; e, crítico-social dos conteúdos.
c) Libertadora; renovadora progressista; libertária; e, crítico- -social dos conteúdos.
d) Tradicional; renovadora progressista; renovadora não-diretiva; e, pedagogia tecnicista.

Questão 8

Instituto Consulplan | As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como a educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. De acordo com alguns estudiosos de educação, a pedagogia progressista se manifestou em três correntes – a libertária, a libertadora e a crítico-social dos conteúdos.

Assinale a correta correlação entre a corrente e o conceito.

a) A tendência da pedagogia libertária propõe uma síntese superadora das pedagogias tradicional e renovada.
b) As versões libertadora e libertária têm em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
c) A tendência libertária entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo, dessa forma, a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto.
d) Na tendência da pedagogia crítico-social dos conteúdos, a prática educativa somente faz sentido em uma prática social junto ao povo, razão pela qual preferem as modalidades de educação popular não-formal.

Questão 9

Instituto Consulplan | As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa, que tenha algum sentido para o aluno. Alguns autores organizam estas tendências em grupos filosóficos progressista e liberal.

Sobre as tendências liberais, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma manifestação da sociedade capitalista, não tendo o sentido de avançado, democrático e aberto.
II. A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada.
III. Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
IV. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.

Questão 10

Instituto Consulplan | O liberalismo é uma ideologia política, social e econômica fundada, principalmente, no conceito de liberdade individual. Assim, a base fundamental dessa teoria é a manutenção e a garantia de valores individuais, principalmente a liberdade e a igualdade. O conceito de liberdade individual defendido pelo liberalismo é aplicado em diferentes áreas de interesse, mas se manifesta, sobretudo, nos aspectos econômicos, políticos e sociais. Sua manifestação também afeta as teorias educacionais e as tendências pedagógicas, considerando os condicionantes sociopolíticos da escola, que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade. Na educação, são características da pedagogia liberal:

I. A ênfase no aspecto cultural, que esconde a realidade das diferenças de classe; pois, embora difunda a ideia de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

II. Propõe-se a conscientizar o aluno de sua realidade social; o conhecimento é um processo que se realiza por meio do contato do sujeito com o mundo vivenciado, o qual é considerado como dinâmico, sempre em transformação.

III. Estabelece-se uma relação horizontal entre professor e aluno, a qual abre espaço para uma relação dialógica, pois, enquanto o professor ensina, ele também aprende.

IV. Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar o indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.

Gabarito:

1) E – 2) D – 3) A – 4) Certo – 5) C
6) B – 7) B – 8) B – 9) A – 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Categorizações e Concepções Pedagógicas

No campo educacional, as categorizações e concepções pedagógicas delineiam abordagens fundamentais para o ensino. O simulado aborda as correntes marcantes no Brasil, destacando o tecnicismo, que enfatiza o “aprender a fazer”, e o progressivismo, que incorpora teorias como o construtivismo e sociointeracionismo. O entendimento dessas correntes é crucial para orientar práticas pedagógicas alinhadas com os objetivos educacionais contemporâneos.

Questão 2: Abordagens do Processo de Ensino e Aprendizagem

As abordagens tradicional, comportamentalista, humanista e cognitivista representam diferentes perspectivas sobre como ocorre o processo de ensino e aprendizagem. Essas abordagens delineiam as relações entre professores e alunos, métodos de transmissão de conhecimento e o papel ativo ou passivo dos estudantes no processo educacional.

Questão 3: Concepções de Organização e Gestão Escolar

A organização e gestão escolar envolvem a definição de finalidades sociais e políticas da educação. O simulado explora as concepções científico-racional e sócio-crítica, destacando as diferenças na comunicação, na divisão de tarefas e na centralização do poder na escola. Essa compreensão é essencial para a construção de ambientes escolares eficientes e inclusivos.

Questão 4: Tendências Pedagógicas na Prática Escolar

A tendência renovada progressivista propõe que o conhecimento derive dos interesses e necessidades dos alunos, influenciando diretamente a prática escolar. Essa abordagem implica uma visão mais dinâmica e adaptável do ensino, alinhada com as experiências e realidades dos estudantes.

Questão 5: Relação entre Tendências Pedagógicas e Didática

O relacionamento entre tendências pedagógicas e didática revela como diferentes correntes influenciam a condução das aulas. O simulado explora as características das tendências tradicional, escolanovista, tecnicista e libertadora, fornecendo insights valiosos sobre a interação professor-aluno e os métodos de ensino.

Questão 6. Papéis do Professor nas Pedagogias Liberal e Progressista

As pedagogias liberal e progressista delineiam papéis distintos para o professor. Enquanto na pedagogia liberal, o professor pode assumir o papel de transmissor do conhecimento, na progressista, ele pode atuar como mediador, intervencionista, favorecedor da aproximação da consciência, ou orientador gerando reflexões em grupo.

Questão 7: Tendências Progressistas

O termo “progressista” é utilizado para descrever tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam finalidades sociopolíticas na educação. O simulado destaca as tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos, evidenciando seu compromisso com a transformação social.

Questão 8: Correlação entre Corrente e Conceito na Pedagogia Progressista

O simulado aprofunda a compreensão das correntes libertária, libertadora e crítico-social dos conteúdos, correlacionando-as com seus conceitos. Isso proporciona uma visão mais clara de como cada corrente contribui para a formação educacional e cultural.

Questão 9: Tendências Liberais na Educação

Explorar as tendências liberais na educação implica compreender seu papel na sociedade capitalista. O simulado destaca a ênfase no aspecto cultural, a função da escola na preparação dos indivíduos para papéis sociais e como essas tendências podem perpetuar desigualdades sociais.

Questão 10: Características da Pedagogia Liberal na Educação

A pedagogia liberal, fundamentada no liberalismo, enfatiza a liberdade individual em diferentes áreas, incluindo a educação. O simulado explora características como a ênfase no aspecto cultural, a relação horizontal entre professor e aluno e a preparação do indivíduo para papéis sociais, fornecendo uma visão abrangente dessa abordagem educacional.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Na página questoesconcursopedagogia.com.br, você encontrará um recurso valioso para sua preparação em concursos na área educacional. O material disponível consiste em mais de 1200 questões criteriosamente selecionadas, abrangendo diversos temas de conhecimentos pedagógicos. Essas questões são uma ferramenta essencial para aprimorar sua compreensão sobre os conteúdos mais relevantes, proporcionando uma preparação abrangente e eficaz.

Para ir além e fortalecer ainda mais seus estudos, recomendamos o material adicional “MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS”, disponível em go.hotmart.com. Este recurso oferece uma extensa coleção de questões cuidadosamente elaboradas, proporcionando uma preparação sólida e abrangente para quem busca se destacar em concursos e seleções na área educacional. Acesse agora mesmo e potencialize sua preparação com milhares de questões de conhecimentos pedagógicos.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Na página professorpreparado.com.br, você encontra uma variedade de materiais de estudo em diversas áreas. Confira nossa lista de materiais preparatórios para concursos e seleções:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
  2. Educação Física – Concursos e Seleções
  3. História – Concursos e Seleções
  4. Geografia – Concursos e Seleções
  5. Artes – Concursos e Seleções
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
  7. Filosofia – Concursos e Seleções
  8. Pacote de Atividades

Explore esses recursos educacionais para fortalecer seus estudos em diferentes disciplinas. Cada material foi elaborado para oferecer um suporte abrangente e eficaz na preparação para exames e concursos. Acesse os links e potencialize sua jornada acadêmica!

Cursos Para Provas de Títulos

É crucial antecipar a realização de cursos, já que a maioria dos editais de concursos exige comprovação de títulos. Não deixe para a última hora, pois alguns editais requerem que os cursos sejam concluídos antes mesmo de serem publicados. Investir na sua formação é estratégico para se destacar nas provas de títulos e garantir uma posição competitiva.

Em nossa plataforma, o Professor Preparado oferece cursos em educação, todos acompanhados de certificados válidos em todo o Brasil. Acesse professorpreparado.com.br e confira alguns cursos sugeridos:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
  4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Esses cursos abrangem diferentes aspectos da educação, proporcionando conhecimentos fundamentais para sua carreira e cumprindo requisitos valiosos em processos seletivos. Não perca a oportunidade de investir em seu crescimento profissional!

Canal no YouTube

Além disso, para uma preparação mais dinâmica, aproveite os recursos visuais e práticos oferecidos em nosso canal no YouTube. Lá, você encontrará uma variedade de vídeos de simulados de conhecimentos pedagógicos, que são essenciais para fortalecer seus estudos de forma interativa. Acesse nosso canal Questões Concursos Pedagogia e inscreva-se para receber atualizações regulares. Potencialize sua preparação com conteúdo educativo de qualidade e esteja sempre à frente nos seus estudos! Acesse o canal agora: ACESSAR CANAL.

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário