Simulado Competências e Habilidades | Concurso Pedagogia #01

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Simulado PDF sobre Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

1. PR4 (UFRJ) | A ética está diretamente relacionada a alguns pressupostos: a justiça, a solidariedade, o respeito mútuo e o diálogo são alguns deles. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “a ética é um eterno pensar, refletir, construir”.

(Brasil, 1998, p. 24).

A partir do texto exposto, pode-se afirmar que:

A) a escola pública pode incentivar atitudes de solidariedade somente junto àqueles que considera merecedores de sua confiança.
B)deve-se estimular os estudantes a assumirem posições, segundo seu próprio juízo de valor, sem considerar os pontos de vista discordantes.
C) a escola pública deve estimular atitudes de competição; de acordo com essa visão, a vantagem está em primeiro lugar.
D) a escola pública deve estimular os estudantes a construírem uma imagem positiva de si mesmos, de modo a fazê-lo sobressair dos demais, pela autoconfiança demonstrada.
E) a escola pública em sua diversidade cultural, étnica, religiosa, sexual e social pode proporcionar o exercício da solidariedade ao assumir um lugar de comprometimento com esta diferença.

Questão 2 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

2. FCC | O trabalho como princípio educativo nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais é a base para a organização e desenvolvimento curricular, especialmente no Ensino Médio, e significa

A) garantir o futuro da nação, uma vez que o desenvolvimento econômico depende de trabalhadores bem adaptados e preparados para cumprir metas de produtividade.
B) possibilitar a adolescentes e jovens as bases para a escolha profissional futura sem profissionalizá-los precocemente, atendendo a diversidade de percursos adequados para atender as diferenças de gênero.
C) antecipar a formação específica para o exercício de profissões socialmente reconhecidas e legalmente regulamentadas.
D) concretizar a função social da escola garantindo as condições de uma formação generalista única, destinada a todos, e aquela que nos diferencia na estrutura ocupacional da sociedade moderna.
E) dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isto, dela se apropria e pode transformá-la; o trabalho é ainda a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.

Questão 3 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

3. FCC | As Orientações Curriculares para o Ensino Médio do Estado da Bahia apresentam os elementos que são essenciais para o desenvolvimento da interdisciplinaridade enfatizando duas possibilidades práticas de exercício dessa interdisciplinaridade. São elas:

A) a organização de conteúdos comuns em todas as disciplinas e os eventos bimestrais de integração.
B) a criação de matérias interdisciplinares em disciplinas e o uso de tecnologias da informação.


C) a oferta de planos de estudos auto instrutivos e a organização de períodos disciplinares alternados.
D) a organização do currículo num contexto integrado e o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
E) a prática docente polivalente interdisciplinar por área e a introdução do ensino por meio da resolução de problemas.

Questão 4 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

4. FCC | As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) têm por objetivo fundamental

A) superar as lacunas e imperfeições que marcaram a organização e funcionamento da educação escolar básica no país a partir da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino de 1º e 2º Graus, Lei nº 5.692/1971.
B) apresentar um conjunto de princípios e orientações gerais que deverão ser seguidos como regras pelos governos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização de seus respectivos sistemas de ensino.
C) problematizar os modos como os entes federados têm organizado e mantido os níveis de educação escolar no território nacional a partir da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação – a Lei nº 4.024/1961.
D) estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como para as modalidades de educação com que podem se apresentar.

E) assegurar a necessária integração vertical entre os diferentes níveis, etapas e modalidades de educação que estruturam a escola básica brasileira, a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB.

Questão 5 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

5. VUNESP | No volume 1 dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, no item “Orientações Didáticas”, quando se aborda a “diversidade”, alerta-se que as adaptações curriculares, necessárias para atender à diversidade existente no país, “não dão conta da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula” e adverte-se que “a escola, ao considerar a diversidade, tem como valor máximo o respeito às diferenças – não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa; podem e devem ser fator de enriquecimento”. Essa ideia é corroborada por Mantoan (2001), no artigo “Abrindo as escolas às diferenças”, quando, ao analisar o exercício do trabalho coletivo e diversificado em sala de aula, afirma que ele desenvolve

A) sentimentos de inferioridade nos membros do grupo que têm deficiências, porque eles não conseguem contribuir de igual para igual para que o conjunto atinja as metas a que se propôs, inicialmente.
B) a cooperação, o reconhecimento das diferenças e a diversidade dos talentos humanos e a valorização do desempenho de cada pessoa para a consecução de metas comuns de um mesmo grupo.
C) tanto os estudantes normais quanto aqueles que têm deficiências, porque o esforço dos primeiros para ajudar na aprendizagem dos outros acaba por fortalecer as aprendizagens deles.
D) desigualmente, uns e outros, tudo dependendo do tipo de deficiência que a pessoa tenha e do grau de tolerância e generosidade dos membros do grupo que não são deficientes.
E) relações de cooperação, importantes para a vida social, mas que não apresenta bons resultados em termos de reais aprendizagens, podendo frustrar o grupo por não atingir metas cognitivas.

Questão 6 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

6. VUNESP | Marisa participou de um seminário sobre “Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade”. Logo nas primeiras abordagens, emergiu a questão da intolerância pela qual passamos nos dias de hoje. Foram lembradas as injúrias que frequentemente são registradas nas redes sociais, seja por causa de racismo, seja por diferenças religiosas ou de gênero, étnicas ou socioculturais. Um dos presentes comentou que, em parte, a escola colabora para que isso ocorra, pois, ao trabalhar os currículos à maneira tradicional, leva os alunos a se alienarem da realidade, podendo com isso aceitar falsos valores. Sugeriu, então, que os currículos deveriam se pautar na visão construtivista que, segundo Vasconcellos (2002), implica que o ensino parta da realidade concreta, pois o ato de conhecimento, a par de ser um ato psicológico, é primordialmente

A) um ato histórico e social.


B) uma atividade mental e espiritual.
C) uma aceitação acrítica de valores.
D) um ato voltado ao indivíduo empírico.
E) uma ação voltada a uma dada classe social.

Questão 7 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

7. CEV UECE | A educação profissional técnica de nível médio poderá ser oferecida das seguintes formas:

A) integrada, subsequente e concomitante.
B) articulada, simultânea e concomitante.
C) subsequente, concomitante e pós-médio.
D) pós-médio, articulada e simultânea.

Questão 8 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

8. AOCP | A educação é, na verdade, o único processo capaz de transformar o potencial das pessoas em competências, capacidades e habilidades. Para tal, são conteúdos da educação: os conhecimentos, as habilidades, os valores, as atitudes. Sobre as habilidades, é correto afirmar que

A) representam uma fonte de atos.
B) devem ser compreendidas como requisitos básicos para se viver e trabalhar em uma sociedade moderna.
C) são tudo o que pesa na hora em que o ser humano tem que tomar uma decisão.
D) são necessárias para que o homem conheça a si mesmo; conheça o mundo do qual é parte; participe da vida produtiva; participe das decisões coletivas; continue aprendendo.
E) devem ser compreendidas de forma mecânica, reduzidas a manualidades.

Questão 9 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

9. AOCP | É pela ação educativa que as promessas que os jovens trouxeram consigo ao nascer são desenvolvidas: educar é transformar potencial em competências, capacidades e habilidades. Com base nos pilares da educação do Relatório Jacques Delors, as quatro competências fundamentais são: pessoal; relacional; produtiva e cognitiva. A competência produtiva tem como habilidades básicas:

A) aprender a aprender; a ensinar; conhecer a conhecer.
B) identificar seus pontos fortes e fracos; reger-se por critérios próprios.
C) saber lidar com a adversidade de forma resiliente.
D) leitura, escrita e cálculo; análise, síntese e interpretação.
E) estabelecer relações sociais de qualidade.

Questão 10 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

10. IESES | A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Essas temáticas já têm sido discutidas e incorporadas às áreas ligadas às Ciências Sociais e Ciências Naturais, chegando mesmo, em algumas propostas, a constituir novas áreas, como no caso dos temas Meio Ambiente e Saúde. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a compor um conjunto articulado e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. O currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e outros temas podem ser incluídos.

O conjunto de temas aqui proposto (Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual) recebeu o título geral de:

A) Temas Transversais.
B) Interdisciplinaridade.
C) Proposta Curricular.
D) Currículo da BNCC.

 

GABARITO

1) E 2) E 3) D 4) D 5) B 6) A 7) A 8) B 9) D 10) A

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