Simulado Para
Assunto: Leitura e Escrita
1.Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da:
a) leitura e escrita.
b) leitura e tradução.
c) matemática e tecnologia.
d) educação e política.
e) ciência e didática.
2.A perspectiva histórico-cultural de Vigotski levou-o a considerar que a linguagem é um instrumento psicológico que age de forma mediada no estágio precoce do pensamento (a atividade prática).
Para o referido autor o resultado desse caráter mediado é:
a) A linguagem escrita.
b) A linguagem gestual.
c) A escrita espontânea.
d) O pensamento verbal.
e) A leitura convencional.
3. A Declaração Mundial sobre Educação para Todos destaca que toda pessoa, criança, adolescente ou adulto deve poder beneficiar-se de uma formação concebida para responder às suas necessidades educativas fundamentais. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos de aprendizagens essenciais, como conteúdos educativos, dos quais o ser humano tem necessidade para viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de sua existência, tomar decisões de forma esclarecida e continuar a aprender.
Os instrumentos de aprendizagens essenciais são
4.A escola tem que enfrentar os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita, de modo a formar praticantes da leitura e da escrita, segundo Lerner (2002). A autora refere-se à formação de leitores que
a) sejam capazes de ler um texto selecionado por alguém de seu convívio, em casa ou em outros ambientes, nos quais têm a oportunidade de estabelecer contatos sociais.
b) saibam escolher o material escrito adequado para buscar a solução de seus problemas e sejam desejosos de embrenhar-se em outros mundos possíveis, por meio da literatura.
5.“Entre as tendências que definem a alfabetização, uma delas atribui a esse processo um significado muito amplo negando-lhe, assim, sua especificidade, com reflexos indesejáveis na caracterização de sua natureza, na configuração das habilidades básicas de leitura e escrita, na definição da competência de alfabetizar”. Com esta afirmação, o autor quer defender o processo de alfabetização em seu sentido próprio, específico, qual seja:
a) desenvolvimento total da língua (oral e escrita).
b) desenvolvimento e apropriação da leitura de mundo juntamente com o desenvolvimento da língua escrita.
c) aquisição da língua materna, num processo nunca terminado.
d) processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e de escrita.
6. As opções a seguir apresentam eixos necessários para a aquisição da língua escrita, à exceção de uma. Assinale-a.
7. Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Ao atingir a escrita alfabética, a criança já está alfabetizada e domina as questões ortográficas.
b) A criança no início do desenvolvimento não considera as palavras com menos de três caracteres, nem os artigos.
c) Na hora da leitura é importante que o professor indique a direção de onde está começando e terminando a frase.
d) A entonação vai ajudar a criança criar hipótese, é a partir da sua maturação que ela vai desenvolver a identificação das palavras sem imagens.
8. Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao significado do letramento, EXCETO:
a) Ênfase na codificação das letras;
b) Práticas sociais de leitura e de escrita;
c) Desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da escrita e da leitura em práticas sociais;
d) Interação intensa e diversificada da criança com práticas e materiais reais de leitura;
e) Identificação e uso adequado das diferentes funções da escrita e dos diferentes portadores de texto.
9. Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:
a) atividades com livros didáticos.
b) a escrita e as operações com números.
c) avaliação diária dos conteúdos aplicados.
d) movimento seguido de atividades com livros didáticos.
e) movimento, arte, leitura e escrita.
10. A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar
a) condições ideais de concentração para a leitura individual.
b) apropriação da organização dos livros em bibliotecas.
c) interação entre crianças com diferentes habilidades de leitura.
d) prática da leitura corrente e em voz alta.
e) primeiro contato com a escrita e seus registros.
1.A
2.D
3.D
4.B
5.D
6.B
7.A
8.A
9.E
10.C
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