Simulado Currículo Escolar: teste seus conhecimentos para concursos!

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige não apenas dedicação, mas também um estudo estratégico dos conteúdos que são frequentemente cobrados nas provas. Para ajudar professores e profissionais da educação nessa jornada de preparação, elaboramos um simulado com questões voltadas para Currículo Escolar, um dos pilares fundamentais dessas avaliações. Neste post, disponibilizamos não apenas o simulado em PDF para download, mas também destacamos os assuntos mais abordados nas questões, fornecendo uma visão abrangente do que esperar e onde concentrar os estudos.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Currículo Escolar

Questão 1

Marinha | De acordo com Rangel (2013), quanto a currículo e programas, observando os parâmetros normativos, é interessante notar que tanto os princípios quanto as “habilidades e competências” aplicam-se mais diretamente à sua prática:

a) docente.
b) pedagógica.
c) profissional.
d) metodológica.

e) didática.

Questão 2

Marinha | Segundo Lopes e Macedo (2011), lvor Goodson é mais conhecido no Brasil por seus estudos sobre a história das disciplinas escolares. Embora, de alguma forma, a preocupação com a prática e com as histórias de vida esteja presente nesses estudos, ela vai ganhar relevo nos trabalhos sobre política curricular que o autor desenvolve a partir dos anos 1980. Neles, Goodson argumenta que as políticas funcionam em dois níveis:

a) o pré-historiográfico das disciplinas escolares e o historiográfico dos grupos de formação.
b) o pré-projeto dos estudos de casos e o projeto das narrativas autobiográficas.
c) o pré-ativo dos documentos e o ativo do que acontece em sala de aula.
d) o pré-biográfico da pesquisa docente e o biográfico das histórias de vidas de professores.
e) o pré-conceitual das políticas curriculares e o conceitual dos discursos do currículo vívido.

Questão 3

FGV | Leia com atenção o trecho a seguir.

“Ao tentar manter ausente a cultura dos currículos ou renegá-la a espaços periféricos como festas e ou aos tempos da Educação Infantil, o sistema escolar público adere e colabora com os brutais processos históricos de manter ausentes os setores populares como produtores de conhecimentos, valores, culturas, modos de pensar o real e de pensar-se”

Nessa perspectiva, considerando que os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero, o papel da escola frente à possibilidade de incluir todos no currículo deve ser o de

a) promover a organização das classes, de modo que tenhamos uma homogeneidade nos ritmos de aprendizagem.
b) investir em uma formação de professores que possa abarcar o estudo sobre a inclusão e as diferenças entre os educandos.
c) incrementar a competição entre as diferentes disciplinas do currículo.
d) promover entre os docentes a discussão sobre o significado dos conteúdos do currículo e investir em práticas escolares que incluam toda a comunidade escolar.
e) incluir danças folclóricas e trabalhos com lendas e parlendas em todos os níveis.

Questão 4

CPCON UEPB | Currículo é uma área de conhecimento bastante discutida. O termo currículo tem inúmeras definições e muitas destas permeiam o que se denomina como currículo no cotidiano escolar. Sobre teorias de currículo, julgue as assertivas a seguir.

I – William Pinar é considerado um dos grandes autores do processo de reconceptualização do currículo.

II – William Kilpatrick (1871-1965) e Franklin Bobbitt (1876-1956) são considerados representantes da Escola Nova.
III – Os trabalhos de Basil Bernstein (1924-2000) são considerados basilares para a Nova Sociologia da Educação (NSE).
IV – Michael Young e Paulo Freire (1921-1997) são considerados expoentes da Nova Sociologia da Educação (NSE).
V – Henry Giroux integra Estudos Culturais e Edu- cação. Propõe o currículo como política cultural ao retomar propostas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997).

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

a) II, IV e V.
b) I, III e V.
c) I e IV.
d) II, III e IV.


e) II e V.

Questão 5

CEV URCA | Segundo Silva, o fenômeno chamado multiculturalismo tem sua origem nos países dominantes do norte “… grupos culturais dominados no interior daqueles países para terem suas formas culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional”(p. 85). Nessa perspectiva, Tomaz Tadeu da Silva afirma que identidade, alteridade e diferença; subjetividade, significação e discurso; representação; cultura; gênero, raça, etnia e sexualidade; multiculturalismo, são características das teorias de currículo:

a) Tradicionais
b) Conservadoras
c) Críticas
d) Pós-críticas
e) Tecnicistas

Questão 6

AOCP | Em relação à concepção de currículo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Atualmente se resumem apenas a propostas e práticas enquanto documentos escritos.
b) É o conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social.
c) É um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do(a) estudante.
d) Refere-se à criação, recriação, contestação e transgressão.
e) São experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais.

Questão 7

IDECAN | “O conhecimento corporificado no currículo carrega as marcas indeléveis das relações sociais de poder.”

(SILVA, T. T. Documentos de identidade. Uma introdução as teorias do currículo. RJ. Autêntica, 2019)

A respeito da citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O currículo tem um papel decisivo na reprodução da estrutura de classes sociais.
b) O currículo transmite a ideologia dominante.
c) O currículo não é, em suma, um território político.
d) O currículo é um aparelho ideológico do estado capitalista.

Questão 8

VUNESP | No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), quando se tem aquele currículo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino, está se referindo ao currículo

a) formal.
b) real.
c) oculto.
d) partilhado.
e) prescrito

Questão 9

FADESP | Ao processo de organização curricular que privilegia a incorporação de outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social e possibilita ao aluno ampliar os horizontes do conhecimento e a aquisição de uma visão crítica que lhe extrapola a aptidão específica de seu campo de atuação profissional e propicia a diversidade de experiências aos alunos, denomina-se

a) organização curricular alternativa.
b) organização curricular emancipatória.
c) flexibilização curricular.
d) ampliação curricular.

Questão 10

FADESP | Uma das teorias de currículo, historicamente construídas, considera a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo esse uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares, buscando a realidade social dos indivíduos, os estigmas étnicos e culturais, como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas. Esta concepção alinha-se às chamadas teorias

a) tradicionais do currículo.
b) críticas do currículo.
c) emancipatórias do currículo.
d) pós-críticas do currículo.

Gabarito:

1) E 2) C 3) D 4) B 5) D 6) D 7) C 8) B 9) C 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Teorias e Práticas Curriculares

Nesta questão, são exploradas teorias e práticas relacionadas ao currículo educacional. O foco está na compreensão dos princípios, habilidades e competências que direcionam a prática docente e pedagógica, refletindo sobre sua aplicabilidade e relevância para a atuação em sala de aula.

Questão 2: Política Curricular

A questão discute a importância da política curricular na história da educação, destacando os estudos de Goodson sobre a relação entre política curricular e prática educativa. São abordados os diferentes níveis em que as políticas educacionais operam e sua influência na organização do currículo escolar.

Questão 3: Multiculturalismo e Currículo

Neste item, é explorada a relação entre multiculturalismo e currículo, evidenciando a importância da inclusão de diferentes grupos sociais e culturais nos conteúdos curriculares. São apresentadas reflexões sobre o papel da escola na promoção da diversidade e na construção de uma educação mais inclusiva e igualitária.

Questão 4: Teorias do Currículo

A questão aborda diferentes teorias do currículo, destacando autores e correntes de pensamento que influenciaram a concepção e o desenvolvimento curricular ao longo da história da educação. São apresentadas afirmações sobre importantes teóricos do campo curricular, visando avaliar o conhecimento sobre suas contribuições e perspectivas.

Questão 5: Seleção e Organização de Conteúdos

Nesta questão, são discutidos aspectos relacionados à seleção e organização de conteúdos no currículo escolar, especialmente no contexto do multiculturalismo e das teorias críticas do currículo. São apresentadas reflexões sobre como as diferentes perspectivas teóricas influenciam a escolha e a estruturação dos conteúdos a serem ensinados.

Questão 6: Identidade e Significação no Currículo

O foco desta questão é a compreensão da concepção de currículo como um dispositivo que contribui para a construção da identidade dos estudantes. São exploradas as diferentes dimensões do currículo e sua influência na formação dos sujeitos, destacando a importância de promover experiências significativas de aprendizagem.

Questão 7: Currículo Formal e Real

Neste item, são abordadas as distinções entre currículo formal e currículo real, destacando como as práticas educativas nem sempre refletem o que está prescrito nos documentos oficiais. São apresentadas reflexões sobre as relações de poder presentes no currículo e suas implicações para a reprodução ou transformação das estruturas sociais.

Questão 8: Flexibilização Curricular

A questão discute a flexibilização curricular como uma estratégia para ampliar as possibilidades de aprendizagem e formação dos alunos, considerando suas diferentes experiências e interesses. São apresentadas reflexões sobre como a diversificação e adaptação do currículo podem contribuir para uma educação mais inclusiva e contextualizada.

Questão 9: Perspectivas Críticas do Currículo

Nesta questão, são exploradas as perspectivas críticas do currículo, que buscam problematizar as relações de poder presentes na organização e seleção dos conteúdos educacionais. São apresentadas reflexões sobre como essas perspectivas podem contribuir para uma educação mais democrática e emancipatória.

Questão 10: Diversidade e Inclusão no Currículo

O foco desta questão é a importância de considerar a diversidade e a inclusão no currículo escolar, especialmente no que diz respeito às diferenças étnicas, culturais e sociais dos estudantes. São apresentadas reflexões sobre como o currículo pode ser um instrumento para promover a valorização da diversidade e combater formas de discriminação e exclusão na educação.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Se você está em busca de um material de estudo acessível e eficaz para se preparar para concursos na área de Pedagogia, encontrou a solução perfeita! Nosso pacote exclusivo conta com 200 questões criteriosamente selecionadas para abordar os principais temas que podem ser cobrados nas provas.

Por apenas R$ 9,90, você terá acesso a um conjunto de questões que abrangem desde teorias educacionais até práticas pedagógicas, proporcionando uma preparação completa e direcionada. Além disso, as questões estão organizadas de forma didática e são acompanhadas de respostas comentadas, facilitando ainda mais o seu estudo.

Não perca essa oportunidade de adquirir um material de qualidade a um preço acessível! Invista em sua preparação e esteja um passo mais perto de alcançar seu sonho de conquistar uma vaga em concursos de Pedagogia. Baixe agora mesmo o pacote com 200 questões por apenas R$ 9,90: Baixar Simulado de Didática

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Se você está buscando se preparar de forma eficaz e abrangente para concursos na área de Pedagogia, encontrou o recurso certo! Nosso material preparatório oferece milhares de questões de conhecimentos pedagógicos, cobrindo todos os tópicos essenciais que podem ser abordados nas provas.

Com uma vasta gama de questões, você terá a oportunidade de praticar e aprimorar seus conhecimentos em temas como teorias educacionais, práticas pedagógicas, legislação educacional, psicologia da aprendizagem, entre outros. Além disso, as questões são acompanhadas de respostas comentadas, proporcionando um aprendizado completo e detalhado.

Não deixe nada para a sorte! Invista em sua preparação com nosso material e esteja pronto para enfrentar os desafios dos concursos de Pedagogia com confiança e segurança. Acesse agora mesmo: Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você está buscando se preparar para concursos na área da educação, seja para docência ou outras áreas, é fundamental ter acesso aos melhores materiais de estudo. Pensando nisso, reunimos uma seleção de recursos especializados que irão auxiliá-lo(a) a alcançar seus objetivos. Confira abaixo:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório: Este material abrange os principais temas de conhecimentos pedagógicos, fornecendo uma base sólida para quem busca aprovação em concursos e seleções na área da educação.
  2. Educação Física – Concursos e Seleções: Para os candidatos que estão se preparando para concursos que exigem conhecimentos específicos em Educação Física, este material é essencial, cobrindo os conteúdos mais relevantes de forma completa e organizada.
  3. História – Concursos e Seleções: Com este recurso, você terá acesso a um conteúdo abrangente sobre História, preparando-se de maneira eficaz para as provas de concursos e seleções que incluem essa disciplina em seu edital.
  4. Geografia – Concursos e Seleções: Este material oferece uma análise detalhada dos principais tópicos de Geografia frequentemente cobrados em concursos e seleções, proporcionando uma preparação completa e direcionada.
  5. Artes – Concursos e Seleções: Para quem busca uma preparação específica em Artes para concursos na área educacional, este recurso oferece conteúdos relevantes e atualizados, abordando os aspectos essenciais da disciplina.
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções: Dominar a Língua Portuguesa é fundamental para o sucesso em concursos e seleções. Este material oferece uma revisão completa da gramática, redação e interpretação de texto, proporcionando uma preparação sólida.
  7. Filosofia – Concursos e Seleções: Com este recurso, você terá acesso aos principais conceitos e correntes filosóficas cobrados em concursos e seleções, permitindo uma preparação eficiente e focada.
  8. Pacote de Atividades: Este pacote oferece uma variedade de atividades didáticas e exercícios práticos, ideais para complementar seus estudos e consolidar o aprendizado em diversas disciplinas.

Não deixe de aproveitar esses recursos para potencializar sua preparação e alcançar o sucesso nos concursos e seleções da área da educação.

Cursos Para Provas de Títulos

É importante estar ciente de que a maioria dos editais de concursos públicos na área da educação incluem a etapa de prova de títulos, na qual são pontuados cursos realizados pelo candidato. Muitas vezes, esses cursos precisam ser concluídos antes mesmo da publicação do edital. Por isso, deixar para realizar os cursos de última hora pode ser arriscado e prejudicar sua pontuação final.

Para garantir uma preparação completa e evitar contratempos, recomendamos que você inicie a realização de cursos o quanto antes. Dessa forma, você terá tempo suficiente para escolher os cursos mais adequados às suas necessidades e concluir as horas exigidas dentro do prazo estabelecido pelo edital.

Em nossa plataforma, Professor Preparado, oferecemos uma variedade de cursos na área da educação, todos com certificado válido em todo o Brasil. Esses cursos são ideais para complementar sua formação e aumentar suas chances de sucesso nos concursos. Confira abaixo algumas sugestões:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
  4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Não perca tempo! Comece sua preparação agora mesmo e esteja pronto(a) para enfrentar os desafios dos concursos na área da educação com confiança e preparo.

Canal no YouTube

Além dos cursos oferecidos em nossa plataforma, também temos um canal no YouTube repleto de recursos úteis para sua preparação! Acesse nosso canal e confira diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos, uma ferramenta valiosa para testar seus conhecimentos e aprimorar sua preparação. Inscreva-se agora mesmo e não perca nenhuma dica para se destacar nos concursos na área da educação: Acessar o canal

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário