Simulado Currículo Escolar: responda e prepare-se para concursos

Preparar-se para concursos e seleções na área educacional requer não apenas conhecimento específico sobre disciplinas, mas também compreensão aprofundada do currículo e das teorias pedagógicas. É essencial estar familiarizado com os diferentes conceitos, perspectivas e abordagens que permeiam a prática educativa. Para auxiliar nessa preparação, disponibilizamos um simulado abrangente, contendo questões que exploram diversos aspectos do currículo, desde suas bases teóricas até suas aplicações práticas. Neste post, você terá acesso a um simulado em PDF, acompanhado de análises das questões mais relevantes e dicas de estudo para aprimorar sua preparação. Vamos mergulhar juntos no universo do currículo educacional e das teorias pedagógicas, visando potencializar sua performance nos próximos desafios profissionais.

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Simulado Currículo Escolar

Questão 1:

Marinha | De acordo com Lopes e Macedo (2011 ), no que se refere aos autores e suas respectivas teorias de currículo, analise as afirmativas abaixo.

I – Peter Woods – Na educação, o interacionismo simbólico se propõe a compreender a interação social que ocorre no contexto da escola, explicitando como os processos educacionais são construídos.

II – Ralph Tyler – A educação tende a ser tratada como se fosse uma abstração e o currículo como se fosse um corpo estabelecido de conhecimentos a serem ensinados e aprendidos.

III – Michael Apple – Os conhecimentos escolares e seus princípios de seleção, organização e avaliação são opções realizadas em um universo amplo de conhecimentos e devem sempre ser problematizados.

IV – Basil Bernstein – A recontextualização é um conceito que, de forma mais ampla, busca entender as modificações discursivas pela circulação de textos nos diferentes contextos sociais, para além dos processos de produção e reprodução nas salas de aula.

V – Yves Chevallard – Os objetivos do currículo têm como fontes: o estudo sobre o interesse dos alunos; os estudos sobre a vida contemporânea; e os estudos disciplinares acadêmicos.

VI – Raymond Williams – A transposição didática é definida tanto em função das diferenças existentes entre conhecimento em geral e o conhecimento escolar (esse corpo de conhecimentos selecionados) quanto em função do trabalho realizado para produzir tais diferenças.

Assinale a opção correta.

a) Apenas as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, V e VI são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas III, V e VI são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas I, II, IV e VI são verdadeiras.

Questão 2:

Marinha | Um pedagogo foi designado para analisar as propostas de atualização de currículos dos cursos da Marinha do Brasil (MB), no que se refere aos aspectos pedagógicos, à luz das competências técnico-profissionais necessárias ao pessoal da MB para o cumprimento de sua missão constitucional.

O referido pedagogo consultou referencial bibliográfico atinente à área de currículo, tomando como parâmetro a obra de Sacristán (2013), e verificou que o conceito de currículo, desde seu uso inicial, representa a expressão e a proposta da organização dos segmentos e fragmentos dos conteúdos que o compõem; é uma espécie de ordenação ou partitura, que articula os episódios isolados das ações, sem a qual esses ficariam desordenados, isolados entre si ou simplesmente justapostos, provocando uma aprendizagem fragmentada.

Desse modo, com base nas contribuições de Sacristán (2013), o pedagogo supracitado observou, em seus estudos, que o currículo desempenha uma função dupla do ensinar e do aprender, sendo:

a) orientadora e ao mesmo tempo articuladora.
b) unificadora e ao mesmo tempo reguladora.
c) ordenadora e ao mesmo tempo orientadora.
d) reguladora e ao mesmo tempo integradora.
e) organizadora e ao mesmo tempo unificadora.

Questão 3:

FGV | “Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam”.

Tadeu (2016)

Com base no que afirma Tadeu, as afirmativas a seguir, acerca das teorias do currículo, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

a) As teorias do currículo não estão envolvidas na atividade de garantir o consenso, de obter hegemonia.
b) As teorias críticas e pós-críticas de currículo estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
c) Da perspectiva pós-estruturalista, podemos dizer que as teorias do currículo não podem deixar de estar envolvidas em questões de poder.
d) As teorias do currículo tradicionais, ao aceitar mais facilmente o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas.
e) O currículo clássico só pôde sobreviver no contexto de uma escolarização secundária de acesso restrito à classe dominante.

Questão 4:

FCM | Trabalhar com crianças e jovens de modo a serem ativos em relação à própria aprendizagem, atuando no desenvolvimento da cognição e da metacognição, demanda uma abordagem pedagógica que aconteça em ambiente de questionamento, debate e descoberta, para que lhes sejam ressaltadas as habilidades gerais de pensamento. (VICKERY, 2016, p. 1).

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a configuração desse ambiente pedagógico.

( ) Constituído por um ethos positivo, no qual o currículo seja suficientemente desafiador e flexível.

( ) Adaptado para ser um campo que prepare o estudante a não correr riscos ao expressar suas opiniões.

( ) Integrado por uma atitude de mente aberta, em relação ao pensamento e ao conhecimento.

( ) Estruturado pelo diálogo para estimular o desenvolvimento das habilidades de pensamento.

( ) Composto por um espaço construtivista que possibilite o empoderamento dos alunos, integrando as habilidades de pensamento ao ensino.
( ) Articulado por um clima para o estudante aprender a julgar a opinião do outro e a descaracterizar o processo de pensamento, tanto de si próprio como do outro.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

a) F; F; F; V; V; V.
b) V; V; F; F; F; V.
c) F; V; V; F; F; F.
d) V; F; V; V; V; F.

Questão 5:

FCC | Os principais aspectos que configuram a cultura escolar são:

I. os atores (famílias, professores, gestores e alunos).

II. os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação).

III. as instituições (organização escolar e o sistema educativo).

IV. as práticas (pautas de comportamento que se consolidam durante um tempo).

V. as necessidades burocráticas (próprias do espaço e tempo).

VI. os ritos e o imaginário acadêmico dos estudantes (processos pedagógicos e avaliações).

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II, IV e VI.
b) I, II, III e IV.
c) III, V e VI.
d) I, III e V.
e) II, IV, V e VI.

Questão 6:

FCC | Na década de 1970, o movimento da Nova Sociologia da Educação problematizou aspectos relativos ao currículo e sua relação com a sociedade e o poder. Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, cuja discussão principal era

a) o pressuposto de que escola e currículo não se relacionam, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico são dimensões distintas que não têm conexão.

b) a maneira como a organização curricular pode afetar a economia de uma comunidade e/ou sociedade, em função das tecnologias que incorpora em suas práticas.

c) a atribuição de valores diferenciados socialmente aos conteúdos selecionados para o currículo e a discussão dos critérios de seleção utilizados nesse processo.

d) a conceituação de conhecimento poderoso, entendido como aquele que provém das classes favorecidas e que mantém o poder dos que já o possuem.

e) a relação entre educação e a formação da sociedade, salientando as mudanças nessa relação a partir do aumento da complexidade das  atividades sociais.

Questão 7:

FUMARC | Autores como Tomaz Tadeu da Silva classificam as teorias do currículo em três grandes grupos, de acordo com os conceitos que elas enfatizam, a saber:

(1) Teorias Tradicionais;
(2) Teorias Críticas;
(3) Teorias pós-críticas.

Partindo desta classificação, numere as assertivas a seguir.

( ) Educação Popular
( ) Tecnicismo educacional
( ) Multiculturalismo
( ) Escolanovismo

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

a) 2, 1, 3, 1
b) 2, 3, 1, 2
c) 3, 1, 2, 2
d) 3, 1, 2, 3

Questão 8:

FAU UNICENTRO | O documento escolar que é ponte entre a sociedade e a escola (LIMA, 2012) que traz em sua essência, segundo Saviani (2000), questões econômicas, políticas, culturais e históricas e que compreende a concepção de homem, mundo e sociedade expressando conteúdos numa abordagem ampla e como trabalhá-los é chamado de:

a) Plano de ação.
b) Plano didático.
c) Currículo.
d) Livro de frequência.
e) Sequência didática.

Questão 9:

Marinha | Sacristán (2011) destaca um conjunto de princípios ou sugestões que ajudam a projetar um currículo que pode favorecer o desenvolvimento das competências fundamentais. Assinale a opção que apresenta um desses princípios ou sugestões.

a) O currículo deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento do grupo social.
b) O estabelecimento da aprendizagem ativa de conhecimento útil como centro da vida escolar.
c) A competência para funcionar em grupos sociais heterogêneos.
d) A importância da elaboração e aplicação real do currículo.
e) O ensinar a aprender a aprender.

Questão 10:

Marinha | No que se refere ao fim das metanarrativas: o pós-modernismo, abordado por Silva (2016), analise as afirmativas abaixo.

I – O chamado pós-modernismo é um movimento intelectual que proclama que estamos vivendo uma nova época histórica, a Pós-Modernidade, radicalmente diferente da anterior, a Modernidade. O pós-modernismo representa uma teoria coerente, um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos e epistemológicos.

II – Em termos estéticos, o pós-modernismo toma como referência uma oposição ou transição entre, de um lado, a Modernidade, iniciada com a Renascença e consolidada com o Iluminismo e, de outro, a Pós-Modernidade, iniciada em algum ponto da metade do século XX.

III – O pós-modernismo empurra a perspectiva crítica do currículo para os seus limites. Ela é desalojada de sua confortável posição de vanguarda e colocada numa incômoda defensiva. O pós-modernismo, de certa forma, constitui uma radicalização dos questionamentos lançados às formas dominantes de conhecimento pela pedagogia crítica.

IV – Para o pós-modernismo, seguindo Freud e Lacan, o sujeito não converge para um centro, supostamente coincidente com sua consciência. Além disso, o sujeito é fundamentalmente fragmentado e dividido. Para a perspectiva pós-modernista, inspirada nos insights pós-estruturalistas, o sujeito não é o centro da ação social. Ele não pensa, fala e produz: ele é pensado, falado e produzido. Ele é dirigido a partir do exterior: pelas estruturas, pelas instituições, pelo discurso. Enfim, para o pós-modernismo, o sujeito moderno é uma ficção.

V- O sujeito da Modernidade é unitário: sua consciência não admite divisões ou contradições. Além disso, seguindo Descartes, ele é identitário: sua existência coincide com seu pensamento. Aproveitando-se de várias análises sociais contemporâneas, entre elas a psicanálise e o pós-estruturalismo, todas elas desconfiadas do sujeito moderno, o pós-modernismo coloca em dúvida sua autonomia, seu centramento e sua soberania.

VI- Na sua vertente social, política, filosófica e antropológica, o pós-modernismo questiona os principies e pressupostos do pensamento social e político estabelecidos e desenvolvidos a partir do Iluminismo. As ideias de razão, ciência, racionalidade e progresso constante que estão no centro desse pensamento estão indissoluvelmente ligadas ao tipo de sociedade que se desenvolveu nos séculos seguintes.

Assinale a opção correta.

a) Apenas as afirmativas II, V e VI são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, II e VI são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas III, IV, V e VI são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas I, II, III, V e VI são verdadeiras.

Gabarito

1) C 2) E 3) A 4) D 5) B 6) C 7) A 8) C 9) D 10) D

Assuntos abordados no simulado:

Questão 1: Teorias do Currículo

O foco desta questão está nas diferentes teorias do currículo, destacando as contribuições de diversos autores e suas perspectivas sobre a construção e organização do currículo escolar. As afirmativas apresentadas abordam conceitos fundamentais de teóricos renomados na área, como Peter Woods, Ralph Tyler, Michael Apple, Basil Bernstein, Yves Chevallard e Raymond Williams.

Questão 2: Função do Currículo segundo Sacristán

A questão aborda a função dupla do currículo, conforme abordada por Sacristán. Destaca-se a importância do currículo como uma ferramenta orientadora e articuladora das ações educativas, proporcionando uma organização coerente dos conteúdos e promovendo uma aprendizagem significativa.

Questão 3: Teorias do Currículo e Conceitos

Essa questão aborda a relação entre as teorias do currículo e os conceitos que as fundamentam, conforme discutido por Tadeu. Explora-se a necessidade de compreender as diferentes perspectivas teóricas do currículo e sua influência na forma como percebemos e organizamos a realidade educacional.

Questão 4: Ambiente Pedagógico para Desenvolvimento Cognitivo

O enunciado discute a configuração de um ambiente pedagógico que favoreça o desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos alunos. Destaca-se a importância de um ambiente desafiador, flexível e propício ao questionamento e debate, visando o desenvolvimento das habilidades de pensamento dos estudantes.

Questão 5: Elementos da Cultura Escolar

Esta questão trata dos principais aspectos que configuram a cultura escolar, destacando elementos como atores envolvidos, discursos e linguagens, instituições, práticas, necessidades burocráticas, ritos e o imaginário acadêmico dos estudantes.

Questão 6: Contribuições da Nova Sociologia da Educação

A Nova Sociologia da Educação problematizou aspectos relacionados ao currículo e sua relação com a sociedade e o poder. Destaca-se a elaboração de Michael Young sobre a atribuição de valores socialmente diferenciados aos conteúdos selecionados para o currículo e os critérios de seleção utilizados nesse processo.

Questão 7: Classificação das Teorias do Currículo

A questão aborda a classificação das teorias do currículo em três grandes grupos: tradicionais, críticas e pós-críticas, conforme proposto por Tomaz Tadeu da Silva. Destaca-se a relação entre essas teorias e os conceitos que enfatizam.

Questão 8: Conceito de Currículo segundo Saviani

O enunciado discute o conceito de currículo como um documento que reflete questões econômicas, políticas, culturais e históricas, conforme abordado por Saviani. Destaca-se a importância do currículo como uma ponte entre a sociedade e a escola, expressando uma visão ampla sobre a concepção de homem, mundo e sociedade.

Questão 9: Princípios para Projetar um Currículo

A questão trata dos princípios propostos por Sacristán para projetar um currículo que favoreça o desenvolvimento das competências fundamentais. Destaca-se a importância de princípios como a aprendizagem ativa, o desenvolvimento de competências sociais e a ênfase no ensinar a aprender.

Questão 10: Pós-modernismo e Fim das Metanarrativas

A questão aborda o pós-modernismo e sua crítica às metanarrativas modernas, explorando conceitos como fragmentação do sujeito, desconstrução de identidades e questionamento das estruturas sociais. Destaca-se a influência do pós-modernismo nas perspectivas críticas do currículo e no pensamento social e político contemporâneo.

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