Simulado Interdisciplinaridade | Concurso Pedagogia #03

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

1. (VUNESP) | Numa perspectiva educacional, segundo Zabala (1998), é possível estabelecer graus de relações disciplinares, e um desses graus diz respeito à interação entre duas ou mais disciplinas que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados de pesquisa. Esse grau é a

A) disciplinaridade.
B) transversalidade.
C) interdisciplinaridade.
D) multidisciplinaridade.
E) transdisciplinaridade.

Questão 2 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

2. (FGV) | No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;

II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;
III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:

A) somente I;
B) somente I e II;
C) somente I e III;
D) somente II e III;
E) I, II e III.

Questão 3 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FCC) | A interdisciplinaridade na atuação dos profissionais de uma instituição socioeducativa pressupõe

A) a divisão do trabalho entre os profissionais que compõem a equipe técnica da instituição, permitindo a produção do conhecimento necessário a cada área do conhecimento na construção das práticas socioeducativas.
B) a conexão dos saberes específicos de cada área de atuação, decorrente de estudos, discussões e aprofundamento da temática para realizar uma intervenção com eficácia e efetividade com vistas à resolutividade dos casos.
C) o trabalho coletivo entre os profissionais que desenvolvem as atividades socioeducativas, de acordo com sua especialidade e conforme a necessidade de cada educando infrator.
D) o aprofundamento de vários conhecimentos sobre as características socioculturais dos educandos em regime fechado de internação e em regime de liberdade semiaberta.
E) o atendimento socioeducacional aos adolescentes em cumprimento de pena, conforme a formação específica de cada profissional da equipe técnica da instituição correcional.

Questão 4 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

4. (SUGEP UFRPE) | A interdisciplinaridade constitui um grande desafio, porque envolve, fundamentalmente, os âmbitos:

A) social e filosófico.
B) científico e curricular.

C) empírico e epistêmico.
D) pedagógico e científico.
E) epistemológico, ontológico e praxiológico.

Questão 5 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

5. (SUGEP UFRPE) | Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:

A) gera saberes.
B) tem a pretensão de conceber novas disciplinas.
C) compreende um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
D) cria condições de ensino em função das relações dinâmicas entre as disciplinas afins.
E) utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema abstrato.

Questão 6 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

6. (SUGEP UFRPE) | A interdisciplinaridade é algo que se vive, é atitude de espírito diante das diversas instâncias da vida; assim, é mais processo que produto, é algo que precisa ser construído cotidianamente. Esse movimento interdisciplinar está alicerçado sobre pilares fundamentalmente intersubjetivos, ameaçados pela contemporaneidade. São eles:

1) coerência
2) compromisso
3) desapego e espera
4) humildade e respeito

Está(ão) correto(s), apenas:

A) 1.
B) 1 e 2.
C) 1, 3 e 4.
D) 2.
E) 3 e 4.

Questão 7 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

7. (DIRENS Aeronáutica) | Na relação com o ensino há características que diferenciam as práticas pedagógicas disciplinares das práticas pedagógicas interdisciplinares.

Classifique as características abaixo, utilizando o numeral (1) para as que se referem às práticas disciplinares e o numeral (2) para as que se referem às práticas interdisciplinares.

(   ) Contextualização dos saberes em forma de projetos.
(   ) Exposição do pensamento linear e fragmentado.
(   ) Convergência de diferentes áreas do conhecimento.
(   ) Foco no estudo de temáticas e no desenvolvimento de competências gerais.
(   ) Centralidade na especialização dos saberes na organização do currículo por disciplinas.

A sequência correta é

A) (1); (1); (1); (2); (2).
B) (1); (1); (2); (1); (1).
C) (2); (1); (2); (2); (1).
D) (2); (2); (1); (1); (2).

Questão 8 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

8. (PUC PR) | O conceito de interdisciplinaridade trata da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.

Para Fazenda (2008), o trabalho interdisciplinar repousaria em uma busca constante que, a princípio, requereria que cada professor conhecesse a sua disciplina, para depois conhecer a disciplina de outro e, assim, o trabalho interdisciplinar seria construído. Outras pesquisas que apresentam a interdisciplinaridade como objeto de estudo buscavam correlacionar a quebra do paradigma disciplinar à estrutura curricular, visando à formação de graduandos mais atentos às relações e aos conteúdos apresentados pelas diversas áreas.

SANTOS, 2005; FEISTEL; MAESTRELLI, 2012; AGUIAR, 2013; FAZENDA; FERREIRA, 2013.

Ao considerar esse conceito, podemos afirmar que o processo teórico-metodológico interdisciplinar demanda

I. contexto, trabalho cooperativo,
II. progressiva construção do conhecimento
III. delimitação de estratégias a partir de problematização
IV. conceitos claros e objetivos na produção do conhecimento
V. níveis elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VI. formação de docentes, na busca da integração das áreas.

Assinale a alternativa que apresenta todas as informações CORRETAS sobre o tema.

A) I, II, III, IV, V.
B) I, II, III, IV, VI.
C) II, III, IV, VI.
D) I, II, IV, V, VI.
E) III, IV, V, VI.

Questão 9 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

9. (FGV) | “Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizá-los. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.”

(Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018)

Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar:

A) os conteúdos das disciplinas são trabalhados isoladamente para a ampla compreensão do tema estudado;
B) para que ele aconteça é suficiente que cada disciplina fale sobre o mesmo assunto/tema;
C) a proposta dispensa planejamento e sistematização;
D) a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo da escola, reforçando a divisão hermética das disciplinas;
E) na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento.

Questão 10 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

10. (ITAME) | “Nosso meio ambiente contém componentes naturais, que normalmente são estudados pela física e pela química; possui também seres vivos, como plantas, animais e nós mesmos, seres humanos, estudados pela biologia; mas seres humanos também podem ser estudados pela psicologia e, como vivem em sociedade, pela sociologia; como nosso planeta tem uma história, a história precisa ser invocada; como seus territórios estão divididos em unidades geopolíticas, precisamos da geografia; e assim por diante.

É impossível estudar o meio ambiente e tomar as medidas corretivas que se impõem para que não destruamos a nossa Terra, dentro de uma abordagem puramente disciplinar […] Algumas questões serão equacionadas no âmbito das ciências naturais e biológicas, outras no nível das ciências comportamentais, ainda outras em decorrência da adoção de valores mais adequados.”

O texto apresentado refere-se à(ao):

A) Necessidade de estudar o meio ambiente em todas as disciplinas relativas às ciências naturais.
B) Abordagem dos temas transversais e da interdisciplinaridade como forma de transcender os paradigmas disciplinares.
C) Importância de uma disciplina escolar que aborde vários temas ao mesmo tempo.
D) Planejamento do currículo distribuindo nas diversas disciplinas o estudo de temas de interesse social.

 

GABARITO

1) C 2) A 3) B 4) E 5) C 6) C 7) C 8) B 9) B 10) B

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário