Simulado Interdisciplinaridade | Concurso Pedagogia #04

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

1. (VUNESP) | Os professores de educação básica de uma escola municipal definiram ética como tema transversal do trabalho ao longo do ano, nas diferentes disciplinas. Essa proposta, analisada à luz do que discorre Lenise Aparecida Martins Aguiar (2006) a respeito de transversalidade e interdisciplinaridade, está

A) incorreta, porque o tema proposto deve ser objeto de uma única disciplina.
B) equivocada, porque um tema transversal surge espontaneamente durante a aula.
C) correta, porque o tema ética deve ser trabalhado como tema transversal, envolvendo diversas disciplinas.
D) está incorreta, pois esse é um conteúdo das aulas de história, a ser trabalhado em seminários.
E) está incorreta, porque a ética somente deve ser trabalhada de modo interdisciplinar.

Questão 2 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

2. (VUNESP) | Recorrendo-se aos estudos de Garcia, é possível considerar que “a transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam uma integração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar”. Resende (In Veiga, 1998) ao abordar a perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico mostra que “o direito à educação deve estar diretamente associado à diversidade” e que é um grande desafio “a incorporação do multiculturalismo ao currículo, de forma que sua transversalidade

A) possa perpassar os conteúdos tratados no cotidiano do processo de aprendizagem.”

B) garanta o ensino dos temas introduzidos pelos parâmetros curriculares.”
C) elimine conteúdos disciplinares hoje presentes no currículo escolar.”
D) reforce os conhecimentos oriundos da experiência dos alunos.”
E) facilite o ensino, ao valorizar saberes do senso comum.”

Questão 3 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

3. (CRESCER) | Com relação a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, marque a alternativa incorreta.

A) A abordagem dos temas transversais não deve se orientar pelos processos de vivência dos alunos em seu dia-a-dia.
B) A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam a reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar.
C) A transversalidade e interdisciplinaridade têm como eixo educativo a proposta de uma educação comprometida com a cidadania, conforme defendem os Parâmetros Curriculares.
D) Os temas transversais são campos férteis para a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em concordância com as áreas do conhecimento.

Questão 4 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

4. (CRESCER) | Quando avaliamos as ações circunscritas num Projeto Político Pedagógico, de uma determinada unidade escolar, que possui como elemento articulador dos processos de aprendizagem – a interdisciplinaridade, podemos afirmar que seus objetivos foram atingidos, quanto:

(   ) A autoridade na sala de aula foi conquistada, e não simplesmente outorgada pela direção.

(   ) As práticas pedagógicas desenvolvidas numa determinada sala de aula possuem início, meio e fim.

(   ) Os espaços escolares permanecem os mesmos, pois quem trabalha com a interdisciplinaridade, trabalha com a junção das disciplinas e não com os elementos físicos que compõem a escola.

(   ) O projeto inicial interdisciplinar contaminou outros projetos desenvolvidos na escola, e mudou a prática pedagógica de professores que desenvolviam seus conteúdos disciplinares.

 

A sequência correta é:

 

A) F, F, F e V.

B) F, V, V e V.

C) V, F, V e F.

D) V, V, F e V.

Questão 5 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

5. (SUGEP UFRPE) | Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:

A) gera saberes.
B) tem a pretensão de conceber novas disciplinas.
C) compreende um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
D) cria condições de ensino em função das relações dinâmicas entre as disciplinas afins.


E) utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema abstrato.

Questão 6 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

6. (FUNCERN) | Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que:

A) Assegura os recursos didáticos e metodológicos, planejamento estratégico e avaliação voltados ao atendimento à pessoa com deficiência.
B) Aplica-se em sala de aula comum com os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, inclusive com os que têm deficiência, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
C) Engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
D) Inclui metodologias, estratégias, avaliação e práticas que objetivam promover a formação continuada dos professores e gestores escolares voltados ao atendimento à pessoa com deficiência.

Questão 7 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

7. (FUNCERN) | A perspectiva interdisciplinar por ser compreendida como:

A) Um movimento que oportuniza a construção de um conhecimento por meio das contribuições de diferentes disciplinas, caracterizando-se como um conhecimento multidisciplinar enraizado em cada disciplina envolvida no processo de interdisciplinaridade.
B) Um movimento epistemológico semelhante à transdisciplinaridade, por meio do qual o contributo de cada disciplina constitui condição precípua para a produção de um conhecimento integralizador das diferentes dimensões analíticas de um fenômeno da realidade natural ou social.
C) Um movimento que oportuniza a contrução de um conhecimento mais integral, que, embora tenha surgido a partir das contribuições de diferentes disciplinas, não pertence a nenhuma delas, sendo, por isso mesmo, um conhecimento assentado em novas bases epistemológicas.
D) Um movimento epistemológico que se propõe a analisar a realidade natural ou social por meio de um prisma multidisciplinar, em que o papel de cada disciplina é importante para a visualização dos múltiplos fatores envolvidos na reflexão de problemas de ensino e de aprendizagem.

Questão 8 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

8. (FUNCERN) | Conceituar interdisciplinaridade não é tarefa fácil. Primeiramente porque possui cognatos, tal como exemplificam a multidisciplinaridade, mas também porque o termo apresenta inúmeras definições. (FORUNATO, CONFORTIN, SILVA, 2013).

A partir disso, é correto afirmar que interdisciplinaridade refere-se a:

A) uma perspectiva de trabalho que se refere ao processo em que as disciplinas, ainda que epistemologicamente fundamentadas, possuem objeto, objetivo e método próprios.
B) uma perspectiva de trabalho administrativo que promove o diálogo de saberes, a conversa entre as diversas áreas do conhecimento e seus conteúdos.
C) uma perspectiva de trabalho conjunto, pelos professores, entre disciplinas em que cada uma trata de temas comuns sob sua própria ótica, articulando, algumas vezes bibliografia, técnicas de ensino e procedimentos de avaliação.
D) uma perspectiva de trabalho pedagógico que promove o diálogo de saberes, a conversa entre as diversas áreas do conhecimento e seus conteúdos.

Questão 9 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

9. (FEPESE) | Analise o texto abaixo:

A ____________________ é axiomática, comum a um grupo de disciplinas conexas e definida em nível hierárquico imediatamente superior, introduzindo uma visão de finalidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

A) disciplinaridade
B) transdisciplinaridade
C) interdisciplinaridade
D) multidisciplinaridade
E) pluridisciplinaridade

Questão 10 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

10. (FEPESE) | Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F), no que se refere ao conjunto de Temas Transversais incluídos no currículo escolar.

( ) Ética
( ) Orientação sexual
( ) Meio ambiente
( ) Política
( ) Religião

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A) V – V – V – F – F
B) V – F – V – F – V
C) F – V – V – F – V
D) F – V – F – V – F
E) F – F – V – V – V

 

GABARITO

1) C 2) A 3) A 4) D 5) D 6) C 7) C 8) D 9) C 10) A

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário