Simulado EAD Aspectos Pedagógicos | Concurso Pedagogia #01

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Aspectos Pedagógicos do EAD e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

1. (CEV UECE) | A educação a distância (EaD) vem se desenvolvendo de forma bastante acelerada no Brasil, especialmente por suas características de romper com as barreiras de espaço e tempo, apresentar um grau de flexibilidade superior à educação presencial e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação em ambientes previamente preparados com interface amigável e graus de interação diversos. Os ambientes tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são conhecidos como

A) Ambientes Tecnológicos para abrigar professores e alunos, organizados numa disciplina ou curso, onde são postadas tarefas para serem resolvidas online.
B) Ambientes Virtuais de Aprendizagem, desenvolvidos para gerenciar os conteúdos dos cursos ou disciplinas junto aos alunos, com acesso on line e síncrono.
C) Ambientes Tecnológicos, para funcionar como repositório de conteúdos e distribuição, junto aos alunos, em tempo diferido.
D) Ambientes Virtuais de Aprendizagem, desenvolvidos para gerenciar a aprendizagem dos alunos, dispondo de ferramentas síncronas e assíncronas.

Questão 2 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

2. (CEBRASPE – CESPE) | A educação a distância está entre as modalidades de atuação com maior índice de crescimento nos últimos anos. Com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, essa modalidade de ensino/aprendizagem sofreu modificações que ampliaram suas vantagens e reduziram suas desvantagens. Entre as possíveis desvantagens apontadas pelos especialistas está

A) a alta relação custo-benefício.
B) a ausência de comunicação direta.

C) a baixa sociabilização.
D) a dificuldade de estudo em grupo.
E) o aumento considerável da audiência de um curso ou palestra.

Questão 3 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

3. (CEBRASPE – CESPE) | Os AVA são ambientes na Internet quase sempre relacionados à organização de cursos e disciplinas, à administração de conteúdos de estudo e ao monitoramento de alunos para a educação a distância. As tecnologias de informação e comunicação integradas a esses ambientes suportam um universo virtual composto não somente pelo aparato tecnológico e gerenciamento das informações, mas também pelos indivíduos e suas interações. Os principais sujeitos-usuários desse processo são

A) professores, tutores e alunos.
B) gestores, pesquisadores e professores.
C) empresários, professores e tutores.
D) monitores, gestores e alunos.
E) professores, governo e gestores.

Questão 4 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

4. (CEBRASPE – CESPE) | Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).

A) Os ambientes virtuais de aprendizagem são mediados pelos técnicos em informática.
B) Tendo o aluno a função de mediador e facilitador da aprendizagem em EAD, o professor precisa de gerenciamento de tempo, organização e autonomia para exercer seu papel de educador.
C) O projeto de um curso na modalidade EAD deve prever vias eficazes de comunicação e diálogo entre os envolvidos no processo educacional, propondo condições para diminuir a sensação de isolamento.
D) A avaliação em EAD tem duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere ao número de horas que o aluno dedica ao curso.
E) A utilização de fóruns e correio eletrônico, nessa modalidade de ensino tem como principal objetivo desenvolver a cidadania dos alunos.

Questão 5 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

5. (CEBRASPE – CESPE) | Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.

A) recursos técnicos e comunicação entre os alunos

B) comunicação entre os alunos e transferência das informações
C) desenho do projeto e envolvimento dos gestores
D) avaliação classificatória e transferência das informações
E) desenho do projeto e avaliação contínua e abrangente

Questão 6 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

6. (CEBRASPE – CESPE) | Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).

A) Os ambientes virtuais de aprendizagem são mediados pelos técnicos em informática.
B) Tendo o aluno a função de mediador e facilitador da aprendizagem em EAD, o professor precisa de gerenciamento de tempo, organização e autonomia para exercer seu papel de educador.
C) O projeto de um curso na modalidade EAD deve prever vias eficazes de comunicação e diálogo entre os envolvidos no processo educacional, propondo condições para diminuir a sensação de isolamento.
D) A avaliação em EAD tem duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere ao número de horas que o aluno dedica ao curso.


E) A utilização de fóruns e correio eletrônico, nessa modalidade de ensino tem como principal objetivo desenvolver a cidadania dos alunos.

Questão 7 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

7. (CEBRASPE – CESPE) | Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.

A) recursos técnicos e comunicação entre os alunos
B) comunicação entre os alunos e transferência das informações
C) desenho do projeto e envolvimento dos gestores
D) avaliação classificatória e transferência das informações
E) desenho do projeto e avaliação contínua e abrangente

Questão 8 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

8. (CEBRASPE – CESPE) | Assinale a opção correta, quanto à metodologia de um curso EAD.

A)Para garantir elevado grau de segurança, a instituição deve projetar custos e receitas considerando o número de alunos matriculados, sendo desnecessário prever a estimativa de evasão.
B)Sendo a avaliação um dos aspectos fundamentais para a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem, a instituição deve considerar a possibilidade de aceleração de estudos para um aluno matriculado em um curso EAD.
C)Um curso a distância exime a instituição de dispor de centros de documentação e informação ou mediatecas (que articulam bibliotecas, videotecas, audiotecas, hemerotecas e infotecas).
D)O conteúdo programático é sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a qualidade de um curso a distância.
E)O ensino a distância exige administração, linguagem, acompanhamento, avaliação e recursos técnicos, tecnológicos e pedagógicos semelhantes ao da modalidade presencial, por ser uma transposição dessa modalidade para o ambiente virtual.

Questão 9 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

9. (FCC) | O sentido sociopolítico-pedagógico que Paulo Freire atribui à educação possui um fim: o reconhecimento da condição histórica do sujeito e de seu grupo, visando à libertação das amarras que determinam sua opressão. Tal emancipação, entretanto, somente ocorreria com homens e mulheres ativos, plenos de suas consciências e esperançosos da capacidade de intervenção no mundo.

Pensar na educação a distância NÃO como educação bancária, mas como instrumento de libertação na concepção freireana implica em

A) propor a superação dos saberes baseados na mera vivência através do conhecimento técnico e teórico.
B) entender o aluno como agente do processo pedagógico, promover o diálogo entre educandos e desenvolver o espírito crítico reflexivo sobre sua vida.
C) promover a formação do educando de forma a desenvolver sua empregabilidade e espírito empreendedor.
D) desenvolver a interatividade através de sadia concorrência que estimule a criatividade imprescindível ao mercado.
E) entender o educador como meramente facilitador de um processo em que a principal responsabilidade está nas mãos do educando.

Questão 10 – Aspectos Pedagógicos do EAD e Conhecimentos Pedagógicos

10. (DIRENS Aeronáutica) | Segundo o Ministério da Educação, a Educação a Distância é uma modalidade na qual os alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, sendo regulada por uma legislação específica. A Educação a Distância no Brasil:

I. Depende de plataformas digitais que possuem alto custo de criação e manutenção, por isso estão restritas a grandes grupos empresariais da educação.
II. Foi pensada como possibilidade de democratizar o acesso à formação, principalmente de trabalhadores que não podem frequentar cursos presenciais.
III. Teve seu início a partir do desenvolvimento das telecomunicações, ampliando com a popularização do computador e da internet.
IV. É apresentada como vantajosa devido a relação bidirecional que faz com que o cursista sinta-se único, inclusive com a possibilidade de organização de seu tempo-espaço de aprendizagem.
V. Ocorre nas instituições educacionais privadas ou filantrópicas.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e IV.
B) II, III e IV.
C) II, III e V.
D) III, IV e V.

 

GABARITO

1) D 2) C 3) A 4) C 5) E 6) C 7) E 8) B 9) B 10) B

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário