Simulado Educação Inclusiva: Baixe agora o simulado e responda questões de concurso!

Se preparando para enfrentar concursos e seleções na área educacional? Para te auxiliar nessa jornada de preparação, preparamos um simulado especialmente focado nos conhecimentos pedagógicos, com ênfase em um tema essencial nos dias atuais: a educação inclusiva. Sabemos que dominar esse assunto é crucial não apenas para obter sucesso em provas, mas também para desempenhar um papel cada vez mais relevante na construção de uma sociedade mais igualitária e acessível.

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Simulado Educação Inclusiva

Questão 1

CEBRASPE (CESPE) | Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista, foi matriculado em uma escola de educação básica. Informadas da matrícula do novo aluno, a professora da turma em que Pedro foi inserido e a psicóloga da escola leram o relatório da criança e reuniram-se para criar estratégias pedagógicas que contemplassem o desenvolvimento de Pedro e de seus colegas.

Considerando essa situação hipotética, a legislação vigente e a literatura na área da educação, julgue o seguinte item.

Um exemplo de conduta adequada da professora da turma de Pedro é a utilização, em sala de aula, de textos que estimulem uma reflexão acerca da diversidade e das singularidades dos estudantes.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 2

CEBRASPE (CESPE) | Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista, foi matriculado em uma escola de educação básica. Informadas da matrícula do novo aluno, a professora da turma em que Pedro foi inserido e a psicóloga da escola leram o relatório da criança e reuniram-se para criar estratégias pedagógicas que contemplassem o desenvolvimento de Pedro e de seus colegas.

Considerando essa situação hipotética, a legislação vigente e a literatura na área da educação, julgue o seguinte item.

Considera-se adequado que, além da leitura do relatório de Pedro, sua professora e a psicóloga da escola organizem atividades com a criança e seus familiares, para compreenderem os interesses dela e repensarem o planejamento e a avaliação das aprendizagens.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 3

CEBRASPE (CESPE) | Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista, foi matriculado em uma escola de educação básica. Informadas da matrícula do novo aluno, a professora da turma em que Pedro foi inserido e a psicóloga da escola leram o relatório da criança e reuniram-se para criar estratégias pedagógicas que contemplassem o desenvolvimento de Pedro e de seus colegas.

Considerando essa situação hipotética, a legislação vigente e a literatura na área da educação, julgue o seguinte item.

Considere-se que, em uma situação de dificuldade de comunicação oral com Pedro, uma das crianças da turma utilize espontaneamente gravuras para melhorar a comunicação com ele. Nessa situação, a professora deve estimular a iniciativa do colega de Pedro e observar outras estratégias de interação entre os estudantes que possam ser incentivadas em sala de aula.

( ) Certo


( ) Errado

Questão 4

CEBRASPE (CESPE) | A respeito dos eixos da política de ensino do Recife, julgue o item a seguir.

O eixo da diversidade envolve questões de gênero, sexualidade, raça e etnia e educação especial.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 5

CEBRASPE (CESPE) | A respeito dos eixos da política de ensino do Recife, julgue o item a seguir.

A educação especial inclusiva integra o eixo da tecnologia, no qual se destaca a tecnologia assistiva, definida como o conjunto de serviços, recursos e apoios destinados a pessoas com deficiência de forma a proporcionar-lhes uma vida mais autônoma e independente.

( ) Certo

( ) Errado

Questão 6

FGV | O conceito de acessibilidade diz respeito àquelas ações e medidas que dão condições para que todos possam se engajar de forma igualitária, segura e autônoma nas atividades constitutivas da vida social.

Segundo o Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RC MJG), o uso do Sistema Braille na rede de ensino promove a acessibilidade

a) atitudinal.
b) digital.
c) programática.
d) natural.
e) comunicacional.

Questão 7

FGV | A Educação Especial do município é tratada por intermédio da perspectiva da Educação Inclusiva. Entre as abordagens disponíveis, essa perspectiva é aquela que mais contribui para o desenvolvimento da diferença e da diversidade.

Segundo essa perspectiva, a escola deve

a) adequar seus métodos e estratégias às singularidades dos estudantes, sejam eles pessoas com ou sem deficiência.
b) se empenhar para que os estudantes com deficiência alcancem o nível dos estudantes sem deficiência.
c) acolher os estudantes com deficiência preferencialmente em espaços fora das escolas regulares.
d) oferecer aos estudantes com deficiência uma opção ao ensino regular adequada às suas necessidades.
e) incluir a todos nos espaços regulares para que haja acolhimento afetivo, mesmo que sem aprendizado.

Questão 8

FGV | A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva garante o atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Esse atendimento educacional especializado deverá ser oferecido de acordo com as condições listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Em caráter substitutivo à escolarização.
b) Em turno inverso ao da classe comum.
c) Com recursos pedagógicos e de acessibilidade.
d) Com programas de enriquecimento curricular.
e) Com a proposta pedagógica do ensino comum.

Questão 9

FGV O fluxograma a seguir refere-se à Associação de Apoio à Escola/Conselho Escolar (AAE/CE).

Trata-se de uma entidade que contempla a participação de pais, alunos, professores, funcionários da escola e membros da comunidade local presente nas Unidades de Ensino da Rede Estadual de Educação do Estado do Tocantins desde 1997, quando foi criada.

Com base no fluxograma, analise as afirmativas a seguir a respeito da contribuição da AAE/CE para a organização e gestão escolar com vistas a uma educação de qualidade.

( ) A AAE/CE articula a elaboração e a execução do plano de ação com a participação da comunidade escolar e local, fortalecendo o processo democrático e participativo.
( ) A AAE/CE atua para criar uma rede de responsabilidade e aprendizado mútuo, promovendo a melhoria da qualidade do ensino.
( ) A AAE/CE é um instrumento de fortalecimento da gestão escolar, possibilitando a participação da comunidade escolar e local com foco na melhoria da aprendizagem do aluno.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas
d) II e III, apenas
e) I, II e III.

Questão 10

COMPERVE (UFRN) | Na Resolução Conjunta no 002/2022 – CONSEPE/CONSAD, de 10 de maio de 2022, que atualiza a Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, estão definidos conceitos importantes para orientar a atividade pedagógica dos professores na instituição. Considere as afirmações abaixo referentes a categorias relativas à inclusão de pessoas com necessidades específicas.

I. Pessoas com necessidades específicas, em contextos socioeconômicos, são aquelas que apresentam, em caráter permanente, necessidades decorrentes de condições que, em interface com as diversas barreiras, podem requerer apoio institucional especializado no processo de ensino-aprendizagem-avaliação
II. Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, de longo prazo, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
III. Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem uma deficiência persistente e clinicamente significativa, manifestada pela incapacidade de se comunicar verbalmente nas interações sociais, pela ausência de reciprocidade social, pela falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.
IV. Pessoa com transtornos específicos da aprendizagem é a que apresenta déficits específicos na capacidade de perceber ou de processar informações, decorrentes de um transtorno do neurodesenvolvimento, com dificuldades persistentes, prejudicando o desenvolvimento das habilidades acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática.

Das afirmações, estão corretas

a) II e IV.
b) I e II.
c) I e III.
d) III e IV.

Gabarito:

1) Certo 2) Certo 3) Certo 4) Certo 5) Errado 6) E 7) A 8) A 9) E 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1 e 2: Educação Inclusiva e Estratégias Pedagógicas

Essas questões abordam a importância da inclusão de alunos com necessidades especiais, como no caso de Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista. Elas destacam a necessidade de os educadores adaptarem suas práticas pedagógicas para contemplar a diversidade dos alunos em sala de aula, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado. Além disso, ressaltam a importância do envolvimento da escola e da comunidade na criação de estratégias que atendam às necessidades individuais de cada aluno.

Questão 3: Acessibilidade e Estratégias de Comunicação

Essa questão destaca a importância da acessibilidade e da busca por alternativas de comunicação que atendam às necessidades específicas dos alunos. No caso apresentado, a utilização de gravuras para facilitar a comunicação com um aluno com dificuldades de fala demonstra uma prática inclusiva e respeitosa, que deve ser incentivada pelos educadores.

Questão 4 e 5: Diversidade e Tecnologia Assistiva

Essas questões exploram os eixos da política de ensino do Recife, com foco na diversidade e na tecnologia assistiva. Elas destacam a importância de políticas educacionais que promovam a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, e ressaltam o papel da tecnologia como ferramenta para garantir a acessibilidade e o aprendizado de qualidade para todos.

Questão 6: Acessibilidade e Sistema Braille

Essa questão aborda especificamente a questão da acessibilidade no contexto do Sistema Braille. Ela destaca como o uso desse sistema na rede de ensino promove a inclusão de alunos com deficiência visual, garantindo que eles tenham acesso ao conhecimento de forma igualitária e autônoma.

Questão 7: Perspectiva da Educação Inclusiva

Essa questão explora a perspectiva da educação inclusiva, destacando a importância de adequar os métodos e estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos, sejam eles com ou sem deficiência. Ela enfatiza a importância de uma abordagem que valorize e respeite a diversidade dos estudantes, garantindo que todos possam alcançar seu pleno potencial.

Questão 8: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Essa questão aborda a política nacional de educação especial, destacando a importância do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Ela ressalta a necessidade de oferecer esse atendimento de forma complementar à escolarização regular, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Questão 9: Participação da Comunidade na Gestão Escolar

Essa questão destaca a importância da participação da comunidade na gestão escolar, por meio de entidades como a Associação de Apoio à Escola/Conselho Escolar (AAE/CE). Ela ressalta como essa participação fortalece o processo democrático e participativo, promovendo a melhoria da qualidade do ensino e o engajamento de todos os envolvidos na comunidade escolar.

Questão 10: Conceitos Importantes para Atividade Pedagógica na Inclusão

Essa questão explora conceitos importantes relacionados à inclusão de pessoas com necessidades específicas, como deficiência, transtorno do espectro autista e transtornos específicos da aprendizagem. Ela destaca a importância de compreender esses conceitos para orientar a atividade pedagógica de forma inclusiva, garantindo que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizado.

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