Educação Inclusiva: Baixe o simulado grátis e responda questões

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige não apenas conhecimento teórico, mas também prática na resolução de questões que abordam temas relevantes para a prática pedagógica. Neste guia, disponibilizamos um simulado focado em um dos assuntos mais recorrentes e cruciais para educadores e profissionais da área: a Educação Inclusiva. Baixe o simulado em PDF e teste seus conhecimentos, identificando áreas que necessitam de reforço e aprofundamento. Estar preparado para lidar com a diversidade em sala de aula é fundamental para o exercício da profissão de forma ética, responsável e inclusiva.

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Simulado Educação Inclusiva

Questão 1:

FUNDATEC | O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que orientam o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve, EXCETO:

a) Ser contínuo e colaborativo.
b) Ser tradicional e fragmentado baseado em conteúdos pré-determinados que desconsiderem o contexto dos alunos.
c) Valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante.
d) Pensar em aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

Questão 2:

FUNDATEC | De acordo com Elsa Midori Shimazaki, em referência à Política Nacional de Educação Especial, além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles, os mais citados são os princípios da:

I. Normalização.
II. Integração.
III. Individualização.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) I, II e III.

Questão 3:

FUNDATEC | De acordo com a Declaração de Salamanca, analise as assertivas abaixo sobre fatores relativos à Escola, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O currículo deveria ser adaptado às necessidades das crianças, e não vice-versa. As escolas deveriam, portanto, prover oportunidades curriculares que sejam apropriadas à criança com habilidades e interesses diferentes.

( ) Crianças com necessidades especiais deveriam receber apoio instrucional adicional no contexto do currículo regular, e não de um currículo diferente. O princípio regulador deveria ser o de providenciar a mesma educação a todas as crianças, e também prover assistência adicional e apoio às crianças que assim o requeiram.

( ) O ensino deveria ser relacionado às experiências dos alunos e a preocupações práticas no sentido de melhor motivá-los.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – V.
b) F – V – F.
c) V – F – F.

d) F – F – V.

Questão 4:

FUNDATEC | No processo de avaliação do aluno com necessidades especiais, o professor deve criar estratégias considerando que alguns estudantes podem demandar:

I. Ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais.
II. Textos em Braille.
III. Tecnologia assistiva como uma prática cotidiana.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.


d) I, II e III.

Questão 5:

AMAUC | A inclusão tem sido tema constante de debate e estudos por parte de professores, acadêmicos e gestores educacionais em geral. Quanto à educação inclusiva é INCORRETO afirmar:

a) A Educação Inclusiva tem como finalidade principal a preparação de jovens e adolescentes para a atuação no mercado de trabalho.

b) Na Educação Inclusiva, a participação da família é muito importante pois através do trabalho coletivo as ações que visam a aprendizagem do aluno ganham maior significado.

c) A Educação Inclusiva busca a participação de todos, independente das condições físicas ou intelectuais. A participação de todos melhora as relações, o aprendizado e o conhecimento.

d) Uma escola inclusiva busca garantir em todas as situações, a qualidade de ensino a cada um dos alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade adequando conteúdos e atividades a cada um de acordo com as potencialidades e necessidades.

e) A inclusão na escola se efetiva quando todos os profissionais, independente da função que desempenham, se ocupam em garantir a qualidade educacional abrindo espaço para que todas as crianças sejam incluídas, ouvidas, orientadas e acompanhadas. Assim, atividades, espaços e ações buscam aproximar e nunca segregar alguém.

Questão 6:

Unifil | É a escola que integra e inclui a todos. Que consegue fazer com que todos e cada um no seu nível, de possibilidades e limitações, consigam aprender e se desenvolver integralmente; que respeita as diferenças; que cria um ambiente rico com diferentes estímulos para aprender o mesmo objeto, tendo em vista as diferenças.

Nesse sentido, a escola é

a) conteudista.
b) integral.
c) reguladora.
d) inclusiva.

Questão 7:

OBJETIVA CONCURSOS | De acordo com CARDOSO, sobre o papel do professor e sua formação frente aos alunos com necessidades especiais, analisar os itens abaixo:

I. A conexão entre a formação inicial e a permanente dos professores é imprescindível.
II. Alguns professores desestruturam-se ao receber um aluno diferente em sua aula, que não realiza as tarefas de forma igualitária aos colegas.
III. O despreparo dos profissionais para receber os alunos, assinalados historicamente pelas diferenças na escola dita para todos, é um dos empecilhos para a efetivação da Educação Inclusiva.

Está(ão) CORRETO(S):

a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e III.
d) Somente os itens II e III.
e) Todos os itens.

Questão 8:

IUDS | O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação:

a) Política, cultural, social e pedagógica.
b) Pedagógica, educacional, econômica e sustentável.
c) Política, econômica, constitucional e humanitária.
d) Cultural, social, humanitária e sustentável.

Questão 9:

FGV | O conceito de escola inclusiva está embasado no princípio da:

a) integração progressiva dos portadores de necessidades especiais ao convívio social;
b) igualdade de oportunidades educacionais e sociais a que todos os alunos têm direito;
c) disciplinarização dos alunos com deficiência para sua adaptação à vida em sociedade;
d) adequação à realidade social dos alunos com deficiência para torná-los economicamente funcionais;
e) convivência com a diversidade como experiência fraterna e humanizadora para os outros alunos.

Questão 10:

PRORH UFTM | Pensando-se nas discussões de Mantoan (2015) em relação a educação inclusiva, é INCORRETO afirmar:

a) Afirmar a identidade e marcar a diferença implicam nas ações de incluir e excluir, quem está dentro e quem está fora, quem pode ou não fazer parte. Nesse sentido, fixa-se a identidade como norma entendendo que a diferença é algo fora da norma ou anormal.

b) Normalizar é atribuir à identidade características positivas e a diferença, que pontua o que a identidade não é, apenas conotação negativa; é eleger arbitrariamente uma identidade específica como parâmetro em relação ao qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas.

c) É preciso reconhecer as diferentes culturas e pluralidades das manifestações intelectuais, sociais e afetivas, construindo uma nova ética da escola que tenha consciência ao mesmo tempo individual e social.

d) As ações educativas, na educação inclusiva, têm como eixos o desejo pela homogeneidade, igualdade e a aprendizagem como experiência relacional, participativa, que produz sentido para o aluno, contemplando sua subjetividade, sendo construída no coletivo da sala de aula.

Gabarito

1) B 2) D 3) A 4) D 5) A 6) D 7) E 8) A 9) B 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Planejamento Pedagógico na Educação Inclusiva

No contexto da Educação Inclusiva, o planejamento pedagógico é crucial para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Esse planejamento deve ser contínuo, colaborativo e valorizar os interesses e necessidades individuais dos estudantes, buscando formas diversificadas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

Questão 2: Princípios da Educação Especial

Os princípios da Normalização, Integração e Individualização são fundamentais na Política Nacional de Educação Especial. Eles visam garantir a igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos, promovendo a inclusão e o respeito à dignidade de cada indivíduo.

Questão 3: Declaração de Salamanca

A Declaração de Salamanca destaca a importância de adaptar o currículo às necessidades dos alunos, fornecer apoio adicional no contexto do currículo regular e relacionar o ensino às experiências dos alunos para melhor motivá-los. Esses princípios são essenciais para promover uma educação inclusiva e de qualidade.

Questão 4: Estratégias de Avaliação para Alunos com Necessidades Especiais

Na avaliação de alunos com necessidades especiais, é importante considerar estratégias como a ampliação do tempo para realização de trabalhos, o uso da língua de sinais, textos em Braille e o uso de tecnologia assistiva. Essas medidas visam garantir uma avaliação justa e inclusiva para todos os estudantes.

Questão 5: Educação Inclusiva: Mitos e Verdades

A Educação Inclusiva busca a participação de todos os alunos, independente de suas condições físicas ou intelectuais. Ela não tem como finalidade principal apenas a preparação para o mercado de trabalho, mas também visa promover a participação da família, adaptar conteúdos e atividades às necessidades individuais e garantir a qualidade de ensino para todos os alunos.

Questão 6: Características da Escola Inclusiva

A escola inclusiva é aquela que respeita as diferenças, cria um ambiente rico em estímulos para aprendizagem e promove o desenvolvimento integral de todos os alunos, independentemente de suas possibilidades e limitações.

Questão 7: Papel do Professor na Educação Inclusiva

O papel do professor na Educação Inclusiva envolve a conexão entre a formação inicial e permanente, o enfrentamento do despreparo para receber alunos com necessidades especiais e a compreensão da importância da diversidade na sala de aula. Esses aspectos são fundamentais para a efetivação de uma educação inclusiva e de qualidade.

Questão 8: Movimento Mundial pela Educação Inclusiva

O movimento mundial pela Educação Inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica que busca garantir o direito de todos os alunos a uma educação de qualidade, independentemente de suas características individuais.

Questão 9: Conceito de Escola Inclusiva

O conceito de escola inclusiva está embasado no princípio da igualdade de oportunidades educacionais e sociais para todos os alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade como uma experiência enriquecedora para o ambiente escolar.

Questão 10: Desafios da Educação Inclusiva

Na Educação Inclusiva, é preciso reconhecer e valorizar as diferentes identidades e culturas, construindo uma nova ética escolar que promova a convivência com a diversidade e contemple a subjetividade dos alunos. Essa abordagem visa superar os desafios de normalização e promover uma educação participativa e inclusiva para todos.

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