Simulado Educação Infantil: Baixe e aprimore seus conhecimentos pedagógicos

Sabemos que a preparação para concursos e seleções na área da educação exige dedicação e um sólido conhecimento em diversos assuntos, especialmente na pedagogia, que desempenha um papel fundamental na formação educacional das crianças. Pensando nisso, disponibilizamos este simulado de conhecimentos pedagógicos, focado especialmente nas demandas da Educação Infantil. Este material tem como objetivo te auxiliar em sua preparação, abordando questões relevantes sobre organização do espaço, planejamento pedagógico, papel do professor e muito mais. Baixe o simulado em PDF abaixo e inicie sua jornada rumo ao sucesso em concursos e seleções na área da educação.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Educação Infantil

Questão 1

Instituto AOCP | No que diz respeito à educação escolarizada, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O docente se configura como coautor que fomenta a criatividade no processo de aprendizagem dos estudantes.
( ) Os ambientes de aprendizagem precisam ser dimensionados e o papel de cada um na escola ser de mediador.
( ) A aprendizagem não é considerada como um processo natural, mas histórico e social.
( ) Mediar significa intervir e promover mudanças por meio do diálogo e de problematizações.

a) F – F – V – F.
b) V – F – V – F.
c) F – V – F – V.
d) V – F – F – V.
e) V – V – F – V.

Questão 2

Instituto AOCP | Nas escolas de Educação Infantil, o planejamento e a organização dos espaços devem ser flexíveis. Em relação ao tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A criança deve expressar seus desejos quanto à organização da sala de aula, principalmente no que se refere à mobília.
II. Tanto a organização quanto a mobília devem favorecer o processo de aprendizagem das crianças nas escolas de educação infantil.
III. A decoração das salas de aula e a disposição dos objetos não influenciam no processo de aprendi- zagem das crianças.


IV. É importante que os professores busquem a parceria das crianças na organização da sala de aula.

a) Apenas I, III e IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas III.

Questão 3

Instituto AOCP | Composta por uma estrutura básica, essa ação torna-se a espinha dorsal das atividades cotidianas da Educação Infantil e é compreendida como a forma prática de desenvolver o planeja- mento. O enunciado refere-se à

a) organização do trabalho pedagógico.

b) gestão do projeto pedagógico da escola.
c) rotina na sala de aula.
d) organização do trabalho do educador.
e) relação tempo-espaço da sala de aula.

Questão 4

IBADE | Na Educação Infantil, as crianças constroem noções de identidade e subjetividade que precisam ser apoiadas.

A postura do professor na condução das atividades de rotina é essencial ao aprendizado. Ao definir o currículo, as redes estaduais, municipais e a equipe gestora de cada escola vão decidir os objetos de conhecimento do patrimônio social, científico e cultural que serão apresentados às crianças. Isso significa que, embora haja uma valorização das atividades do cotidiano enquanto eixos estruturantes da educação e da formação das crianças, não se pode utilizar apenas essas referências no dia a dia da escola, o que empobreceria o cotidiano.
As crianças devem ser estimuladas a explorar livremente, porém, em contextos cuidadosamente planejados pelo professor.

Esse propósito se expressa, principalmente:

a) na observação das atividades da vida cotidiana, como no refeitório e no pátio.


b) nas brincadeiras, jogos e interações que as crianças criam espontaneamente.
c) na organização dos espaços, na escolha dos materiais que serão oferecidos para as crianças.
d) no cumprimento das regras e horários estabelecidos em grupo para o grupo.
e) nos momentos de maior atenção e concentração, ao lidar com materiais diferentes.

Questão 5

VUNESP | Segundo Oliveira (2011), a creche é um dos contextos de desenvolvimento da criança. Além de prestar cuidados físicos, ela cria condições para o seu desenvolvimento ▨ , ▨ , ▨ , ▨ e precisa ser pensada como ▨ .

a) cognitivo … cultural … social … emocional … instituição substituta da família
b) físico … social … cultural … intelectual … local de formação para o trabalho
c) cognitivo … simbólico … social … emocional … ambiente de socialização diferente do familiar
d) mental … social … psicológico … cultural … instituição de representação política na sociedade
e) físico … social … cultural … intelectual … ambiente de socialização diferente do familiar

Questão 6

FUNDATEC | Horn diz que, segundo Arribas, para que sejam viabilizados espaços qualificados nos pátios e nas áreas externas, alguns aspectos deverão ser contemplados.

Sendo assim, analise as seguintes assertivas, que trazem exemplos desses aspectos, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.

⬜ Espaços com sombra e com um único tipo de piso.
⬜ A amplitude dos espaços externos.
⬜ A criação de espaços nos quais a criança possa ter privacidade.
⬜ O equilíbrio entre espaços demasiadamente estruturados ou sem estrutura.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) E – E – E – E.
b) E – C – C – C.
c) C – C – C – C.
d) C – E – E – C.
e) C – E – C – E.

Questão 7

GUALIMP | Tanto berços como colchonetes devem manter uma distância de, aproximadamente, quantos centímetros entre eles, permitindo a passagem de um adulto?

a) 60 cm.
b) 90 cm.
c) 110 cm.
d) 130 cm.

Questão 8

GUALIMP | Deve se dar preferência aos colchonetes, feitos de espuma resistente, evitando a proximidade da criança com o chão, estes devem ter pelo menos quantos centímetros de espessura?

a) 10 cm.
b) 20 cm.
c) 30 cm.
d) 40 cm.

Questão 9

GUALIMP | Qual é o piso ideal para berçários?

a) Antiderrapante.
b) Liso.
c) Anti-impacto.
d) Vinílico.

Questão 10

VUNESP | A professora de uma turma de educação infantil levou as crianças para uma visita em uma praça que fica em frente à escola. Na praça, as crianças sentiram curiosidade por conhecer as características das árvores que se encontram nela e as dos instrumentos que o homem colocou ali para seu serviço: caixas de correio, bancos, recipientes, lixeiras, sinalização, nome e número das ruas, pelas lojas, monumentos e casas que nela confluem. De acordo com Piferrer (in: Arribas, 2004), exemplos como esse evidenciam, de maneira clara, o papel

a) integrador que adquire a descoberta do ambiente, incorpora conhecimentos de muitas disciplinas, e é assim que deveríamos apresentá-los às crianças.
b) e a importância do estudo segmentado dos ambientes natural e social, de modo a facilitar a transmissão de informação; para as crianças, deve-se ensinar separadamente temas como lugares, animais e plantas.
c) da espontaneidade das crianças, que deve ser estimulada; nesse sentido, o educador não deve fazer intervenções ou orientações, mas deixar que a criança descubra sozinha as respostas.
d) imprescindível do ensino sistematizado; o educador, ao alegar que parte da realidade das crianças, não contribui para o seu aprendizado, pois só apresenta aquilo que elas já conhecem.
e) de um planejamento estrito e adequado durante as saídas da escola, pois o exemplo da praça demonstrou falta de planejamento que gerou problemas devido à dispersão do grupo ou em virtude dos perigos implícitos naquele local.

Gabarito:

1) E 2) C 3) C 4) C 5) C 6) B 7) B 8) A 9) C 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Papel do Docente na Educação Escolarizada

No contexto da educação escolarizada, esta questão aborda o papel do docente como coautor do processo de aprendizagem dos estudantes. Destaca a importância do professor como mediador do conhecimento, fomentando a criatividade e intervindo para promover mudanças por meio do diálogo e da problematização.

Questão 2: Planejamento e Organização dos Espaços na Educação Infantil

Essa questão trata da flexibilidade no planejamento e na organização dos espaços na Educação Infantil. Destaca que a criança deve participar da organização da sala de aula, evidenciando a importância de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem, contrapondo a ideia de que a decoração não influencia no desenvolvimento das crianças.

Questão 3: Rotina na Educação Infantil

A questão aborda a importância da rotina na Educação Infantil como uma estrutura básica para o desenvolvimento das atividades cotidianas. Destaca a rotina como a espinha dorsal do planejamento pedagógico, sendo fundamental para organizar o tempo e o espaço da sala de aula, promovendo a segurança e a previsibilidade para as crianças.

Questão 4: Estimulação e Aprendizado na Educação Infantil

Essa questão enfatiza a importância da postura do professor na condução das atividades de rotina na Educação Infantil, ressaltando a necessidade de apoiar as crianças na construção de noções de identidade e subjetividade. Destaca também a relevância de proporcionar espaços planejados para estimular a exploração livre das crianças.

Questão 5: Papel da Creche no Desenvolvimento Infantil

Abordando o papel da creche no desenvolvimento da criança, a questão destaca a importância desse ambiente para criar condições que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural das crianças. Reforça a ideia de que a creche não é apenas um local de cuidados físicos, mas sim um espaço de socialização e aprendizagem.

Questão 6: Qualificação dos Espaços na Educação Infantil

Essa questão discute os aspectos necessários para viabilizar espaços qualificados nos pátios e áreas externas das instituições de Educação Infantil. Destaca a importância de oferecer espaços amplos, sombreados, que proporcionem privacidade e equilíbrio entre estruturação e liberdade para as crianças.

Questões 7, 8 e 9: Segurança e Conforto nos Ambientes de Berçário

Estas questões abordam aspectos relacionados à segurança e ao conforto nos ambientes de berçário, discutindo a distância entre os berços e colchonetes, a espessura ideal dos colchonetes e o tipo de piso mais adequado para esses ambientes, destacando a importância desses cuidados para garantir o bem-estar e a segurança das crianças.

Questão 10: Aprendizagem por Meio da Observação

Por fim, esta questão destaca a importância da aprendizagem por meio da observação do ambiente, evidenciando como experiências cotidianas, como uma visita à praça, podem proporcionar oportunidades ricas de aprendizado e integração de conhecimentos de diversas disciplinas, enfatizando a interdisciplinaridade na prática pedagógica.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Sabemos o quão importante é uma preparação sólida e eficaz para concursos na área de pedagogia. Por isso, gostaríamos de apresentar a você nosso material preparatório exclusivo, disponível em nossa página Mais de 1200 Questões. Este material contém uma ampla variedade de questões de conhecimentos pedagógicos, cuidadosamente selecionadas para abranger os principais temas abordados em concursos públicos.

Acesse o material preparatório agora mesmo clicando no link abaixo:

Mais de 1200 Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Além disso, para complementar sua preparação, recomendamos também nosso material Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório, que oferece milhares de questões adicionais e conteúdo teórico para você se preparar da melhor forma possível:

MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Invista em sua preparação e esteja pronto(a) para alcançar o sucesso em seus concursos de pedagogia!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Na busca pela excelência em sua preparação, é fundamental contar com materiais de estudo de qualidade em diversas áreas. Pensando nisso, selecionamos cuidadosamente uma lista de materiais que serão valiosos em sua jornada rumo ao sucesso em concursos e seleções. Confira abaixo:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório: Este material abrange os principais conceitos e teorias da pedagogia, essenciais para sua preparação.
  2. Educação Física – Concursos e Seleções: Um guia completo para quem busca se destacar em provas relacionadas à Educação Física.
  3. História – Concursos e Seleções: Domine os fatos históricos e conceitos fundamentais com este material específico para concursos.
  4. Geografia – Concursos e Seleções: Amplie seus conhecimentos geográficos e esteja preparado para qualquer desafio.
  5. Artes – Concursos e Seleções: Explore o mundo das artes e esteja pronto para responder questões sobre essa disciplina.
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções: Aprimore sua gramática, interpretação de texto e redação com este material completo.
  7. Filosofia – Concursos e Seleções: Compreenda os principais pensadores e correntes filosóficas para se sair bem nas provas.
  8. Pacote de Atividades: Um recurso essencial para enriquecer suas aulas e preparar seus alunos de forma eficaz.

Invista em seu conhecimento e potencialize sua preparação com esses materiais de estudo selecionados especialmente para você.

Cursos Para Provas de Títulos

Sabemos que a preparação para concursos e seleções envolve muitos aspectos, incluindo a realização de cursos para a obtenção de pontos na prova de títulos. É importante destacar que a maioria dos editais exige a comprovação desses cursos, e alguns até especificam que devem ser realizados antes mesmo da publicação do edital.

Por isso, é fundamental não deixar para a última hora a realização desses cursos. Além de garantir seus pontos na prova de títulos, estudar de forma antecipada permite que você absorva melhor os conteúdos e esteja mais preparado(a) para enfrentar os desafios do processo seletivo.

Nossa plataforma, Professor Preparado, oferece uma ampla gama de cursos na área da educação, todos com certificados válidos em todo o Brasil. Esses cursos são uma excelente oportunidade para enriquecer seu currículo e se destacar nos concursos e seleções.

Abaixo, listamos alguns cursos que podem ser especialmente úteis para sua preparação:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
  4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Não perca tempo! Invista em sua formação e esteja preparado(a) para alcançar seus objetivos profissionais.

Canal no YouTube

Além dos cursos para a prova de títulos, é essencial também se preparar para a prova de conhecimentos específicos, como os de pedagogia. Para ajudá-lo nessa jornada, nossa plataforma oferece uma variedade de recursos, incluindo nosso canal no YouTube, repleto de vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos.

Acesse nosso canal no YouTube e inscreva-se para receber atualizações regulares e dicas valiosas para sua preparação:

Acessar o Canal no YouTube

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário