Está se preparando para concursos e seleções na área da Educação Infantil? Então, este post é para você! Hoje vamos abordar questões de Educação Infantil, que são fundamentais para o seu conhecimento e preparo. Vamos discutir a importância de reconhecer as crianças como atores sociais, o papel do professor na organização do espaço e do tempo na educação infantil, estratégias de avaliação, propostas pedagógicas, teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano, e muito mais. Fique ligado e vamos juntos nos preparar da melhor forma para essas importantes etapas da sua carreira!
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Educação Infantil
Questão 1:
FEPESE | O Currículo Base da Educação Josefense sinaliza que se faz necessário garantir o reconhecimento das crianças como:
1. Atores sociais.
2. Sujeitos frágeis e incapazes.
3. Protagonistas.
4. Sujeitos de direitos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Questão 2:
FEPESE | A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil, consta no Currículo Base da Educação Josefense que:
1. Pensar, organizar e planejar o espaço físico é um dos papéis do professor da Educação Infantil.
2. Um espaço para a criança deve levar em consideração a diversidade de ritmos, de culturas, de desejos, de saberes.
3. O espaço precisa ser planejado de maneira igual para todas as crianças, pois na infância elas manifestam os mesmos desejos, necessidades, sentimentos, fantasias.
4. É importante planejar os espaços e momentos que possam permitir a privacidade, o movimento, a segurança, o aconchego, o conforto, a autonomia, o encontro entre parceiros, o compartilhamento, o conflito, a diversidade de propostas das crianças, a espontaneidade, a vivência dos seus medos, das suas alegrias, das suas frustrações, dos conflitos, enfim, das múltiplas dimensões que constituem o ser humano.
5. Os espaços na educação infantil precisam ser utilizados pelas crianças de forma participativa e autônoma, possibilitando-lhes realizar o exercício da escolha, da decisão, da diversidade, da proposição, da solidariedade, da cooperação, da tolerância, da diferença, (de idade, gênero, raça, etnia, cultura, credos, entre outras).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Questão 3:
FEPESE | Com relação ao processo de avaliação no contexto da Educação Infantil os documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação sinalizam que as propostas Pedagógicas para a Educação Infantil devem organizar suas estratégias de avaliação, por meio do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas nos cuidados e na educação para crianças:
a) Sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
b) Com o intuito de aferir as aprendizagens consolidadas em cada fase da creche e da pré-escola.
c) Com o objetivo de promover as crianças de um grupo para o outro.
d) Com a intenção de classificar as crianças e organizar os grupos de acordo com os interesses das crianças.
e) Com o objetivo de formar grupos homogêneos que possam favorecer tanto o desenvolvimento das crianças quanto a atividade de ensino dos docentes.
Questão 4:
FEPESE | De acordo com os documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação, é correto afirmar:
1. As Instituições de Educação Infantil, ao definir suas Propostas Pedagógicas, deverão explicitar o reconhecimento da importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, professores e outros profissionais, e a identidade de cada Unidade Educacional, nos vários contextos em que se situem.
2. As Instituições de Educação Infantil devem promover, em suas Propostas Pedagógicas, práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
3. As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil, ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual, devem buscar, a partir de atividades intencionais, em momentos de ações, ora estruturadas, ora livres e espontâneas, a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim com o provimento de conceitos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) É correta apenas a afirmativa 1.
b) É correta apenas a afirmativa 2.
c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Questão 5:
FEPESE | Qual teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano defende o pressuposto que brincar é a atividade principal da criança em idade pré-escolar?
a) Construtivista
b) Histórico-Cultural
c) Ambientalista
d) Essencialista
e) Psicanalista
Questão 6:
FEPESE | O Construcionismo pode ser entendido como um conjunto de ideias sobre o desenvolvimento e o uso da tecnologia em ambientes educacionais. Essa abordagem pedagógica se origina nos estudos de Seymour Papert (1928-2016) e é detalhada na obra “A Máquina das Crianças (1980)”. José Armando Valente é um pesquisador brasileiro que realizou estudos sobre o uso do computador na educação a partir dessa abordagem.
Quanto ao Construcionismo, é correto afirmar:
1. Orienta que o erro deve ser evitado no processo de aprendizagem.
2. Fundamenta-se no behaviorismo.
3. Considera o ciclo denominado descrição-execução-reflexão-depuração-descrição.
4. Teve início com a criação da linguagem de programação LOGO.
5. Enfatiza a transmissão de informações do computador para o indivíduo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Questão 7:
FEPESE | Certas tecnologias tiveram potencial transformador por estenderem as capacidades cognitivas dos seres humanos.
De acordo com Pierre Lévy (1999), as principais tecnologias da inteligência que mudaram os modos de gestão social do conhecimento pela humanidade ao longo do tempo foram:
a) a roda, a agricultura e a educação.
b) as armas, os medicamentos e a engenharia.
c) a carta, o e-mail e as redes sociais.
d) a coleta, a caça e a navegação.
e) a oralidade, a escrita e a informática.
Questão 8:
FEPESE | O ensino híbrido mescla o ensino presencial e o virtual dentro e fora da escola e já se consolidou como uma das tendências mais importantes para a educação no Século XXI. Michael Horn e Heather Staker apresentaram, em sua obra, um guia de referência para implementar o ensino híbrido em instituições de ensino.
Segundo estes pesquisadores reconhecidos, é correto afirmar que o ensino híbrido:
a) consiste em equipar as salas de aula com computadores.
b) é um programa de educação informal.
c) tem suas raízes no ensino on-line.
d) é realizado todo tempo pela internet.
e) tem atividades padronizadas para toda a classe.
Questão 9:
FEPESE | Repositórios educacionais como o Portal do Professor, Domínio Público, RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação), BIOE (Banco Internacional de Objetos de aprendizagem), entre outros, oferecem uma diversidade de conteúdos e recursos educacionais desenvolvidos para auxiliar as práticas pedagógicas docentes, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Nos repositórios educacionais encontramos Recursos Educacionais Abertos (REA).
Quanto aos REA, é correto afirmar que sempre são:
a) materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que podem ser redistribuídos por terceiros.
b) comercializados apenas em países onde a educação precisa de incentivos.
c) ambientes virtuais de aprendizagem voltados aos gestores da UNESCO envolvidos na elaboração de políticas públicas.
d) objetos de domínio privado licenciados de maneira fechada.
e) sinônimos de aprendizado on-line, EaD ou educação por meio de dispositivos móveis.
Questão 10:
FEPESE | Para desenvolver cada operação didática que faz parte do ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos e realizar algumas ações que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
Considerando a atividade docente, são ações esperadas do professor:
1. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
2. Preferência pelas provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
3. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
4. Participação em reuniões pedagógicas, encontros formativos, conselhos de classe e processos de elaboração do projeto pedagógico da escola.
5. Adoção de um único livro didático ou apostila que deve conter todos os conteúdos e atividades a serem trabalhados durante todo o ano letivo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O GABARITO
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Reconhecimento das crianças como protagonistas
No Currículo Base da Educação Josefense, é ressaltada a importância de reconhecer as crianças como protagonistas no processo educativo. Isso significa vê-las como atores sociais, sujeitos de direitos e capazes de participar ativamente de suas aprendizagens e da construção do conhecimento.
Questão 2: Organização do tempo e espaço na educação infantil
Na organização do tempo e do espaço na educação infantil, o Currículo Base da Educação Josefense destaca a importância de pensar, organizar e planejar o espaço físico de forma a considerar a diversidade de ritmos, culturas, desejos e saberes das crianças. O espaço deve ser planejado levando em conta a igualdade, a autonomia, o movimento, a segurança, entre outros aspectos relevantes para o desenvolvimento das crianças.
Questão 3: Avaliação na Educação Infantil
No contexto da Educação Infantil, as propostas pedagógicas devem organizar suas estratégias de avaliação por meio do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas nos cuidados e na educação para crianças, com o intuito de aferir as aprendizagens consolidadas em cada fase da creche e da pré-escola.
Questão 4: Propostas Pedagógicas na Educação Infantil
As Instituições de Educação Infantil, ao definir suas Propostas Pedagógicas, devem reconhecer a importância da identidade pessoal das crianças, suas famílias, professores e outros profissionais, promovendo práticas que integrem os aspectos físicos, emocionais, cognitivos, afetivos e sociais da criança. Além disso, as propostas pedagógicas devem buscar interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã.
Questão 5: Teoria do desenvolvimento humano
A teoria histórico-cultural defende que brincar é a atividade principal da criança em idade pré-escolar, enfatizando a importância do lúdico e das interações sociais no desenvolvimento infantil.
Questão 6: Construcionismo
O Construcionismo, baseado nos estudos de Seymour Papert, orienta que o erro faz parte do processo de aprendizagem e se fundamenta no ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição. Surgiu com a linguagem de programação LOGO e enfatiza a interação entre o indivíduo e a tecnologia, visando à construção de conhecimento.
Questão 7: Tecnologias da inteligência
Para Pierre Lévy, as principais tecnologias da inteligência que transformaram os modos de gestão social do conhecimento foram a oralidade, a escrita e a informática, destacando a importância da evolução tecnológica na história da humanidade.
Questão 8: Ensino híbrido
O ensino híbrido, que combina o presencial e o virtual dentro e fora da escola, é uma tendência importante para a educação no século XXI, segundo Michael Horn e Heather Staker. Diferente de equipar as salas de aula com computadores, o ensino híbrido visa integrar diferentes formas de ensino e aprendizagem para potencializar a educação.
Questão 9: Repositórios educacionais e REA
Os repositórios educacionais, como o Portal do Professor e o Domínio Público, oferecem recursos educacionais abertos (REA) que podem ser redistribuídos por terceiros em diferentes formatos e mídias, contribuindo para práticas pedagógicas inovadoras e acessíveis.
Questão 10: Ações esperadas do professor
Para desenvolver uma prática docente eficaz, o professor deve dominar os conteúdos da disciplina lecionada, utilizar métodos e procedimentos de ensino adequados, participar de atividades coletivas de formação e planejamento, e ser flexível na escolha de materiais didáticos e estratégias pedagógicas. Ter preferência por um único livro didático não condiz com uma prática educativa eficaz e diversificada.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Pacote de Questões de Concursos e Provas
Adquira agora o pacote com 200 questões de concursos e provas da área da educação disponíveis na página Questões de Concurso – Didática! Com esse material completo e atualizado, você poderá se preparar de forma eficiente para os desafios dos processos seletivos na área educacional.
No pacote, você encontrará questões sobre diversos temas, como metodologias de ensino, teorias pedagógicas, avaliação educacional, políticas públicas, inclusão escolar, entre outros assuntos relevantes para quem atua ou deseja atuar na área da educação.
Não perca a oportunidade de potencializar seus estudos e aumentar suas chances de sucesso nos concursos e provas da área da educação. Acesse a página Questões de Concurso – Didática e garanta já o seu pacote com 200 questões!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Se você está se preparando para concursos na área de pedagogia, encontrou o material perfeito para alcançar sua aprovação. Na página Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos, você terá acesso a um conteúdo completo, atualizado e de alta qualidade para potencializar seus estudos.
Com milhares de questões detalhadamente selecionadas e comentadas, você poderá testar seus conhecimentos, identificar suas dificuldades e aprimorar suas habilidades na área pedagógica. Além disso, o material é organizado de forma didática e intuitiva, facilitando seu aprendizado e otimizando seu tempo de estudo.
Não perca tempo e garanta agora mesmo seu acesso a esse conteúdo exclusivo que vai te ajudar a alcançar o sucesso nos concursos de pedagogia. Acesse a página e comece a se preparar de forma eficiente e eficaz. A sua aprovação está mais próxima do que você imagina!
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Quer se preparar para concursos e seleções na área da Educação e outras disciplinas? No site Professor Preparado você encontra uma variedade de materiais de estudo para te ajudar a alcançar seus objetivos.
Confira a lista de materiais disponíveis:
– Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório:
– Educação Física – Concursos e Seleções:
– História – Concursos e Seleções:
– Geografia – Concursos e Seleções:
– Artes – Concursos e Seleções:
– Língua Portuguesa – Concursos e Seleções:
– Filosofia – Concursos e Seleções:
– Pacote de Atividades:
Não perca tempo e invista no seu desenvolvimento profissional com os materiais de estudo do Professor Preparado. Aproveite essa oportunidade e se prepare da melhor forma para os desafios que estão por vir.
Cursos Para Provas de Títulos
É importante lembrar que a maioria dos editais de concursos públicos exigem a apresentação de cursos realizados como prova de títulos. Portanto, não deixe para a última hora a realização desses cursos, uma vez que alguns editais exigem que os cursos sejam feitos antes mesmo da publicação do edital.
Pensando em auxiliá-lo nesse processo de preparação, sugerimos os cursos em educação disponíveis na página Professor Preparado. Todos os cursos possuem certificados e são válidos em todo o Brasil, contribuindo para enriquecer o seu currículo e aumentar suas chances de sucesso nos concursos.
Abaixo, listamos alguns cursos de sugestão para você se preparar da melhor forma possível:
– Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas:
– Curso Educação Inclusiva – 100 Horas:
– Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas:
– Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas:
– Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas:
Invista em sua formação e esteja preparado para enfrentar os desafios que surgirem em sua carreira. Conte conosco para auxiliá-lo nesse processo de capacitação e crescimento profissional.
Canal no YouTube
Se você está se preparando para concursos na área de pedagogia, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube, onde temos diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Acesse o canal clicando aqui e não se esqueça de se inscrever para receber notificações de novos vídeos. Esperamos que nossos conteúdos te ajudem a se preparar da melhor forma possível!