Simulado Educação Infantil: Preparação gratuita para concursos na área da educação

Você que está se preparando para concursos e seleções na área da educação, certamente sabe da importância de estar por dentro dos temas relacionados à Educação Infantil. Este é um assunto fundamental para qualquer profissional que atua com crianças.

O simulado com as questões apresentadas a seguir são apenas um exemplo do que você pode encontrar em provas e seleções voltadas para a área da educação. Questões sobre avaliação na Educação Infantil, o desenvolvimento das crianças, trabalho com linguagens, autonomia moral, estabelecimento de regras na escola, limites na infância, desenvolvimento de conceitos, entre outros, são frequentes e exigem dos profissionais um conhecimento aprofundado sobre o desenvolvimento infantil.

Por isso, é essencial se preparar e estudar bastante para estar apto a responder essas e outras questões que podem surgir em concursos e seleções. Afinal, nosso objetivo é oferecer um ensino de qualidade e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. E isso só é possível com profissionais qualificados e atualizados.

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Simulado Educação Infantil

Questão 1: (Unifil) No que diz respeito à Educação Infantil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(_) A avaliação deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

(_) As brincadeiras lúdicas possibilitam vivenciar uma relação extrínseca onde a criança aprende a agir na expectativa apenas afetiva e não cognitiva.

(_) As brincadeiras lúdicas possibilitam as crianças desenvolver várias aptidões, dentre elas as linguagem oral e escrita.

(_) A rotina na Educação Infantil estabelece um tempo rígido para que a criança cumpra as atividades estabelecidas ou planejadas.

(_) A Educação Infantil é dividida em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3, um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

a) F – V – F – V– F.   b) V – V – V – F – V.
c) F – F – V – V – F.   d) V – F – V – F – V.

Questão 2: (Unifil) O movimento humano é a parte mais ampla e significativa do comportamento do ser humano. Ele é obtido por meio de três fatores básicos: os músculos, a emoção e os nervos, formados por um sistema de sinalizações que lhes permite atuar de forma coordenada. (BARROS & NEDIALCOVA, 1999, p.3) O movimento no desenvolvimento infantil tem uma função fundamental, principalmente nos primeiros estágios da criança onde esta não adquiriu a linguagem falada ainda. O movimento tem a função de (?). É por meio do movimento que a criança expressa suas sensações e manifesta o contato com o mundo ao seu redor.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

a) amamentação   b) comunicação
c) educação   d) intenção

Questão 3: (VUNESP) Oliveira (2002), em Educação Infantil: fundamentos e métodos, discorre a respeito do trabalho com múltiplas linguagens na educação infantil. De acordo com a autora, a respeito desse tema é correto afirmar que

a) as propostas pedagógicas para educação infantil precisam eleger como eixo principal a realização de atividades voltadas para desenvolver a postura de estudante, por exemplo, fazer fila, portar-se à mesa, escutar o professor, fazer com zelo e atenção às tarefas propostas.

b) se deve valorizar o protagonismo infantil e dar liberdade irrestrita às crianças, deixando-as ter autonomia para definir o que fazer e quando fazer, bem como para brincar como queiram, pois jogar é algo da natureza da espécie, não demandando suportes culturais ou intervenções.

c) a fim de explorar o papel construtivo da linguagem no desenvolvimento das crianças, necessita-se trabalhar com elas linguagens verbais, musicais, dramáticas e plásticas, entre outras, e dar-lhes oportunidade de imergir no mundo da cultura escrita pelo contato com livros e microcomputador.

d) para garantir a aprendizagem das crianças na educação infantil, deve-se escolher entre as áreas do conhecimento (como linguagem, matemática, artes, etc.) e áreas do desenvolvimento (motor, linguístico, cognitivo) e a partir dessas escolhas, deve-se determinar dias e horas para trabalhá-las.

e) é preciso abolir das escolas de educação infantil o trabalho com diferentes tipos de textos, ou ainda, o ensinar a ler ou escrever. Esses conteúdos serão trabalhados no ensino fundamental, e não deve a educação infantil antecipá-los ou apresentá-los para as crianças.

Questão 4: (Instituto AOCP) A necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil designa ao professor a tarefa de

a) sistematizar o ensino de forma que as experiências preparem a criança para enfrentar o ensino fundamental.
b) planejar a rotina escolar de modo que o cuidar sobreponha o educar nas situações espontâneas e dirigidas.

c) propor experiências que permitam à criança conhecer a si e ao outro e as relações dela com o mundo.
d) observar atentamente o comportamento da criança em sala de aula para posterior relato à família.
e) organizar situações que oportunizem à criança desenvolver-se enquanto aluno na escola.

Questão 5: (IBADE) Vivemos uma era em que se tornou desejável que os adultos considerem as vozes infantis para tomar decisões que dizem respeito às vidas das crianças. Isso diz respeito a levar em conta seus incômodos, suas vontades, limitações, sentimentos, emoções e, sobretudo, suas potencialidades, com o intuito de repensar e adequar atividades, espaços e programas a elas oferecidos; seja em casa, na escola, no bairro ou na comunidade.

Uma cultura ética com relação às vidas infantis passa por uma escuta atenta e sensível, possível a partir de algumas premissas, dentre elas:

a) a moralização de alguns valores esquecidos pela modernidade e mais de acordo com o civismo e a religião.
b) a realização de todos os desejos das crianças, para que cresçam sem traumas desnecessários.
c) o estabelecimento de vínculos de confiança e a observação respeitosa e não invasiva dos territórios infantis.
d) o rigor e a disciplina indispensáveis para uma educação realmente saudável e socializadora.


e) a adequação de uma educação sem autoridade e mais de acordo com os novos tempos.

Questão 6: (VUNESP) Autonomia moral significa querer deliberadamente, ou seja, com conhecimento de causa, o que a sociedade criou e nos impôs. Para Durkheim (apud La Taille; Oliveira; Dantas,1992), é correto afirmar que

a) o desenvolvimento moral das crianças depende da ação dos adultos, dos pais e, sobretudo, dos mestres da escola.
b) a educação moral deve se restringir a uma aula específica relacionada aos aspectos morais e éticos da sociedade.
c) o mestre deve ensinar uma moral imprecisa em decorrência das múltiplas facetas culturais existentes na sociedade.
d) o ensino da moral na escola deve ser isenta de modelos e exemplos, face à diversidade étnica e sociocultural.
e) a educação moral requer liberdade de escolha e autonomia evitando que seja uma condição imposta às pessoas.

Questão 7: (VUNESP) Para Vinha (1999), as regras combinadas na escola são muito mais importantes do que as regras necessárias. Mas elas têm só dois objetivos: garantir a justiça na classe e organizar os trabalhos. De acordo com Vinha (1999), no contexto escolar, geralmente, logo no início do ano, as regras são combinadas. Conforme a autora,

a) tal iniciativa é adequada, visto que o início das atividades acadêmicas é o momento propício para a criança conhecer as regras, de modo que possa compreendê-las e respeitá-las.

b) esses tratos contribuem na medida em que auxiliam os pais ou responsáveis a impor regras na educação de seus filhos, pois estão perdidos a respeito de como educar.

c) isso é inadequado porque as crianças são ainda muito pequenas para compreenderem regras combinadas e, quando ocorrem na escola, prejudicam o desenvolvimento integral dessas crianças.

d) as regras combinadas são importantes, pois sem elas, surgem os conflitos, porém precisam ser elaboradas pelos profissionais que têm conhecimento sobre desenvolvimento humano.

e) isso é inadequado, porque a criança precisa ter a necessidade dessa regra existir e sentir a necessidade dessa regra e, se colocadas no começo do ano, antecipa-se o processo.

Questão 8: (FUNDATEC) Segundo Zagury, a criança que não aprende a ter limites cresce com uma deformação na percepção do outro. Só ela importa, o seu querer, o seu bem-estar, o seu prazer. As consequências são muitas e frequentemente bem graves. São elas:

I. Falta de concentração.
II. Falta de capacidade de suportar quaisquer mínimas dificuldades.
III. Desrespeito pelo outro.
IV. Falta de persistência.
V. Desinteresse pelos estudos.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.   b) Apenas II.
c) Apenas II, III e IV.   d) Apenas III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.

Questão 9: (VUNESP) Ao explanar sobre o desenvolvimento dos conceitos na criança, Roseli Fontana afirma que os conceitos

a) se desenvolvem naturalmente, sendo determinados pela maturação orgânica, conforme exposto por Piaget.
b) se desenvolvem no processo de incorporação da experiência geral da humanidade, mediada pela prática, pela palavra, na interação com o outro.
c) são acessíveis a todos os membros das diferentes sociedades se desenvolvendo em todas as culturas de forma universal.
d) são analisados como categorias intrínsecas da mente, reflexo da experiência individual.
e) quando produzidos, levam a criança a abandonar as formas mais elementares em áreas do pensamento.

Questão 10: (VUNESP) É correto afirmar que a abordagem fenomenológica no estudo da infância

a) busca pensar a infância tendo como ponto de partida a própria experiência infantil.
b) considera a criança como ser biológico, debruçando-se sobre seu funcionamento neurofisiológico.
c) concentra investigações de cunho quantitativo, especialmente a partir de técnicas multifatoriais.
d) foi inaugurada por Jean Piaget, a partir da pro- posição da epistemologia genética.
e) deve mobilizar técnicas experimentais, tendo o pesquisador controle sobre as variáveis investigadas.

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Educação Infantil

Na Educação Infantil, a avaliação deve ser contínua e cumulativa, priorizando aspectos qualitativos e a evolução ao longo de todo o período. As brincadeiras lúdicas são essenciais para o desenvolvimento das crianças, estimulando várias aptidões, como linguagem oral e escrita.

Questão 2: Movimento infantil

No desenvolvimento infantil, o movimento desempenha um papel fundamental, especialmente nos primeiros estágios, antes da aquisição da linguagem falada. Através do movimento, as crianças expressam sensações e se conectam com o mundo ao seu redor.

Questão 3: Múltiplas linguagens na educação infantil

Para promover o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, é essencial trabalhar com diversas linguagens, como verbal, musical, dramática e plástica. Proporcionar contato com livros e recursos digitais também contribui para a imersão no mundo da cultura escrita.

Questão 4: Intencionalidade educativa na Educação Infantil

O professor na Educação Infantil deve propor experiências que permitam às crianças conhecer a si mesmas, aos outros e suas relações com o mundo. É importante imprimir intencionalidade educativa nas práticas pedagógicas, visando o desenvolvimento integral dos alunos.

Questão 5: Escuta e respeito às vozes infantis

Uma cultura ética em relação às vidas infantis passa pela escuta atenta e sensível das crianças, levando em consideração seus desejos, limitações e potencialidades. Estabelecer vínculos de confiança e observar o território infantil de forma respeitosa são premissas fundamentais.

Questão 6: Autonomia moral na infância

A autonomia moral na infância envolve a capacidade de fazer escolhas conscientes, sem imposições externas. A educação moral deve promover a liberdade de escolha e a autonomia, evitando que seja uma imposição aos indivíduos.

Questão 7: Regras combinadas na escola

As regras combinadas na escola têm como objetivo garantir a justiça na classe e organizar as atividades. Elas são importantes para evitar conflitos e estabelecer um ambiente propício ao aprendizado, devendo ser elaboradas por profissionais conhecedores do desenvolvimento humano.

Questão 8: Limites na infância

A ausência de limites na infância pode acarretar diversos problemas, como falta de concentração, dificuldade em lidar com desafios e desrespeito pelo outro. É fundamental que as crianças aprendam a respeitar limites desde cedo, contribuindo para um desenvolvimento saudável.

Questão 9: Desenvolvimento de conceitos na infância

Os conceitos na infância se desenvolvem a partir da interação com o meio e com os outros, mediados pela prática e pela linguagem. Eles não são determinados apenas pela maturação orgânica, mas sim resultado da experiência compartilhada e da interação social.

Questão 10: Abordagem fenomenológica na infância

A abordagem fenomenológica no estudo da infância parte da própria experiência infantil para compreender e analisar esse período da vida. Ela enfatiza a importância da subjetividade e das vivências das crianças, considerando suas perspectivas e experiências únicas.

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