Simulado Educação Integral: Baixe agora e responda questões de concurso

Você está se preparando para concursos e seleções na área da educação? Então este post é para você! Com o aumento da importância da Educação Integral no cenário educacional, é fundamental compreender a integralidade do processo de ensino-aprendizagem. Neste simulado, abordamos questões que envolvem as diversas dimensões da formação dos sujeitos, os diferenciais do dever de casa eficaz, as competências gerais da BNCC e muito mais. Fique por dentro e esteja preparado para garantir a qualidade da educação em todas as suas nuances.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Educação Integral

Questão 1:

Marinha (2022) | Segundo Jean-Claude Forquin (1993, apud SOUZA, 2015), qual acepção que entende a cultura como “um patrimônio de conhecimentos e competências, de instituições, de valores e de símbolos, constituído ao longo de gerações e característico de uma comunidade humana particular”?

a) Identitária.
b) Tradicional.
c) Universalista-Unitária.
d) Filosófica.
e) Descritiva.

Questão 2:

Marinha (2022) | De acordo com Cathy Vatterott (2010 apud BERGMANN, 2018), assinale a opção que apresenta os cinco “diferenciais” do dever de casa eficaz,

a) Apropriação, significância, interatividade, apelo estético e efetividade.
b) Competência, escolha, flexibilidade, envolvimento e responsabilização.
c) Eficiência, competência, finalidade, apelo estético e apropriação.
d) Finalidade, efetividade, interatividade, escolha e flexibilidade.
e) Competência, significância, eficiência, responsabilização e envolvimento.

Questão 3:

CETREDE (2021) | O Professor Phellipe conta que alunos e profissionais se mobilizaram para distribuir cestas básicas aos alunos em situação mais extrema.

O Professor relata o relacionamento necessário ao processo educacional que tem como característica a

a) amizade.


b) tolerância.
c) tomada de decisão.
d) execução.
e) empatia.

Questão 4:

VUNESP (2020) | Segundo o documento, A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, para Vygotsky, o que distingue o desenvolvimento biológico e psicológico dos animais mais evoluídos do desenvolvimento humano é a diferença que se estabelece entre as funções psicológicas naturais, que caracterizam os primeiros, e as funções psicológicas superiores, que aparecem somente com o ser humano. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento das funções psicológicas superiores

a) é decorrente do desenvolvimento biológico do indivíduo.
b) depende dos apoios externos que permitem aos sujeitos mediar um estímulo.
c) está diretamente ligado ao uso de objetos para ordenar internamente a informação.

d) permite que o indivíduo domine os sistemas simbólicos de forma mecânica e externa.
e) é fruto do desenvolvimento da cultura.

Questão 5:

Instituto AOCP (2020) | A avaliação na educação básica precisa ir além do desenvolvimento cognitivo. Outros conteúdos também devem ser avaliados como:

a) conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
b) conteúdos artísticos, de memorização e de costumes.
c) conteúdos conceituais, universitários e integradores.
d) conteúdos atitudinais, construtivistas e processuais.
e) conteúdos disciplinares, sociais e quantitativos.

Questão 6:

VUNESP (2020) | Para responder, leia o excerto a seguir.

“[…] nada mais são do que anteparos interpostos nas relações entre duas pessoas, onde uma tem uma predisposição desfavorável em relação à outra, por ser esta significativamente diferente, em especial quanto às condições preconizadas como ideais” (AMARAL in AQUINO, 1998)

A autora está definindo:

a) preconceito racial.
b) hierarquia nas relações.
c) barreiras atitudinais.
d) diversidade de concepções.
e) barreiras comportamentais.

Questão 7:

FGV (2023) | Leia o trecho a seguir.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tem como premissa a Educação Integral. O Currículo da Cidade, em todas as suas etapas, modalidades e formas de atendimento, orienta-se pela Educação Integral entendida como aquela que promove o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões como parte indissociável do processo de aprendizagem ao longo da vida e sua formação como sujeitos de direitos e deveres, comprometida com o exercício da cidadania.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Educação Integral: política São Paulo educadora. São Paulo: SME/COPED, 2020, p. 9.

As definições a seguir referem-se às dimensões para a formação dos sujeitos, de acordo com a concepção de Educação Integral, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Intelectual, refere-se a todo o processo de apropriação das linguagens, dos conhecimentos da matemática, da lógica, da tecnologia, da análise crítica, da “leitura do mundo” e da capacidade de acessar e produzir conhecimento.

b) Moral, refere-se ao conjunto de normas e padrões pessoais de conduta do indivíduo que o fazem distinguir entre o certo e o errado, de acordo com modelos de comportamento, para que possa relacionar-se e viver em sociedade.

c) Cultural, refere-se à diversidade das expressões simbólicas, incluindo as artes, as letras, os modos de vida, as formas de viver em comunidade, os sistemas de valores, costumes, crenças e ritos tradicionais e contemporâneos.

d) Emocional, refere-se às questões do autoconhecimento, da autoconfiança, da capacidade de interação e do sentimento de pertencimento, buscando romper a lógica do individualismo e da competitividade sem solidariedade.

e) Física, refere-se ao corpo no contexto multicultural, levando em conta a relação do corpo e suas emoções, superando o padrão psicobiológico, que vai além do autocuidado, da atenção à saúde e da prática de atividades físicas.

Questão 8:

FUNDATEC (2023) | Assinale a alternativa que apresenta os trechos corretos retirados de três das dez competências gerais da BNCC.

Compreender, utilizar e criar de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, e solidários.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) textos jornalísticos – essência do ser correto – nacionais, familiares, empresariais
b) tecnologias digitais – essência do ser correto – democráticos, inclusivos, sustentáveis
c) textos jornalísticos – diversidade humana – nacionais, familiares, empresariais
d) textos jornalísticos – essência do ser correto – democráticos, inclusivos, sustentáveis
e) tecnologias digitais – diversidade humana – democráticos, inclusivos, sustentáveis

Questão 9:

FUNDATEC (2023) | Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que contém o documento orientador nacional do qual ele faz parte.
Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.

a) Regulamento do Ensino Fundamental – Lei do Ensino Humano para o Brasil Democrático.
b) Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental – Base Nacional Comum Curricular.
c) Meta Obrigatória dos Anos Iniciais – Plano Nacional para a Educação Antirracista.
d) Diretrizes para a Tecnologia – Diretrizes para o Ensino Fundamental.
e) Artigo 21 – Constituição da Escola Brasileira.

Questão 10:

AVANÇASP (2023) | No PCN – Ensino Médio, Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, as Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Matemática a alternativa que não é uma habilidade de Investigação e compreensão é:

a) Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões, etc).
b) Selecionar estratégias de resolução de problemas.
c) Discutir ideias e produzir argumentos convincentes.
d) Produzir textos matemáticos adequados.
e) Distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.

GABARITO

1) A 2) C 3) E 4) E 5) A 6) C 7) B 8) E 9) B 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Cultura como patrimônio de uma comunidade

Segundo Jean-Claude Forquin, a cultura pode ser entendida como um patrimônio de conhecimentos e competências, de instituições, de valores e de símbolos, constituído ao longo de gerações e característico de uma comunidade humana particular. Nesse sentido, a cultura não se limita apenas a aspectos identitários ou tradicionais, mas envolve uma dimensão universalista-unitária.

Questão 2: “Diferenciais” do dever de casa eficaz

De acordo com Cathy Vatterott, os cinco “diferenciais” do dever de casa eficaz são: finalidade, efetividade, interatividade, escolha e flexibilidade. Esses elementos são essenciais para garantir que as tarefas de casa contribuam efetivamente para a aprendizagem dos alunos.

Questão 3: Relacionamento necessário ao processo educacional

O relacionamento necessário ao processo educacional, de acordo com o relato do Professor Phellipe, tem como característica a empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender suas necessidades e agir de forma solidária são fundamentais para promover um ambiente educacional acolhedor e favorável ao aprendizado.

Questão 4: Desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Para Vygotsky, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores está diretamente ligado ao uso de objetos para ordenar internamente a informação, mediando a relação entre estímulos e respostas. Essas funções são fruto do desenvolvimento da cultura e não apenas do desenvolvimento biológico do indivíduo.

Veja mais em: Vygotsky em Concursos de Pedagogia

Questão 5: Avaliação na educação básica

Além do desenvolvimento cognitivo, a avaliação na educação básica precisa considerar também os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais dos alunos. Avaliar essas diferentes dimensões é essencial para garantir uma formação integral e abrangente.

Veja mais em: Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior em Concursos de Pedagogia

Questão 6: Definição de barreiras atitudinais

Segundo o excerto apresentado, as barreiras atitudinais nada mais são do que anteparos interpostos nas relações entre duas pessoas, gerados por predisposições desfavoráveis baseadas em diferenças significativas. Essas barreiras podem dificultar a comunicação e a interação entre os indivíduos.

Questão 7: Dimensões para formação de sujeitos na Educação Integral

De acordo com a concepção de Educação Integral, as dimensões para formação dos sujeitos incluem aspectos intelectuais, morais, culturais, emocionais e físicos. Essas dimensões são essenciais para promover o desenvolvimento integral dos estudantes e prepará-los para exercerem sua cidadania de forma plena.

Veja mais em: Metodologia de Ensino de Educação Integral

Questão 8: Competências gerais da BNCC

Entre as competências gerais da BNCC, destacam-se a capacidade de utilizar as tecnologias digitais de forma crítica e ética, o cuidado com a saúde física e emocional, e a ação pessoal e coletiva pautada em princípios éticos e solidários. Essas competências visam preparar os estudantes para atuarem de forma autônoma e responsável na sociedade.

Veja mais em: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Concursos de Pedagogia

Questão 9: Documento orientador nacional

O trecho apresentado faz parte das Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental, que são parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas competências visam orientar o desenvolvimento curricular no ensino de Ciências Humanas, promovendo uma formação integral e contextualizada dos estudantes.

Questão 10: Habilidades de Investigação e compreensão em Matemática

Dentre as habilidades de Investigação e compreensão em Matemática, destacam-se a capacidade de identificar o problema, selecionar estratégias de resolução, discutir ideias e produzir argumentos convincentes e produzir textos matemáticos adequados. No entanto, a habilidade de distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos não se enquadra nesse contexto.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Pacote de Questões de Concursos e Provas

O pacote de 200 questões de concursos e provas da área da educação disponível na página Questões de Concurso – Didática é a ferramenta ideal para quem deseja se preparar de forma eficiente e completa para os desafios do universo educacional.

Com perguntas criteriosamente selecionadas e abrangendo os mais diversos temas relacionados à didática, esse material é ideal tanto para quem está iniciando sua jornada de estudos quanto para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos.

Com esse pacote de questões, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades e testar seus conhecimentos, garantindo uma preparação sólida e eficaz para os concursos e provas da área da educação. Acesse agora mesmo a página Questões de Concurso – Didática e baixe o seu simulado!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Se você está se preparando para um concurso na área de Pedagogia, não pode deixar de conferir o material disponível na página MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Com uma variedade de questões atualizadas e criteriosamente selecionadas, esse material é o seu aliado na busca pela tão sonhada aprovação.

Com exercícios que abrangem os mais diversos temas da pedagogia, como teorias educacionais, propostas pedagógicas, legislação educacional, psicologia da aprendizagem e muito mais, você terá a oportunidade de testar e aprimorar seus conhecimentos, aumentando suas chances de sucesso no certame.

Não perca tempo e confira agora mesmo o material disponível em MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. A sua aprovação está mais perto do que você imagina! Acesse o link e garanta já o seu sucesso profissional na área da Pedagogia.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

O Professor Preparado oferece uma variedade de materiais de estudo de diversas áreas para auxiliar os professores em sua preparação para concursos e seleções. Abaixo, você encontra links para acessar os materiais disponíveis:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Aproveite esses materiais de qualidade para potencializar seus estudos e se preparar da melhor forma possível para os desafios que virão!

Cursos Para Provas de Títulos

É fundamental estar atento aos requisitos exigidos nos editais dos concursos públicos, uma vez que a maioria deles pede a comprovação de cursos realizados como prova de títulos. Muitas vezes, esses cursos precisam ser feitos antes mesmo da publicação do edital, por isso é importante se antecipar e não deixar para a última hora.

Pensando nisso, gostaríamos de sugerir os cursos em educação disponíveis em nossa plataforma Professor Preparado. Todos os cursos possuem certificados e são reconhecidos em todo o Brasil, o que pode ser um diferencial para sua progressão na carreira e sua preparação para os concursos públicos.

Abaixo, listamos alguns cursos de destaque que podem contribuir significativamente para seu currículo e sua prática como educador:

1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
5. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Não perca tempo e invista em sua formação profissional, garantindo melhores chances de sucesso nos concursos públicos e na sua carreira como educador. Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário.

Canal no YouTube

Confira o canal Questões Concurso Pedagogia no YouTube, onde você encontrará diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Acesse o canal e se inscreva para receber atualizações: acessar canal.

Esperamos que os vídeos sejam úteis para seus estudos!

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário