Simulado Formação Continuada: 10 questões de concurso para praticar

Prezados professores e profissionais da educação que irão enfrentar concursos e seleções, o tema central do simulado da vez e hoje é a formação continuada dos docentes. Sabemos que a constante atualização e aprimoramento das práticas pedagógicas são essenciais para o sucesso da implementação dos currículos e para o desenvolvimento dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outras diretrizes destacam a importância da formação contínua dos professores, reconhecendo que a graduação não os prepara completamente para todas as demandas da docência.

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Simulado Formação Continuada

01. (Instituto Consulplan) O planejamento, a execução e o acompanhamento da formação continuada são ações essenciais para a implementação dos currículos, considerando a necessidade de aprimoramento das práticas pedagógicas nas instituições educativas. Para tanto, faz-se necessário um planejamento com muita intencionalidade, que envolva os diversos atores da rede, levando em consideração o papel da formação contínua como um direito que deve ser assegurado no cotidiano das instituições educativas, por isso destaca-se a importância da BNCC como orientadora do Parecer no 14/2020, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica, pois reconhece que o professor não sai da graduação competente em todos os aspectos da docência. Acerca do exposto, considera-se cinco características comuns às formações efetivas e continuadas dos professores: “foco no conhecimento pedagógico do conteúdo”; “uso de metodologias ativas de aprendizagem”; “trabalho colaborativo entre pares”; “duração prolongada da formação e coerência sistêmica”. Sobre o “trabalho colaborativo entre pares” como prática de formação continuada, assinale a afirmativa correta.

a) Possibilita uma formação efetiva de professores quando consegue propiciar que profissionais da mesma área de conhecimento, ou que atuem com as mesmas turmas, dialoguem e reflitam sobre aspectos da própria prática. E, ainda, se torna realmente eficaz quando é mediado por um colega avançado, ou seja, um professor com nível de senioridade maior e que, por isso, seja capaz de problematizar a prática docente e dar suporte à melhoria contínua dos profissionais envolvidos na formação.

b) Representa a combinação do conteúdo e pedagogia, no entendimento de como tópicos específicos, problemas ou questões são organizados, representados e adaptados para os diversos interesses e aptidões dos alunos, e apresentados no processo educacional em sala de aula. O foco da formação pressupõe o desenvolvimento de discernimento de como os estudantes aprendem, no uso de estratégias diferentes para garantir o aprendizado de todos, e na ampliação do repertório do professor que o permita compreender o processo de aprendizagem dos conteúdos por parte dos estudantes.

c) Possibilita a formação de professores, dos docentes das licenciaturas e dos cursos de pedagogia, cuja titulação situa-se em nível de pós-graduação por exigência legal. A docência formadora de professores, pautada nos presentes critérios de qualidade, pode propiciar aos futuros docentes experiências de aprendizagem análogas àquela que se espera que o professor propicie a seus alunos da educação básica. Faz-se necessário considerar, também, as peculiaridades da formação continuada para docentes que atuam em modalidades específicas, como Educação Especial, do Campo, Indígena, Quilombola, Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que se constituam campos de atuação que exijam saberes e práticas contextualizadas.

d) Possibilita ao professor formar sujeitos autônomos em sala de aula, pois se mostram efetivas na melhoria da prática docente considerando o formador como facilitador do processo de construção de aprendizados que acontecem entre e com os próprios participantes. Entre as diferentes atividades que constituem do uso dessa estratégia estão a “pesquisa-ação”, o processo de construção de materiais para as aulas, o uso de artefatos dos próprios discentes para reflexão docente, o aprendizado acerca do planejamento de aulas dos professores, dentre outras atividades. Deve-se, ainda, destacar o estudo dos fundamentos da educação, vinculando esses conteúdos à investigação, compreensão e solução de problemas reais dos estudantes e da comunidade escolar.

02. (Instituto Consulplan) Compreender a avaliação como orientadora do processo de aprendizagem pressupõe que ela seja vista como uma ferramenta para a revisão do que estamos propondo no planejamento de ensino, na perspectiva curricular, mas, também, da gestão da escola e da rede. Considerando o tema avaliação da aprendizagem, a BNCC ressalta a importância de acompanhar o conjunto de práticas e interações e também as aprendizagens dos bebês e crianças: […] realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. […]

(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Adaptado.)

Considerando o exposto e que cada etapa do ensino requer diferentes perspectivas de acompanhamento de aprendizagens, acerca da educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) É uma experiência especialmente desafiadora, pois a perspectiva do trabalho com os campos de experiências demanda um acompanhamento contínuo e processual do desenvolvimento e das aprendizagens dos bebês e das crianças bem pequenas e pequenas.

b) Utiliza-se múltiplos relatórios e observações que ajudam o educador a construir o seu cotidiano pedagógico, refletindo sobre suas ações, sobre os contextos oferecidos e as experiências vivenciadas pelos pequenos, bem como sobre novas possibilidades de ofertas.

c) São necessários registros individualizados que favoreçam o olhar sensível para a singularidade de cada um e para as suas relações e interações com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para cada faixa etária, considerando os campos de experiência.

d) Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos), é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado, com a intenção de seleção, ou promoção de crianças para o período ou nível seguinte da modalidade da educação básica.

03. (Instituto Consulplan) Competências profissionais docentes para a formação continuada pressupõem, por parte dos professores, o desenvolvimento das competências gerais dispostas na Base Nacional Comum para a Formação Inicial, as quais são essenciais para a promoção de situações favoráveis para a aprendizagem significativa dos estudantes, o desenvolvimento de competências complexas e para a ressignificação de valores fundamentais na for- mação de profissionais autônomos, éticos e competentes. Segundo Shulman (2014), as competências específicas e as habilidades para a formação docente continuada também estão estruturadas nas três dimensões e fundamentam-se nas categorias da base do conhecimento, visto que é exigido do professor sólido conhecimento dos saberes constituídos, das metodologias de ensino, dos processos de aprendizagem e da produção cultural local e global, objetivando propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos. São fundamentais e de modo interdependente se integram e se complementam na ação docente no âmbito da educação básica. As competências específicas se referem a três dimensões fundamentais, EXCETO:

a) Prática profissional.
b) Engajamento profissional.


c) Alfabetização profissional.
d) Conhecimento profissional.

04. (Instituto Consulplan) A observação de aulas permite aceder, dentre outros aspectos, as estratégias e as metodologias de ensino utilizadas, as atividades educativas realizadas, ao currículo implementado e as interações estabelecidas entre professores e alunos. No contexto internacional, a observação de aulas assume diferentes tipologias “informais ou formais”, de acordo com a cultura de cada instituição e os processos estabelecidos para o desenvolvimento profissional e a avaliação do desempenho dos professores. Existem situações de observação e feedback com carácter informal e com caráter formal. Considerando o aspecto formal de observação de aulas, infere-se que possibilita um(a):

a) Detecção mais atempada de casos problemáticos.
b) Melhor conhecimento das competências e das práticas de cada docente.
c) Avaliação global do processo, tendo em vista o estabelecimento de ações e metas de desenvolvimento e aprendizagem.
d) Diminuição da ansiedade dos professores ao longo do tempo, tornando as observações mais produtivas e menos intrusivas.

05. (Instituto Consulplan) Uma gestão escolar global e integrada, em todos os sentidos, tem como componente a construção de um conhecimento integrador das disciplinas e que insere os conhecimentos particulares em um todo social e histórico mais amplo. Nesse contexto, a formação continuada do professor deve habilitá-lo, epistemicamente, a transitar por conhecimentos estruturalmente mais complexos e inserir a sua disciplina em um todo maior. Diante do exposto, considerando uma educação de qualidade, a escola deve desenvolver um programa de formação dos professores para, EXCETO:

a) Capacitar os professores no quadro institucional, possibilitando-o a dialogar com outras áreas do saber e com conhecimentos universais e focados na interdisciplinaridade.
b) Promover uma formação moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo).
c) Permitir uma atualização constante para que desempenhe um papel determinante no contexto de modernização permanente e acelerada, devendo ser vista por todos como um instrumento valioso.
d) Possibilitar uma boa estrutura didática e administrativa do ensino, prevendo um sistema de aperfeiçoamento do professor em serviço no contexto de sua própria instituição e integrado às demais atividades da escola.

06. (Instituto Consulplan) Sendo o currículo uma prática tão complexa, há enfoques diversos e distintos graus de aprofundamento. No entanto, todas as concepções revelam posicionamentos de valor. É natural que seja assim, pois, como todo trabalho pedagógico se fundamenta em pressupostos de natureza filosófica, a escola e o professor tornam evidentes suas visões de mundo, assumindo posturas mais tradicionais ou mais libertadoras no desenvolvimento do currículo. Alguns estudos realizados sobre currículo a partir das décadas de 1960 a 1970 destacam a existência de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Esses níveis servem para fazer a distinção de quanto o aluno aprendeu ou deixou de aprender.

(Moreira; Silva, 1997).

Considerando os níveis de currículo, analise as afirmativas a seguir.

I. “O currículo (?) é o que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos, a cada dia, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.”
II. “O currículo (?) refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.”


III. “Currículo (?) é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.
Representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepções que vigoram no meio social e escolar.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

a) I. real II. formal III. oculto
b) I. formal II. oculto III. real
c) I. oculto II. real III. formal
d) I. oculto II. formal III. real

07. (Instituto Consulplan) A gestão democrática é formada por diferentes ações: formação do Conselho Escolar; elaboração do Projeto Político-Pedagógico de maneira coletiva e participativa; determinação e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes e equipe técnica. Dessa forma, com a democratização da gestão, é ampliada a participação das pessoas. Segundo Libâneo (2001, p. 115), as escolas podem traçar seu próprio caminho envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade próxima que se tornam corresponsáveis pelo êxito da instituição. É assim que a organização da escola se transforma em instância educadora e espaço de trabalho coletivo e aprendizagem. A participação influencia na democratização da gestão, através de cinco elementos constitutivos, que são mobilizados para atingir os objetivos escolares. Considerando tais elementos constitutivos, bem como as ações do gestor escolar para atingir a gestão democrática e participativa, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Planejamento.
2. Organização.
3. Direção e coordenação.
4. Formação continuada.
5. Avaliação.

(  ) Viabilização das condições para a realização do que foi idealizado, pela qual se dá a racionalização de recursos físicos, materiais, financeiros, os meios pelos quais se asseguram a efetividade dos processos de ensino-aprendizagem, criando e viabilizando as condições e modos para se realizar o que foi planejado.

(  ) Implica o exercício da iniciativa, ou seja, é a atividade de direcionamento do esforço coletivo do pessoal, tratando do desenvolvimento propriamente dito dos processos constitutivos. Dessa forma, as funções de direção envolvem a mobilização, lide- rança, motivação, comunicação, bem como a capa- cidade de interação de cada um dos participantes envolvidos nesses processos.

(  ) Possibilita um bom planejamento dos horários de trabalho coletivo, juntamente com a presença de um pedagogo mediador, para que a equipe possa cada vez mais buscar ampliar o conhecimento, pois o profissional bem estruturado dentro do ambiente de trabalho é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria da qualidade de ensino.

(  ) Comprova o funcionamento da escola, baseado em dados e informações coletados através de processos e instrumentos diversificados, para verificar se os objetivos estão sendo efetivamente alcançados. Assim como a análise qualitativa de dados e informações são importantes, a apreciação valorativa de formas diferenciadas de medidas com critérios definidos previamente, também os são.

(  ) Implica no ato de antecipar decisões, prevendo as orientações e as ações para atingir os objetivos. Entende-se que não pode ser conduzido de forma centralizadora para se instituir uma cultura democrática e participativa nos processos desenvolvidos na escola, pois uma gestão democrática se constrói com o envolvimento de todos os representantes da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação.

A sequência está correta em
a) 1, 3, 2, 4, 5.   b) 2, 3, 4, 5, 1.
c) 3, 4, 5, 1, 2.   d) 3, 2, 1, 4, 5.

08. (Instituto Consulplan) As avaliações em larga escala ou externas, como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Educandos), favorecem a análise de um cenário, constituindo-se em subsídios, especialmente para políticas públicas nacionais, estaduais e municipais. As escolas podem e devem refletir sobre esses indicadores, mas é importante lembrar que eles capturam uma “fotografia momentânea” do contexto de aprendizagem dos educandos e que, não necessariamente, refletem as aprendizagens de parte do currículo, ou seja, os conhecimentos passíveis de serem avaliados nesse tipo de teste, sem que o resultado reflita a realidade integral da rede ou escola. Diante do exposto, um planejamento do processo avaliativo deverá considerar as finalidades de:

I. Proporcionar aos educandos a compreensão sobre seu processo de aprendizagem, criando as condições para que sejam mapeados experiências, saberes, competências e interesses.

II. Apoiar os gestores escolares no planejamento de ações e políticas ajustadas para a ampliação das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos e para cada um.

III. Qualificar e apoiar a elaboração de políticas públicas que buscam desenvolver e garantir educação de qualidade com equidade, trazendo evidências sobre a educação ofertada, transparência para a sociedade e senso de responsabilidade para gestores.

IV. Proporcionar às famílias/responsáveis um acompanhamento dos principais marcos de aprendizado e desenvolvimento dos alunos, criando condições para conversas sobre o papel de todos na ampliação da aprendizagem, apoiando-se, por exemplo, na documentação pedagógica.

V. Prover aos professores subsídios para atuarem a partir dos insumos colhidos no acompanhamento da aprendizagem, através do diagnóstico pelo acompanhamento da avaliação durante o período de ensino; ou, ao final de um, a somativa, a fim de que possam pensar nas estratégias mais adequadas ao apoio do educando.

Está correto o que se afirmar em

a) I, II, III, IV e V.   b) I, IV e V, apenas.
c) II, III e V, apenas.   d) I, II, III e IV, apenas.

09. (Instituto Consulplan) A avaliação é uma das atividades que ocorrem dentro de um processo pedagógico. Esse processo inclui outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, dentre outros. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que esse estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

(Fernandes, 2007, p. 20.)

Diante do exposto e, considerando as funções da avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. “A avaliação é (?) quando classifica os resultados da aprendizagem alcançados pelos alunos de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos.”

II. “A avaliação é (?) quando constata se os objetivos estabelecidos foram alcançados pelos alunos. É nesse momento que também se fornece dados para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.”

III. “A avaliação tem a função (?) quando informa ao professor o nível de conhecimentos e habilidades nas quais os alunos se encontram, ou seja, quando verifica a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens e detecta dificuldades específicas de aprendizagem tentando identificar suas causas.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

a) I. formativa II. diagnóstica III. somativa
b) I. somativa II. formativa III. diagnóstica
c) I. diagnóstica II. somativa III. formativa
d) I. formativa II. somativa III. diagnóstica

10. (Instituto Consulplan) O currículo representa muito mais do que um programa de estudos, um texto em sala de aula ou o vocabulário de um curso. Mais do que isso, ele representa a introdução de uma forma particular de vida; ele serve, em parte, para preparar os estudantes para posições dominantes ou subordinadas na sociedade existente. O currículo favorece certas formas de conhecimento sobre outras e afirma os sonhos, desejos e valores de grupos seletos de estudantes sobre outros grupos, com frequência discriminando certos grupos raciais, de classe ou gênero.

(Mclaren, 1977, p. 216.)

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Os currículos escolares transcendem os guias curriculares.
b) A seleção de conteúdos e procedimentos que irão compor o currículo é um processo político
c) O currículo é um conjunto de objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem e avaliação.
d) O currículo escolar não lida apenas com o conhecimento escolar, mas com diferentes aspectos da cultura.

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 01: Formação Continuada de Professores

A formação continuada de professores é essencial para a implementação dos currículos e o aprimoramento das práticas pedagógicas nas instituições educativas. Dentre as características comuns às formações efetivas e continuadas dos professores, destaca-se o “trabalho colaborativo entre pares”, que possibilita uma formação efetiva quando profissionais dialogam e refletem sobre aspectos da própria prática. Esse tipo de formação se torna realmente eficaz quando é mediado por um colega avançado, capaz de problematizar a prática docente e dar suporte à melhoria contínua dos profissionais envolvidos na formação.

Questão 02: Avaliação na Educação Infantil

Na educação infantil, a avaliação da aprendizagem demanda um acompanhamento contínuo e processual do desenvolvimento e das aprendizagens dos bebês e crianças. A utilização de múltiplos relatórios e observações auxilia os educadores a refletir sobre suas práticas e a construir um cotidiano pedagógico que considere as experiências vivenciadas pelos pequenos. Os registros individualizados favorecem o olhar sensível para a singularidade de cada criança e suas interações, promovendo o desenvolvimento adequado dentro dos campos de experiência.

Questão 03: Competências Docentes para Formação Continuada

As competências profissionais docentes para a formação continuada pressupõem o desenvolvimento de competências gerais e específicas necessárias para a promoção de situações favoráveis para a aprendizagem significativa dos estudantes. Dentre as competências específicas para a formação docente continuada, não se inclui a “Alfabetização profissional”, uma vez que as competências necessárias não se restringem apenas à alfabetização, mas englobam um conjunto mais amplo de habilidades.

Questão 04: Observação de Aulas

A observação de aulas permite acessar diferentes aspectos do processo educativo, como estratégias de ensino, atividades realizadas e interações entre professores e alunos. No contexto formal de observação de aulas, essa prática possibilita a avaliação global do processo, estabelecendo ações e metas de desenvolvimento e aprendizagem a partir do que é observado durante as aulas.

Questão 05: Gestão Escolar e Formação de Professores

A gestão escolar global e integrada inclui a construção de um conhecimento integrador das disciplinas e a formação continuada dos professores para capacitá-los a inserir seus conhecimentos em um todo social e histórico mais amplo. Nesse sentido, a escola deve desenvolver um programa de formação dos professores que promova a interdisciplinaridade e a atualização constante, contribuindo para a modernização e qualidade do ensino.

Questão 06: Níveis de Currículo

Os níveis de currículo são fundamentais para compreender o que os alunos aprendem ou deixam de aprender. Esses níveis incluem o currículo formal, estabelecido pelos sistemas de ensino; o currículo real, vivenciado diariamente em sala de aula; e o currículo oculto, que se reflete nas influências que afetam a aprendizagem e o trabalho dos professores.

Questão 07: Elementos Constitutivos da Gestão Democrática

A gestão democrática na escola envolve ações como planejamento, organização, direção e coordenação, formação continuada e avaliação. Esses elementos constitutivos são mobilizados para atingir os objetivos escolares de forma participativa e coletiva, envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade na tomada de decisões e definição de metas e estratégias de ação.

Questão 08: Finalidades da Avaliação em Larga Escala

As avaliações em larga escala favorecem a análise do cenário educacional, subsidiando políticas públicas e ações nas escolas. Tais avaliações têm finalidades como proporcionar o acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes, apoiar gestores escolares no planejamento de ações, qualificar políticas públicas, envolver as famílias no acompanhamento dos alunos e oferecer subsídios aos professores para atuarem com base nos resultados da avaliação.

Questão 09: Funções da Avaliação no Processo Pedagógico

A avaliação no processo pedagógico desempenha diversas funções, como a classificação dos resultados da aprendizagem, a constatação do alcance dos objetivos estabelecidos e a verificação do nível de conhecimentos e habilidades dos alunos. A avaliação pode ser formativa, diagnóstica e somativa, contribuindo para o acompanhamento do desenvolvimento do estudante e o planejamento de ações educativas futuras.

Questão 10: O Currículo na Perspectiva Política

O currículo escolar vai além de um programa de estudos e representa a introdução de uma forma particular de vida. Ele reflete valores, sonhos e desejos de grupos seletos sobre outros grupos, podendo reforçar desigualdades sociais, raciais e de gênero. Portanto, o currículo é um processo político que não se limita apenas aos conteúdos escolares, mas aborda diferentes aspectos da cultura e influencia as posições dos estudantes na sociedade.

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