Simulado Fundamentos da Educação

Material Para Concurso

Assunto: Simulado Fundamentos da Educação

1.A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.
A função da educação, em uma abordagem marxista, é, exclusivamente, a reprodução social.
Certo
Errado

2. Em relação aos fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
a)Rousseau contribuiu de forma determinante para a constituição da pedagogia moderna ocidental.
b)A corrente empirista contribuiu para a ideia de que o aluno é um sujeito passivo às estimulações ambientais.
c)A perspectiva construtivista defende a ideia de que o aluno constrói o seu conhecimento a partir de interações com o meio.
d)Comenius foi considerado o fundador da didática moderna.
e)Froebel exerceu grande influência na estruturação das escolas de nível médio, na Europa e na América Latina.

3. Ao examinar os fundamentos da educação, não se pode deixar de considerar os conhecimentos elaborados pela filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) A ação pedagógica prescinde de reflexão filosófica.
b) A compreensão dos valores e dos conceitos que garantem a ação pedagógica independe da filosofia.
c) A estrutura de uma proposta pedagógica deve ser puramente pedagógica. Nesse contexto, as pressuposições e as proposições filosóficas são elementos tangenciais.
d) Embora a filosofia forneça sua própria visão acerca do homem, isso não interfere na ação pedagógica.
e) A filosofia fornece à educação uma reflexão crítica a respeito da realidade na qual ela está situada.

4. No que diz respeito aos fundamentos da educação, a “Didática Magna”, escrita por João Amos Comênio, é considerada como método pedagógico para ensinar:
a) Tudo a todos
b) Preferencialmente os conteúdos morais.
c) Somente o que a criança quer aprender.
d) Somente os conteúdos de ordem relacional.
e) Exclusivamente os conteúdos da aritmética e da língua escrita.

5.A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.
A concepção da educação como técnica social, desenvolvida por Karl Mannheim, difere da função da educação como integração social apresentada por Durkheim. Para Mannheim, a função da educação é a transformação social, enquanto, para Durkheim, esta deve reforçar as características já existentes na sociedade.
Certo
Errado

6. “Não é nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade.” (Luckesi, 1994, p. 31). Com base nesta declaração, é CORRETO afirmar:
a)As relações entre Educação e Filosofia são naturais, já que a educação é um processo de perpetuação da cultura e à Filosofia cabe dar sentido a essa cultura.
b)A relação entre Educação e Filosofia é desnecessária, uma vez que a ação educativa consciente se pauta na realidade histórica e social.
c)A relação entre Educação e Filosofia se dá na reflexão sobre o modelo ideal de homem e de sociedade, que é dado por essa sociedade, cabendo à educação e à Filosofia concretizá-lo.
d)As relações entre Educação e Filosofia são indissociáveis, pois a educação é uma prática que se caracteriza por uma preocupação, uma finalidade a ser atingida, enquanto a Filosofia é a reflexão sobre os fundamentos, pressupostos e conceitos que orientam a educação.

7. No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.
Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades.
Certo
Errado

8. No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem.
Certo
Errado

9.Acerca do entendimento da educação como fator de desenvolvimento econômico e social, é correto afirmar:
a) Nos documentos nacionais e internacionais que expressam fundamentos, diretrizes e linhas de ação de política educacional para a juventude, a convivência no trabalho e a participação em movimentos sociais são considerados processos formativos.
b) Na literatura concernente às políticas públicas, o grau de escolaridade é desconsiderado como fator que possibilita a superação da desigualdade social.
c) Em setores da sociedade, tais como agências multilaterais, órgãos federais e estaduais, instituições governamentais e não governamentais, a única mobilização existente em prol da educação gira em torno da definição de parâmetros e critérios para políticas voltadas à infância.
d) Diante da importância do conhecimento científico e tecnológico e da qualificação de mão de obra como requisitos para o crescimento econômico de países industrializados, os investimentos em educação são capazes, por si só, de impedir o desemprego e a concentração de renda.

10.De acordo com Almeida, em seu artigo Educação à distância no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas, o relato/parecer de Gouveia e Bizzo à Câmara de Educação Básica/CNE define os pressupostos básicos para o desenvolvimento de uma educação à distância de qualidade.
Dentre as alternativas apresentadas, assinale a que está em DESACORDO com os princípios destacados por esses autores.
a)Os profissionais que compõem a equipe interdisciplinar responsável pelo curso devem participar de todas as etapas do curso.
b)Os docentes precisam ser preparados para manter a coerência entre sua atitude nas interações e as intenções, concepções e objetivos do curso.
c)O aluno precisa sentir-se só para que possa desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma e adequada às suas necessidades individuais.
d)Desde o princípio, o aluno deve conhecer as intenções e os objetivos do curso, as etapas previstas, a metodologia de desenvolvimento e as formas de avaliação.
e)O conteúdo desenvolvido deve favorecer a aprendizagem do aluno, partindo de suas necessidades, expectativas e experiências.

GABARITO
1. Errado; 2.E; 3.E; 4.A; 5.ERRADO. 6.D; 7. ERRADO. 8 CERTO. 9.A; 10.C

BAIXAR EM PDF

Material Completo:

https://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Sobre Luiz Carlos M.

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *