A preparação para concursos e seleções exige um conhecimento sólido e abrangente, especialmente quando se trata de questões relacionadas aos fundamentos pedagógicos. Neste post, disponibilizamos um simulado exclusivo com perguntas cuidadosamente elaboradas para testar e aprimorar seus conhecimentos. Abordando temas essenciais, este simulado é uma ferramenta valiosa para a sua preparação. Baixe o PDF, mergulhe nos desafios educacionais e esteja pronto para se destacar!
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Fundamentos Pedagógicos
QUESTÃO 1
Marinha | De acordo com Kruppa (2016), a concepção durkheimiana de educação se integra ao conjunto de conceitos que formam um modelo de análise de vários aspectos da sociedade. Deve-se a Émile Durkheim o reconhecimento da Sociologia enquanto ciência, com objeto e método de estudo próprios. Assim, qual forma determinada de análise da sociedade esse autor fundamentou?
a) Racionalista.
b) Materialista.
c) Estruturalista.
d) Funcionalista.
e) Empirista.
QUESTÃO 2
Marinha | De acordo com Sánchez (2001), assinale a opção que apresenta corretamente o autor que definiu a educação carismática como “a autoridade do dom da graça extraordinária e pessoal (carisma), a devoção absolutamente pessoal e a confiança pessoal na revelação, o heroísmo e outras qualidades de predomínio individual […]. Carisma é a graça, a dignidade, a criatividade, a espontaneidade, a significação última”.
a) Shopenhauer.
b) Weber.
c) Spinoza.
d) Hegel.
e) Sartre.
QUESTÃO 3
Marinha | Segundo Laraia (2009), o homem tem despendido grande parte da sua história na Terra, separado em pequenos grupos, cada um com a sua própria linguagem, sua própria visão de mundo, seus costumes e expectativas. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, que é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais, denomina-se:
a) darwinismo social.
b) relativismo cultural.
c) multiculturalismo.
d) etnocentrismo.
e) interculturalidade.
QUESTÃO 4
Marinha | De acordo com Kruppa (2016), dentre as instituições sociais, destaca-se uma, primordial à vida em sociedade, que nem sempre é observada com atenção, embora seja uma das primeiras instituições com que o indivíduo se defronta. Essa instituição social a que se refere a autora é a:
a) cultura.
b) igreja.
c) escola.
d) família.
QUESTÃO 5
Marinha | De acordo com Laraia (2009), assinale a opção que apresenta corretamente o autor que contribuiu para a ampliação do conceito de cultura no seguinte ponto: “A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo”.
a) Tylor.
b) Kroeber.
c) Pilbeam.
d) Harris.
e) Keesing.
QUESTÃO 6
Marinha | De acordo com Ribeiro (2011), quanto maior for a capacidade das escolas de oferecer ensino de qualidade capaz de superar as desvantagens de origem social dos alunos, maiores serão as chances do sistema diminuir as desigualdades de oportunidades educacionais e, consequentemente, promover:
a) a transição educacional aos níveis mais elevados do ensino.
b) o desempenho global mais significativo.
c) a inclusão educacional e a equidade social.
d) a equidade e a promoção social pela universalização do acesso à escola.
e) a mobilidade social intergeracional.
QUESTÃO 7
FGV | É clássica, no campo da sociologia da educação, a definição de educação, como “a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine”.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a) Com esta definição, Karl Marx apontava a educação como parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes, ou seja, as ideias reproduzidas pelas escolas burguesas à classe operária, passadas ao proletariado a serviço da reprodução sócio- cultural.
b) Com esta definição, Pierre Bourdieu identificava a educação como um campo de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra, sendo nas escolas onde o legado econômico da família transforma-se em capital cultural.
c) Com esta definição, Max Weber fundamenta-se na teoria utilitarista para apontar a educação como importante fator de transformação da sociedade, influenciando a formação moral do indivíduo e do bom cidadão que deveria estar a serviço da sociedade e do Estado.
d) Com esta definição, John Stuart Mill busca demonstrar que na medida em que a sociedade se racionaliza, historicamente, a formação educacional torna-se um fator de estratificação social, um meio de distinção, de obtenção de honras, de poder e de dinheiro.
e) Com esta definição, Émile Durkheim expõe sua compreensão da função crucial da educação de transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, resultando em um processo de socialização que viabilizaria a constituição do que o autor denomina como “ser social”.
QUESTÃO 8
Unifil | A qualidade na educação está no respeito ao direito de uma educação para todos, sendo extremamente moldada às percepções dos sujeitos e da sociedade envolvidos no contexto. O reconhecimento das diversas dimensões que constituem a qualidade na educação e a diversidade dos sujeitos envolvidos no processo faz emergir as discussões em torno da _____________ educacional.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a) igualdade
b) equivalência
c) influência
d) equidade
QUESTÃO 9
CEBRASPE (CESPE) | As organizações educacionais são formadas por diferentes tipos de grupos que assumem importante papel no processo educativo.
Acerca das organizações grupais, é correto afirmar que
a) os macrogrupos possibilitam aos participantes estabelecer entre si relações explícitas e ter uma percepção recíproca uns dos outros.
b) nos microgrupos os participantes só conseguem estabelecer relacionamentos interpessoais com a mediação de terceiros e isto facilita o processo de aprendizagem.
c) os grupos operativos são formados no campo institucional, organizacional, comunitário, com foco psicoeducativo.
d) os microgrupos existentes nas organizações, cujo fim é a formação continuada de seus colaboradores, são classificados como microgrupos naturais.
e) os microgrupos momentâneos prescindem de uma relação afetiva, por isso não devem ser cultivados dentro de uma estrutura organizacional educativa.
QUESTÃO 10
Instituto AOCP | Anísio Teixeira foi um dos maiores educadores do século XX lutando incansavelmente para enfrentar os problemas educacionais brasileiros. Seus enfrentamentos relacionavam-se a enfatizar que o Estado deveria garantir uma escola pública, gratuita, obrigatória e laica. Seu discurso educacional traz a cena de que a escola é
a) um forte mecanismo para desenvolvimento da ciência econômica.
b) a base do pensamento filosófico da humanidade.
c) progressivamente influenciadora do pensamento pedagógico.
d) a principal máquina produtora de democracia.
e) a máquina preparatória para a vida social.
GABARITO:
1) D – 2) B – 3) D – 4) E – 5) B – 6) E – 7) E – 8) D – 9) C – 10) D
Assuntos Abordados no Simulado:
1. Concepção Durkheimiana de Educação:
A visão de Émile Durkheim sobre educação destaca-se ao reconhecer a Sociologia como ciência. Ele fundamentou uma análise estruturalista, enfocando a interconexão entre educação e sociedade, destacando como a função educacional é essencial para a coesão social.
2. Educação Carismática:
Sánchez explora a educação carismática, vinculando-a ao dom da graça extraordinária. Essa abordagem ressalta a importância do carisma na autoridade educacional, promovendo a devoção pessoal, confiança na revelação e atributos individuais.
3. Etnocentrismo:
Laraia aborda o fenômeno do etnocentrismo, onde culturas veem a sua própria perspectiva como superior. Essa tendência, quando extrema, leva a conflitos sociais. Compreender o etnocentrismo é vital para promover a interculturalidade e evitar discriminações.
4. Instituição Social Fundamental:
Kruppa destaca uma instituição muitas vezes negligenciada, mas fundamental à vida em sociedade: a família. Explora como a família é a primeira instituição enfrentada pelo indivíduo, moldando sua compreensão inicial da vida em sociedade.
5. Ampliação do Conceito de Cultura:
Laraia amplia o conceito de cultura ao enfatizar seu caráter acumulativo, resultante da experiência histórica das gerações anteriores. Destaca como esse processo limita ou estimula a criatividade individual, moldando a ação criativa dentro de uma perspectiva cultural.
6. Desigualdades Sociais na Educação:
Ribeiro destaca a importância da qualidade do ensino na redução das desvantagens sociais dos alunos. O fornecimento de ensino de qualidade não apenas impulsiona o desempenho global, mas também promove a inclusão, equidade social e mobilidade social intergeracional.
7. Definição Clássica de Educação:
A definição clássica de educação destaca seu papel na socialização, moldando estados físicos, intelectuais e morais na criança. Cada teórico, como Marx, Bourdieu, Weber e Durkheim, interpreta essa definição à luz de suas visões sociológicas distintas.
8. Dimensões da Qualidade na Educação:
A qualidade na educação está intrinsecamente ligada à equidade. Reconhecendo as diversas dimensões que compõem a qualidade educacional, as discussões giram em torno da busca por práticas que respeitem os direitos de todos, promovendo uma educação inclusiva.
9. Organizações Grupais na Educação:
As organizações grupais desempenham papéis vitais no processo educativo. Diferentes tipos, como macrogrupos e grupos operativos, influenciam as relações interpessoais e a formação continuada, refletindo na dinâmica das instituições educacionais.
10. Contribuições de Anísio Teixeira:
Anísio Teixeira destaca a importância da escola pública, gratuita, obrigatória e laica como a principal máquina preparatória para a vida social. Sua visão ressoa como um apelo para enfrentar os desafios educacionais brasileiros do século XX.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Se você está se preparando para concursos na área educacional, o material disponível em questoesconcursopedagogia.com.br é uma ferramenta indispensável. Com mais de 1200 questões criteriosamente selecionadas, o conteúdo abrange uma ampla gama de temas em conhecimentos pedagógicos.
Explore questões atualizadas sobre concepções educacionais, teorias pedagógicas, legislação educacional, psicologia da aprendizagem e muito mais. O material oferece uma preparação abrangente para profissionais da educação, professores e aqueles que almejam ingressar na carreira por meio de concursos.
Além disso, para uma preparação ainda mais eficaz, recomendamos o acesso ao material completo com MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Este recurso exclusivo proporcionará uma imersão profunda nos temas mais relevantes, garantindo que você esteja totalmente equipado para enfrentar os desafios das seleções e concursos na área educacional.
Não deixe de aproveitar essa oportunidade de potencializar seus estudos e aprimorar seus conhecimentos. Clique aqui para acessar o material e dar um passo decisivo em direção ao seu sucesso profissional na educação.
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Cursos Para Provas de Títulos
Preparar-se adequadamente para concursos e seleções vai além do estudo teórico. Muitos editais exigem a apresentação de títulos, e a realização de cursos específicos é uma excelente maneira de valorizar sua candidatura. É crucial não deixar essa etapa para a última hora, pois alguns editais estabelecem que os cursos devem ser concluídos antes mesmo da publicação do edital.
Dessa forma, aconselhamos antecipar-se e investir na realização de cursos que não apenas enriqueçam seu currículo, mas também o preparem para desafios práticos na área educacional. Em nosso site professorpreparado.com.br, oferecemos uma variedade de cursos em educação, todos acompanhados de certificados reconhecidos em todo o Brasil.
Alguns dos Cursos Disponíveis:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Não perca a oportunidade de destacar-se nas provas de títulos e fortalecer sua candidatura. Explore nossos cursos, adquira conhecimento prático e esteja um passo à frente na sua jornada profissional na educação.
Canal no Youtube
Amplie ainda mais seus horizontes de preparação com nosso canal no YouTube, onde disponibilizamos uma variedade de vídeos com simulados de conhecimentos pedagógicos. Inscreva-se em nosso canal para ficar por dentro de questões relevantes, dicas valiosas e estratégias eficazes para se destacar em concursos e seleções na área educacional.
Explore conteúdos exclusivos e aprofunde seus estudos. Não perca a oportunidade de se manter atualizado e bem-preparado. Acesse nosso canal no YouTube através do link: ACESSAR CANAL
Aprendizado contínuo é a chave para o sucesso em concursos e seleções. Inscreva-se agora e faça parte dessa jornada rumo à excelência educacional.