Simulado Gestão Escolar: preparação grátis para concursos na área da educação

Caro professor e profissional da educação que está se preparando para concursos e seleções, o assunto principal do simulado de hoje é a Gestão Escolar. Em um cenário educacional cada vez mais desafiador, a função do pedagogo é de extrema importância para garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos. A gestão escolar envolve não apenas questões administrativas, mas também a integração e articulação do trabalho pedagógico, visando promover um ambiente propício para o aprendizado e o crescimento dos estudantes. Portanto, é fundamental compreender as diversas dimensões desse papel e estar preparado para enfrentar os desafios que permeiam a educação atual. Acompanhe nosso blog para mais dicas e informações sobre esse tema tão relevante para a nossa prática profissional.

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Simulado Gestão Escolar

01. (CONSULPLAN) Vasconcellos (2002, p. 86-87) descreve essas funções como definição negativa do papel: […] não é (ou não deveria ser): não é fiscal de professor; não é dedo duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora); não é pombo correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção); não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social etc.); não é tapa buraco (que fica “toureando” os alunos em sala de aula no caso de falta de professor); não é burocrata (que fica às voltas com relatórios e mais relatórios, gráficos, estatísticas sem sentido, mandando um monte de papéis para os professores preencherem – escola de ‘papel’); não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores); não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas); não é generalista (que entende quase nada de quase tudo). Contribuem para essa descrição negativa do papel do pedagogo, EXCETO:

a) A definição da especificidade do trabalho, distinguindo a competência das funções, de forma que cada integrante do grupo seja comprometido, assumindo com coerência e responsabilidade suas ações.
b) A carência de ordem administrativa, material e humana existente no interior das escolas, a falta de planejamento e organização dos papéis contribuindo para a descaracterização do pedagogo e, conse- quentemente, dos demais profissionais.
c) A ocupação de um espaço amplo na unidade de ensino, tornando-se um ponto de apoio às demais funções da escola, constituindo-se, em sua maioria, de maneira burocrática, com os papéis de formas indefinidas, e com caminhos dispersos.
d) A diversidade de formação profissional devido às reestruturações sofridas ao curso de pedagogia ao longo do tempo, em muitos casos, limita a atuação deste profissional no campo educacional atual, sendo necessário criar espaços para estudos no próprio ambiente de trabalho, buscando na teoria, a partir da prática responder as questões relevantes ao seu papel na escola.

02. (CONSULPLAN) Segundo Abreu (2009), atualmente, o método ativo tem sido amplamente divulgado em universidades estrangeiras e vem construindo diferenciais em instituições brasileiras que inseriram esse referencial em sua organização metodológica. Cabe destacar que sua essência não se constitui em algo novo, pois, ainda, segundo Abreu (2009), o primeiro indício dos métodos ativos encontra-se na obra “Emílio” de Jean Jacques Rosseau (1712-1778), tido como o primeiro tratado sobre filosofia e educação do mundo ocidental e na qual a experiência assume destaque em detrimento da teoria. São considerados princípios do método ativo, EXCETO:

a) O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
b) O aluno realiza e pratica o exercício da autonomia.
c) Ocorre a problematização da realidade e a reflexão.
d) O professor é transmissor de ensinamentos aos alunos.

03. (CONSULPLAN) O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

De acordo com Paro (2001), a escola do século XXI deve ter o compromisso de efetivar a educação para todos com qualidade. Isso passa por mecanismos de gestão que viabilizem a democratização das suas relações com a comunidade interna e externa através da participação de todos os envolvidos, por meio das Instâncias Colegiadas (Conselho Escolar, Conselho de Classe, APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários e Grêmio Estudantil), princípios passaram a ser priorizados no discurso sobre gestão democrática e que por meio das quais todos participam das decisões a serem tomadas em benefício da escola, desde a escolha e compra da merenda escolar até a participação na elaboração do PPP (Projeto Político-Pedagógico) da escola. O professor pedagogo tem posição relevante no espaço e organização do trabalho pedagógico, sendo o articulador no processo de formação cultural que ocorre no interior da escola.

Considerando as informações supracitadas, destaca-se a atuação do Conselho Escolar nas decisões tomadas no cotidiano escolar, tendo o professor pedagogo a função de, EXCETO:

a) Realizar a gestão pedagógica, em uma perspectiva democrática e coletiva, de acordo com as propostas educacionais contidas no Projeto Político-Pedagógico da escola.
b) Participar do Conselho Escolar subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar.


c) Propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e sua participação nos diversos mo- mentos, ampliando os espaços de participação e de democratização das relações e de acesso ao saber da comunidade escolar.
d) Assumir o papel de coordenador das atividades gerais do Conselho, estabelecendo políticas e dire- trizes norteadoras da organização do trabalho pedagógico, a partir dos interesses e expectativas histórico-sociais, e em consonância com as orientações da Secretaria de Estado da Educação, bem como a legislação vigente.

04. (CONSULPLAN) O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

De acordo com Paro (2001), a escola do século XXI deve ter o compromisso de efetivar a educação para todos com qualidade. Isso passa por mecanismos de gestão que viabilizem a democratização das suas relações com a comunidade interna e externa através da participação de todos os envolvidos, por meio das Instâncias Colegiadas (Conselho Escolar, Conselho de Classe, APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários e Grêmio Estudantil), princí- pios passaram a ser priorizados no discurso sobre gestão democrática e que por meio das quais todos participam das decisões a serem tomadas em benefício da escola, desde a escolha e compra da merenda escolar até a participação na elaboração do PPP (Projeto Político-Pedagógico) da escola. O professor pedagogo tem posição relevante no espaço e organização do trabalho pedagógico, sendo o articulador no processo de formação cultural que ocorre no interior da escola.

As atribuições do Conselho Escolar são definidas em função das condições reais da escola, da organi- zação do próprio Conselho e das competências dos profissionais em exercício na unidade escolar. NÃO se trata de uma função do CE:

a) Analisar e deliberar sobre projetos elaborados e/ou em execução por quaisquer dos segmentos que compõem a comunidade escolar, no sentido de avaliar sua importância no processo educativo.
b) Elaborar a Proposta Pedagógica Curricular, o documento da instituição de ensino que fundamenta e sistematiza a organização do conhecimento no currículo, com base no seu Projeto Político-Pedagógico.
c) Articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, sem se sobrepor ou suprimir as responsabilidades pedagógicas dos profissionais que atuam no estabelecimento de ensino.

d) Analisar e propor alternativas de solução a questões de natureza pedagógica, administrativa e financeira, detectadas pelo próprio Conselho Escolar, bem como as encaminhadas, por escrito, pelos diferentes participantes da comunidade escolar, no âmbito de sua competência.

05. (CONSULPLAN) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos documentos mais importantes e desafiadores da educação no país, que provocou transformações profundas na educação básica. Compreender seus princípios é crucial para que as práticas sugeridas sejam aplicadas de forma eficiente no contexto pedagógico, dentro e fora da sala de aula. Desde a sua criação, os currículos têm mudado e se adaptado tanto no sistema público quanto no privado. Sobre as competências presentes na BNCC, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A BNCC traz cinco competências gerais que devem estar presentes ao longo de toda a educação básica, e competências específicas para cada área do conhecimento.
b) A BNCC define competência como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
c) As competências da base direcionam para uma educação integral, capaz de contemplar todas as dimensões da formação do aluno, com valores e atitudes que estimulam a transformação da sociedade de forma mais justa e sustentável.
d) As competências presentes na base são essenciais, para que os jovens se desenvolvam tanto no âmbito cognitivo e intelectual quanto em suas relações pessoais e no autoconhecimento, pois apontam para necessidades da vida cotidiana como o exercício da autonomia, a valorização da cultura e o estímulo ao pensamento crítico.

06. (CONSULPLAN) O Projeto Político-Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica é um instrumento orientador, que toda instituição de ensino tem a responsabilidade de elaborar e executar, conforme Art. 12, da Lei no 9.394/1996. Deve estabelecer as intenções e as estratégias para o processo peda- gógico a ser desenvolvido na escola. É uma ação pedagógica e política que envolve todos os membros do corpo escolar. É o projeto maior da escola e deve ser construído pensando em todas as dimensões, para que seja um plano global da instituição e aponte caminhos para a construção de sua iden- tidade. Nessa perspectiva, a concepção do PPP deverá apresentar características:

I. Manter velado o compromisso com a formação do cidadão.
II. Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que guarde os conflitos e as contradições.


III. Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.
IV. Conter opções precisas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I e II.   b) I e IV.
c) II e III.   d) III e IV.

07. (CONSULPLAN) O trabalho com diversidade cultural se dá a cada instante; exige que a escola alimente uma “cultura de paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos. O aprendizado não ocorrerá por discursos; e, sim, em um cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.

(PCN, 1998, p. 122.)

Diante do cenário escolar atual, percebe-se a necessidade de repensar as práticas escolares, para melhor atender a tais problemáticas que permeiam os muros das escolas, pensando nas possibilidades de mudanças; dessa forma, são consideradas providências a serem tomadas para valorização da diversidade cultural nas escolas, EXCETO:

a) As abordagens sobre a valorização da diversidade cultural nas escolas devem ser trabalhadas em sala de aula, partindo das séries iniciais, para que as crianças, desde a infância, se familiarizarem com a temática, evitando, assim, possíveis estranhamentos.
b) O melhor a se fazer é “ficar em silêncio” diante das discriminações, uma vez que tratar delas na sala de aula seria como acordar preconceitos adorme- cidos, provocando, então, um efeito contrário, aumentando ainda mais o preconceito quando tais situações acontecem.
c) Cabe à escola reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos e, a partir deles, traçar estratégias pedagógicas, no sentido de fundamentar o currículo no reconhecimento dessas diferenças, focando em um ensino que respeite a cultura de cada comunidade, bem como traçar um projeto pedagógico que atenda a todos sem exceção.
d) Para melhor interação dos indivíduos nas salas de aula, deve ser focado um currículo escolar; bem como uma pedagogia democrática, que deve, primeiramente, começar reconhecendo que os indivíduos são diferentes uns dos outros, que pensam e têm costumes diferentes, e que quando entram na escola já possuem um capital cultural, construído anteriormente.

08. (CONSULPLAN) […] o pedagogo responde pela mediação, organização, integração e articulação do trabalho pedagógico. Portanto, sugere a própria compreensão de que ser pedagogo significa ter o domínio sistemático e intencional das formas (mé- todos) através dos quais se deve realizar o processo de formação cultural.

(Saviani, 1985.)

Assim, se a pedagogia estuda as práticas educativas tendo em vista explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação, o pedagógico se expressa, justamente, na intencionalidade e no direcionamento dessa ação. Esse posicionamento é necessário, porque as práticas educativas não se dão de forma isolada das relações sociais, políticas, culturais e econômicas da sociedade.

(LIB NEO, 2004.)

Considerando a função do professor pedagogo, NÃO está correto o que se afirma em:

a) Cabe-lhes a tarefa de trabalhar os conteúdos de base científica, organizando-os nas formas e métodos mais propícios à sua efetiva assimilação por parte dos alunos.
b) Seu papel encontra-se maximizado no processo educativo agindo em todos os espaços para a garantia da efetivação de um projeto de escola que cumpra com sua função política, pedagógica e social.
c) Atender à lógica tecnicista, na qual o pedagogo controla o trabalho dos professores, em questões burocráticas e não de ensino e aprendizagem, ou recorre ao assistencialismo aos alunos e às famílias.
d) A esse profissional não cabe mais a lógica economicista, reproduzindo a fragmentação das relações de trabalho, assim como acontece na dualização do profissional pedagogo em supervisor e orientador.

09. (CONSULPLAN) Hoje, em pleno século XXI, o acesso universal à informação tem sido um grande rival para esse modelo professoral. As comunidades virtuais formadas ao redor de uma determinada temática têm gerado um estímulo muito maior ao aprendiz por meio de uma interação direta na construção do seu próprio conhecimento. Nesse novo modelo em que o aluno é partícipe do seu aprendizado, as aulas expositivas têm se tornado cada vez mais enfadonhas e desesti- mulantes. É, em grande parte, devido a esse contexto, que vários educadores e pensadores ligados à educação estão aderindo às metodologias ativas. Dentre algumas metodologias ativas que podem ser utilizadas pelos professores estão: aula expositiva dialogada; visita técnica; grupo de debates; seminário; estudo dirigido; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL); filmes; storytelling; sala de aula invertida (flipped classroom); dentre outras. Considerando o exposto, bem como o estudo dirigido, assinale a afirmativa correta.

a) A função do educador é problematizar, trazer as perguntas, compartilhar a realidade, questionar, experenciar, conhecer, aprender, libertar, humanizar. Por isso, nesse processo de ensinagem, denominamos esses educadores de aprendentes.
b) A teoria deve ser vista pelos estudantes em casa, previamente à aula. E, em sala de aula, presen- cialmente, as dúvidas e os exercícios de aprofun- damento/aplicação são desenvolvidos em conjunto com os professores. Nesse processo, o professor é mais um orientador, estimulador, norteador, do que simplesmente um “passador de conteúdo”.
c) É considerado um método de “ensino indepen- dente”; pode ser realizado “em grupo ou individu- almente”. O fato de ser independente não significa que o educar não deva assumir o papel de orien- tador e mediador. Nessa metodologia ativa, o educador disponibiliza aos educandos questões- -problema, um roteiro em que os alunos devem buscar as respostas.
d) Fundamenta-se na resolução de problemas que desafiam os educandos a buscarem as respostas para determinadas situações que ocorrem em sua escola, comunidade, munícipio, dentre outros contextos. Através dessa metodologia torna-se possível descobrir as áreas de interesse dos alunos, suas habilidades, dentre outras potencialidades que precisam ser descobertas, reconhecidas e desenvolvidas.

10. (CONSULPLAN) Em 2021, a taxa de abandono escolar da rede estadual do Paraná no ensino médio foi de 1,3%. O índice foi o menor entre as redes estaduais do Brasil, ao lado de Goiás e Distrito Federal. No ensino fundamental (anos finais), a rede estadual paranaense teve uma taxa de abandono de 0,6%, atrás apenas das redes estaduais de Goiás (0,5%), Mato Grosso do Sul (0,4%) e Distrito Federal (0,2%). O resultado representa melhoria em relação ao ano de 2020, quando o abandono foi de 3,7% no ensino médio e 1,2% no ensino fundamental. Os índices foram divulgados na segunda etapa do Censo Escolar 2021, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

(Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Rede-estadual-do- Parana-e-uma-das-lideres-nacionais-no-combate-ao-abandonoescolar.)

O Estado do Paraná há algum tempo vem implantando políticas públicas que visam combater o abandono e a evasão; entretanto, é um problema que sempre esteve presente na história da educação escolar brasileira, tornando-se crônico e assumindo proporções inaceitáveis em pleno século XXI. Pesquisadores sobre o tema classificam o fracasso escolar a partir de dois fatores: os fatores externos e os fatores internos à escola. Levando em consideração que os fatores internos causam a evasão escolar, está correto o que se afirma em:

a) A família é caracterizada como causa da evasão, quando apresenta uma qualidade de vida insuficiente para seus filhos e o não acompanhamento nas atividades da escola é o retrato desse cenário.
b) A escola é considerada como não atrativa e simplesmente como reprodutora de conteúdos pelos alunos, com uma linguagem utilizada, muitas vezes, de termos formativos colocando os alunos em dificuldade de compreensão dos conteúdos solicitados.
c) As desigualdades sociais como fator da evasão escolar estão associadas à condição socioeco- nômica dos adolescentes, pois, muitos deles, se acham inferior aos outros em vários sentidos, tais como tipos de materiais que levam para a escola, roupas, círculo de amizades, dentre outros.
d) O trabalho entra como causa da evasão escolar, quando ocorre a necessidade de se sustentar ou colaborar no sustento familiar. Com a carga diária de trabalho esses jovens tornam-se cansados e desmotivados e não chegam a concluir as etapas finais do ensino fundamental ou o ensino médio.

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 01: Papel do pedagogo nas escolas

Vasconcellos descreve diferentes funções que o pedagogo não deve exercer dentro da escola para evitar descaracterizações. Entre as opções, a que não contribui para essa descrição negativa do papel do pedagogo é a alternativa a), que destaca a importância da definição da especificidade do trabalho e da competência das funções de forma coerente e responsável.

Questão 02: Princípios do método ativo

Abreu destaca os princípios do método ativo de aprendizagem, onde o aluno é o centro do processo, realiza e pratica a autonomia, ocorre a problematização da realidade e a reflexão. A alternativa que não é considerada um princípio do método ativo é a alternativa d), que menciona que o professor é transmissor de ensinamentos aos alunos, o que não condiz com a abordagem ativa de aprendizagem.

Questão 03: Atuação do Conselho Escolar

Considerando a atuação do Conselho Escolar nas decisões cotidianas da escola, o professor pedagogo tem a função de realizar a gestão pedagógica de acordo com as propostas educacionais do PPP, subsidiar discussões e reflexões, e propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos. A opção que não representa uma função do professor pedagogo é a alternativa d), que fala sobre assumir o papel de coordenador das atividades gerais do Conselho.

Questão 04: Atribuições do Conselho Escolar

As atribuições do Conselho Escolar são definidas em função das condições reais da escola e da organização do próprio Conselho. A alternativa que não se trata de uma função do Conselho Escolar é a alternativa c), que menciona a articulação de ações com segmentos da sociedade para melhorar a qualidade do ensino sem sobrepor as responsabilidades pedagógicas dos profissionais.

Questão 05: Competências na BNCC

A BNCC traz competências gerais e específicas que devem estar presentes ao longo da educação básica. A afirmativa incorreta é a alternativa a), que menciona competências gerais e específicas, porém, não de forma correta em relação ao documento da BNCC.

Questão 06: Características do PPP

O PPP, ou Proposta Pedagógica, é um instrumento orientador do processo pedagógico na escola. As características corretas do PPP são explicitar princípios baseados na autonomia da escola e solidariedade entre os agentes educativos, além de conter opções para superar problemas educativos. A afirmativa correta é a alternativa d), que menciona as opções para superar problemas no trabalho educativo.

Questão 07: Valorização da diversidade cultural

Para valorizar a diversidade cultural nas escolas, é importante trabalhar abordagens desde as séries iniciais, reconhecer conhecimentos prévios dos alunos e promover a interação entre os indivíduos na sala de aula. A alternativa que não representa uma providência importante para a valorização da diversidade cultural é a alternativa b), que sugere “ficar em silêncio” diante das discriminações, o que não contribui para combater o preconceito.

Questão 08: Função do professor pedagogo

O pedagogo responde pela mediação, organização, integração e articulação do trabalho pedagógico na escola. A afirmativa que não está correta em relação à função do professor pedagogo é a alternativa c), que relaciona o pedagogo à lógica tecnicista de controle do trabalho dos professores, o que não condiz com a função pedagógica do profissional.

Questão 09: Metodologia ativa e estudo dirigido

A metodologia ativa do estudo dirigido envolve a autonomia dos alunos na busca de respostas para questões-problema propostas pelo educador. A afirmativa correta é a alternativa c), que destaca a independência do método, mesmo com a orientação e mediação do educador.

Questão 10: Fatores internos causadores da evasão escolar

Os fatores internos à escola que causam a evasão escolar incluem a falta de atratividade da escola para os alunos, que muitas vezes reproduz conteúdos de maneira desinteressante. A afirmativa correta é a alternativa b), que destaca a falta de atração pela linguagem e formatação dos conteúdos escolares como um fator interno que contribui para a evasão.

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