Simulado Interdisciplinaridade: 10 questões para se desafiar

A interdisciplinaridade é um conceito fundamental na educação contemporânea, que busca integrar diversos campos de conhecimento de forma colaborativa e interativa. Com o avanço das disciplinas e a crescente especialização do conhecimento, torna-se essencial promover a interação entre diferentes áreas para uma compreensão mais ampla e completa da realidade. Diante desse cenário, é importante que professores e profissionais da educação estejam preparados para abordar a interdisciplinaridade em seus concursos e seleções, buscando estratégias e práticas que promovam a integração dos saberes e estimulem a colaboração entre os diferentes campos de conhecimento. Neste contexto, é fundamental refletir sobre as diversas abordagens da interdisciplinaridade e sua importância para uma educação mais abrangente e significativa. Por isso, neste blog voltado para educadores, vamos explorar como a interdisciplinaridade pode ser aplicada de forma eficaz e criativa em diferentes contextos educacionais.

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Simulado Interdisciplinaridade

01. (FUNDATEC) Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao Modelo de Jantsch.

a) Interdisciplinaridade.     b) Multidisciplinaridade.
c) Pluridisciplinaridade.     d) Transdisciplinaridade.
e) Abordagem por projetos.

02. (Instituto Consulplan) Quanto mais se desenvolvem as disciplinas do conhecimento, diversificando-se, mais elas perdem o contato com a realidade humana; por isso, a dissociação sempre crescente das disciplinas científicas, segundo um processo de inflação galopante, constitui a expressão de um desmembramento da realidade humana. Assim, a aproximação curricular, que pode adquirir vários matizes ou níveis multi, pluri, inter, transdisciplinar etc, e que pode ser adjetivada de várias maneiras, viria como remédio para esse mundo docente, para um mundo cuja harmonia se perdeu. Neste contexto, a interdisciplinaridade apresenta-se como protesto contra, EXCETO:

a) O conformismo das situações adquiridas e das ideias recebidas ou impostas.

b) A promoção de metodologias que dificultam o estabelecimento de condições para uma educação permanente ou educação ao logo da vida.
c) Um saber fragmentado, em migalhas, pulverizado em uma multiplicidade crescente de especialidades, em que cada uma se fecha para fugir do verdadeiro conhecimento.
d) O divórcio crescente, ou esquizofrenia intelectual, entre um saber compartimentado, dividido, setorizado, e a sociedade em sua realidade dinâmica e concreta, onde a verdadeira “vida” sempre é percebida como um todo complexo e indissociável.
e) A unidade dos saberes, entendida como a meta ideal de todo saber que pretenda corresponder às exigências fundamentais do saber humano, e como uma necessidade para uma melhor inteligência da realidade que as ciências humanas nos fazem conhecer.

03. (FGV) Segundo o Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG), a formação de leitores é uma tarefa que exige o empenho de toda a comunidade escolar, e não apenas de alguns dos professores.

As opções a seguir apresentam alguns objetivos da formação de leitores, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Permitir a apropriação do conhecimento, que tem a linguagem escrita como seu instrumento.
b) Estimular a leitura como uma atividade prazerosa e que contribui para a construção do imaginário.
c) Desenvolver a leitura como competência rotineira e mecânica capaz de ser avaliada e mensurada.


d) Propiciar o processo de humanização ao contribuir com a dignidade e possibilidade de participação social.
e) Possibilitar o acesso a recursos estilísticos, expressivos e estratégias discursivas da língua.

04. (FGV) A transdisciplinaridade surge para encarar um desafio da contemporaneidade, quando, por um lado, há cada vez mais especialização dos conhecimentos e, por outro, os problemas da humanidade exigem um olhar global. Quando falamos em abordagem transdisciplinar, tratamos

a) da redução das disciplinas a um mesmo nível regido por uma lógica única.
b) do estudo de um mesmo objeto do ponto de vista de múltiplas disciplinas.
c) da unificação das disciplinas do campo das ciências humanas e das artes.
d) do estudo de fenômenos que se situam fora das fronteiras disciplinares.
e) da abertura para a transferência de metodologias entre as diversas disciplinas.

05. (Marinha) Segundo Zabala (1998), como é denominada a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa, interações estas que podem implicar transferências de leis de uma disciplina para outra e, inclusive, em alguns casos dão lugar a um novo corpo disciplinar?

a) Transdisciplinaridade.     b) Multidisciplinaridade.
c) Disciplinaridade.     d) Interdisciplinaridade.
e) Pluridisciplinaridade.

06. (FGV) No que se refere aos conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade no campo do currículo, assinale a afirmativa incorreta.

a) A perspectiva transversal pressupõe uma transformação da prática pedagógica tradicional, pois amplia a atuação dos professores para além das atividades pedagogicamente formalizadas em cada disciplina.
b) A abordagem transversal permeia necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
c) Diferentemente da transversalidade, a interdisciplinaridade não pressupõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.
d) Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema.


e) A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades.

07. (CPCON UEPB) De acordo com Fazenda, o conceito de interdisciplinaridade encontra-se diretamente ligado ao conceito de disciplina, onde a interpenetração ocorre sem a destruição básica às ciências conferidos. Não se pode de forma alguma negar a evolução do conhecimento ignorando sua história. Assim, se tratamos de interdisciplinaridade na educação, não podemos permanecer apenas na prática empírica; é necessário que se proceda a uma análise detalhada dos porquês dessa prática histórica e culturalmente contextualizada. (FAZENDA, 2008, p. 21). Ao tratar do conceito de interdisciplinaridade, podemos afirmar que:

I. A interdisciplinaridade surge, então, da necessidade de uma resposta para a fragmentação das disciplinas, constituindo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento como modo de trabalhar o conhecimento.
II. O trabalho interdisciplinar é garantido em todas as escolas, mesmo quando ocorre a fragmentação entre os conteúdos e as disciplinas. Tivemos, da situação de interdisciplinaridade, uma experiência vivida e explicitada. Sua prática concreta é garantida na elaboração do saber, nas atividades de ensino, na pesquisa e na ação social.
III. A interdisciplinaridade anseia pela passagem de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária. Para isso, precisa de uma escola participativa, com uma visão ampla e não fragmentada, que se torne espaço de reflexão, de trocas de conhecimentos e clareza nos objetivos.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

a) II e III, apenas.     b) I, II e III.
c) I, apenas.     d) III, apenas.
e) I e III, apenas

08. (FCC) No processo de elaboração das vivências em experiências, o desenvolvimento de uma atitude interdisciplinar na prática cotidiana envolve a espera ante os atos não consumados; a reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo, com pares idênticos, com pares anônimos ou consigo mesmo; a humildade ante a limitação do próprio saber; a perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes; o envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas neles envolvidas.

(Adaptado de: FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003, p. 75)

A interdisciplinaridade, tal como caracterizada nesse trecho, aproxima-se, em termos do trabalho que se realiza na prática, no cotidiano escolar, ao

a) conteúdo procedimental.     b) projeto cultural.
c) diálogo interior.     d) conteúdo atitudinal.
e) percurso formativo.

09. (FCC) O trabalho interdisciplinar só é possível a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É a partir delas que se constrói a investigação de problemas complexos que exigem relacionar diversos conceitos, ir além da fragmentação das estruturas curriculares e propiciar a busca de respostas que fazem avançar o conhecimento específico em cada uma das disciplinas. Descreve um verdadeiro trabalho interdisciplinar:

a) No trabalho sobre separação de misturas os alunos devem passar por três estações com experimentos sobre o tema. Após esse circuito vão levantar hipóteses sobre como proceder com diferentes misturas e porque isso é uma prática relevante. Discutem suas hipóteses com os colegas e o professor complementa com a teoria.
b) A partir do tema Crise, situações de alta complexidade, o grupo deve escolher um assunto dentro de “crise ambiental”, “crise da democracia” ou ”crise da saúde” e desenvolver pesquisas que envolvam questões e fontes de diferentes áreas, sob orientação dos professores das várias disciplinas da série, para elaboração de um site de divulgação sobre o tema.
c) Para aprofundar os conceitos da Geometria Clássica, durante a aula de Educação Física sobre os fundamentos do Basquete, os alunos devem investigar as medidas da quadra, relacioná-las com a quantidade de jogadores em cada time e dividir o espaço do campo a partir de pelo menos duas figuras geométricas regulares.
d) Aproveitando o conteúdo do período nazista em História, os alunos vão estudar as fronteiras do território alemão em Geografia, ler o diário de Anne Frank em Português, estudar o conceito de raça em Biologia, produzir gráficos sobre a população alemã em Matemática e encenar a peça “Terror e Misérias no III Reich” em Arte.
e) A genética é de tal forma complexa que para entendê-la é preciso se apropriar de conceitos da Química e da Biologia. Aproveitando essa característica e ampliando o escopo do trabalho, os alunos devem ler um artigo científico publicado em um periódico americano e depois responder, em inglês, a um questionário sobre a importância do Projeto Genoma.

10. (FGV) Assinale a opção que não está de acordo com o que os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam conceitualmente para estabelecer relações entre interdisciplinaridade e transversalidade.

a) A interdisciplinaridade e a transversalidade se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis.
b) A interdisciplinaridade e a transversalidade apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.
c) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento, produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles.
d) Na prática pedagógica, interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente.
e) A interdisciplinaridade refere-se à dimensão da didática, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 01: Modelo de Jantsch

O Modelo de Jantsch se refere à abordagem transdisciplinaridade, que busca integrar diferentes disciplinas em um mesmo nível regido por uma lógica única, superando as limitações da multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade. Uma característica importante desse modelo é a abordagem por projetos, que permite uma visão holística e global dos problemas enfrentados.

Questão 02: Interdisciplinaridade como protesto

A interdisciplinaridade é apresentada como um protesto contra o saber fragmentado, a falta de conexão com a realidade humana e a crescente especialização dos conhecimentos. Seu objetivo é promover a unidade dos saberes, integrando conceitos e teorias de diferentes áreas para uma compreensão mais ampla e contextualizada dos problemas e desafios da sociedade.

Questão 03: Formação de leitores

A formação de leitores é uma tarefa que envolve toda a comunidade escolar e tem como objetivos permitir a apropriação do conhecimento, estimular a leitura como atividade prazerosa e contribuir para a construção do imaginário, propiciar o processo de humanização e possibilitar o acesso a recursos estilísticos e estratégias discursivas da língua.

Questão 04: Transdisciplinaridade

A abordagem transdisciplinar surge como uma resposta aos problemas da contemporaneidade, combinando a especialização dos conhecimentos com uma visão global e integrada. Diferente da redução das disciplinas a um mesmo nível ou do estudo de um mesmo objeto sob diferentes perspectivas, a transdisciplinaridade busca compreender fenômenos que ultrapassam as fronteiras disciplinares e promover a transferência de metodologias entre as diversas áreas.

Questão 05: Interação entre disciplinas

A interação entre disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, é denominada interdisciplinaridade. Essa interação implica na transferência de leis, conceitos e metodologias entre áreas distintas, podendo inclusive gerar um novo corpo disciplinar.

Questão 06: Interdisciplinaridade e transversalidade no currículo

Na perspectiva do currículo, a interdisciplinaridade e a transversalidade buscam integrar diferentes áreas e eixos temáticos, ampliando a prática pedagógica para além das disciplinas tradicionais. Enquanto a transversalidade permeia toda a prática educativa, a interdisciplinaridade utiliza conhecimentos de diversas disciplinas para resolver problemas, sem criar novas disciplinas.

Questão 07: Conceito de interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade surge da necessidade de integrar as diversas áreas do conhecimento em um diálogo produtivo, que supera a fragmentação disciplinar. Seu objetivo é passar de uma concepção fragmentada para uma concepção unitária, promovendo uma escola participativa, reflexiva e aberta à troca de conhecimentos e experiências.

Questão 08: Atitude interdisciplinar na prática cotidiana

A atitude interdisciplinar na prática cotidiana escolar envolve a espera, a reciprocidade, a humildade, a perplexidade e o envolvimento com projetos e pessoas. Essa atitude se caracteriza pelo desenvolvimento de habilidades atitudinais, que promovem o diálogo, a troca e a busca por novos saberes no contexto escolar.

Questão 09: Trabalho interdisciplinar

Um verdadeiro trabalho interdisciplinar envolve a investigação de problemas complexos que exigem a integração de diferentes conceitos e disciplinas, superando a fragmentação curricular. Diferente de simples experimentos ou atividades isoladas, um trabalho interdisciplinar propõe a interação entre diversas áreas para a construção de conhecimento.

Questão 10: Relações entre interdisciplinaridade e transversalidade

Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam conceitualmente a interdisciplinaridade e a transversalidade como elementos que questionam a segmentação disciplinar e consideram a complexidade do conhecimento. Nesse sentido, ambas as abordagens se complementam e se alimentam mutuamente, contribuindo para uma perspectiva mais integrada e contextualizada da aprendizagem e do ensino.

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