1. São finalidades do ensino médio,EXCETO:
2. Conforme o inciso I do artigo 21 da LDBEN n° 9.394/1996, a educação básica é formada por:
a) educação infantil e ensino fundamental, apenas.
b) ensino fundamental e ensino médio, apenas.
3. A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu artigo 10, define como competência específica dos Estados assegurar e oferecer com prioridade, respectivamente, os seguintes níveis:
a) Educação infantil e ensino médio
b) Ensino fundamental e ensino profissional
c) Educação infantil e ensino fundamental
d) Ensino fundamental e ensino médio
4. De acordo com a CF/88, os Estados e o Distrito Federal atuarão, prioritariamente,
5. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no 9.394/96, publicada no Diário oficial da União de 23/12/96, trouxe uma nova visão à Educação Brasileira, que passa a ser estruturada nos seguintes níveis
a) ensino fundamental e ensino médio
b) ensino superior e ensino médio
6. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.o 9.394/1996), ao tratar da composição dos níveis escolares, estabelece que a educação básica compõe-se de
a) ensino fundamental e ensino médio.
b) educação infantil e ensino fundamental.
c) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
d) ensino médio, educação especial e educação tecnológica.
7. A educação básica brasileira é composta por
8. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação define a composição dos níveis escolares e divide a educação em dois níveis. Com relação à composição da educação básica, assinale a alternativa correta.
a) Ensino médio e ensino superior.
b) Ensino fundamental e ensino médio.
c) Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
d) Educação infantil, pré-escolar, ensino fundamental e ensino médio.
9. Os PCN para o ensino de Filosofia no ensino médio recomendam
a) quatro horas-aula por semana, ministradas em pelo menos duas séries.
b) quatro horas-aula por semana, ministradas em pelo menos uma série.
c) duas horas-aula por semana, ministradas em pelo menos duas das séries.
d) duas horas-aula por semana, ministradas em todas as séries.
10. Em relação ao ensino médio, é INCORRETO afirmar que
a) a melhoria dos índices de atendimento da população de 15 a 19 anos depende da expansão de vagas e da diminuição da evasão e da repetência.
b) uma de suas finalidades é a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.
c) tem a obrigatoriedade de habilitar os educandos para o trabalho, não sendo mais facultativa a formação de profissionais.
d) uma das diretrizes do currículo é a adoção de metodologias de ensino e de avaliação, que estimulem a iniciativa dos estudantes.
GABARITO:
1- A 6- C
2- D 7- B
3- D 8- C
4- B 9- C
5- D 10- C
QUAIS OUTROS MATERIAIS TEM INTERESSE?
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado: Educação a Distância e Interdisciplinaridade e prepare-se para concursos de…
Baixe GRÁTIS o pdf do Simulado: Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa para concursos de professores. Prepare-se…
Baixe GRÁTIS o pdf Simulado Interdisciplinaridade e Transversalidade e prepare-se para concursos de professores, testando…
Baixe GRÁTIS o pdf do simulado de Interdisciplinaridade e BNCC para concursos de professor. Aumente…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado Interdisciplinaridade e Inovação Pedagógica" e prepare-se para concursos de professores.…
Baixe GRÁTIS o pdf "Simulado: Estruturação de Conteúdos e Planejamento Pedagógico" e prepare-se para concursos…