Simulado Online sobre as Tendências Pedagógicas – Concursos e Seleções de Professores.

Simulado Concurso Professor
Simulado sobre as Tendências Pedagógicas.

QUESTÃO 1
O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia:
A) libertadora.
B) tecnicista.
C) tradicional.
D) libertária.

QUESTÃO 2
Sobre a Educação e a Escola no Brasil, Saviani identifica quatro grandes concepções na organização, orientação e funcionamento da escola. Assinale a alternativa CORRETA.

a) concepção humanista, tradicional, moderna, analítica e dialética.
b) concepção positivista, humanista, moderna, analítica e dialética.
c) concepção humanista, moderna, analítica, pós- moderna e dialética.
d) concepção humanista, cognitivista, analítica, moderna e dialética.
e) concepção humanista, tradicional, positivista, crítico social e analítico.

QUESTÃO 3
A prática do professor está focada na realização pessoal do aluno através de seu próprio esforço, cujos conteúdos são acumulados historicamente sem reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva, automática, propiciando a memorização. Assim podemos AFIRMAR que esta tendência é:
A) Tendência Pedagógica Renovada Progressista.
B) Tendência Pedagógica Progressista Libertadora.


C) Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
D) Tendência Pedagógica Renovada não Diretiva.
E) Tendência Pedagógica Liberal Tradicional.

QUESTÃO 4
Entre as práticas pedagógicas progressistas, estão as pedagogias:
A) tecnicista, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
B) libertária, tradicional e renovada.
C) tradicional, tecnicista e renovada.

D) libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

QUESTÃO 5
O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de Movimento:
A) Renovador da Educação Pública.
B) dos Intelectuais da Educação.
C) Escolanovista.
D) Educacional Europeu.

QUESTÃO 6
De acordo com Saviani (1983), qual a identificação CORRETA da abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto?


a) Freinetiana e Freiriana.
b) Crítica e Reprodutivista.
c) Escola Nova e Tradicional.
d) Montessoriana e de Conteúdos.

QUESTÃO 7
Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:
a) subordinar a educação à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
b) valorizar a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
c) acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização.
d) considerar a educação um processo interno, que parte das necessidades e dos interesses individuais.
e) focar no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente.

QUESTÃO 8
A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva:
a) consiste em modificar as percepções da realidade.
b) baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.
c) baseia-se no desempenho do aluno.
d) prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
e) ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.

QUESTÃO 9
Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica.
a) liberal tecnicista.
b) progressista histórico-crítica.
c) liberal renovadora progressiva.
d) progressista libertadora.
e) progressista libertária.

QUESTÃO 10
Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que:
a) O tecnicismo educacional ganhou autonomia enquanto tendência pedagógica nos anos 60, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.
b) A tendência tecnicista está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes, prevalecendo o uso de manuais de caráter instrumental.
c) Os livros didáticos utilizados nas escolas que adotam essa tendência são elaborados com base na tecnologia da instrução.
d) A tendência tecnicista foi imposta às escolas pelos órgãos oficiais do governo populista, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica vigente nesse período.
e) No tecnicismo, o professor é um administrador e executor do planejamento, que é organizado com objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação.

GABARITO
1. A        2. E
3. E       4. D
5. C       6. C
7. C      8. A
9. B     10. D

Deixe um comentário