Sabemos que a preparação para concursos e seleções na área da educação demanda um conhecimento abrangente sobre diversos temas relevantes para a prática educativa. Um desses temas recorrentes e de extrema importância é o Planejamento Escolar. O planejamento é um processo fundamental para a organização e coordenação das atividades docentes, articulando a atividade escolar com a realidade social em que a escola está inserida. É por meio de um plano de aula bem estruturado que se estabelece uma metodologia facilitada, com objetivos claros, conteúdos significativos, procedimentos de ensino adequados e avaliação precisa. Neste contexto, é essencial compreender os elementos que constituem o plano de aula e sua importância para o desenvolvimento da prática docente. Portanto, neste blog voltado para professores e profissionais da educação que almejam sucesso em concursos e seleções, vamos explorar mais a fundo o tema do Planejamento Pedagógico e suas nuances.
Veja mais em: Planejamento Educacional em Concursos de Pedagogia
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Simulado Planejamento Escolar
Questão 1:
CONSULPLAN | A educação básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direito à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
(BRASIL, 2013, p. 17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-neducacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19/06/2022.)
O Referencial Curricular do Paraná estabelece os princípios orientadores da educação básica a serem considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e suas escolas. Os mesmos visam à garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes e são delineados a partir da trajetória do Paraná, sendo imprescindível afirmá-los no momento de reelaboração das propostas pedagógicas curriculares, pautadas no âmbito da gestão democrática. Tem como princípios orientadores:
I. Valorização da diversidade compreendendo o estudante em sua singularidade e pluralidade, educação inclusiva identificando as necessidades dos estudantes, organizando recursos de acessibilidade e realizando atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante ao currículo e avaliação dentro de uma perspectiva diagnóstica.
II. Educação como direito inalienável de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno dos direitos humanos e prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência extraescolar.
III. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar e compromisso com a formação integral, entendendo esta como fundamental para o desenvolvimento humano.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e IV.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
Questão 2:
CONSULPLAN | O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre considerando o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. No Referencial Curricular do Estado do Paraná, este tema é um dos cinco campos de experiência recomendados para a educação infantil. Está em acordo com suas orientações:
a) A importância dessas duas fontes de conhecimento independe do contexto cultural: em alguns meios há uma valorização maior das ações sobre as coisas, dentre outros, o conhecimento verbal é mais valorizado. Em outras palavras, nas atividades cotidianas é por meio de gestos, das ações que as crianças acumulam conhecimento empírico do espaço, conhecimento originado na experiência e sistematizado na linguagem.
b) A construção de conceitos sobre o espaço e o tempo é um processo rápido, sem constrangimentos, com sentimentos e valores que atribuem a eles sentidos variados e instáveis segundo as circunstâncias, as idades e os lugares. Um exemplo curioso é o conceito de tamanho: um carro pode parecer algo pequeno par a um adulto, mas pode ser enorme para uma criança; a extensão da superfície da Terra é finita e mensurável para os matemáticos, mas inconcebível para uma criança.
c) É nas atividades cotidianas, desde a mais tenra idade, que as crianças descobrem as relações dos objetos entre si. Elas adquirem o conhecimento direto ou sensível dos objetos e do espaço interobjetos. Associada à ação sobre as coisas, a denominação das localizações, posições e deslocamentos no espaço é outra fonte de conhecimento espacial, um conhecimento indireto. Por meio da integração dessas duas fontes de conhecimento (direto sensível ou direto verbal) há a representação do espaço.
d) As referências no espaço cotidiano aparecem depois de sua descrição pela linguagem, mas é por meio dessa que adquirem sentido. Cultura e linguagem são, portanto, extremamente importantes na formação dos conceitos temporais e espaciais. Considera-se que a organização do espaço e do tempo se origina depois da construção do pensamento sobre a base das experiências no ambiente, partindo da percepção, encontrando sua confirmação novamente na experiência objetiva, de maneira que a experiência perceptivo-motora (ação e movimento) tem papel principal.
Questão 3:
CONSULPLAN | Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação, são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(VEIGA, 2002. p. 7.)
Considerando o exposto, bem como a organização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola, são considerados princípios básicos da construção do currículo.
I. O currículo é um processo em construção. A análise e a compreensão do processo de produção do conhecimento escolar ampliam a compreensão sobre as questões curriculares.
II. O currículo escolar, em sua organização, deve constar e ensinar cada disciplina separadamente, e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.
III. O currículo sempre visa privilegiar determinada cultura e, por isso, é necessária uma criteriosa análise e reflexão por parte dos sujeitos em interação, no caso, as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
Questão 4:
CONSULPLAN | Além do protagonismo do aluno, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a maior inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, de forma a se aproximar dos alunos das novas gerações. Isso está presente na Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular, que consiste em: “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. São incontestáveis as mudanças sociais registradas nas últimas décadas. Portanto, as metodologias ativas, quando tomadas como base para o planejamento de situações de aprendizagem, poderão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da autonomia e motivação do estudante à medida que favorece o sentimento de pertença e de coparticipação, tendo em vista que a teorização deixa de ser o ponto de partida e passa a ser o ponto de chegada, dados os inúmeros caminhos e possibilidades que a realidade histórica e cultural dos sujeitos emana. Diante do exposto, infere-se que o professor contribui para promover a autonomia do aluno em sala de aula das seguintes formas, EXCETO:
a) Usa linguagem informacional não controladora.
b) Demanda a aprendizagem dos alunos no ritmo de todos.
c) Nutre os recursos motivacionais internos de seus alunos.
d) Reconhece e aceita as expressões de sentimentos negativos dos alunos.
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Questão 5:
CONSULPLAN | O Projeto Político-Pedagógico (PPP), ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola.
(VEIGA, 1998, p. 13-14.)
O PPP é constituído de três partes que se integram para traçar o projeto da escola: marco situacional, marco conceitual e marco operacional. Considerando o exposto, bem como o marco operacional, assinale a afirmativa correta.
a) Parte do estudo da realidade escolar, constituindo-se a identidade institucional da escola, o que possibilita identificar e fortalecer práticas pedagógicas coerentes com essa identidade.
b) Compreende o planejamento das ações a serem tomadas pela comunidade escolar para efetivar o projeto de escola. Trata-se de um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em busca da solução de problemas no propósito de tomada de decisões.
c) Trata da observação atenta e criteriosa da comunidade escolar, do conhecimento das concepções que subsidiam o entendimento da sua realidade. Essa análise deve valorizar a pluralidade cultural, o respeito às diferenças de gêneros, raça, etnia e orientação sexual, que são elementos constitutivos do território educacional em que a escola está localizada.
d) Trata das concepções e fundamentos teóricos nos quais a escola se pauta para atender à sua função social, na qual relaciona-se o seu contexto com concepções e pressupostos teóricos que mais se aproximam da realidade de sua comunidade escolar e das necessidades da escola pública, a fim de definir as ações a serem desenvolvidas no cotidiano escolar, bem como as projetadas como referência para o futuro.
Questão 6:
CONSULPLAN | Embora não tenham recebido este nome a princípio, as metodologias ativas têm suas primeiras faíscas a partir da criação de modelos de educação que contestam os papéis tradicionais de professores e alunos. No Brasil, quem mais defendeu essa base de ensino afirmou que a superação de desafios e a construção de novos conhecimentos a partir de experiências prévias são essenciais para promover o aprendizado; para isso, criou um método de alfabetização que deveria ser “ativo, dialogal, crítico e criticizador”. Dividido em cinco etapas, esse método levava em consideração o universo vocabular do grupo com quem o professor trabalharia; elencava palavras desse universo; criava situações existenciais comuns àquele grupo e, só então, iniciava o processo de ensino-aprendizagem. Considerando as informações supracitadas, infere-se que se trata dos estudos desenvolvidos por:
a) Paulo Freire.
b) Darcy Ribeiro.
c) Magda Soares.
d) Emília Ferreiro.
Questão 7:
CONSULPLAN | A avaliação envolve todo o processo de observação e julgamento dos professores durante todo o processo ensino-aprendizagem, e a autora Jussara Hoffmann confirma isso ao dizer: “da educação infantil à universidade, crianças e jovens são constantemente sentenciados por seus comportamentos e tarefas. Formal ou informalmente, cada vez que a criança brinca, fala, responde ou faz tarefas, está sendo observada e julgada por seus professores. A isto denomina-se avaliação”.
(HOFFMANN, 2003, p. 58.)
Atualmente, encontramos muitos autores que utilizam a avaliação como objeto de estudo, na perspectiva que uma verdadeira aprendizagem se concretize. Diante do exposto, analise as premissas a seguir.
I. A avaliação é integral, pois analisa e julga todas as dimensões do comportamento considerando o aluno como um todo.
II. A avaliação é um processo contínuo e sistemático; portanto, ela não pode ser esporádica nem improvisada; deve ser constante e planejada.
III. A avaliação é funcional, porque se realiza em função de objetivos. Avaliar o processo ensino-aprendizagem consiste em verificar em que medida os alunos estão atingindo os objetivos previstos.
IV. A avaliação é sinônimo de estar e medir. A escola está voltada para o produto e não para o processo; o interessante são os conhecimentos abstraídos no decorrer de sua escolarização.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
Questão 8:
CONSULPLAN | “As diferentes formas de avaliar são decorrentes das concepções que sustentam as práticas de qualquer professor; nesse sentido, avaliar torna-se um ato subjetivo exteriorizado de forma a julgar uma ação. São inúmeras as exigências das secretarias de educação no sentido de que os docentes redirecionem suas práticas avaliativas, incentivando momentos de estudos na própria escola, bem como provendo formação continuada. Desse modo, espera-se que as teorias de diferentes estudiosos que tratam sobre a temática sejam discutidas e colocadas em prática pelos docentes. Verifica-se, ainda, a importância do uso correto da avaliação, como denomina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/1996, em seu Art. 24. V ‘a verificação do rendimento escolar observará o seguinte critério: a) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais’. Infere-se que a modalidade da avaliação auxilia o professor e, principalmente, o aluno a conhecer suas possibilidades de crescimento, valorizando seu desempenho, deixando de lado a ideia de classificar os alunos.” Trata-se da avaliação:
a) Somativa.
b) Formativa.
c) Diagnóstica.
d) Comparativa.
Questão 9:
CONSULPLAN | O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
O planejamento trata-se de “um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Deste modo, o plano de aula bem estruturado favorece a organização do trabalho didático e estabelece uma metodologia facilitada com ordem de execução no qual sem dúvidas poderá influenciar nos futuros resultados de ensino aprendizagem em que professores e alunos estarão submetidos. Sob essa linha de pensamento é imprescindível que integrantes da equipe escolar planejem as atividades e evitem o improviso. Ao planejar suas atividades, devem preocupar-se em respeitar a realidade dos alunos e buscar a aprendizagem significativa como objetivo principal de suas ações. O comprometimento com a qualidade também é o fator-chave para o profissional que visa desenvolver sua prática de maneira efetiva. Os principais elementos que constituem o plano de aula são: objetivos; conteúdos; procedimentos de ensino; e, avaliação.
(LIB NEO, 1994, p. 222.)
“Considerando o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida, infere-se que trata do elemento da constituição do plano de aula.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
a) avaliação
b) objetivos
c) conteúdos
d) procedimentos didáticos
Questão 10:
CONSULPLAN | O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
O planejamento trata-se de “um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Deste modo, o plano de aula bem estruturado favorece a organização do trabalho didático e estabelece uma metodologia facilitada com ordem de execução no qual sem dúvidas poderá influenciar nos futuros resultados de ensino aprendizagem a que professores e alunos estarão submetidos. Sob essa linha de pensamento é imprescindível que integrantes da equipe escolar planejem as atividades e evitem o improviso. Ao planejar suas atividades, devem preocupar-se em respeitar a realidade dos alunos e buscar a aprendizagem significativa como objetivo principal de suas ações. O comprometimento com a qualidade também é o fator-chave para o profissional que visa desenvolver sua prática de maneira efetiva. Os principais elementos que constituem o plano de aula são: objetivos; conteúdos; procedimentos de ensino; e, avaliação.
(LIB NEO, 1994, p. 222.)
Em relação ao plano de aula do docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação deverá ser realizada somente no final de cada aula, podendo ser informal para fins diagnósticos ou formal para atribuição de notas.
( ) Deve-se considerar a objetividade, ou seja, a correspondência do plano com a realidade à que vai aplicar. Deve haver coerência entre os objetivos gerais e os específicos, conteúdos, métodos e avaliação.
( ) Os objetivos gerais se referem ao que o professor espera da assimilação de conhecimentos e habilidades (fatos; conceitos; ideias; relações; técnicas de estudo etc.) e que irá discriminar a forma como que o professor pode avaliar.
( ) O desenvolvimento metodológico irá detalhar a preparação e a introdução do assunto, desenvolvimento, sistematização e aplicação – métodos com que o professor irá desenvolver para alcançar os objetivos propostos.
( ) É um guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente; possui uma ordem sequencial e progressiva. Deve ter flexibilidade, pois, no decorrer das aulas, o plano irá, obrigatoriamente, passando por adaptações em função das situações específicas de cada classe.
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Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Princípios orientadores da educação básica
O Referencial Curricular do Paraná estabelece os princípios orientadores da educação básica, que devem ser considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e escolas. Dentre esses princípios, destacam-se a valorização da diversidade, a inclusão, a igualdade e equidade, e a transição entre as etapas da educação básica. Esses princípios visam garantir os direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes, promovendo a formação integral e o desenvolvimento humano.
Veja mais em: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Concursos de Pedagogia
Questão 2: Organização do tempo e espaço na educação infantil
No contexto das creches e pré-escolas, a organização do tempo e do espaço é fundamental para o desenvolvimento das crianças. O Referencial Curricular do Estado do Paraná destaca a importância dessa organização, que envolve atividades cotidianas, a construção de conceitos sobre espaço e tempo, e a relação entre as crianças e os objetos do ambiente. Essa organização deve considerar as diferentes idades e experiências das crianças, promovendo um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento.
Questão 3: Princípios básicos da construção do currículo
O currículo é uma construção social do conhecimento que envolve a produção, transmissão e assimilação de conhecimentos na escola. Os princípios básicos da construção do currículo incluem a compreensão do processo como em construção, a organização do currículo sem separação rígida das disciplinas, e a necessidade de refletir sobre as culturas envolvidas. É fundamental que o currículo seja pensado de forma contínua e reflexiva, considerando a diversidade e as experiências dos estudantes.
Veja mais em: Currículo Escolar em Concursos de Pedagogia
Questão 4: Promoção da autonomia do aluno
A Base Nacional Comum Curricular propõe a inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem para se aproximar das novas gerações. As metodologias ativas podem contribuir para o desenvolvimento da autonomia e motivação dos estudantes, favorecendo o protagonismo e a autoria na vida pessoal e coletiva. Nesse contexto, o professor pode promover a autonomia do aluno ao utilizar uma linguagem informacional não controladora, demandar a aprendizagem no ritmo de todos, nutrir os recursos motivacionais internos e reconhecer as expressões de sentimentos negativos dos alunos.
Veja mais em: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
Questão 5: Marco operacional no PPP
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é constituído por três partes que se integram para traçar o projeto da escola. O marco operacional do PPP envolve o planejamento das ações a serem tomadas pela comunidade escolar para efetivar o projeto de escola. Esse processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar busca solucionar problemas e tomar decisões alinhadas com a identidade institucional da escola, a pluralidade cultural e o respeito às diferenças.
Veja mais em: Projeto Político-Pedagógico (PPP) em Concursos de Pedagogia
Questão 6: Estudos de Paulo Freire
As metodologias ativas têm suas raízes nos estudos e práticas de Paulo Freire, que defendeu a importância de superar desafios e construir conhecimento a partir de experiências prévias. Paulo Freire criou um método de alfabetização ativo, dialogal, crítico e criticizador, que levava em consideração o universo vocabular dos alunos. Seus estudos contribuíram significativamente para uma abordagem mais participativa e significativa no processo de ensino-aprendizagem.
Veja mais em: Paulo Freire em Concursos de Pedagogia
Questão 7: Premissas da avaliação
A avaliação é um processo fundamental que envolve a observação e julgamento dos professores durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Para que uma verdadeira aprendizagem se concretize, é importante considerar que a avaliação é integral, contínua, funcional e essencialmente focada nos objetivos educacionais. A avaliação deve considerar todas as dimensões do comportamento dos alunos, ser contínua e planejada, realizada em função de objetivos e valorizar o processo de aprendizagem.
Veja mais em: Avaliação da Aprendizagem em Concursos de Pedagogia
Questão 8: Tipos de avaliação
No contexto da avaliação, é essencial compreender a diferença entre os tipos de avaliação. A avaliação formativa é aquela que ocorre ao longo do processo de ensino-aprendizagem, auxiliando tanto o professor quanto o aluno a conhecerem suas possibilidades de crescimento. Ao contrário da avaliação somativa, que se concentra no produto final e na classificação dos alunos, a avaliação formativa valoriza o desenvolvimento contínuo e a aprendizagem significativa.
Questão 9: Elementos do plano de aula
O plano de aula é um instrumento fundamental para a organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico do professor. Ele inclui elementos como objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação. Cada um desses elementos contribui para a efetividade do plano de aula, favorecendo a aprendizagem significativa dos alunos e a qualidade do trabalho docente.
Questão 10: Características do plano de aula
O plano de aula é um guia de orientação que estabelece a sequência e progressão do trabalho docente. Ele deve ser organizado de forma objetiva e coerente, considerando os objetivos gerais e específicos, os conteúdos, os métodos de ensino e a avaliação. A avaliação no plano de aula deve ser contínua e realizada ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, não se restringindo apenas ao final da aula. A flexibilidade e a adaptação são essenciais para garantir a eficácia do plano de aula.
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