Simulado Língua Portuguesa: Uso de ‘Porquês’ e outros – baixe e teste os seus conhecimentos

Prezados professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções, a ortografia é um tema recorrente e de extrema importância em provas e avaliações. Dominar as regras e saber identificar possíveis erros é essencial para garantir um bom desempenho. Pensando nisso, preparamos um simulado com questões típicas sobre ortografia com foco no uso dos ‘porquês’ e outros para você testar seus conhecimentos e se preparar da melhor forma possível. Confira e esteja ainda mais preparado para os desafios que virão!

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Língua Portuguesa: Uso de ‘Porquês’ e outros

FGV | 1) Assinale a frase em que houve a troca indevida entre onde/aonde.

a) Onde aumentam os bens, aumentam aqueles que os devoram.
b) Banco é o lugar onde você pode pedir dinheiro emprestado, se provar que não precisa dele.
c) A habilidade de um líder está em levar as pessoas de onde elas estão para aonde elas nunca estiveram.
d) Aonde quer chegar toda essa gente?

e) Quem perdeu sua bolsa está livre para ir aonde quiser.

FGV | 2) AO INVÉS DE / EM VEZ DE são duas expressões que, inicialmente, significavam, respectivamente, “oposição” e “substituição”, mas hoje já aparecem como equivalentes.

Considerando esses significados originais, assinale a frase em que houve troca indevida entre essas expressões.

a) Em vez de comida japonesa, deram preferência ao tradicional churrasco gaúcho.
b) Ao invés de divertirem-se com o jogo de futebol que haviam organizado, ficaram ao lado do campo conversando.
c) Ao invés de continuarem no trabalho, ficaram descansando no vestiário dos operários.
d) Em vez de literatura policial, os jovens daquela turma davam mais importância à poesia.
e) O grupo de turistas decidiu economizar, almoçando num restaurante popular ao invés de gastar dinheiro no restaurante luxuoso da esquina.

FGV | 3) Assinale a frase em que a grafia do “porquê” está correta.

a) Você certamente sabe por que acreditar num deus.
b) Gostaria de saber porque as pessoas boas dormem melhor à noite do que as pessoas más.
c) Muita luz também é ruim por que não deixa ver.
d) Amaria saber por quê não acreditar em Deus.
e) Deus criou o homem porquê ficou desapontado com o macaco.

FGV | 4) Assinale a frase em que houve troca indevida entre SOB e SOBRE.

a) Sentar-se à sombra, num belo dia, e repousar o olhar sob a verdura é o repouso mais perfeito.
b) Se algo é dito sobre a natureza, então isto já não é mais a natureza.

c) A gente pode ficar conhecendo tudo sobre um povo só pela maneira como ele trata os animais e as praias.
d) A formiga é esperta e sábia, mas não sabe muito sobre férias.
e) Perde o teu dinheiro em favor de teu irmão, não o escondas sob uma pedra para ficar ali escondido.

Instituto AOCP | 5) O papel da memória e a memória de papel

Com espantosa frequência, leilões on-line oferecem ao mercado preciosos documentos públicos. Enquanto atuaram em funções estatais, personagens como Epitácio Pessoa, José de Alencar, Machado de Assis ou Pedro 2º produziram documentos públicos que, hoje, são disputados como investimento, como raridade colecionável e até como instrumento de crimes financeiros. A depender do conteúdo, do autógrafo, do estado de conservação e da procedência, um documento pode alcançar milhares de reais.

Papéis tramitados entre duas esferas públicas, contudo, estão sujeitos, caso autênticos, ao art. 10 da Lei nº 8.159/1991, que proíbe a comercialização de documentos de valor histórico egressos de arquivos públicos.

A Instrução Normativa 01/2007 do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) exige que leilões contendo documentos produzidos até o ano de 2000 sejam previamente informados ao órgão para análise de restrições de circulação ou identificação de eventual interesse de alguma instituição de acautelamento de patrimônio cultural.

A partir dessa informação, a autoridade pode exigir a retirada do documento do leilão definitivamente ou, caso seja necessário, para a realização de perícia, a fim de identificar, por exemplo, numerações, carimbos, vestígios de amarração, marcas de que o papel foi destacado de alguma encadernação, além do próprio conteúdo oficial do documento. Tudo isso para definir autenticidade e procedência do documento, mas nem sempre a comunicação prévia é feita.

Um documento público original assinado por Epitácio Pessoa, por exemplo, antes de chegar a uma grande plataforma de leilão on-line como eBay, Catawiki, Mercado Livre ou LeilõesBR, ou a grupos de WhatsApp, Facebook e Telegram, provavelmente saiu de modo ilícito de algum arquivo federal ou estadual. O aperfeiçoamento da legislação esparsa e a adoção de medidas interinstitucionais são um caminho urgente e necessário para salvaguardar o patrimônio documental.

Neste momento, a Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei nº 2.789/2021, que atualiza a Lei de Arquivos (Lei nº 8.159/1991) e torna improbidade administrativa o ato de “agir ou concorrer para a perda, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens materiais e imateriais do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, inclusive mediante desestruturação e corte de verbas para custeio dos órgãos incumbidos de proteger tal acervo”.

A proposta é bem-vinda. Não é razoável que a Lei de Improbidade (Lei nº 8.429/1992) ainda não contenha uma única referência a bens culturais. Mas essa medida ainda demoraria algum tempo até produzir efeitos concretos em uma realidade que, neste momento, já exige providências urgentes.

Uma ação complementar, de efeitos mais rápidos, poderia mobilizar os ministérios da Cultura e da Justiça e o Ministério Público para obrigar os marketplaces a se comprometer com “effective moderation policies” e impedir a venda de bens culturais sem prova de origem e comercialização lícitas. Medidas auxiliares incluiriam a adoção de códigos de conduta para essas plataformas digitais e o desenvolvimento de “bots” para detectar automaticamente, a partir da análise de imagens ou palavras-chave via inteligência artificial, bens procurados.

A Constituição Federal definiu os documentos como parte do patrimônio cultural do Brasil (art. 216, inc. IV) e fixou que é competência comum de todos os entes da Federação protegê-los (art. 23, inc. III). A Unesco, por sua vez, ao aprovar a “Declaração Universal sobre Arquivos”, em 2011, destacou o “papel essencial dos arquivos para (…) assegurar a memória individual e coletiva, e para compreender o passado, documentar o presente com vista a orientar o futuro”.

Documentos – textuais, cartográficos, iconográficos, fonográficos etc. – são preciosas fontes de informação, e subtraí-los, extraviá-los, danificar ou destruir é pôr em risco a nossa memória. Sem memória, é impossível haver cultura e, sem cultura, nada resta da sociedade. Descuidar do patrimônio arquivístico, portanto, é o mesmo que abandonar uma parte de nós mesmos, de nossa humanidade.

Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/11/o-papel-da-memoria-e-a-memoria-de-papel.shtml. Acesso em: 17 nov. 2023.

Analise o trecho a seguir:

“A proposta é bem-vinda. Não é razoável que a Lei de Improbidade (Lei nº 8.429/1992) ainda não contenha uma única referência a bens culturais.”

Coordenando os períodos desse trecho por meio de conjunção explicativa, o destaque pode ser reescrito da seguinte maneira, sem prejuízo para a correção gramatical:

a) “é bem-vinda o porque não é razoável”
b) “é bem-vinda por que não é razoável”.
c) “é bem-vinda por quê não é razoável”.
d) “é bem-vinda porquê não é razoável”.
e) “é bem-vinda porque não é razoável”.

IBFC | 6)

HARD ROCK CAFE

As pessoas precisam de uma língua internacional para fazer negócios, viajar, estudar ciências, tecnologia, etc. Essa língua é o inglês. As pessoas também precisam de uma linguagem internacional para expressar emoções. Esta linguagem é a música. Os jovens precisam de um santuário. Eles gostam de se encontrar, comer decentemente, tomar um sorvete, expressar seus sentimentos e ideias, ouvir um bom pop/rock. Esse lugar é com certeza, o Hard Rock Cafe.

Início de uma promissora franquia, o primeiro restaurante HRC foi fundado em Londres, em 14 de junho de 1971, por dois jovens, Isaac Tigrett e Peter Morton. Sua estreia ocorreu em Londres, na área denominada de Piccadilly, próximo ao Hyde Park. O imóvel era amplo, pois, anteriormente fora um salão de automóveis. A decoração foi iniciada pelos dois sócios, eles preencheram as paredes com objetos relacionados ao Rock.

Atualmente, a decoração do HRC é composta por uma enorme coleção de itens como: instrumentos musicais, fotos, pôsteres, motos, roupas, etc. Essas relíquias pertenceram a roqueiros famosos como Madonna, Jimi Hendrix, Elvis, Peter Gabriel, Michael Jackson, Beatles, Prince, entre outros. O Hard Rock Cafe tem um slogan: “Ame todos, sirva todos”. E dizem que não é só um slogan: é o modo de vida deles.

Um exemplo é o de Eric Clapton, o qual dispensa apresentações, e vai ao HRC comer “Pig”, seu sanduíche favorito. Ele gosta de lá, pois é bem servido em um ambiente acolhedor. Mas se você não é uma estrela do rock… Não importa! Suponha que você esteja visitando o HRC pela primeira vez: você também será muito bem tratado, e vão lhe dar boas-vindas, por ser o mais novo membro da Família Hard Rock.

Talvez esta seja uma das razões do sucesso do Hard Rock Cafe. A outra pode ser a forma acolhedora como tratam a nós, brasileiros, o HRC oferece, também, bebidas tropicais com manga, abacaxi, banana, além do inesquecível café! Café expresso, café com leite, entre outras variedades. Vale conferir!

Mantenha o foco na compreensão e interpretação do texto. Leia o fragmento: “Talvez esta seja uma das razões do seu sucesso”. Assinale a alternativa que substitui a expressão destacada sem perda de sentido.

a) um dos porquês.

b) um dos por quês.

c) um dos porques.

d) um dos por ques.

e) Os porquês.

Instituto Referência | 7) Que opção preenche ADEQUADAMENTE os seguintes espaços em branco?

No norte do Quênia … escassez de água, por isso mulheres gabras levam horas para carregar pesados galões de água. Quem sabe daqui … alguns anos essa situação possa ser diferente? Mas … muito tempo essa história vem se repetindo.

a) a – há – a

b) a – a – há

c) há – há – a

d) há – a – há

FGV | 8) Assinale a frase a seguir em que houve erro na expressão sublinhada.

a) Aos 40 anos, o homem já não sabe mais que trabalhar. Trabalhar é caminhar de encontro a nós mesmos.
b) Havia cerca de 200 candidatos à vaga de porteiro.
c) Somos felizes graças à esperança de ganhar na loteria.
d) Comemos saladas em vez de carne.
e) Fiquei a baixo dela na ordem de chegada.

Instituto Consulplan | 9) Algumas palavras possuem ortografias semelhantes, porém devem ser direcionadas aos empregos corretos, de acordo com o contexto em que estão inseridas e os sentidos expressos. Analisando as sentenças a seguir, houve um emprego INADEQUADO em:

a) “Estamos, em princípio, dispostos a negociar.”
b) “Estas são as reivindicações por que estamos lutando.”
c) “O cadáver estava a cerca de poucos metros do veículo colidido.”
d) “A ansiedade aumentava à medida em que o prazo ia chegando ao fim.”
e) “O problema não compete ao Senado, senão à Câmara dos Deputados.”

SUSTENTE | 10) Leia o título e o subtítulo de uma matéria jornalística apresentados a seguir.

Sociedade, Tecnologia

O verbete de Cleópatra foi o mais acessado da Wikipédia em inglês no ano passado. ……………?

Superando a Copa do Mundo, a invasão na Ucrânia e a rainha Elizabeth II, a página de Cleópatra foi acessada mais de 55 milhões de vezes – e a culpa provavelmente é do Google.

Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/o-verbete-de-cleopatra-foi-o-mais-acessado-da-wikipedia-em-ingles-no-anopassado- por-que/. Acesso em: 17 jan. 2023.

Qual das formas abaixo preenche adequadamente a lacuna inserida no título da matéria, considerando-se a ortografia padrão da língua portuguesa?

a) Porquê

b) Por que

c) Por quê

d) Porque

e) Pq

BAIXE O SIMULADO E CONFIRA O GABARITO

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Troca indevida entre onde/aonde

A diferença entre onde e aonde está relacionada à indicação de lugar estático ou de direção. Onde indica um lugar onde algo está, sem necessidade de movimento; aonde indica um lugar para onde algo se encaminha, indicando movimento. Assim, a resposta correta seria a alternativa (c) “A habilidade de um líder está em levar as pessoas de onde elas estão para aonde elas nunca estiveram”.

Questão 2: Troca indevida entre AO INVÉS DE / EM VEZ DE

Embora as expressões AO INVÉS DE e EM VEZ DE sejam frequentemente utilizadas como sinônimas, originalmente possuem significados diferentes: a primeira indicando oposição e a segunda indicando substituição. Na frase “Ao invés de continuarem no trabalho, ficaram descansando no vestiário dos operários”, a expressão “ao invés de” deveria ser substituída por “em vez de”.

Questão 3: Uso correto do “porquê”

O “porquê” pode ser utilizado de diferentes formas: como substantivo, adjetivo, advérbio ou conjunção. Na frase correta “Você certamente sabe por que acreditar num deus”, o “por que” está sendo utilizado como conjunção causal.

Questão 4: Troca indevida entre SOB e SOBRE

As preposições “sob” e “sobre” possuem significados distintos, sendo a primeira utilizada para indicar cobertura e a segunda para indicar posição acima ou acerca de algo. Na frase correta “Sentar-se à sombra, num belo dia, e repousar o olhar sob a verdura é o repouso mais perfeito”, o uso de “sob” está correto.

Questão 5: Coerência textual

Na reescrita do trecho “A proposta é bem-vinda. Não é razoável que a Lei de Improbidade (Lei nº 8.429/1992) ainda não contenha uma única referência a bens culturais” utilizando a conjunção explicativa “porque”, a opção correta é a alternativa (e) “é bem-vinda porque não é razoável”.

Questão 6: Substituição de expressão

A expressão “um dos porquês” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “os porquês”.

Questão 7: Preenchimento adequado dos espaços

A forma correta de preencher os espaços em branco é a alternativa (d) “há – a – há”.

Questão 8: Erro na expressão sublinhada

O erro na expressão sublinhada “a baixo dela” está relacionado ao uso inadequado da crase. O correto seria “abaixo dela”.

Questão 9: Emprego inadequado de palavras

Na frase “O cadáver estava a cerca de poucos metros do veículo colidido”, o termo “cerca” deveria ser substituído por “cerca de”, indicando aproximação ou quantidade.

Questão 10: Ortografia correta

Considerando a ortografia padrão da língua portuguesa, a forma adequada de preencher a lacuna no subtítulo da matéria é “Por quê”.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Se você está se preparando para concursos e provas na área da educação, o pacote com 200 questões de Didática disponível na página Questões de Concurso – Didática é indispensável para a sua preparação. Com questões atualizadas e criteriosamente selecionadas, esse material irá te ajudar a testar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades na área.

A Didática é uma disciplina fundamental para quem deseja atuar no campo da educação, pois aborda princípios e técnicas pedagógicas essenciais para o ensino-aprendizagem. Com as questões contidas nesse pacote, você poderá revisar conceitos importantes, identificar suas dificuldades e aprimorar sua performance nas provas.

Baixe agora mesmo o simulado de Didática, estude com qualidade e aumente suas chances de ser aprovado em concursos e processos seletivos na área da educação. Acesse professorpreparado.com.br/baixarsimuladodidatica e garanta o seu material de estudo hoje mesmo!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Se você está se preparando para concursos na área de Pedagogia, não perca a oportunidade de adquirir o material mais completo e eficiente disponível no mercado. A página MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS oferece um compilado de questões voltadas especificamente para concursos na área de pedagogia, abordando temas como teorias da aprendizagem, métodos de ensino, psicologia educacional, legislação educacional, entre outros.

Com esse material preparatório, você terá acesso a milhares de questões atualizadas e organizadas por assuntos, de forma a facilitar sua preparação e garantir um estudo eficiente e direcionado. Além disso, você também terá acesso a simulados e provas de concursos anteriores, para que possa praticar e se familiarizar com o formato das avaliações.

Não perca essa oportunidade de se preparar da melhor forma possível para os concursos na área de Pedagogia. Acesse agora mesmo a página MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e inicie sua jornada rumo à aprovação.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

A página Professor Preparado disponibiliza uma variedade de materiais de estudo em diferentes áreas para quem deseja se preparar para concursos e seleções. Confira abaixo a lista dos materiais disponíveis:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções:
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Aproveite esses materiais de estudo e esteja preparado para os desafios que estão por vir em sua área de atuação.

Cursos Para Provas de Títulos

É importante estar atento(a) aos detalhes dos editais dos concursos públicos, especialmente quanto à comprovação de títulos, pois a maioria deles exige a realização de cursos para pontuação extra. Além disso, é importante ressaltar que alguns editais estabelecem que os cursos sejam realizados antes da publicação do próprio edital.

Por isso, não deixe para a última hora e esteja sempre preparado para garantir pontos extras em sua etapa de avaliação. Neste sentido, sugerimos os cursos em educação disponíveis na página Professor Preparado, que oferecem certificados válidos em todo o Brasil e podem fazer a diferença na sua preparação.

A seguir, listamos alguns cursos de destaque que podem contribuir significativamente para sua formação:

Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas:
Curso Educação Inclusiva – 100 Horas:
Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas:
Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas:
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas:

Não perca a oportunidade de se qualificar e se destacar nos concursos públicos. Invista em sua formação e esteja preparado para conquistar sua vaga desejada.

Canal no YouTube

Acesse nosso canal do YouTube para conferir diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos! Clique aqui para se inscrever e não perder nenhuma novidade. Esperamos por você lá!

 

Buscando mais conteúdos e simulados? Acesse questoesconcursopedagogia.com.br

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário