Simulado Práticas Pedagógicas: Estude para concurso com este simulado grátis

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige um conhecimento aprofundado sobre o Práticas Pedagógicas. Saber como lidar com a autonomia e independência das crianças, a importância do brincar, a abordagem da matemática nessa fase inicial da vida escolar e tantos outros temas essenciais é fundamental para quem almeja uma carreira de sucesso como docente. Pensando nisso, este blog é dedicado a reunir dicas, informações e reflexões sobre os desafios e as melhores práticas na educação infantil, ajudando professores e profissionais da área a se prepararem da melhor forma possível para os concursos e seleções que enfrentarão. Vamos juntos explorar esse universo encantador da primeira infância na educação!

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Simulado Práticas Pedagógicas

Questão 1: (AgiRH) Sobre o brincar na educação infantil, pode-se afirmar que:

a) Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, porém não sabem que estão brincando.
b) Para brincar, as crianças não devem ter indepen- dência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir.
c) Por meio das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capaci- dades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emo- cionais que dispõem.
d) A brincadeira favorece a auto-estima das crianças somente quando elas recriam situações reais da roti- na de um adulto.

Questão 2: (AgiRH) Sobre independência e autono- mia da criança, é INCORRETO afirmar que:

a) O professor favorece a independência quando estimula a criança, exigindo dela com afeto e con- vicção aquilo que ela tem condição de fazer.
b) A capacidade de realizar escolhas amplia-se con- forme o desenvolvimento dos recursos individuais e mediante a prática de tomada de decisões. Isso vale tanto para os materiais a serem usados como para as atividades a serem realizadas.
c) No dia-a-dia da instituição deve-se centralizar to- das as decisões no professor que deve definir o que e como fazer, com quem e quando pois as crianças ainda não possuem capacidade de realizar tais es- colhas.
d) Para favorecer o desenvolvimento da autonomia é necessário que o professor compreenda os modos próprios de as crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem conhecimentos.

Questão 3: (AgiRH) A abordagem da Matemática na educação infantil (crianças de zero a três anos) tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:

a) estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
b) reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
c) comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
d) ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

Questão 4: (AgiRH) As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

I – a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
II – utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);
III – a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
IV – documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
V – a não retenção das crianças na Educação Infantil.

São corretas as afirmativas:

a) I, II, III e V.   b) II, IV e V.

c) I, III e IV   d) todas estão corretas.

Questão 5: (AgiRH) “… no conjunto da obra des- taca-se, em termos de repercussão e de impacto, o livro Pedagogia do Oprimido, escrito nos anos ses- senta. Hoje, esta obra acumula traduções em dezenas de línguas sendo o carro-chefe da penetração mundial do pensamento do autor. Em Pedagogia da Esperança (1992), o autor refaz historicamente a trajetória do seu mais marcante texto, história esta que se confunde com a sua própria trajetória intelectual.” Preenche corretamente a lacuna:

a) Piaget.  b) Paulo Freire.
c) Freinet.   d) Rogers.

Questão 6: (COGEPS UNIOESTE) Entre as discussões mais relevantes sobre avaliação na educação infantil, identificamos a defesa de uma perspectiva avaliativa denominada:

a) Avaliação processual e formativa.
b) Avaliação processual e pontual.
c) Avaliação pontual e reflexiva.
d) Avaliação contínua e pontual.

Questão 7: (COGEPS UNIOESTE) Assinale a alternativa CORRETA sobre os motivos que levaram à elaboração do Referencial Curricular do Paraná:

a) O Sistema Estadual de Ensino produziu o Referencial Curricular do Paraná por iniciativa própria e sem vinculação com o currículo nacional, considerada a autonomia de cada sistema de ensino.
b) O Decreto Federal instituiu, no contexto nacional, bases comuns aos currículos, por esse motivo, o sistema estadual de ensino realizou adequações nos currículos para a educação infantil, ensino fundamental e médio.
c) O Referencial Curricular do Paraná foi elaborado para atender às exigências dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEIs).
d) O caráter normativo da Base Nacional Comum Curricular induziu à elaboração ou reelaboração dos currículos das redes de ensino, pois estabeleceu uma base de direitos e objetivos de aprendizagens comuns para o contexto nacional.

Questão 8: (COGEPS UNIOESTE) Sobre a história do atendimento às crianças pequenas, no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Com a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB no 9.394/96, a legislação nacional passou a considerar que as creches e pré-escolas são parte do sistema educacional.
b) No início do século XX, a educação assistencialista, com a intenção de preparar as crianças pobres para aceitar a exploração social, previa que o atendimento da pobreza não deveria ter grandes investimentos.
c) O modelo pedagógico froebeliano defendia uma educação criativa e livre, no sentido de a criança superar os exercícios formais do jardim-de-infância tradicional.
d) A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB no 9.394/96 passam a considerar a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.

Questão 9: (COGEPS UNIOESTE) O processo de adaptação da criança, da família e da professora costuma ocorrer quando a criança ingressa na es- cola, muda de turma ou troca de instituição escolar. Considerando a literatura que discute o processo de adaptação escolar na educação infantil, as alterna- tivas a seguir estão corretas, EXCETO:

a) A adaptação ocorre de forma diferente para cada criança e família, por isso é importante o suporte da equipe pedagógica para acolher a diversidade de manifestações da criança e da família.
b) A adaptação tem um período específico, no momento em que a criança ingressa na escola. Pas- sado algum tempo, o processo de adaptação é en- cerrado, em especial, quando as crianças param de chorar ao chegarem à escola.
c) Para contribuir com a integração da criança à escola, no primeiro momento, a sua permanência na instituição pode ser gradativa, ou seja, a criança pode ficar por algumas horas ou período.
d) O processo de adaptação ocasiona um conjunto de mudanças no espaço físico e na rotina da escola, assim como nas relações entre as pessoas.

Questão 10: (COGEPS UNIOESTE) Elkonin é um dos expoentes da teoria histórico-cultural e contribuiu, entre outras formulações, com a elaboração da ideia de periodização. Para explicar o desenvolvimento psíquico das crianças na primeira infância, esse autor, em conjunto com Leontiev, explica que cada estágio do desenvolvimento é marcado por uma atividade domi- nante ou principal. Com base nessa teoria, assinale a atividade principal que corresponde CORRETAMENTE ao período pré-escolar:

a) Jogo de papéis.
b) Comunicação emocional do bebê.
c) Atividade objetal manipulatória.
d) Atividade de estudo.

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Importância do brincar na educação infantil

Na educação infantil, o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. Através das brincadeiras, as crianças recriam situações do seu cotidiano, desenvolvem suas capacidades cognitivas e sociais, e constroem sua identidade.

Questão 2: Desenvolvimento da independência e autonomia

Estimular a independência e autonomia da criança é essencial para seu desenvolvimento. O professor deve promover escolhas, ampliar capacidades de tomada de decisão e compreender os modos próprios de cada criança se relacionar, agir e pensar.

Questão 3: Ensino da Matemática na educação infantil

O ensino da Matemática na educação infantil busca propiciar oportunidades para que as crianças estabeleçam noções matemáticas, reconheçam números, operações, contagens e desenvolvam confiança em suas estratégias para lidar com situações matemáticas novas.

Questão 4: Acompanhamento do trabalho pedagógico na Educação Infantil

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças de forma contínua e não avaliativa. O foco deve ser na observação, registros, documentação e continuidade dos processos de aprendizagem.

Questão 5: Obra Pedagogia do Oprimido

A obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, é um marco na educação mundial. Sua defesa por uma pedagogia libertadora e que valorize a autonomia dos sujeitos impactou significativamente a educação.

Questão 6: Perspectiva avaliativa na educação infantil

Uma das discussões mais relevantes sobre avaliação na educação infantil é a defesa da avaliação processual e formativa, que busca acompanhar o processo de aprendizagem das crianças de forma contínua e reflexiva.

Questão 7: Elaboração do Referencial Curricular do Paraná

O Referencial Curricular do Paraná foi elaborado para atender às exigências dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, buscando estabelecer uma base comum de direitos e objetivos de aprendizagem.

Questão 8: História do atendimento às crianças no Brasil

Com a Constituição de 1988 e a LDB, as creches e pré-escolas passaram a ser consideradas parte do sistema educacional. A mudança de um modelo assistencialista para um modelo educacional, que valoriza a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, foi fundamental.

Questão 9: Processo de adaptação escolar na educação infantil

O processo de adaptação escolar na educação infantil é único para cada criança e família e deve ser acolhido pela equipe pedagógica. A adaptação não tem um período específico e pode envolver mudanças na rotina da criança e na instituição.

Questão 10: Atividade principal na teoria histórico-cultural de Elkonin

Segundo a teoria histórico-cultural de Elkonin, a atividade principal no período pré-escolar é a atividade objetal manipulatória. Nesse estágio do desenvolvimento, as crianças exploram e manipulam objetos para construir conhecimento sobre o mundo à sua volta.

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