Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige não apenas conhecimento teórico, mas também compreensão aprofundada das tendências pedagógicas que moldam a prática educativa. Este simulado aborda questões essenciais sobre diferentes abordagens pedagógicas, proporcionando uma oportunidade de reflexão e aprimoramento para professores e profissionais da educação. Baixe o PDF e embarque nessa jornada de conhecimento!
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Tendências Pedagógicas
Questão 1
UNESC | No que concerne aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, Libâneo (1983,1990, 1994 e 2006) propõe uma reflexão sobre as tendências pedagógicas. De acordo com a bibliografia referente à temática, julgue os itens a seguir:
I – A Tendência Tradicional foi a primeira a ser instituída no Brasil. Nesta o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetições de exercícios com exigência de memorização.
II – A Tendência Renovada Não-Diretiva é caracterizada por centralizar-se no aluno, de modo a valorizar as tendências experimentais, a pesquisa, a descoberta e o estudo do meio, tendo o professor à figura de um facilitador. Já na tendência Renovadora Progressiva, que tem Anísio Teixeira o grande pioneiro, o método é centrado no aluno e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
III – A Tendência Tecnicista em Skiner, o expoente principal. Neste método de ensino, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática
controlada. Tal tendência articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
IV – No que tange às Tendências Progressistas, tem-se que partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e são condizentes com as ideias implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista que se ramifica em três correntes: libertadora, libertária e histórico-crítica.
É correto o que se afirma em:
a) Todas as afirmativas são corretas.
b) I, III, IV apenas.
c) I, III, apenas.
d) II e III, apenas.
Questão 2
IBFC | Concepção pedagógica centrada no professor e no “como ensinar”, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade, focada na formação intelectual, dentro de uma prática determinada pela teoria e fornecendo o conteúdo, com a consequente assimilação pelo aluno.
Assinale a alternativa que indica a que Concepção Pedagógica pertence à descrição acima.
a) Tecnicista
b) Progressista
c) Tradicional
d) Produtivista
e) Crítico-social
Questão 3
FUNDATEC | Segundo Martha Gabriel, na Era da Inovação, não dá para usar fórmula antiga para resolver problemas novos. É preciso ter:
I. Criatividade.
II. Experimentação.
III. Pensamento liberal/tradicional.
Quais estão INCORRETAS?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.
Questão 4
FUNDATEC | Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?
a) Pedagogia participativa.
b) Pedagogia Teacch.
c) Pedagogia transmissiva.
d) Pedagogia bilíngue.
e) Pedagogia das inteligências múltiplas.
Questão 5
Unifil | “Como as iniciativas cabiam ao professor, o essencial era contar com um professor razoavelmente bem preparado. Assim, as escolas eram organizadas em forma de classes, cada uma contando com um professor que expunha as lições que os alunos seguiam atentamente e aplicava os exercícios que os alunos deveriam realizar disciplinadamente.” (Saviani, 1991. Escola e Democracia, p.18) De qual tendência Saviani está dissertando?
a) Escola Nova.
b) Escola Tradicional.
c) Escola Tecnicista.
d) Escola Contemporânea.
Questão 6
Unifil | O ensino tradicional estruturou-se através do método pedagógico expositivo, cuja matriz teórica pode ser identificada nos três passos formais de Bacon. Assinale a alternativa que não se refere ao método.
a) Subsunção sob uma lei extraída dos elementos observados, pertencentes a determinada classe de fenômenos, de todos os elementos (observados ou não) que integram a mesma classe de fenômenos.
b) Identificar e destacar o diferente entre os elementos já conhecidos.
c) Assimilação de conteúdos diferentes da mesma forma que a classe de elementos.
d) Se o aluno aplicou corretamente os conhecimentos adquiridos a assimilação está confirmada. Pode-se afirmar que ao ensino correspondeu uma aprendizagem.
Questão 7
VUNESP | Para Libâneo (1985), os enfoques sobre o papel da didática na atividade escolar variam de acordo com as tendências pedagógicas. Uma dessas tendências refere-se à didática assentada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser receptivo/passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos e métodos da educação.
Assinale a alternativa correta da tendência pedagógica descrita.
a) Escolanovista.
b) Tradicional.
c) Sociopolítico.
d) Renovado-tecnicista.
e) Técnico-crítico.
Questão 8
VUNESP | Para o professor em formação e/ou para o que já se encontra atuando, o conhecimento das tendências pedagógicas que influenciaram as práticas educativas e buscaram atender às expectativas da sociedade ajuda a construir conscientemente a própria trajetória político-pedagógica desse docente. Nesse sentido, conforme Queiroz e Moita (2007), é importante saber que, na Tendência Pedagógica Liberal Tradicional, a aprendizagem
a) é receptiva e mecânica, sem considerar as características próprias de cada idade.
b) está baseada na resolução de situações-problema propostas pelo professor.
c) é baseada na motivação e na estimulação de problemas concretos da vida social.
d) está baseada no desempenho dos alunos e ocorre de maneira informal.
e) fundamenta-se na capacidade de o aluno modificar suas percepções da realidade.
Questão 9
NOSSO RUMO | Conforme esta abordagem, segundo Mizukami:
“A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são ‘instruídos’ e ‘ensinados’ pelo professor. Comumente, pois, subordina-se a educação à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados.
Para este tipo de abordagem, a existência de um modelo pedagógico é de suma Importância para a criança e para sua educação. Em sua ausência, a criança permanecerá num mundo que ‘não foi ilustrado pelas obras dos mestres’ e que não ‘ultrapassará sua atitude primitiva’. Acredita-se implicitamente nas virtudes formativas das disciplinas do currículo. Acredita-se, ainda, que é falsa toda a crença em uma continuidade simples entre a experiência imediata e o conhecimento e é precisamente porque há esse salto a se efetuar que a intervenção do professor é necessária.”
Trata-se da abordagem
a) comportamentalista.
b) tradicional.
c) cognitivista.
d) humanista.
e) sociocultural.
Questão 10
Instituto Consulplan | Face ao seu papel e ampla discussão no âmbito da Psicologia e da Educação e, em particular na Pedagogia, essa questão focaliza a abordagem comportamentalista de Skinner. Segundo ele, “[…] o comportamento humano é influenciado por suas consequências, em três níveis: filogenético (espécie); ontogenético (indivíduo); e, cultural (o indivíduo é membro de um grupo). No primeiro nível, o comportamento de um organismo é produto da seleção natural, da evolução da espécie ao longo de milhares de anos”.
(NUNES, Ana Ignez; SILVEIRA, Rosemary. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e conceitos. 3a ed. rev. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 16-19.)
Considerando a abordagem de Skinner, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Eventos/comportamentos de caráter mental como pensar, sentir, ouvir, ver, dentre outros, são úteis para explicar a conduta humana.
b) O comportamento é determinado pelo condicionamento operante, ou seja, ocorre em função das necessidades e histórias de condicionamentos anteriores do indivíduo.
c) O conceito central do condicionamento operante é o reforço, que consiste em qualquer estímulo ou evento que aumenta a probabilidade de ocorrência de um comportamento.
d) Como membro de uma cultura, o indivíduo se comporta da forma em que foi ensinado, ou seja, de acordo com as contingências de reforçamento mantidas pelo grupo do qual faz parte.
Gabarito
1) B – 2) C – 3) C – 4) C – 5) B
6) C – 7) B – 8) A – 9) B – 150) A
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Tendências Pedagógicas
As tendências pedagógicas representam diferentes abordagens teóricas sobre como a educação deve ser conduzida. No contexto brasileiro, destacam-se as tendências Tradicional, Renovada Não-Diretiva, Renovadora Progressiva, Tecnicista e Progressistas. Cada uma dessas tendências possui características específicas, influenciando a maneira como os educadores concebem o processo de ensino-aprendizagem.
Questão 2: Concepções Pedagógicas
As concepções pedagógicas referem-se a visões específicas sobre o papel do professor e do aluno no processo educativo. Na prática, elas guiam as escolhas metodológicas e a abordagem adotada em sala de aula. O entendimento das diferentes concepções, como a Tradicional, Progressista, Tecnicista, Produtivista e Crítico-social, é crucial para que os educadores possam alinhar suas práticas com as teorias educacionais.
Questão 3: Inovação na Educação
A inovação na educação é um tema contemporâneo fundamental. Martha Gabriel destaca a necessidade de criatividade, experimentação e pensamento liberal/tradicional para enfrentar os desafios da Era da Inovação. Compreender esses elementos é vital para a construção de ambientes educacionais dinâmicos e adaptáveis, preparando os educadores para lidar com as demandas da sociedade atual.
Questão 4: Organização do Conhecimento
A forma como o conhecimento é estruturado e apresentado na educação é explorada pela pedagogia. A questão aborda a pedagogia transmissiva, que direciona o currículo e o ensino para um estudante abstrato. Esse enfoque destaca a importância de compreender como o conhecimento é organizado e transmitido para garantir uma aprendizagem efetiva.
Questão 5: Métodos Pedagógicos
O ensino tradicional, baseado em métodos pedagógicos expositivos, é explorado nesta questão. A discussão abrange o método pedagógico expositivo e seus passos formais, destacando a importância da abordagem no ensino tradicional. Compreender diferentes métodos pedagógicos é crucial para os educadores escolherem a abordagem mais adequada às suas metas educacionais.
Questão 6: Papel da Didática
Libâneo destaca a relação entre as tendências pedagógicas e o papel da didática na atividade escolar. Uma abordagem que enfatiza a transmissão cultural, concebendo o aluno como receptivo/passivo, é associada a uma tendência pedagógica específica. Entender a interconexão entre didática e tendências pedagógicas é fundamental para uma prática educacional consistente.
Questão 7: Tendências Pedagógicas Tradicionais e Progressistas
A análise do papel da didática de acordo com as tendências pedagógicas destaca a diferença entre abordagens tradicionais e progressistas. Enquanto as tendências tradicionais podem ter uma visão mais dogmática e centrada na transmissão cultural, as progressistas tendem a basear-se em análises críticas das realidades sociais e têm implicações sociopolíticas.
Questão 8: Abordagens Pedagógicas
O conhecimento das tendências pedagógicas é essencial para a construção consciente da trajetória político-pedagógica de um docente. Neste contexto, a Tendência Pedagógica Liberal Tradicional é explorada, enfatizando uma aprendizagem receptiva e mecânica, sem considerar as características específicas de cada idade.
Questão 9: Psicologia da Aprendizagem
A abordagem comportamentalista de Skinner é discutida, destacando a influência das consequências nos comportamentos humanos. Compreender os princípios da psicologia da aprendizagem, como o condicionamento operante e o papel do reforço, é essencial para os educadores adaptarem suas práticas ao entendimento do comportamento dos alunos.
Questão 10: Contingências de Reforçamento na Abordagem de Skinner
A questão aborda as contingências de reforçamento na abordagem de Skinner, evidenciando a influência do condicionamento operante no comportamento humano. O entendimento dessas contingências é crucial para uma aplicação efetiva da abordagem comportamentalista na prática educacional.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
O site questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes oferece um vasto conjunto de mais de 1200 questões de concursos relacionadas ao campo de conhecimentos pedagógicos. Este material abrangente e diversificado é uma ferramenta valiosa para professores e profissionais da educação que buscam aprimorar seus conhecimentos e se preparar de forma eficaz para processos seletivos na área.
Ao explorar essa rica fonte de questões, os usuários têm a oportunidade de revisar e testar seu entendimento sobre diversos temas pedagógicos, contribuindo significativamente para sua preparação. Cada questão representa uma oportunidade de aprimorar o conhecimento e aprofundar a compreensão em áreas cruciais da pedagogia.
Para aqueles que desejam uma preparação mais abrangente e extensa, sugiro conferir o material “MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS” disponível em go.hotmart.com. Este recurso oferece uma ampla gama de questões cuidadosamente selecionadas para aprofundar ainda mais o conhecimento pedagógico, proporcionando uma preparação sólida e abrangente para concursos e seleções na área da educação. Acesse agora e potencialize sua preparação!
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Descubra uma variedade de materiais de estudo em diferentes áreas em professorpreparado.com.br. Amplie seus conhecimentos e aprimore sua preparação para concursos e seleções. Confira nossos materiais:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
- Educação Física – Concursos e Seleções
- História – Concursos e Seleções
- Geografia – Concursos e Seleções
- Artes – Concursos e Seleções
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
- Filosofia – Concursos e Seleções
- Pacote de Atividades
Amplie suas possibilidades de estudo e prepare-se de forma abrangente para os desafios educacionais.
Cursos Para Provas de Títulos
Preparar-se para concursos exige não apenas dedicação aos estudos, mas também atenção aos detalhes dos editais. Muitas vezes, os certames exigem a apresentação de títulos, e realizar cursos específicos é uma maneira de pontuar nessa etapa. É fundamental não deixar para a última hora, pois alguns editais estabelecem que os cursos devem ser concluídos antes mesmo da publicação do edital. Antecipar-se a essa exigência garante que você esteja apto a concorrer com tranquilidade.
Em nosso site, professorpreparado.com.br, oferecemos uma variedade de cursos na área da educação, todos com certificados válidos em todo o Brasil. Aproveite para aprimorar seus conhecimentos e se destacar nos processos seletivos. Confira algumas sugestões de cursos:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Invista em sua formação e esteja preparado para conquistar as oportunidades que a área da educação oferece.
Canal no YouTube
Além dos cursos em nosso site, também temos um canal no YouTube repleto de recursos valiosos para sua preparação. Acesse nosso canal em youtube.com/@questoesconcursopedagogia e confira uma variedade de vídeos com simulados de conhecimentos pedagógicos. Inscreva-se para receber atualizações regulares e aproveite mais esse recurso para fortalecer seus estudos e se preparar com eficácia para concursos e seleções na área da educação. Acesse agora: ACESSAR CANAL.