Simulado: Teorias de Freire e Vigotski para Professores | 1 pdf para baixar

Baixe grátis o Simulado em PDF: Teorias de Freire e Vigotski para Professores. Reforce conhecimentos pedagógicos para concursos.

Este simulado em PDF é ideal para aqueles que se preparam para concursos destinados a pedagogos, professores de todas as etapas do ensino, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores em geral. O material aborda questões teóricas sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem social, trazendo o pensamento de renomados educadores como Vigotski e Paulo Freire. Traz ainda discussões envolvendo a aplicação da tecnologia na educação e conceitos de internalização conforme Lev Vygotski. Prepara o candidato a compreender o contexto da educação infantil, ensino de jovens e adultos, a relação do indivíduo com a sociedade e as competências da prática docente. Este material é o auxílio completo para quem busca obter destaque em concursos na área da educação.

MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSOS

BAIXAR SIMULADO

 

Preparatório Para Concursos

Para aqueles que buscam avançar na carreira educacional, enfrentar concursos ou seleções de professores pode ser um desafio, mas é primordial. Utilizar simulados para medir seus conhecimentos e descobrir quais áreas exigem mais estudo é uma estratégia eficaz. Com isso em mente, disponibilizamos um kit com inúmeras questões sobre conhecimentos pedagógicos para ajudá-lo nesse caminho de preparação. Clique no link abaixo e dê uma olhada no nosso material!

MILHARES DE QUESTÕES PARA CONCURSOS DE PROFESSORES

Algumas questões do PDF sobre Teorias de Freire e Vigotski

QUESTÃO 1 – FGV/2024

Leia o trecho a seguir.

Na base do desenvolvimento humano encontra-se a aprendizagem como processo social que permite ao indivíduo adentrar na vida intelectual de outras pessoas. Citando Vigotski, a autora informa que “a natureza psicológica da pessoa é o conjunto das relações sociais, transferidas para dentro e que se tornaram funções da personalidade e formas da sua estrutura”.

FREITAS. (2014).

Assinale a opção que apresenta o conceito de Vigotski que interfere diretamente no processo de desenvolvimento com aprendizagem social.

a) Mediação.
b) Condução.
c) Indução.
d) Dedução.
e) Acomodação.

QUESTÃO 3 – FGV/2024

Leia o texto a seguir:

“É necessário reconhecer as dissonâncias existentes entre a forma escolar ou o modo escolar de socialização e o habitus familiar das crianças, ligados à origem social, e também a dissonância entre a cultura escolar, que visa o aluno, e a cultura infantil, que visa à experiência do ser criança no interior da escola.”

ARENHART, D. “O corpo como expressão de culturas infantis na escola: marcas de geração e classe social”. Cadernos de Formação RBCB, mar. 2015 (adaptado).

O trecho destacado realça a existência de tensões no contexto escolar. Assinale a opção que melhor se alinha a este entendimento.


a) O corpo infantil deve ser disciplinado pela escola para se adaptar às normas sociais e culturais de maneira uniforme e eficaz.
b) Cada criança tem um modo próprio de socializar, influenciado por suas experiências familiares e entre pares.
c) Os professores devem oferecer liberdade irrestrita à expressão corporal das crianças, permitindo seu pleno exercício.
d) Algumas crianças são incompatíveis com o processo socialização devido às diferenças culturais entre seu meio e a escola.
e) A escola deve deixar que as crianças desenvolvam suas próprias formas de socialização, sem a interferência dos adultos.

QUESTÃO 6 – FGV/2024

“Não há para mim, na diferença e na ‘distância’ entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação. A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. Ao criticizar-se, torna-se curiosidade epistemológica.”

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

De acordo com o que afirma o autor, sobre o papel do professor crítico assinale a afirmativa correta.

a) Agir como uma ponte entre a informação e o aluno, garantindo a absorção efetiva do conteúdo.
b) Substituir os conhecimentos prévios dos alunos por entendimentos fundamentados em métodos científicos.
c) Conduzir os alunos para a adoção de ideologias políticas que se alinham com determinada visão de mundo.
d) Auxiliar os alunos a se desvencilharem de saberes baseados em experiências pessoais.
e) Capacitar os alunos a desenvolver uma nova postura em relação aos seus conhecimentos atuais e futuros.

QUESTÃO 8 – FGV/2024

O atual momento histórico tem recebido várias denominações: sociedade pós-moderna, pós-industrial ou pós-mercantil, sociedade do conhecimento. Alguns preferem entender que o tempo presente é de uma modernidade tardia. Para os objetivos deste texto, utilizarei a expressão “pensamento pós-moderno”. Embora eu não esteja convencido de que nosso tempo seja marcado por uma ruptura com a modernidade, estou certo de que vivemos um conjunto de condições sociais, culturais, econômicas peculiares que afetam todas as instâncias da vida social, de modo a ser admissível afirmar que vivemos numa condição pós-moderna. LIBÂNEO, 2005.

As opções a seguir apresentam alguns traços do momento descrito que marcam o desenvolvimento das tendências pedagógicas contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Há uma relativização do conhecimento sistematizado, especialmente do poder da ciência, destacando o caráter instável de todo conhecimento.
b) Mais do que aprender e aplicar o conhecimento objetivo, os indivíduos e a sociedade progridem à medida que se empenham em alcançar seus próprios objetivos.


c) Não há uma natureza humana universal; os sujeitos são construídos socialmente e vão formando sua identidade, de modo a recuperar sua condição de construtores de sua vida pessoal e de seu papel transformador.
d) Conhecimentos e modos de ação, deduzidos de uma cultura universal objetiva, precisam ser comunicados às novas gerações e recriados em função da continuidade dessa cultura.
e) Os valores a serem cultivados dentro de grupos particulares são a diversidade, a tolerância, a liberdade, a criatividade, as Emoções e a intuição.

QUESTÃO 10 – CETREDE/2024

O professor, ao trabalhar na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, necessita ter algum conhecimento para desenvolver o processo educativo mais qualificado, implicando o envolvimento da escola, do professor na realidade histórica e social, na perspectiva de desenvolver a consciência crítica do educando. Veja a nuvem de palavras envolvidas nesse processo:

Elaborado pela banca
As palavras voltadas a uma concepção libertadora de Educação de Jovens e Adultos são
a) diálogo, cultural, transmissor, compreensão e abstração.
b) compreensão, repetição, vivência, realidade, abstração.
c) repetição, abstração, depósito, transmissor e memorização.
d) diálogo, abstração, depósito, transmissor, memorização e afetividade.
e) diálogo, compreensão, vivência, realidade, cultural, mediador e afetividade.

BAIXE SIMULADO COMPLETO

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Aproveite agora mesmo pacotes de questões com 200 questões cada, para intensificar seus estudos na área da educação e se preparar para concursos e provas sobre diversos assuntos pedagógicos!

Simulado LDB
Simulado BNCC
Simulado Avaliação
Simulado Planejamento/Plano
Simulado Tendências Pedagógicas
Simulado Didática
Simulado Currículo Escolar
Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você está em busca de materiais de estudo para se preparar para concursos, seleções ou apenas aprimorar seus conhecimentos em outras áreas, o Professor Preparado tem diversas opções para você!

Acesse os links abaixo e encontre materiais de estudo de alta qualidade em diversas áreas:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Nosso Grupo Telegram

Junte-se ao nosso grupo no Telegram e faça parte de uma comunidade de educadores em constante aprendizado e troca de experiências.

ENTRAR NO GRUPO TELEGRAM

Outros Materiais

Convidamos você a explorar todos os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma que podem lhe auxiliar em sala de aula e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

VER OUTROS MATERIAIS

Canal no YouTube

Acesse nosso canal no YouTube para encontrar diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não perca essa oportunidade de se preparar ainda mais para seu concurso na área da educação! Clique aqui e se inscreva para receber todas as nossas atualizações.

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário