Prepare para concursos de professor com o simulado gratuito em PDF sobre Teorias do Currículo e Pedagogia Crítica. Baixe agora!
Neste post, estamos disponibilizando um simulado em PDF destinado aos profissionais da educação que visam prestar concursos públicos. Este material é especialmente útil para pedagogos, professores de todos os níveis de ensino, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores em geral. As questões abordam uma gama de tópicos relevantes, como teorias do currículo, relações entre currículo e cultura, a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, e a função social da escola. Assim, este é um recurso imprescindível para quem quer se preparar de maneira eficaz para concursos na área da educação. Baixe agora mesmo e comece a estudar!
MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSOS
BAIXAR SIMULADO
Preparatório Para Concursos
O ato de se preparar para concursos ou seleções docentes pode se apresentar como um desafio, porém, é primordial para aqueles que almejam a ascensão na carreira de educação. Os simulados representam um valioso instrumento para avaliar seus conhecimentos e detectar as áreas que necessitam de um estudo mais aprofundado. Com isso em mente, disponibilizamos um conjunto de milhares de perguntas de conhecimentos pedagógicos para te ajudar durante essa caminhada de preparação.
Clique no link abaixo e dê uma olhada no nosso material!
MILHARES DE QUESTÕES PARA CONCURSOS DE PROFESSORES
Algumas questões do PDF sobre Teorias do Currículo
QUESTÃO 1 – UFMT/2024
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999), Tomaz Tadeu da Silva afirma que uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Analise as assertivas sobre as três grandes categorias de teorias do currículo.
I. As teorias tradicionais enfatizam os conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
II. As teorias críticas enfatizam os conceitos de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo, significação e discurso.
III. Em sua obra, Bobbitt defende que a escola deve funcionar da mesma forma que uma empresa comercial ou industrial, de acordo com os princípios da administração científica.
IV. A teoria de currículo sistematizada por Tyler fundamenta-se nos conceitos de ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo e currículo oculto.
Considerando os estudos de currículo sobre as teorias críticas e não críticas, estão corretas as assertivas
a) II e IV.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I e III.
QUESTÃO 2 – UFMT/2024
Em Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo (Belo Horizonte: Autêntica, 1999), Tomaz Tadeu da Silva afirma que uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Tendo em vista as relações entre currículo e cultura, de acordo com as pesquisas críticas contemporâneas que investigam a valorização das diferenças individuais e o combate à desigualdade nas escolas,
a) o currículo é um artefato puramente técnico e, portanto, neutro.
b) o multiculturalismo promove um reducionismo identitário e acirra o silenciamento das minorias.
c) a diferença não é uma característica meramente natural, mas discursivamente produzida.
d) a escola deve ignorar a análise das relações de poder que promovem certas culturas e oprimem outras.
QUESTÃO 5 – IVIN/2024
As bases teóricas da teoria histórico-cultural apoiam-se na aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura e às relações sociais. A atividade do sujeito supõe a ação entre sujeitos, no sentido de uma relação do sujeito com o outro, com seus parceiros.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: 37 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Acerca do exposto, é possível afirmar que um dos principais representantes da Teoria histórico-cultural é:
b) Lev Vygotsky.
c) Miguel Gonzalez Arroyo.
d) David Ausubel.
e) Joseph D. Novak.
QUESTÃO 10 – FGV/2024
O movimento pela Escola Nova fez a crítica dos métodos tradicionais da educação. O marxismo e o positivismo, a seu modo, também fizeram a crítica à educação enquanto pensamento autoritário. Os existencialistas e fenomenologistas, sob o impacto de duas guerras mundiais, perguntavam o que estava errado na educação para formar homens que chegavam a se odiar tanto. O otimismo pedagógico do começo do século não resistiu a tanta violência.
GADOTTI. (1997).
Segundo o autor, a partir da segunda metade do século XX, a crítica à educação e à escola se acentuam, gerando uma tendência que ele classificou como pensamento pedagógico crítico.
Sobre a referida tendência, assinale a afirmativa incorreta.
a) Entre os principais representantes do pensamento pedagógico crítico estão Louis Althusser e Pierre Bourdieu.
b) Louis Althusser formulou a teoria da escola enquanto aparelho ideológico do Estado.
c) A crítica radical à educação oriunda do pensamento pedagógico crítico não substituiu o otimismo com a educação.
d) Pierre Bourdieu, junto de Jean Claude Passeron, formulou a teoria da escola enquanto violência simbólica.
e) As teorias derivadas do pensamento pedagógico crítico são, frequentemente, chamadas de crítico-reprodutivistas.
BAIXE SIMULADO COMPLETO
Pacote de Questões de Concursos e Provas
Aproveite agora mesmo pacotes de questões com 200 questões cada, para intensificar seus estudos na área da educação e se preparar para concursos e provas sobre diversos assuntos pedagógicos!
– Simulado LDB
– Simulado BNCC
– Simulado Avaliação
– Simulado Planejamento/Plano
– Simulado Tendências Pedagógicas
– Simulado Didática
– Simulado Currículo Escolar
– Simulado Conhecimentos Pedagógicos
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Se você está em busca de materiais de estudo para se preparar para concursos, seleções ou apenas aprimorar seus conhecimentos em outras áreas, o Professor Preparado tem diversas opções para você!
Acesse os links abaixo e encontre materiais de estudo de alta qualidade em diversas áreas:
– Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
– Educação Física – Concursos e Seleções
– História – Concursos e Seleções
– Geografia – Concursos e Seleções
– Artes – Concursos e Seleções
– Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
– Filosofia – Concursos e Seleções
– Pacote de Atividades
Nosso Grupo Telegram
Junte-se ao nosso grupo no Telegram e faça parte de uma comunidade de educadores em constante aprendizado e troca de experiências.
ENTRAR NO GRUPO TELEGRAM
Outros Materiais
Convidamos você a explorar todos os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma que podem lhe auxiliar em sala de aula e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
VER OUTROS MATERIAIS
Canal no YouTube
Acesse nosso canal no YouTube para encontrar diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não perca essa oportunidade de se preparar ainda mais para seu concurso na área da educação! Clique aqui e se inscreva para receber todas as nossas atualizações.