Material Para Concurso: Didática e Simulado

Material Para Concurso

Assunto: Didática e Simulado

A história da didática está obviamente ligada ao aparecimento do ensino, no decorrer da sociedade, da produção e das ciências como atividade planejada e intencional dedicada à instrução.
Desde os primeiros tempos existem indícios de formas elementares de instrução e aprendizagem. Sabemos, por exemplo, que nas comunidades primitivas os jovens passam por um ritual de iniciação para ingressarem nas atividades do mundo adulto. Pode-se considerar esta uma forma de ação pedagógica, embora aí não esteja presente o didático como forma estruturada de ensino.
Na chamada antiguidade clássica e no período medieval também se desenvolve forma de ação pedagógica, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades. Entretanto, até meados do século 17 não podemos falar de didática como teoria do ensino, que sistematize o pensamento didático e o estudo científico das formas de ensinar.
O termo didática vai aparecer a partir do momento em que os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes. Estabelecendo-se uma intenção propriamente pedagógica na atividade de ensino, a escola se torna uma instituição, o processo de ensino passa a ser sistematizado conforme níveis, tendo em vista a adequação às possibilidades das crianças, às idades e ritmo de assimilação dos estudos.
A teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis, é formada a partir do século 17, quando João Amós Comênio, um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre didática, a Didática Magna. Ele foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras do ensino.
Comênio desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa nas escolas, numa época me que surgiam novidades no campo da filosofia e das ciências e grandes transformações nas técnicas de produção, em contraposição às ideias conservadoras da nobreza e do clero. O sistema de produção capitalista, ainda incipiente, já influenciava a organização da vida social, política e cultural.
Para Comênio, a finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus, pois é uma força poderosa de regeneração da vida humana. O insigne educador do século 17, dizia que todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, porque todos, ao realizarem sua própria natureza, realizam os desígnios de Deus. Para ele, a educação nada mais é do que um direito natural de todos.
Com suas ideias inovadoras, Comênio desempenhou uma influência considerável, não somente porque se empenhou em desenvolver métodos de instrução mais rápidos e eficientes, mas também porque desejava que todas as pessoas pudessem usufruir dos benefícios do conhecimento.
O ideal de toda didática é que o ensino produza uma transformação no aprendiz, que este, graças ao aprendido, se torne diferente, melhor, mais capaz, mais sábio, afinal esta é a vontade do Criador.

Simulado
1.Com base no texto, assinale a opção correta a respeito da didática da Escola Nova.
a) No ensino de disciplinas que compõem a área de conhecimento história natural, os materiais didáticos devem ser plantas e animais vivos, a metodologia de ensino deve ser a observação direta e imediata e o espaço da aula deve ser a natureza.
b) No ensino das chamadas exatas aplicadas, como química e física, o conteúdo teórico dos experimentos em laboratórios deve ser aplicado após as aulas teóricas e expositivas.
c) O estudo do mundo geográfico deve englobar detalhes como a simbologia política dos países, pois o conhecimento das especificidades é necessário para que o educando tenha a visão da totalidade do fenômeno político-geográfico.
d) O ensino da realidade social e política deve restringir-se aos fatos passados e ater-se ao modo de exposição oral, uma vez que a história não permite a experimentação, a observação direta e a investigação.

2.A Didática tem papel muito importante no processo de formação de educadores, contudo, ao longo de sua trajetória, tem suscitado discussões intensas. Por vezes negada ou exaltada, ela foi assumindo, ao longo da história, diferentes compreensões. Podemos inferir que, atualmente, a Didática pode ser compreendida como:
a) arte de ensinar tudo a todos, uma vez que enfatiza os direitos humanos e a promoção da igualdade com respeito pelas diferenças.
b) ciência responsável pela formação do professor, responsabilizando-se por atribuir significado ao trabalho docente.
c) estudo dos processos de ensino e aprendizagem em articulação com as dimensões humana, técnica e político- social que devem orientar os princípios e práticas educativas.
d) técnica de aprender a melhor ensinar, auxiliando o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.

3.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) Didática; Pedagogia; Didática; Pedagogia; Didática.
b) Pedagogia, Didática, Pedagogia; Didática; Didática.
c) Pedagogia; Pedagogia; Pedagogia; Didática; Didática
d) Pedagogia; Didática; Didática; Pedagogia; Pedagogia.
e) Didática; Pedagogia, Pedagogia; Didática; Pedagogia.

4.Na história da educação brasileira, muitas foram as transformações pelas quais passaram as escolas e a prática didática. Considerando a Pedagogia Progressista, as três Tendências Pedagógicas que se manifestam são:
a) Libertária, Tradicional e Crítico-Social dos Conteúdos.
b) Tradicional, Renovada Progressista e Crítico-Social dos Conteúdos.
c) Libertária, Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos.
d) Tradicional, Tecnicista e Renovada Progressista.
e) Libertária, Libertadora e Tecnicista.

5.Sobre o ensino e a aprendizagem de História, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar.
b) Os diferentes conceitos — de fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico — independem das distintas concepções de História e de como ela é estruturada e constituída.
c) Na sala de aula, os materiais didáticos e as diversas formas de comunicação escolar apresentadas no processo pedagógico constituem o que se denomina saber histórico escolar.
d) O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico.
e) Didaticamente, as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato.

6.É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.

7.Sobre a didática está correta a frase:
a) Não generaliza o que é comum no processo educativo.
b) Estuda a finalidade da educação na sociedade.
c) Ocupa-se dos métodos de cada matéria.
d) Ocupa-se da teoria geral do ensino.
e) Estuda a educação a instrução e o ensino.

8.A Didática é um ramo de estudo da Pedagogia que:
a) investiga a natureza das finalidades da educação numa sociedade.
b) busca em outras ciências os conhecimentos que esclarecem o fenômeno educativo. c) estuda a dinâmica das relações sociais e o processo do desenvolvimento humano.
d) investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
e) nenhuma alternativa está correta

9.Em relação à Didática, é incorreto afirmar que
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
b) não compete refletir acerca dos objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

10. São elementos estruturantes da Didática:
a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
b) objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
c) objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
d) objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.

GABARITO 1A;2C;3D;4C;5B;6D;7D;8D;9B;10C;

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Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

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