Simulado Paulo Freire – Concurso Pedagogia e Conhecimentos pedagógicos

Preparar-se para concursos e seleções na área educacional requer conhecimento sólido em pedagogia, especialmente sobre as contribuições de Paulo Freire. Neste simulado gratuito, abordaremos questões essenciais para aprimorar seus conhecimentos pedagógicos, proporcionando uma análise aprofundada das ideias do renomado educador. Baixe o simulado em PDF e mergulhe nesse universo de aprendizado!

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Simulado Paulo Freire – Concurso Pedagogia e Conhecimentos pedagógicos

QUESTÃO 1

IGEDUC | A Pedagogia Libertadora se opõe à “Educação Bancária”, na qual o professor deposita o conteúdo nos alunos, receptáculos vazios de conhecimento. Seu objetivo era formar alunos capazes de pensar criticamente sobre a própria realidade de propor soluções de melhoria em seu ambiente.
(  ) Certo
(  ) Errado

QUESTÃO 2

AVANÇASP | A obra de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, traz uma reflexão sobre a prática educativa na formação de docentes, numa abordagem educativo-progressista,
fazendo uma análise de saberes fundamentais, enumerados através de exigências de um ensino em favor da autonomia do educando. Sobre os saberes indispensáveis à prática docente, segundo a Pedagogia da Autonomia, é INCORRETO afirmar que:
a) O professor que não leva a sério sua formação não tem força moral, nem competência profissional para coordenar as atividades de sua classe. Ele precisa ter comprometimento com o educando, possibilitando uma aprendizagem democrática.

b) O rigor do pensar certo para fazer certo negam uma prática de preconceito, pois uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que os educandos em relação uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar.
c) Os educadores devem ensinar com rigorosidade metódica, pois não há ensino sem pesquisa aproximando os educandos dos objetos cognoscíveis, com criatividade, investigação, curiosidade, humildade e persistência, ética e estética, levando à procura pelo esclarecimento através de perguntas e indagações que fazem parte de uma prática que leva à autonomia do ser.
d) Ter consciência do inacabamento do ser é fundamental na formação docente para poder sempre buscar essa conclusão histórica e social do ser. Para isto é importante o respeito à autonomia e à dignidade do ser do educando em busca da curiosidade e inquietação em suas descobertas.
e) O educador não deve estar aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, criando possibilidades para sua própria produção e construção, pois ensinar é transferir conhecimento.

QUESTÃO 3

CETREDE | “[…] não existe ensino separado de aprendizagem. Educador e educando, quando mediados pela pedagogia crítica, trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende enquanto ensina e o educador ensina e aprende com o professor e com os outros.” Em quase todas as suas obras pedagógicas Paulo Freire criticou a educação que despreza o estudante como partícipe do seu processo de aprendizagem, denominando educação:
a) bancária, tecnicista, alienante.
b) em que o indivíduo oprimido deve desempenhar sozinho um papel na sua libertação.
c) a educação como ato político deve se dissociar da pedagogia, e a cultura do silêncio pode promover uma educação mais centrada nos valores da sociedade.
d) que busca recuperar o senso de humanidade, pois não cabe à educação este papel.

QUESTÃO 4

CETREDE | Em qual obra de Paulo Freire propõe método de alfabetização dialética?
a) Alfabetização e conscientização. Porto Alegre: Editora Emma, 1963.
b) Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1968.
c) Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
d) Educação como prática da liberdade. Paz e Terra, 2000.

QUESTÃO 5

CETREDE | “[…] quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a ele ensinar e não a de transferir conhecimento […].” Este trecho é atribuído a qual autor e qual obra pedagógica?
a) Moacir Gadotti em Histórias das Ideias Pedagógicas.
b) Gaudêncio Frigotto em Desenvolvimento e Educação.

c) Célestin Freinet em As Técnicas Freinet da Escola Moderna.
d) Paulo Freire em A Pedagogia da Autonomia.

QUESTÃO 6

FGV – | Em 2021, o educador Paulo Freire teve sua obra revisitada em inúmeros eventos, por conta do centenário do seu nascimento. Um dos destaques dessa obra é o conceito de Educação bancária. Nas palavras de Freire (1987, p.38), “Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro”. Ainda segundo o autor, a educação bancária estimula contradições.
As opções a seguir expressam uma contradição apontada por Freire, à exceção de uma.
Assinale-a.
a) O educador é o que educa; os educandos, os que são educados.
b) O educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, depois de ouvidos nesta escolha, se acomodam a ela.
c) O educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados.
d) O educador identifica a autoridade do saber com sua autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele.


e) O educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente.

QUESTÃO 7

CETREDE | Em 2021, será celebrado o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, importante teórico do campo educacional, que deixou um valioso legado para a educação do País. A seguir, analise alguns dos fundamentos de seus estudos. Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A adoção de uma prática pedagógica que privilegiasse o desenvolvimento da criticidade dos estudantes.
( ) Um ensino voltado para a transmissão de conteúdos e o professor como único detentor dos conhecimentos.
( ) Educação como prática libertadora, humana e transformadora, que possibilita aos estudantes o desenvolvimento de sua autonomia.
( ) A valorização da cultura e dos conhecimentos trazidos pelos estudantes entre outros como eixos norteadores da ação docente.
( ) Uma educação mediada por uma prática subordinada às diferenças culturais e as condições sociais como sendo determinantes para o sucesso escolar.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
a) V – F – V – V – F.
b) V – V – F – V – F.
c) F – F – V – F – F.
d) V – V – V – F – F.
e) F – V – F – V – V.

QUESTÃO 8

IMPARH | A educação ética é aquela que nos leva a refletir sobre o próprio ser humano, possibilitando a formação de indivíduos que devem se construir nas relações com o outro. Assim, cabe ao educador observar as suas próprias posturas para se fortalecer como sujeito ético, no contexto da escola ora defendida. Um dos principais comportamentos desse educador é:
a) adotar como método a exposição oral de seus conhecimentos, com a certeza de conseguir moldar seus alunos aos padrões exigidos pela sociedade.
b) compreender-se como o único detentor do conhecimento frente aos seus alunos, por ter formação acadêmica superior.
c) defender o distanciamento entre sua posição e a do educando como necessário na reprodução dos valores sociais vigentes.
d) priorizar a educação dialógica entre os membros dos grupos como uma via de construção do conhecimento.

QUESTÃO 9

IMPARH | O desenvolvimento da autonomia no processo de ensino e aprendizagem é essencial para que os alunos se tornem protagonistas do seu projeto de vida e possam, assim, atender as demandas do mundo atual. Em relação à construção da autonomia do aluno, assinale com V ou F as afirmações que se seguem, conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.
( ) A autonomia é fundamental para uma formação integral do aluno, possibilitando sua participação na sociedade de forma colaborativa.
( ) A autonomia trata do envolvimento do estudante em atividades que se limitam ao contexto escolar e de sala de aula.
( ) Quando se trata do tema da autonomia dos alunos, é preciso considerar também a questão da participação discente nas tomadas de decisão da escola de um modo geral.
( ) O professor, para desenvolver a autonomia do aluno, não precisa atentar para seu tempo nem seu ritmo de aprendizado.
( ) O desenvolvimento da autonomia, desde cedo, para os alunos, ajuda inclusive no desempenho cognitivo deles.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V, V, V, V, F.
b) V, F, F, V, V.
c) V, F, V, F, V.
d) F, V, V, F, F.

QUESTÃO 10

IMPARH | A escola necessária para os tempos atuais, plural e pluralista, exige uma nova sala de aula. Tendo em vista esses fundamentos, analise as afirmativas que se seguem, verificando se são VERDADEIRAS ou FALSAS.
I. A escola de outrora, mais comprometida com os interesses e necessidades das elites, vem sendo, progressivamente, substituída por uma escola democrática, uma escola para todos.
II. Na sala de aula dessa escola plural e pluralista em construção, administrar o cotidiano tornou-se mais difícil, possivelmente porque ainda nos mantemos marcados pela imagem de uma escola ideal em que alunos educados, dóceis e gratos buscam aprender e ser feliz.
III. No contexto dessa escola atual, em que as turmas são altamente heterogêneas, é preciso buscar a todo custo sua homogeneidade como forma de assegurar o sucesso da proposta pedagógica posta em desenvolvimento.
IV. Professores, na regência das salas de aula dessa escola plural e pluralista, em lugar do diálogo que pode gerar indisciplina, precisam estar preparados para fortalecer debates em que um grupo sai vencedor.
Qual a opção correta?
a) Somente a afirmativa II é falsa.
b) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) As afirmativas II, III e IV são falsas.

GABARITO:

1) Certo 2) E 3) A 4) B 5) D 6) B 7) A 8) D 9) C 10) C

Assuntos Abordados no Simulado:

Pedagogia Libertadora versus Educação Bancária:

Explora a oposição entre a Pedagogia Libertadora, preconizada por Paulo Freire, e o modelo de Educação Bancária, no qual o professor deposita conteúdos nos alunos como se fossem receptáculos vazios. Destaca o objetivo da Pedagogia Libertadora em formar alunos críticos capazes de propor soluções para melhorar seu ambiente.

Saberes indispensáveis à prática docente segundo a Pedagogia da Autonomia:

Analisa os saberes fundamentais propostos por Paulo Freire na obra “Pedagogia da Autonomia”. Destaca a importância do comprometimento do professor com a formação dos alunos, a necessidade do rigor no pensar certo e a promoção da autonomia do educando.

Crítica de Paulo Freire à educação que despreza o estudante:

Examina a visão crítica de Paulo Freire em relação a práticas educacionais que desconsideram o papel ativo do estudante no processo de aprendizagem, classificando essa abordagem como “bancária”, “tecnicista” e “alienante”.

Método de alfabetização dialética em obras de Paulo Freire:

Identifica a obra específica de Paulo Freire que apresenta o método de alfabetização dialética, reconhecendo a importância dessa abordagem na transformação social por meio da educação.

Importância do educador ser aberto à curiosidade dos alunos:

Explora a necessidade do educador estar aberto a indagações, curiosidade e perguntas dos alunos, conforme defendido por Paulo Freire. Destaca a importância desse diálogo para o processo educacional.

Contradições na visão “bancária” da educação, segundo Paulo Freire:

Aborda as contradições apontadas por Paulo Freire na visão “bancária” da educação, ressaltando como essa abordagem contribui para a alienação da ignorância e estimula contradições no processo educativo.

Fundamentos dos estudos de Paulo Freire sobre uma educação libertadora:

Apresenta os fundamentos dos estudos de Paulo Freire, incluindo práticas pedagógicas que visam desenvolver a criticidade dos estudantes, a promoção de uma educação libertadora, humana e transformadora.

Comportamentos éticos do educador no contexto da escola:

Destaca a importância do educador observar suas próprias posturas para fortalecer-se como sujeito ético, defendendo a educação ética como aquela que leva à reflexão sobre o ser humano.

Desenvolvimento da autonomia do aluno e seu impacto na formação integral:

Explora a essencialidade do desenvolvimento da autonomia do aluno para que ele se torne protagonista do seu projeto de vida, participando colaborativamente na sociedade.

Desafios e características da escola plural e pluralista na contemporaneidade:

Analisa os desafios e características da escola plural e pluralista na atualidade, destacando a transição de uma escola mais elitista para uma escola democrática e inclusiva. Discute como administrar o cotidiano em turmas heterogêneas e a necessidade de diálogo na sala de aula.

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