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10 Questões de Concurso – Conceitos Pedagógicos

Introdução

Apresentação

Bem-vindo(a) ao nosso Simulado Para Concursos sobre Conceitos Pedagógicos. Neste simulado, exploraremos questões que abordam temas essenciais na área pedagógica, proporcionando uma visão aprofundada e instigante. Preparado e otimizado para quem busca compreender os fundamentos pedagógicos, este simulado é uma ferramenta valiosa para testar seus conhecimentos.

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Simulado Conceitos Pedagógicos Para Concursos

QUESTÃO 1

QUADRIX | A respeito da intencionalidade pedagógica, assinale a alternativa incorreta.
a) É toda ação consciente do educador, planejada e executada visando a atender às necessidades do aluno no espaço onde ocorre o processo de ensino e
aprendizagem.
b) Envolve a atitude, a postura e o domínio do educador de determinadas habilidades de ensino, capazes de levar o participante do processo a aprender.
c) Um contrato é firmado entre quem ensina e quem aprende. O ponto de partida é o aluno, principal ator do processo de ensino e aprendizagem.
d) Um fator impeditivo da consolidação da intencionalidade pedagógica é a dificuldade inerente ao processo formativo do professor.
e) O uso de tecnologias em sala de aula pressupõe que o professor conheça as novas possibilidades de ensinar, que podem favorecer uma educação acessível e

integrada.

QUESTÃO 2

 

Marinha | De acordo com Camargo e Daras (2021 ), a gestão da sala de aula, seja ela presencial ou telepresencial – ou, melhor, física ou virtual -, é fundamental, e cada
contexto tem especificidades que devem ser respeitadas. Para auxiliar o docente na gestão da sala, os referidos autores definiram quatro passos fundamentais com vistas
a orientar a condução das atividades telepresenciais. Assim, assinale a opção que apresenta corretamente esses quatro passos.
a) Objetos de aprendizagem, modelagem flexível, ciclos de feedbacks e check-out.
b) Guia da aula, modelagem flexível, imersões e testes on-line.
c) Check-in, guia da aula, aplicação de atividades e fechamento e avaliação.


d) Trilhas de aprendizagem, aplicação de atividades, imersões e testes on-line.
e) Check-in, guia da aula, feedback formativo e check-out.

QUESTÃO 3

VUNESP | Quando se observa a complexificação da sociedade, com a atuação pedagógica de diferentes agentes informais e não formais, como as mídias e as empresas,
percebe-se por que tanto se fala, nas últimas décadas, em Socieda de do Conhecimento. Assinale a alternativa que apresen ta a definição de Pedagogia que se alinha
aos desafios desse cenário, considerando a perspectiva de autores como José Carlos Libâneo.
a) Constitui a área de saber que se ocupa centralmen te com o desenvolvimento cognitivo das crianças, devendo se manter independente de demandas de
mercado ou sociais.
b) É uma disciplina voltada para o ensino formal tipica mente nas instituições escolares, sejam elas de edu cação básica, ensino superior ou educação especial.

c) É o estudo das teorias e dos conceitos da educação, orientando-se para discussões complexas de alto ní vel em detrimento daquelas sobre práticas e
cotidia nos das escolas.
d) É um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mes mo tempo, uma diretriz orientadora da ação
educativa.
e) É a crescente consideração das relações pedagógi cas de agentes da sociedade paraescolares, como as mídias e as empresas, na formação dos indivíduos.

QUESTÃO 4

CEBRASPE (CESPE) | Julgue o item subsequente, com relação aos componentes do processo de ensino-aprendizagem.
Os métodos de ensino são elementos do processo de ensino-aprendizagem na medida em que expressam as formas sob as quais os sujeitos aprendentes organizam seu
pensamento.
( ) Certo


( ) Errado

QUESTÃO 5

CEBRASPE (CESPE) | Julgue o item subsequente, com relação aos componentes do processo de ensino-aprendizagem.
Os conteúdos como componentes do processo de ensino-aprendizagem favorecem a compreensão de que, quanto mais alto o nível de sua previsão, melhor o nível de
assimilação pelos sujeitos.
Certo
Errado

QUESTÃO 6

IMPARH | No estudo sobre a Didática, José Carlos Libâneo fala sobre a educação intencional e a não intencional. A educação com objetivos definidos conscientemente é
considerada:
a) Educação intencional.
b) Educação tradicional.
c) Educação não intencional.
d) Educação crítica.

QUESTÃO 7

Instituto Consulplan | Chegando à Colônia brasileira, em 1549, os jesuítas implantaram os primeiros colégios contando com incentivo e subsídio da coroa portuguesa. Essa situação se
consolidou com o estatuto da “redízima” instituída em 1564 (Cf. MATTOS, 1958, p. 275) mediante a qual um décimo da receita obtida pela coroa portuguesa na Colônia
era destinado à manutenção dos colégios jesuítas. Nessas condições bastante favoráveis, a pedagogia católica se instalou no país, primeiro na versão do Plano de
Nóbrega, a “pedagogia brasílica”, e depois, na versão do Ratio Studiorum, cujos cânones foram adotados pelos colégios jesuítas no mundo inteiro. Assim, ao longo dos
dois primeiros séculos, de 1549 até 1759, data da expulsão dos jesuítas, a pedagogia cristã, de orientação católica, gozou de uma hegemonia incontrastável no ensino
brasileiro.
(Disponível em: https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeva l_Saviani_artigo.pdf. Adaptado.)
Sobre o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Pedagogia brasílica.
2. Ratio Studiorum.
( ) Caracteriza-se por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação
cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideal que o define enquanto ser humano.
( ) Com ênfase na aprendizagem da Língua Portuguesa e Educação Religiosa, direcionado aos índios, pois eles que por aqui viviam, ocorrendo a necessidade de
desconstruir uma cultura secular que já existia para se implantar outra advinda do outro lado do mundo que, com os primeiros passos do capitalismo, já buscava
ampliar a produção e o mercado de consumo.
( ) A educação passou a contar com regras específicas estabelecidas no plano para a província. Ilustra as ideias carregadas pelo contexto iluminista, sendo
instauradas as “aulas régias” com professores pagos pela coroa. Sendo um contexto iluminista, a laicidade predominou nas reformas implantadas.
A sequência está correta em
a) 1, 2, 2.
b) 1, 1, 2.
c) 2, 2, 1.
d) 1, 2, 1.
e) 2, 1, 2.

QUESTÃO 8

IAUPE | Pedagogia – História da Educação
De acordo os fatos ocorridos na História da Educação no Brasil, após os anos 2000, complete as lacunas com as alternativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Em 2001, foi aprovado o __________________________, ficando os Estados e os Municípios a partir de então com a incumbência de elaborar os planos decenais
correspondentes. Em 2003, foi ampliado o para atender, além do ensino fundamental, estudantes das escolas da educação especial, tanto as públicas
quanto as privadas com fins filantrópicos. Em 2007, foi criado o que reúne, num só indicador, os resultados de dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de
desempenho nas avaliações.
a) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Plano Nacional de Educação Programa Nacional de Livro Didático.
b) Plano Nacional de Educação Programa Nacional de Livro Didático Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
c) Plano Estadual de Educação Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco Indicador de desempenho dos estudantes de Pernambuco.
d) Fundo de Financiamento ao Estudante da Educação Básica Programa Brasil Alfabetizado Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.
e) Ensino Fundamental de 9 anos, com matrícula obrigatória aos seis anos de idade Programa Mais Educação Plano Nacional de Educação.

QUESTÃO 9

VUNESP | Projeto de lei nacional nº 3.179/2012, tramitado na Câmara dos Deputados em 2022, para que o direito social à educação também seja possível por meio de educação
domiciliar (homeschooling) em todo o território brasileiro, estabelece, entre outros pontos, que
b) o ensino de matemática e língua portuguesa ao menos seja realizado por profissional com formação em pedagogia.
c) haja o cumprimento de conteúdos curriculares de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, aceitando a inclusão de conteúdos curriculares adicionais.
d) ocorra avaliação semanal comprovada da criança ou do adolescente em unidade escolar previamente designada para esta tarefa.
e) sejam incluídas atividades práticas laboratoriais e de educação física com adaptação da estrutura física doméstica fiscalizada e autorizada por órgão competente.

QUESTÃO 10

Instituto AOCP | Analise as 10 características a seguir:
1. Estabelecer um sistema completo de educação.
2. Organizar a escola secundária de forma flexível.
3. Desenvolver uma educação técnico-profissional de nível secundário e superior.
4. Organizar medidas, instituições e orientações profissionais para estudar o trabalho científico.
5. Criar Universidades.
6. Criar fundos escolares destinados à manutenção e ao desenvolvimento da educação.
7. Fiscalizar todas as instituições particulares de ensino.
8. Promover assistência física e psíquica às crianças em idade pré-escolar.
9. Reorganizar a administração escolar.
10. Reconstruir o sistema educacional visando atender a escola comum e a escola especial.
As características citadas referem-se
a) ao Projeto Rui Barbosa (1882).
b) à Reforma Rivadávia Correia (1970).
c) à Reforma de Ensino Rocha Vaz (1985).
d) ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
e) ao Manifesto dos Educadores Democratas em Defesa do Ensino Público (1989)

GABARITO:

1) C 2) C 3) D 4) Errado 5) Errado 6) A 7) E 8) B 9) C 10) D

 

Assuntos Abordados no Simulado:

Intencionalidade Pedagógica:

    • Ação consciente do educador.
    • Planejamento e execução para atender às necessidades do aluno.
    • Envolvimento do educador com atitude, postura e domínio de habilidades.
    • Contrato entre quem ensina e quem aprende.
    • Uso de tecnologias para favorecer uma educação acessível e integrada.

Gestão da Sala de Aula:

    • Importância na gestão da sala de aula (presencial ou telepresencial).
    • Quatro passos fundamentais para orientar atividades telepresenciais.

Pedagogia na Sociedade do Conhecimento:

    • Complexificação da sociedade.
    • Atuação pedagógica de agentes informais e não formais.
    • Sociedade do Conhecimento.
    • Definição de Pedagogia alinhada aos desafios do cenário.

Componentes do Processo de Ensino-Aprendizagem:

    • Métodos de ensino como elementos do processo.
    • Conteúdos como favorecedores da compreensão.

Didática e Educação Intencional:

    • Distinção entre educação intencional e não intencional.
    • Abordagem de José Carlos Libâneo.

Pedagogia na Colônia Brasileira:

    • Chegada dos jesuítas.
    • Pedagogia brasílica e Ratio Studiorum.
    • Hegemonia da pedagogia cristã na Colônia brasileira.

História da Educação no Brasil pós-2000:

    • Aprovação do Plano Nacional de Educação em 2001.
    • Ampliação do ensino fundamental de 9 anos em 2003.
    • Criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2007.

Educação Domiciliar (Homeschooling):

    • Projeto de lei nacional nº 3.179/2012.
    • Pontos como formação do professor, cumprimento da BNCC e avaliação.

Manifesto dos Educadores Democratas em Defesa do Ensino Público (1989):

    • Características como sistema completo de educação, criação de universidades, fiscalização de instituições particulares, etc.

Reformas Educacionais:

    • Análise de 10 características.
    • Referência ao Manifesto dos Educadores Democratas em Defesa do Ensino Público (1989).

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