Baixe agora: Simulado de Conhecimentos Pedagógicos Gratuito

Bem-vindo ao simulado de conhecimentos pedagógicos! Preparamos uma série de questões que abrangem diversos aspectos fundamentais para professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções. Este simulado irá testar seus conhecimentos em áreas como currículo, legislação educacional, documentação pedagógica, entre outros. Baixe o PDF, resolva as questões e confira as respostas no final para avaliar seu desempenho.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado de Conhecimentos Pedagógicos

QUESTÃO 1

FGV | O Currículo da Cidade do Ensino Fundamental referente à Língua Portuguesa preserva a subdivisão dessa etapa de ensino de nove anos em três ciclos.

Assinale a opção que nomeia e ordena corretamente esses ciclos.

a) O Ciclo de Alfabetização compreende os dois primeiros anos (1o e 2o); o Transdisciplinar envolve os três anos seguintes (3o, 4o e 5o); o Autoral abarca os quatro anos finais (6o, 7o, 8o e 9o).
b) O Ciclo de Alfabetização compreende os três primeiros anos (1o, 2o e 3o); o Interdisciplinar envolve os três anos seguintes (4o, 5o e 6o); o Integral abarca os três anos finais (7o, 8o, 9o).
c) O Ciclo de Alfabetização compreende os três primeiros anos (1o, 2o e 3o); o Transdisciplinar envolve os três anos seguintes (4o, 5o e 6o); o Integral abarca os três anos finais (7o, 8o, 9o).

d) O Ciclo de Alfabetização compreende os dois primeiros anos (1o e 2o); o Interdisciplinar envolve os três anos seguintes (3o, 4o e 5o; o Autoral abarca os quatro anos finais (6o, 7o, 8o e 9o).
e) O Ciclo de Alfabetização compreende os três primeiros anos (1o, 2o e 3o); o Interdisciplinar envolve os três anos seguintes (4o, 5o e 6o); o Autoral abarca os três anos finais (7o, 8o, 9o).

QUESTÃO 2

FGV | Leia o fragmento a seguir.

Até o ano de 2017, o Brasil contava com uma legislação migratória, o _____, aprovada em 1980, em meio a um regime de _____, que _____ a entrada e permanência de migrantes no país e _____ o seu acesso a direitos fundamentais, excluindo a população migrante indocumentada do sistema de ensino brasileiro.

Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. São Paulo: SME / COPED, 2021, p. 28.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

a) Estatuto do Imigrante – concessão – autorizava – garantia.
b) Estatuto do Estrangeiro – exceção – restringia – cerceava.
c) Estatuto da População em Deslocamento – inovação – ampliava – aprovava.
d) Estatuto da Pessoa em Trânsito – liberdade – discutia sobre – ampliava.


e) Estatuto do Migrante – exclusão – restringia – proibia.

QUESTÃO 3

FGV | Leia o fragmento a seguir.

Muitas vezes nos perguntamos o que aconteceu. É tão poderoso o fato de documentar? Sim e não, porque o fato de documentar, além de observar para ver e ouvir aos meninos e às meninas, envolve também uma outra maneira de trabalhar entre os adultos.

BARBOSA, M. C.; FARIA, A. de; MELLO, S. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017, p. 16.

O conceito de Documentação Pedagógica, tal como caracterizado pelos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, apresenta os atributos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

a) Democrática, valorizando as experiências, questionamentos, interesses e necessidades dos alunos.
b) Interativa, fazendo com que professores, alunos e familiares participem e interajam do processo educativo.
c) Formal, pois relata linearmente as aprendizagens e experiências vivenciadas pelos alunos.
d) Reflexiva, pois ilustra os caminhos percorridos, que podem ser ressignificados durante o processo pedagógico.

e) Contextualizada, levando em conta o motivo da escolha dos conteúdos trabalhados.

QUESTÃO 4

IBAM | Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes. Corresponde ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

O trecho acima se refere a:

a) planejamento
b) programa
c) currículo
d) projeto pedagógico

QUESTÃO 5

FUNDATEC | Sobre a importância do planejamento, de acordo com Vasconcellos (2000), analise as assertivas abaixo:

I. Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas, é agir de acordo com o previsto.


II. Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, é também agir em função daquilo que se pensa.
III. Planejar é um ato amoroso.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

QUESTÃO 6

FUNDATEC | “O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica”. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo:

I. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
II. Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
III. Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas, devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos uma ruptura de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

QUESTÃO 7

IBFC | Uma escola democrática e participativa que pretenda integrar-se às exigências do século XXI, planeja coletivamente os processos educativos e pedagógicos visando uma formação cidadã e inclusiva. Com base nessa reflexão, assinale a alternativa correta.

a) A escola do século XXI visa o desenvolvimento das potencialidades individuais
b) A escola do século XXI deve promover ações repressoras
c) A escola do século XXI visa uma educação que valoriza as diferenças pela convivência entre os pares
d) A escola democrática é desencadeadora de ações coercitivas
e) A escola democrática visa a manutenção do ensino tradicional

QUESTÃO 8

IBFC | Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:

a) a construção de currículos que destaque a diversidade cultural de seus alunos exige do professor uma postura inovadora, pois implica em valorizar as diferentes manifestações culturais, mesmo que se enfatize o tipo de cultura adequada do ponto de vista educacional
b) ao relacionar currículo, conhecimento e cultura torna-se uma ação inviável no ambiente educacional, pois, é papel da escola apenas fomentar práticas culturais adequadas à aprendizagem de seus alunos
c) na construção do currículo, deve-se considerar as diversas culturas presentes no âmbito escolar, pois exige uma nova postura do professor, que precisa estar aberto às diferentes manifestações culturais, considerando suas relações sociais e oportunizar espaço para a crítica cultural, o diálogo e o desenvolvimento de pesquisas
d) ao se construir o currículo, é importante que se valorize a diversidade cultural na escola, como inclusão de teatro, música clássica, dança e leitura literária nas práticas cotidianas da escola, pois assim, é possível permitir que os alunos tenham acesso às diversas formas de cultura superiores às manifestações culturais populares que, em geral, participam
e) o currículo escolar precisa valorizar a diversidade cultural na escola que pressupunha uma nova postura por parte do professor, assumindo um papel crítico sobre as classes menos favorecidas, priorizando o ensino de práticas culturais mais apropriadas do ponto de vista educacional, social e econômico

QUESTÃO 9

Instituto Consulplan | A atividade de planejar é tão antiga quanto a história da humanidade. Assim como o homem primitivo pensava (planejava) como poderia fazer para vencer os desafios de sua vida diária, o homem contemporâneo também planeja, desde as atividades simples às mais complexas, a fim de alcançar seus objetivos. Neste sentido, Menegolla e Martins (1991, p. 15) afirmam que “A história do homem é um reflexo do seu pensar […] O homem pensa sobre o que fez; o que deixou de fazer; sobre o que está fazendo e o que pretende fazer”. Assim, a atividade de planejar não deixa de ser uma exigência e simultaneamente uma necessidade do ser humano. A sistematização do planejamento se dá no campo econômico, mais especificamente na área de produção, mediante as Revoluções Industriais e a emergência da chamada Ciência da Administração, no fim do século XIX. No início do século XX, o planejamento, já sistematizado, vai ganhando espaço em todos os setores da sociedade e produz um forte impacto quando a União Soviética apresenta-o e utiliza-o não mais como um exemplo de organização empresarial, mas como a planificação de toda economia do país.

(Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/72ffe7394f8b75e0e0f3ece7eb2e4eb6.pdf. Adaptado.)

Atualmente, pode-se identificar três linhas de planejamento administrativo: o gerenciamento da qualidade total; o planejamento estratégico; e, o planejamento participativo, que, por sua vez, tiveram e têm suas implicações na educação, pois a escola não ficou e nem fica imune aos movimentos político- econômico-sociais. Considerando o contexto educacional diante de planejamento participativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A concepção do planejamento participativo está fundamentada na pedagogia progressista.
(   ) O saber deixa de ser privilégio dos especialistas; a valorização da participação passa a ser considerado requisito favorável para intervir na realidade, possibilitando a sua transformação.
(   ) Tem como objetivo a transformação das relações de poder, autoritárias e verticais em relações igualitárias, horizontais e dialógicas.
(   ) Compete organizar as competências específicas e necessárias, para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. A escola deve atuar no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se, diretamente, com o sistema produtivo para o mercado de trabalho.
(   ) Está centrada na tendência pedagógica liberal tradicional, pois o planejamento tinha como preocupação principal, a tarefa a ser desenvolvida em sala de aula, independente da realidade; uma vez elaborado, serviria para vários anos, pois o compromisso da escola é com a cultura; os problemas sociais pertencem à sociedade.

A sequência correta está em

a) V, V, F, V, V.
b) F, F, V, F, V.
c) V, V, V, F, F.
d) V, F, V, V, F.
e) F, V, F, V, F.

QUESTÃO 10

CEBRASPE (CESPE) | Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo.

O conceito de currículo ligado à grade curricular não pode ser entendido como currículo emancipador.

(   ) Certo                    (   ) Errado

GABARITO:

1) E – 2) B – 3) C – 4) C – 5) D
6) D – 7) C – 8) C – 9) C – 10) Certo

Assuntos Abordados no Simulado:

1. Currículo da Cidade no Ensino Fundamental:

O currículo da cidade para o Ensino Fundamental é uma abordagem importante para estruturar a educação básica. Este simulado explora os ciclos de Alfabetização, Transdisciplinar e Autoral. É vital entender a organização desses ciclos para garantir uma progressão eficaz do aprendizado ao longo dos anos, preparando os alunos para desafios educacionais mais complexos.

2. Legislação Migratória no Brasil:

A legislação migratória é um tema crítico, especialmente em um contexto educacional diversificado. Este bloco de perguntas abrange o Estatuto do Estrangeiro, destacando como as políticas impactam a entrada e permanência de migrantes no Brasil, além de sua conexão com o acesso a direitos fundamentais, incluindo a participação no sistema educacional.

3. Documentação Pedagógica:

A documentação pedagógica é uma ferramenta valiosa para compreender e aprimorar as práticas educativas. Este conjunto de perguntas explora os atributos da documentação pedagógica, destacando a importância de uma abordagem democrática, interativa, reflexiva e contextualizada para registrar e analisar o processo educacional.

4. Conceitos Fundamentais em Educação:

Esse grupo de perguntas esclarece conceitos centrais em educação, como planejamento, programa, currículo e projeto pedagógico. Compreender a distinção entre esses termos é essencial para garantir uma abordagem coesa e eficaz no desenvolvimento e implementação de estratégias educacionais.

5. Importância do Planejamento:

O pensamento de Vasconcellos sobre o planejamento como uma antecipação mental e um ato amoroso é fundamental. As perguntas destacam a relevância de antecipar ações, agir de acordo com o planejado e reconhecer o ato de planejar como uma expressão de cuidado e comprometimento com o processo educativo.

6. Etapas do Ensino Fundamental:

A compreensão das diferentes fases do Ensino Fundamental é crucial. As questões abordam o foco na alfabetização nos primeiros anos, a progressão nos Anos Iniciais e considerações sobre a transição entre essas fases. Isso fornece insights sobre as necessidades específicas dos alunos em cada etapa.

7. Escola Democrática e Participativa:

Uma escola do século XXI deve ser democrática e participativa. Este bloco de perguntas destaca a importância do planejamento coletivo para os processos educativos, visando uma formação cidadã e inclusiva. Valorizar as diferenças e promover a convivência entre os pares são elementos-chave.

8. Relações entre Currículo, Conhecimento e Cultura:

Este conjunto de perguntas explora as relações entre currículo, conhecimento e cultura. Destaca a importância de valorizar a diversidade cultural, exigindo uma postura inovadora do professor para incorporar manifestações culturais diversas nas práticas escolares.

9. Planejamento Participativo:

Compreender a concepção do planejamento participativo é crucial para moldar práticas educacionais inclusivas e transformadoras. Este bloco de perguntas destaca sua fundamentação na pedagogia progressista, a valorização da participação e a busca por relações igualitárias e dialógicas.

10. Concepção de Currículo como Práxis:

Explorar a concepção de currículo como práxis é essencial. Este item destaca a importância de entender que o currículo emancipador vai além da grade curricular tradicional, buscando uma abordagem mais holística e transformadora para a educação.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

A página questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes oferece um valioso conjunto de mais de 1200 questões voltadas para concursos na área de pedagogia. O material abrange diversos tópicos de conhecimentos pedagógicos, proporcionando uma preparação abrangente e eficaz para profissionais da educação.

Se você busca uma quantidade ainda maior de questões para aprimorar seus estudos em conhecimentos pedagógicos, recomendamos o material “MiLHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS” disponível em go.hotmart.com/B46829098I?src=QCPEDBLOG. Este recurso abrangente oferece milhares de questões para aprofundar ainda mais seu conhecimento e maximizar sua preparação para concursos e seleções na área educacional. Acesse agora e potencialize sua jornada de estudos!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Explore nossa variedade de materiais de estudo em diversas áreas em professorpreparado.com.br/mais-materiais. Confira nossos recursos abrangentes para diferentes disciplinas, incluindo:

Amplie seu conhecimento e aprimore sua preparação em diversas áreas. Acesse agora e potencialize seus estudos!

Cursos Para Provas de Títulos

Preparar-se para concursos exige uma abordagem abrangente, e a realização de cursos é um componente crucial, especialmente para as provas de títulos. Muitos editais exigem a conclusão desses cursos, e é vital não deixar essa etapa para a última hora, pois alguns requisitos podem incluir a conclusão dos cursos antes mesmo da publicação do edital. Sendo assim, antecipe-se e planeje a realização de cursos essenciais para valorizar sua participação nos processos seletivos.

Em nossa plataforma, oferecemos cursos em educação que são ideais para enriquecer seu currículo. Todos os cursos possuem certificados reconhecidos nacionalmente, agregando valor à sua preparação. Confira alguns cursos sugeridos abaixo:

Não perca a oportunidade de se destacar com cursos relevantes e enriquecer sua jornada educacional. Acesse nossa página em Professor Preparado para explorar todos os cursos disponíveis.

Canal no YouTube

Para complementar sua preparação, também recomendamos explorar nosso canal no YouTube, repleto de vídeos de simulados de conhecimentos pedagógicos. Acesse agora e inscreva-se para receber atualizações regulares, garantindo que você esteja sempre atualizado com valiosos recursos educacionais. ACESSAR CANAL e potencialize seus estudos com conteúdos práticos e direcionados para concursos na área educacional.

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário