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Simulado Competências: Baixe agora em PDF

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Apresentação

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação demanda conhecimento sólido em competências pedagógicas. Pensando nisso, elaboramos um simulado exclusivo para professores e profissionais da educação, focado em testar e aprimorar suas habilidades. Baixe o simulado em PDF abaixo e confira as questões desafiadoras que abordam temas fundamentais para o sucesso em processos seletivos.

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Simulado Competências

QUESTÃO 1

FUNDATEC | De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, a “capacidade pessoal de mobilizar, articular, integrar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que permitam responder intencionalmente, com suficiente autonomia intelectual e consciência crítica, aos desafios do mundo do trabalho” corresponde ao conceito de:

a) Flexibilidade Cognitiva.
b) Itinerário Formativo.
c) Competência Profissional.
d) Inteligência Emocional.
e) Percurso Formativo.

QUESTÃO 2

FGV | A organização dos conteúdos que serão trabalhados em cada ano do Ensino Fundamental do município tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em relação aos elementos estruturantes deste documento, é correto afirmar que

a) os conteúdos das unidades temáticas determinam as metodologias e abordagens empregadas pelo professor.
b) a organização em áreas de conhecimento deve favorecer a comunicação entre componentes curriculares.
c) as habilidades são o nível mais geral que organiza os objetos de conhecimento de cada componente.
d) a numeração sequencial das habilidades ordena e hierarquiza as competências a serem desenvolvidas.
e) as competências específicas do componente devem ser desenvolvidas de maneira isolada e especializada.

QUESTÃO 3

FGV | O Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG) é pautado pelas dez competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e delas faz uma releitura ao seu modo. Essas competências são as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica.

Nos termos do RCMJG, algumas competências são apresentadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Cultura digital.
b) Conhecimento.
c) Empatia e cooperação.
d) Comunicação.
e) Empreendimento e negócios.

QUESTÃO 4

FGV | Enriquece e complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Perpassa todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola. É organizada em temas gerais, em forma de áreas do conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, selecionados pelos sistemas educativos e pela unidade escolar, colegiadamente, para serem desenvolvidos de forma transversal.

MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. p.32. Adaptado.

O fragmento acima refere-se à

a) regionalização dos saberes e da sociedade.

b) parte diversificada do currículo, que complementa e enriquece a base comum.
c) competência geral cinco da BNCC aplicada para potencializar o acesso à escola pelos educandos.
d) dinâmica global do desenvolvimento, que condiciona a realidade da unidade escolar.
e) cultura em sua transversalidade, tal como se manifesta em diversas disciplinas e áreas de conhecimento.

QUESTÃO 5

Marinha | No tocante à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – entendidos como conteúdos, conceitos e processos -, que, por sua vez, são organizados em:

a) objetivos de desenvolvimento.
b) áreas do conhecimento.
c) unidades temáticas.
d) campos de experiências.


e) objetivos de aprendizagem.

QUESTÃO 6

FCM | Associe corretamente o pilar da educação, segundo Antunes (2009), à sua definição.

PILARES

1 – Aprender a conhecer
2 – Aprender a fazer
3 – Aprender a conviver
4 – Aprender a ser

DEFINIÇÕES

(   ) Retoma a ideia de que todo ser humano deve ser preparado inteiramente, corpo e espírito, inteligência e sensibilidade.
(   ) Ressalta a aquisição de competências para compreensão, incluindo o domínio dos instrumentos do conhecimento.
(   ) Enfatiza a questão da formação profissional e o preparo para o mundo do trabalho.
(   ) Acentua os caminhos do autoconhecimento e da autoestima que são os mesmos da solidariedade e da compreensão.
(   ) Salienta as habilidades para construir conhecimentos e exercitar os pensamentos, a atenção e a memória.
(   ) Reforça a cooperação para o progresso do conhecimento em novos empreendimentos e em novos empregos.

A sequência correta dessa associação é

a) 2, 4, 3, 4, 1, 3.
b) 2, 4, 1, 3, 4, 1.
c) 3, 4, 2, 1, 3, 2.
d) 4, 1, 2, 3, 1, 2.

QUESTÃO 7

FCC | Projeto de Vida é, para o estudante, o caminho traçado entre “quem ele é” e “quem ele quer ser”, partindo da apropriação da história de sua vida pessoal para projetar trajetórias sobre os próprios desejos, por meio do exercício contínuo de autoconhecimento, de reflexão sobre sua própria atuação no mundo, no mundo do trabalho, na família e na comunidade, construindo novas perspectivas das dimensões pessoal, cidadã e profissional.

(Novo Ensino Médio Capixaba: plano de Implementação)

São objetivos das aulas do Projeto de Vida:

I. A construção e apropriação de conhecimentos e valores que permitam aos estudantes tomarem decisões.
II. O desenvolvimento da percepção dos estudantes sobre a importância dos estudos para planejar o futuro.
III. A escolha de metodologias que ajudem os estudantes a elaborar seu Projeto de Vida de forma clara e coerente.
IV. O vislumbre de diferentes cenários e possibilidades para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.
V. O desenvolvimento do senso de responsabilidade nos estudantes, para se prepararem para o mercado de trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, III e IV.
b) II e V.
c) II, III e IV.
d) I, III e V.
e) I, II e IV.

QUESTÃO 8

Instituto AOCP | Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). As decisões pedagógicas no ensino médio devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências, o que implica em:

I. indicar claramente o que os alunos devem saber-fazer;
II. mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores;
III. afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza;
IV. interacionarem-se e articularem-se nos termos da LDB.

a) I, II, III e IV.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas III.
d) Apenas IV.
e) Apenas I e II.

QUESTÃO 9

FGV | “Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo”.

Na Base Nacional Comum Curricular essa é uma competência

a) referente à Educação Infantil.
b) referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
c) referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental.
d) referente ao Ensino Médio.
e) geral da Educação Básica.

QUESTÃO 10

Instituto AOCP | As competências a serem desenvolvidas nos alunos são definidas como

a) a capacidade de o aluno decorar os conhecimentos cotidianos para resolver seus problemas de insegurança e pobreza.
b) a capacidade de o professor agir individualmente para resolver seus problemas pedagógicos.
c) a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
d) a capacidade de os alunos promoverem discussões ideológicas, sem respeitar a opinião dos colegas.
e) todo conteúdo escolar o qual deve incentivar a competição das notas entre os alunos.

GABARITO:

1) C – 2) B – 3) E – 4) B – 5) C
6) D – 7) E – 8) A – 9) E – 10) C

Assuntos Abordados no Simulado:

1. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica – Conceito de Competência Profissional:

No contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, o conceito de competência profissional destaca a capacidade pessoal de mobilizar, articular, integrar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções. Essa competência permite responder intencionalmente, com suficiente autonomia intelectual e consciência crítica, aos desafios do mundo do trabalho.

2. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Fundamental – Organização dos Conteúdos e Elementos Estruturantes:

A BNCC é referência essencial para a organização dos conteúdos no Ensino Fundamental. Os elementos estruturantes desse documento, como unidades temáticas, habilidades e competências, são fundamentais para direcionar a prática pedagógica. Compreender como esses elementos se interrelacionam é crucial para favorecer a comunicação entre os componentes curriculares.

3. Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG) e a Releitura das Competências Gerais da BNCC:

O RCMJG se alinha às competências gerais propostas pela BNCC, reinterpretando-as à sua maneira. Identificar essas competências no referencial é vital para compreender as aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica, promovendo uma abordagem única e relevante para o contexto municipal.

4. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – Regionalização dos Saberes e Parte Diversificada do Currículo:

As diretrizes destacam a importância de enriquecer a BNCC, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade. A parte diversificada do currículo complementa a base comum, abordando temas transversais que ultrapassam ciclos de vida específicos, proporcionando uma compreensão mais abrangente e contextualizada.

5. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Desenvolvimento de Competências Específicas – Organização das Habilidades:

A BNCC, ao detalhar competências específicas para cada componente curricular, organiza habilidades relacionadas a diferentes objetos de conhecimento. Compreender essa organização é crucial para garantir o desenvolvimento completo das competências dos alunos ao longo de sua trajetória educacional.

6. Pilares da Educação segundo Antunes (2009) – Associação Correta dos Pilares:

Os pilares propostos por Antunes – Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver, Aprender a Ser – têm definições específicas. Associar corretamente cada pilar às suas características é fundamental para entender como esses princípios fundamentais moldam a abordagem educacional.

7. Projeto de Vida no Contexto do Novo Ensino Médio – Objetivos das Aulas do Projeto de Vida:

O Projeto de Vida, no contexto do Novo Ensino Médio, visa orientar os estudantes na construção de seus caminhos entre quem são e quem desejam ser. Conhecer os objetivos das aulas desse projeto é essencial para promover o autoconhecimento, reflexão sobre a atuação no mundo e o desenvolvimento das dimensões pessoal, cidadã e profissional.

8. Decisões Pedagógicas no Ensino Médio – Desenvolvimento de Competências e Orientação para o Desenvolvimento de Competências:

Decisões pedagógicas no Ensino Médio devem visar o desenvolvimento de competências, indicando claramente o que os alunos devem saber-fazer, mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Além disso, é essencial afirmar valores que contribuam para a transformação social, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

9. Competência relacionada a diferentes linguagens na BNCC – Utilização de Diferentes Linguagens para Expressão e Partilha de Informações:

A competência que envolve a utilização de diferentes linguagens, como verbal, corporal, visual, sonora e digital, é essencial em todos os níveis da Educação Básica. Compreender como essa competência se manifesta em diferentes etapas da educação é crucial para promover a expressão e o entendimento mútuo.

10. Definição de Competências a serem Desenvolvidas nos Alunos:

As competências a serem desenvolvidas nos alunos não se limitam ao conhecimento memorizado, mas sim à mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Entender essa definição é fundamental para promover uma educação mais abrangente e alinhada com as demandas sociais e profissionais.

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