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Simulado Preparação Pedagógica

QUESTÃO 1

QUADRIX |

Assinale a alternativa que apresenta a teoria da aprendizagem satirizada pela charge acima.

a) cognitivista
b) conectivista
c) humanista

d) sociointeracionista
e) comportamentalista

QUESTÃO 2

QUADRIX | No âmbito da teoria da aprendizagem, o condicionamento operante consiste em associar, por meio da aplicação dos princípios adequados de reforço, uma antiga resposta a um novo estímulo. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

I – O reforço positivo aumenta a probabilidade de que determinado comportamento ocorra. São exemplos de reforço positivo o ato de dar uma bala ou de fazer um elogio.

II – O reforço negativo acontece quando se retira algo de que a criança gosta, como, por exemplo, quando a criança fica de castigo sem televisão ou Internet.

III – A punição possui efeito oposto ao do reforço e pretende enfraquecer algum comportamento indesejado.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.


c) Apenas os itens I e II estão certos.
d) Apenas os itens I e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO 3

Questão 3:
FUNDATEC | Em relação à teoria behaviorista de Skinner, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(   ) Skinner afirma que o ser humano resulta de uma série de combinações. Dentre elas, a combinação da herança genética e das experiências adquiridas ao longo da vida.

(   ) Nessa teoria, o autor enfatiza o processo da descoberta como foco da aprendizagem. Ou seja, nesse caso, o aluno não é apenas um espectador passivo, mas possui uma participação ativa.

(   ) Nessa teoria, a memorização é entendida como essencial.

(   ) A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços a fim de obter os comportamentos desejados, oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos, que recebem passivamente o conhecimento do professor.

(   ) O professor deve apresentar sentido na hora de passar o conteúdo ao aluno. Dessa forma, o processo de aprendizagem se torna mais eficaz, poupando tempo e otimizando recursos. Quando o aluno consegue ver sentido prático no que está aprendendo, a memorização é inevitável.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – F – V.
b) V – F – V – V – F.
c) F – V – V – F – F.
d) V – F – F – V – V.
e) F – F – F – F – V.

QUESTÃO 4

MS CONCURSOS | As principais tendências pedagógicas, no Brasil, são divididas em Tendências Liberais e Tendências Progressistas. A partir do conhecimento dessas teorias, o professor poderá desenvolver com mais consistência sua prática pedagógica. Sobre as Tendências Progressistas, elas são, exceto:

a) Libertária.
b) Libertadora.
c) Tecnicista.
d) Crítico-social dos conteúdos.

QUESTÃO 5

OMNI | A tendência tecnicista da Pedagogia firma-se, nos anos 70, alicerçada no princípio da otimização: racionalidade, eficiência e produtividade. Com sua organização racional e mecânica, visava a corresponder aos interesses da sociedade industrial. Sobre essa tendência educacional, assinale a alternativa que melhor corresponde a ela:

a) É por meio da tecnologia educacional que os princípios científicos comportamentais e tecnológicos garantem o comportamento adequado pelo controle do ensino. As etapas do processo de ensino e aprendizagem se reduzem ao estabelecimento de comportamentos finais por meio de objetivos chamados de instrucionais, em seguida, o professor faz a análise do que foi solicitado para ter elementos que indiquem qual a sequência dos passos da aula e, por fim, a execução dos conteúdos pré-estabelecidos, direcionando as respostas corretas voltadas para o alcance dos objetivos.

b) As primeiras manifestações desse movimento se deram com crianças excepcionais e deficientes mentais, fora da instituição escolar. Lembremo-nos, por exemplo, da pediatra Maria Montessori e do médico Ovide Decroly. Ambos preocupados com a individualização do ensino, com a estimulação às atividades livres concentradas, baseados no princípio da autoeducação. A partir dessas experiências, generalizam-se os procedimentos pedagógicos para todo o sistema educacional. A escola montessoriana, pois, valoriza a aprendizagem de coisas úteis e o professor é aquele que auxilia o aluno e não faz por ele.

c) Guiadas às atividades intelectuais. O ensino é centrado no professor, que usa a aula expositiva como a única forma de ser passado o conteúdo a ser aprendido. Após exercícios de repetição, os alunos reproduzem-no através de provas orais e escritas. O modelo de homem ideal é o que sustenta os objetivos do ensino, o que se configura como um modelo desvinculado da realidade dos alunos. O que se ensina é tratado de forma isolada, fora dos reais problemas da sociedade e dos interesses de quem aprende.

d) Nenhuma das alternativas.

QUESTÃO 6

IBADE | O modo que o questionamento e a abordagem cognitivista da aprendizagem divergem do ponto de vista comportamentalista, se dá pelo fato de destacar a complexidade inerente a este processo e de se centrar nos processos mentais que ocorrem para que a aprendizagem tenha lugar. Contudo para os cognitivistas a aprendizagem é estruturada e idealizada como um processo:

a) relacionado com o ato ou efeito de aprender em situações internalizadas e constantes.
b) de aquisição de conhecimentos, habilidades e valores espirituais, possibilitado através do estudo.
c) derivado do substantivo aprendiz, termo que caracteriza aquele que aprende.
d) de aquisição de esquemas de resposta e de adaptações sucessivas ao meio.
e) natural do ser humano que envolve uma série de situações difíceis de compreender.

QUESTÃO 7

IBADE | O homem age no mundo em decorrência das consequências positivas ou negativas de seu comportamento e, diante disso, não se pode pensar o ser humano simplesmente submetido ao ambiente de forma passiva, pois os mesmos não estão apenas “atentos” ao mundo, mas respondem de forma idiossincrática àquilo que já experenciaram objetiva ou subjetivamente ao longo de sua história. Isso implica afirmar que o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivido ao longo de sua vida.

Esse conceito de desenvolvimento humano está de acordo com a teoria:

a) construtivista.
b) skinneriana.
c) genética.
d) piagetiana.
e) cognitivista.

QUESTÃO 8

IBFC | O norte-americano J. B. Skinner (1904-1990), com suas raízes fincadas no funcionalismo, enfatiza a importância do rigor metodológico e da experimentação no processo de conhecimento dos fenômenos. Apesar de não ter sido o fundador do behaviorismo, tarefa realizada por J. B. Watson (1878- 1958), Skinner é o responsável pela ampliação dessa concepção ao propor e construir o behaviorismo radical. Sobre esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta.

a) O denominado behaviorismo radical de Skinner enfatiza o comportamento humano como objeto de estudo, valorizando os comportamentos observáveis do organismo, reconhecendo a existência de comportamentos encobertos como os pensamentos, sentimentos, cognições, sonhos, etc., denominando-os como eventos que ocorrem por debaixo da pele humana

b) A ciência skinneriana assenta-se no conceito do comportamento operante, que é reconhecido como uma classe de respostas definida pelas relações funcionais do comportamento com suas consequências, com o estado de motivação e com as condições ambientais presentes no momento em que a resposta ocorre

c) O behaviorismo radical, ao enfatizar o conceito operante, entende que o indivíduo está submetido às condições do ambiente, pois as consequências de seus comportamentos são determinações externas a ele

d) O controle ambiental antecedente é sempre essencialmente indutor de alterações de frequência das respostas; sua designação técnica estímulo-discriminativo e sua definição, a ocasião em que a resposta ocorre, excluem a ideia de algo que force a resposta a ocorrer

e) O comportamento operante é uma ação do organismo no meio e não meramente aquele eliciado pelos estímulos externos ao organismo, como acontece no comportamento reflexo

QUESTÃO 9

FUNDATEC | De acordo com Oliveira-Formosinho, a pedagogia ___________________ reconhece crianças e adultos como pessoas e utiliza uma pedagogia de envolvimento, que reconhece o conhecimento e experiência prévios dos participantes e os envolve ativamente nos processos da sua própria mudança. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

a) comportamentalista
b) positivista
c) freudiana
d) isomórfica
e) darwiniana

QUESTÃO 10

FUNDATEC | Segundo Luckesi, analise as assertivas abaixo:

I. A aprendizagem ativa é aquela construída pelo educando a partir da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, ou seja, o educando se desenvolve à medida que toma propriamente suas as experiências vividas.

II. A questão do erro, da culpa e do castigo na prática escolar está bastante articulada com a questão da avaliação da aprendizagem.

III. A pedagogia tecnicista é centrada na exacerbação dos meios técnicos de transmissão e apreensão dos conteúdos e no princípio do rendimento.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

GABARITO:

1) E – 2) D – 3) B – 4) C – 5) A
6) D – 7) B – 8) C – 9) D – 10) E

Assuntos Abordados no Simulado:

1. Teorias de Aprendizagem:

As teorias de aprendizagem representam diferentes abordagens sobre como os indivíduos adquirem conhecimento. O cognitivismo, por exemplo, destaca a importância dos processos mentais, enquanto o conectivismo enfatiza as redes e conexões no aprendizado. Já o humanismo prioriza o desenvolvimento pessoal, e o sociointeracionismo ressalta a influência do meio social. O comportamentalismo, por sua vez, focaliza comportamentos observáveis e mensuráveis. Compreender essas teorias é essencial para embasar práticas pedagógicas variadas.

2. Condicionamento Operante:

O condicionamento operante, proposto por Skinner, aborda a associação entre comportamentos e suas consequências. O reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer, enquanto o reforço negativo envolve a retirada de algo desagradável. A punição busca enfraquecer comportamentos indesejados. Esses conceitos são cruciais para compreender como moldamos e modificamos comportamentos no contexto educacional.

3. Teoria Behaviorista de Skinner:

A teoria behaviorista de Skinner destaca a influência do ambiente na formação do indivíduo. Combina genética e experiências de vida, enfatizando estímulos e reforços para obter comportamentos desejados. Contrariamente, a memorização é central, e o papel do professor é criar sentido prático no aprendizado. Compreender esses princípios é fundamental para a prática pedagógica eficiente.

4. Tendências Pedagógicas:

As tendências pedagógicas moldam a prática educacional. Enquanto as liberais buscam uma educação mais tradicional, as progressistas buscam transformações sociais. Identificar essas tendências, como a libertária, libertadora, tecnicista e crítico-social dos conteúdos, é crucial para que educadores possam alinhar suas práticas com abordagens pedagógicas contemporâneas.

5. Tendência Tecnicista:

A tendência tecnicista, consolidada nos anos 70, enfatiza a otimização do ensino através de métodos racionais e eficientes. O controle é exercido por meio da tecnologia educacional, seguindo princípios comportamentais e tecnológicos. Conhecer esses princípios é essencial para compreender o papel da tecnologia na educação e suas implicações na aprendizagem.

6. Abordagem Cognitivista da Aprendizagem:

A abordagem cognitivista diverge do comportamentalismo, destacando a complexidade do processo de aprendizagem e focando nos processos mentais envolvidos. A aprendizagem é estruturada e idealizada como um processo relacionado ao ato de aprender em situações internalizadas e constantes. Compreender essas diferenças é crucial para desenvolver estratégias educacionais mais abrangentes.

7. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem:

A perspectiva que destaca o ser humano como produto do processo de aprendizagem vivido ao longo da vida está alinhada com a teoria construtivista. Reconhece a influência das experiências passadas nas ações presentes e destaca a importância do envolvimento ativo na aprendizagem ao longo do tempo.

8. Behaviorismo Radical de Skinner:

O behaviorismo radical de Skinner amplia a concepção do behaviorismo, enfocando o comportamento operante e reconhecendo comportamentos encobertos. Compreender esse contexto teórico é essencial para entender como as ações do indivíduo são moldadas por estímulos, motivação e condições ambientais.

9. Pedagogia Participativa:

Uma pedagogia participativa, como mencionado por Oliveira-Formosinho, reconhece crianças e adultos como agentes ativos no processo educacional. Valoriza o conhecimento prévio dos participantes e os envolve ativamente nos processos de aprendizagem, proporcionando uma abordagem mais inclusiva e centrada no aluno.

10. Concepções de Aprendizagem de Luckesi:

Luckesi aborda concepções importantes sobre aprendizagem, destacando a importância da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, a relação entre erro, culpa e castigo com a avaliação da aprendizagem, e criticando a pedagogia tecnicista centrada no rendimento. Essas perspectivas oferecem insights valiosos para práticas educacionais mais reflexivas e eficazes.

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