Simulado Concepções Pedagógicas: Baixe e Prepare-se para os Concursos de Pedagogia

Bem-vindo(a) ao nosso Simulado Para Concursos sobre Concepções Pedagógicas. Neste simulado, exploraremos questões que abordam temas essenciais na área pedagógica, proporcionando uma visão aprofundada e instigante. Preparado e otimizado para quem busca compreender os fundamentos pedagógicos, este simulado é uma ferramenta valiosa para testar seus conhecimentos.

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Simulado Concepções Pedagógicas

Questão 1

DIRENS Aeronáutica | Sobre a relação ensino e aprendizagem, Freire (2003, p.47) afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Para ele, há duas formas de se conceber a educação: bancária ou libertadora.
Associe corretamente as concepções de educação às suas respectivas características.

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO

(1) Bancária
(2) Libertadora

CARACTERÍSTICAS

( ) Entende o ser humano como inconcluso.
( ) Relaciona-se ao paradigma do pensamento complexo.
( ) Há uma única via para explicar as situações relatadas pelos alunos.
( ) Assuntos ideológicos são desvelados e se constituem em objeto de pesquisa em sala de aula.
( ) Vivencia o ensino das respostas prontas e acabadas se acomodando a padrões pré-estabelecidos.

A sequência correta é

a) (1); (1); (2); (1); (2).
b) (1); (2); (1); (2); (1).
c) (2); (2); (1); (2); (1).


d) (2); (1); (2); (1); (2).

Questão 2

Legalle | De acordo com Paulo Freire, na obra A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam, quem apenas fala e jamais ouve, quem ouve o eco apenas de suas próprias palavras, numa espécie de narcisismo oral, ajuda a preservar:

a) A democracia.
b) As estruturas libertárias.
c) A economia.
d) As estruturas laicas.
e) As estruturas autoritárias.

Questão 3

Legalle | Conforme Paulo Freire, à obra Pedagogia da Autonomia, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Nesse sentido, pensar certo, em termos críticos, é uma exigência que os momentos do ciclo gnosiológico vão pondo à curiosidade que, tornando-se mais e mais metodicamente rigorosa, transita da ingenuidade para o que se chama de:

a) Curiosidade epistemológica.
b) Criticidade.
c) Autonomia.
d) Liberdade e autoridade.
e) Ideologia.

Questão 4

IBFC | A Pedagogia denominada Histórico-crítica, idealizada por Dermeval Saviani, aponta como impedimento para a crescente qualidade educacional o caráter mecânico presente no processo do ensino e a pouca divulgação, pelos professores, aos estudantes sobre as razões que justificam os critérios para discernir os conhecimentos necessários à educação. Dermeval Saviani compartilha ideias que indicam que o papel do professor é ativar a motivação dos estudantes e exercitar a mediação durante a proposta pedagógica dos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta a ideia de Saviani sobre uma das funções da escola.

a) Garantir o acesso e permanência na escola. E a mediação que abre espaços democráticos para o estudante
b) Proporcionar meios para que o estudante possa apoderar-se do saber sistematizado, parte de um processo de ensino adequado para efetuar a transmissão do saber, e desenvolver com o aluno uma ação eficaz e coerente para com suas necessidades. E a mediação do professor deve fornecer ao estudante as ferramentas culturais necessárias à transformação social
c) Fazer a mediação e fornecer ao estudante as ferramentas culturais necessárias à transformação social para atuar no mercado de trabalho


d) Garantir a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade em cada plano de aula. E a mediação que forneça ao estudante as ferramentas culturais necessárias à transformação social
e) Preparar os alunos para a convivência social, de acordo com o status quo da sociedade na qual convivem. E a mediação ampare uma prática que auxilie o mercado do trabalho e o bom desempenho

Questão 5

IBFC | Saviani (2011, p. 437) explica que a pedagogia das competências caracteriza a qualidade do modo “aprender a aprender”.

Leia a seguir, a citação de Saviani sobre a pedagogia e a aprendizagem.

“(…), a “pedagogia das competências” apresenta-se como outra face da “pedagogia do aprender a aprender”, cujo objetivo é _______ os indivíduos de comportamentos flexíveis que lhes permitam ajustar-se às ________ de uma sociedade em que as próprias necessidades de ________ não estão garantidas.”

(Fonte/ Referência: Fonte/ Referência: SAVIANI, Dermeval. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 3o ed. Ver. 1 reimpr. Campinas, SP. 2011. Pág. 437)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

a) dotar / condições / conhecimento
b) dotar / condições / mudanças
c) mudar / situações / qualificação
d) mudar / condições / conhecimento
e) dotar / condições / sobrevivência

Questão 6

IBFC | A pedagogia histórico-crítica se completa com a concepção dialética; as afinidades podem ser entendidas a partir da educação que, se relacionando dialeticamente com a sociedade, ocasiona uma condição determinada, na qual não deixa de influenciar o determinante, tornando-se um vetor da transformação social. Completando esta ideia, assinale a alternativa incorreta.

a) A concepção educacional tem como base do protagonismo do professor e do protagonismo do aluno para a produção de encaminhamentos significativos destinado a solucionar situações problemas de cunho social
b) A prática social põe-se, portanto, como ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. O professor e o aluno se encontram igualmente inseridos, porém, ocupando posições distintas
c) A condição do professor e do aluno em posições distintas muitas vezes dificulta o diálogo e a produção da relação à compreensão
d) A condição do professor e do aluno em posições distintas possibilita que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social
e) A base do método pedagógico é o conhecimento social, o qual parte do aprendizado social das vivências do professor e do aluno

Questão 7

FUNDATEC | Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Todo educador deve ter definido o seu Projeto Político-Pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da sala de aula: a relação que estabelece com os seus alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente, bem como os valores e a lógica que desenvolve nos alunos.
( ) Um Projeto Político-Pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, estratégia. É político porque expressa uma intervenção em determinada direção e é pedagógico porque realiza uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade, explicando suas determinações.
( ) Uma pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não mais convencem aos sujeitos das diferentes classes e não correspondem aos seus interesses. Nessa crise, outras explicações pedagógicas vão sendo elaboradas para lograr o consenso (convencimento) dos sujeitos, configurando as pedagogias emergentes, aquelas em processo de desenvolvimento, cuja reflexão vincula-se à construção ou manutenção de uma hegemonia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – F – F.
b) V – V – V.
c) V – F – F.
d) F – F – V.
e) V – V – F.

Questão 8

SUSTENTE | Segundo Saviani (2013), dentre as pedagogias contra hegemônicas está a pedagogia Histórico-crítica. Por sua vez, Gasparin apresenta cinco passos que formam a didática na teoria histórico-crítica:

( ) Prática social inicial e final.
( ) Problematização e instrumentalização.
( ) Diálogo diretivo.
( ) Intervenção na realidade.
( ) Catarse.

A sequência correta é

a) F. F. V. F. V.
b) V. F. V. V. F.
c) V. V. F. F. V.
d) V. V. F. V. F.
e) V. V. V. V. V.

Questão 9

CEBRASPE (CESPE) | A respeito de aspectos didáticos, pedagógicos e políticos da educação, julgue o próximo item.

De acordo com as teorias críticas do planejamento, a ação docente deve ser neutra e centrar-se na transferência de conhecimento.

( ) Certo ( ) Errado

Questão 10

Instituto Consulplan | O primeiro passo da pedagogia histórico-crítica diz respeito ao nível de desenvolvimento real do educando; prática social inicial; o segundo constitui o elo entre a prática social e a instrumentalização; é a problematização; o terceiro relaciona-se às ações didático-pedagógicas para a aprendizagem; instrumentalização; o quarto, a expressão elaborada da nova forma de entender a prática social; catarse; e o quinto e último, ao nível de desenvolvimento atual do educando; prática social final. Sendo que os três passos intermediários compõem a zona de desenvolvimento imediato ou proximal do educando.

(Gasparin, 2003.)

“Fase em que o educando mostra uma síncrese inicial sobre a realidade social do conteúdo trabalhado que chega agora à síntese; momento em que ele estrutura, em nova forma, seu pensamento sobre as questões que o conduziram à construção do conhecimento. Tal momento pode ser considerado como o ponto culminante do processo educativo, já que é aí que se realiza pela mediação da análise concluída no processo de ensino, a passagem da síncrese à síntese.” As informações se referem à fase:

a) Prática social inicial.
b) Problematização.
c) Instrumentalização.
d) Catarse.
e) Prática social final.

Gabarito

1) C – 2) E – 3) A – 4) B – 5) E
6) C – 7) B – 8) C – 9) Errado – 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Concepções de Educação

No campo da pedagogia, as concepções de educação são fundamentais para entender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem. Paulo Freire, renomado educador brasileiro, propôs duas abordagens distintas: a concepção bancária, que trata a educação como um depósito de conhecimento no aluno, e a concepção libertadora, que busca a emancipação e a formação crítica do indivíduo. A questão aborda a associação correta entre essas concepções e suas características, promovendo reflexão sobre os métodos pedagógicos.

Questão 2: Importância do Ato de Ler

Paulo Freire, em sua obra “A Importância do Ato de Ler”, destaca a relação entre fala e escuta na construção do conhecimento. A questão propõe a compreensão da importância de ouvir, evitar o narcisismo oral e preservar valores essenciais para a sociedade. A resposta correta revela a preocupação de Freire com a construção coletiva do saber e a promoção da democracia.

Questão 3: Relação entre Ensino, Pesquisa e Autonomia)

Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia”, enfatiza a inseparabilidade entre ensino e pesquisa, defendendo a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento. A questão destaca a transição da ingenuidade para a criticidade, explorando a importância da curiosidade epistemológica no processo educacional.

Questão 4: Pedagogia Histórico-crítica

Dermeval Saviani, um dos principais representantes da pedagogia histórico-crítica, aborda a necessidade de superar o caráter mecânico do ensino. A questão 4 destaca o papel do professor na ativação da motivação dos alunos. A questão 5 aborda a relação entre a pedagogia das competências e o aprendizado. A questão 6 explora a dialética na concepção histórico-crítica, destacando a importância da prática educativa e da relação entre professor e aluno.

Questão 5: Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico é uma ferramenta essencial para nortear a prática educativa. A questão destaca a importância desse projeto na orientação do educador, influenciando a relação com os alunos, a seleção de conteúdos e a abordagem metodológica.

Questão 6: Didática na Teoria Histórico-crítica

A didática na teoria histórico-crítica, conforme Gasparin, envolve etapas como prática social inicial e final, problematização, instrumentalização, diálogo diretivo e catarse. Cada fase contribui para a formação crítica do aluno, promovendo a intervenção na realidade e a compreensão das relações sociais.

Questão 7: Abordagens Críticas do Planejamento Docente

A questão  destaca a crítica das teorias contra hegemônicas ao modelo neutro e centrado na transferência de conhecimento na ação docente, promovendo reflexão sobre o papel ativo do professor na construção do saber.

Questão 8. Fases da Pedagogia Histórico-crítica

A questão 10 explora as fases da pedagogia histórico-crítica, relacionando prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Cada fase contribui para o desenvolvimento cognitivo do educando, culminando na síntese do conhecimento.

Questão 9: Abordagens Críticas do Planejamento Docente

A questão 9 destaca a crítica das teorias contra-hegemônicas ao modelo neutro e centrado na transferência de conhecimento na ação docente. As teorias críticas do planejamento defendem que a ação docente não deve ser neutra, mas sim envolver uma postura ativa e engajada na construção do conhecimento, considerando aspectos didáticos, pedagógicos e políticos da educação.

Questão 10: Fases da Pedagogia Histórico-crítica

A questão 10 explora as fases da pedagogia histórico-crítica, conforme a abordagem de Gasparin. O primeiro passo refere-se ao nível de desenvolvimento real do educando na prática social inicial. O segundo constitui a problematização, elo entre a prática social e a instrumentalização. O terceiro relaciona-se às ações didático-pedagógicas para a aprendizagem, ou instrumentalização. O quarto é a catarse, expressão elaborada da nova forma de entender a prática social. O quinto e último volta ao nível de desenvolvimento atual do educando na prática social final. As três etapas intermediárias compõem a zona de desenvolvimento imediato ou proximal do educando.

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