Bem-vindo(a) ao nosso Simulado Para Concursos sobre Concepções Pedagógicas. Neste simulado, exploraremos questões que abordam temas essenciais na área pedagógica, proporcionando uma visão aprofundada e instigante. Preparado e otimizado para quem busca compreender os fundamentos pedagógicos, este simulado é uma ferramenta valiosa para testar seus conhecimentos.
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Concepções Pedagógicas
Questão 1
DIRENS Aeronáutica | Sobre a relação ensino e aprendizagem, Freire (2003, p.47) afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Para ele, há duas formas de se conceber a educação: bancária ou libertadora.
Associe corretamente as concepções de educação às suas respectivas características.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
(1) Bancária
(2) Libertadora
CARACTERÍSTICAS
( ) Entende o ser humano como inconcluso.
( ) Relaciona-se ao paradigma do pensamento complexo.
( ) Há uma única via para explicar as situações relatadas pelos alunos.
( ) Assuntos ideológicos são desvelados e se constituem em objeto de pesquisa em sala de aula.
( ) Vivencia o ensino das respostas prontas e acabadas se acomodando a padrões pré-estabelecidos.
A sequência correta é
a) (1); (1); (2); (1); (2).
b) (1); (2); (1); (2); (1).
c) (2); (2); (1); (2); (1).
d) (2); (1); (2); (1); (2).
Questão 2
Legalle | De acordo com Paulo Freire, na obra A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam, quem apenas fala e jamais ouve, quem ouve o eco apenas de suas próprias palavras, numa espécie de narcisismo oral, ajuda a preservar:
a) A democracia.
b) As estruturas libertárias.
c) A economia.
d) As estruturas laicas.
e) As estruturas autoritárias.
Questão 3
Legalle | Conforme Paulo Freire, à obra Pedagogia da Autonomia, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Nesse sentido, pensar certo, em termos críticos, é uma exigência que os momentos do ciclo gnosiológico vão pondo à curiosidade que, tornando-se mais e mais metodicamente rigorosa, transita da ingenuidade para o que se chama de:
a) Curiosidade epistemológica.
b) Criticidade.
c) Autonomia.
d) Liberdade e autoridade.
e) Ideologia.
Questão 4
IBFC | A Pedagogia denominada Histórico-crítica, idealizada por Dermeval Saviani, aponta como impedimento para a crescente qualidade educacional o caráter mecânico presente no processo do ensino e a pouca divulgação, pelos professores, aos estudantes sobre as razões que justificam os critérios para discernir os conhecimentos necessários à educação. Dermeval Saviani compartilha ideias que indicam que o papel do professor é ativar a motivação dos estudantes e exercitar a mediação durante a proposta pedagógica dos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta a ideia de Saviani sobre uma das funções da escola.
a) Garantir o acesso e permanência na escola. E a mediação que abre espaços democráticos para o estudante
b) Proporcionar meios para que o estudante possa apoderar-se do saber sistematizado, parte de um processo de ensino adequado para efetuar a transmissão do saber, e desenvolver com o aluno uma ação eficaz e coerente para com suas necessidades. E a mediação do professor deve fornecer ao estudante as ferramentas culturais necessárias à transformação social
c) Fazer a mediação e fornecer ao estudante as ferramentas culturais necessárias à transformação social para atuar no mercado de trabalho
d) Garantir a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade em cada plano de aula. E a mediação que forneça ao estudante as ferramentas culturais necessárias à transformação social
e) Preparar os alunos para a convivência social, de acordo com o status quo da sociedade na qual convivem. E a mediação ampare uma prática que auxilie o mercado do trabalho e o bom desempenho
Questão 5
IBFC | Saviani (2011, p. 437) explica que a pedagogia das competências caracteriza a qualidade do modo “aprender a aprender”.
Leia a seguir, a citação de Saviani sobre a pedagogia e a aprendizagem.
“(…), a “pedagogia das competências” apresenta-se como outra face da “pedagogia do aprender a aprender”, cujo objetivo é _______ os indivíduos de comportamentos flexíveis que lhes permitam ajustar-se às ________ de uma sociedade em que as próprias necessidades de ________ não estão garantidas.”
(Fonte/ Referência: Fonte/ Referência: SAVIANI, Dermeval. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 3o ed. Ver. 1 reimpr. Campinas, SP. 2011. Pág. 437)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
a) dotar / condições / conhecimento
b) dotar / condições / mudanças
c) mudar / situações / qualificação
d) mudar / condições / conhecimento
e) dotar / condições / sobrevivência
Questão 6
IBFC | A pedagogia histórico-crítica se completa com a concepção dialética; as afinidades podem ser entendidas a partir da educação que, se relacionando dialeticamente com a sociedade, ocasiona uma condição determinada, na qual não deixa de influenciar o determinante, tornando-se um vetor da transformação social. Completando esta ideia, assinale a alternativa incorreta.
a) A concepção educacional tem como base do protagonismo do professor e do protagonismo do aluno para a produção de encaminhamentos significativos destinado a solucionar situações problemas de cunho social
b) A prática social põe-se, portanto, como ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. O professor e o aluno se encontram igualmente inseridos, porém, ocupando posições distintas
c) A condição do professor e do aluno em posições distintas muitas vezes dificulta o diálogo e a produção da relação à compreensão
d) A condição do professor e do aluno em posições distintas possibilita que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social
e) A base do método pedagógico é o conhecimento social, o qual parte do aprendizado social das vivências do professor e do aluno
Questão 7
FUNDATEC | Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Todo educador deve ter definido o seu Projeto Político-Pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da sala de aula: a relação que estabelece com os seus alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente, bem como os valores e a lógica que desenvolve nos alunos.
( ) Um Projeto Político-Pedagógico representa uma intenção, ação deliberada, estratégia. É político porque expressa uma intervenção em determinada direção e é pedagógico porque realiza uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade, explicando suas determinações.
( ) Uma pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não mais convencem aos sujeitos das diferentes classes e não correspondem aos seus interesses. Nessa crise, outras explicações pedagógicas vão sendo elaboradas para lograr o consenso (convencimento) dos sujeitos, configurando as pedagogias emergentes, aquelas em processo de desenvolvimento, cuja reflexão vincula-se à construção ou manutenção de uma hegemonia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) F – F – F.
b) V – V – V.
c) V – F – F.
d) F – F – V.
e) V – V – F.
Questão 8
SUSTENTE | Segundo Saviani (2013), dentre as pedagogias contra hegemônicas está a pedagogia Histórico-crítica. Por sua vez, Gasparin apresenta cinco passos que formam a didática na teoria histórico-crítica:
( ) Prática social inicial e final.
( ) Problematização e instrumentalização.
( ) Diálogo diretivo.
( ) Intervenção na realidade.
( ) Catarse.
A sequência correta é
a) F. F. V. F. V.
b) V. F. V. V. F.
c) V. V. F. F. V.
d) V. V. F. V. F.
e) V. V. V. V. V.
Questão 9
CEBRASPE (CESPE) | A respeito de aspectos didáticos, pedagógicos e políticos da educação, julgue o próximo item.
De acordo com as teorias críticas do planejamento, a ação docente deve ser neutra e centrar-se na transferência de conhecimento.
( ) Certo ( ) Errado
Questão 10
Instituto Consulplan | O primeiro passo da pedagogia histórico-crítica diz respeito ao nível de desenvolvimento real do educando; prática social inicial; o segundo constitui o elo entre a prática social e a instrumentalização; é a problematização; o terceiro relaciona-se às ações didático-pedagógicas para a aprendizagem; instrumentalização; o quarto, a expressão elaborada da nova forma de entender a prática social; catarse; e o quinto e último, ao nível de desenvolvimento atual do educando; prática social final. Sendo que os três passos intermediários compõem a zona de desenvolvimento imediato ou proximal do educando.
(Gasparin, 2003.)
“Fase em que o educando mostra uma síncrese inicial sobre a realidade social do conteúdo trabalhado que chega agora à síntese; momento em que ele estrutura, em nova forma, seu pensamento sobre as questões que o conduziram à construção do conhecimento. Tal momento pode ser considerado como o ponto culminante do processo educativo, já que é aí que se realiza pela mediação da análise concluída no processo de ensino, a passagem da síncrese à síntese.” As informações se referem à fase:
a) Prática social inicial.
b) Problematização.
c) Instrumentalização.
d) Catarse.
e) Prática social final.
Gabarito
1) C – 2) E – 3) A – 4) B – 5) E
6) C – 7) B – 8) C – 9) Errado – 10) D
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Concepções de Educação
No campo da pedagogia, as concepções de educação são fundamentais para entender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem. Paulo Freire, renomado educador brasileiro, propôs duas abordagens distintas: a concepção bancária, que trata a educação como um depósito de conhecimento no aluno, e a concepção libertadora, que busca a emancipação e a formação crítica do indivíduo. A questão aborda a associação correta entre essas concepções e suas características, promovendo reflexão sobre os métodos pedagógicos.
Questão 2: Importância do Ato de Ler
Paulo Freire, em sua obra “A Importância do Ato de Ler”, destaca a relação entre fala e escuta na construção do conhecimento. A questão propõe a compreensão da importância de ouvir, evitar o narcisismo oral e preservar valores essenciais para a sociedade. A resposta correta revela a preocupação de Freire com a construção coletiva do saber e a promoção da democracia.
Questão 3: Relação entre Ensino, Pesquisa e Autonomia)
Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia”, enfatiza a inseparabilidade entre ensino e pesquisa, defendendo a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento. A questão destaca a transição da ingenuidade para a criticidade, explorando a importância da curiosidade epistemológica no processo educacional.
Questão 4: Pedagogia Histórico-crítica
Dermeval Saviani, um dos principais representantes da pedagogia histórico-crítica, aborda a necessidade de superar o caráter mecânico do ensino. A questão 4 destaca o papel do professor na ativação da motivação dos alunos. A questão 5 aborda a relação entre a pedagogia das competências e o aprendizado. A questão 6 explora a dialética na concepção histórico-crítica, destacando a importância da prática educativa e da relação entre professor e aluno.
Questão 5: Projeto Político-Pedagógico
O Projeto Político-Pedagógico é uma ferramenta essencial para nortear a prática educativa. A questão destaca a importância desse projeto na orientação do educador, influenciando a relação com os alunos, a seleção de conteúdos e a abordagem metodológica.
Questão 6: Didática na Teoria Histórico-crítica
A didática na teoria histórico-crítica, conforme Gasparin, envolve etapas como prática social inicial e final, problematização, instrumentalização, diálogo diretivo e catarse. Cada fase contribui para a formação crítica do aluno, promovendo a intervenção na realidade e a compreensão das relações sociais.
Questão 7: Abordagens Críticas do Planejamento Docente
A questão destaca a crítica das teorias contra hegemônicas ao modelo neutro e centrado na transferência de conhecimento na ação docente, promovendo reflexão sobre o papel ativo do professor na construção do saber.
Questão 8. Fases da Pedagogia Histórico-crítica
A questão 10 explora as fases da pedagogia histórico-crítica, relacionando prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Cada fase contribui para o desenvolvimento cognitivo do educando, culminando na síntese do conhecimento.
Questão 9: Abordagens Críticas do Planejamento Docente
A questão 9 destaca a crítica das teorias contra-hegemônicas ao modelo neutro e centrado na transferência de conhecimento na ação docente. As teorias críticas do planejamento defendem que a ação docente não deve ser neutra, mas sim envolver uma postura ativa e engajada na construção do conhecimento, considerando aspectos didáticos, pedagógicos e políticos da educação.
Questão 10: Fases da Pedagogia Histórico-crítica
A questão 10 explora as fases da pedagogia histórico-crítica, conforme a abordagem de Gasparin. O primeiro passo refere-se ao nível de desenvolvimento real do educando na prática social inicial. O segundo constitui a problematização, elo entre a prática social e a instrumentalização. O terceiro relaciona-se às ações didático-pedagógicas para a aprendizagem, ou instrumentalização. O quarto é a catarse, expressão elaborada da nova forma de entender a prática social. O quinto e último volta ao nível de desenvolvimento atual do educando na prática social final. As três etapas intermediárias compõem a zona de desenvolvimento imediato ou proximal do educando.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
O site questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes oferece um valioso acervo de mais de 1200 questões voltadas para concursos na área de pedagogia. Com diversidade de temas e níveis de dificuldade, o material abrange amplamente os conhecimentos pedagógicos essenciais. Desde concepções educacionais até abordagens contemporâneas, o site proporciona uma preparação abrangente para profissionais da educação.
Para um estudo ainda mais aprofundado, recomendo o material complementar “MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS” disponível em go.hotmart.com. Este recurso oferece milhares de questões criteriosamente selecionadas, ideal para aprimorar suas habilidades e conquistar sucesso em concursos e seleções na área educacional. Invista no seu conhecimento com essa poderosa ferramenta de estudo.
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Explore nosso site professorpreparado.com.br para diversos materiais de estudo em diferentes áreas. Confira nossos recursos exclusivos:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
- Educação Física – Concursos e Seleções
- História – Concursos e Seleções
- Geografia – Concursos e Seleções
- Artes – Concursos e Seleções
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
- Filosofia – Concursos e Seleções
- Pacote de Atividades
Diversifique seus estudos com esses materiais especializados e alcance o sucesso nas suas aspirações acadêmicas e profissionais. Invista no seu desenvolvimento e prepare-se de maneira completa!
Cursos Para Provas de Títulos
Preparar-se para concursos na área da educação vai além da revisão de conteúdos, especialmente quando se trata da prova de títulos. Muitos editais exigem a apresentação de cursos realizados, e é crucial não deixar essa etapa para a última hora. Alguns editais estipulam que os cursos devem ser concluídos antes mesmo da publicação do edital, destacando a importância de se antecipar na busca por qualificação. Nesse sentido, é aconselhável investir em cursos que não apenas agreguem conhecimento, mas também contribuam para pontuar nessa fase do processo seletivo.
Em nossa plataforma professorpreparado.com.br, oferecemos cursos especializados em educação, todos com certificação válida em todo o Brasil. Confira alguns de nossos cursos recomendados:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Invista na sua formação e esteja preparado para os desafios dos concursos, garantindo pontuações significativas na prova de títulos.
Canal no YouTube
Para complementar sua preparação, sugerimos também acessar nosso canal no YouTube, onde disponibilizamos diversos vídeos de simulados de conhecimentos pedagógicos. Os simulados em formato de vídeo são uma excelente forma de praticar seus conhecimentos e se familiarizar com o estilo das questões. Assine nosso canal clicando aqui e aproveite o conteúdo exclusivo para aprimorar suas habilidades e se destacar nos concursos da área educacional.