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Preparar-se para concursos e seleções na área educacional é crucial para profissionais da educação e professores. Nesse contexto, o simulado apresentado abaixo aborda questões relevantes sobre Educação Inclusiva, um tema central nos desafios contemporâneos da pedagogia. Este simulado visa fornecer uma oportunidade de revisão e aprimoramento dos conhecimentos pedagógicos, destacando aspectos essenciais da inclusão escolar. Ao baixar o simulado em PDF, os candidatos terão a chance de testar seus conhecimentos e se preparar de forma eficaz para os desafios futuros.

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Simulado Educação Inclusiva

Questão 1

FUNDATEC | Segundo Coll, esse é um sistema elaborado por Cornett e seu objetivo é permitir que a criança surda aprenda a linguagem por meio da leitura do movimento dos lábios com a ajuda de sinais suplementares. A principal vantagem desse sistema é que ele favorece a discriminação fonética e facilita a leitura labial.  O nome desse sistema é:

a) Palavra complementada ou Cued-Speech.
b) Método Teacch.
c) Braile.
d) Técnica cognitivo-comportamental.
e) Audiometria.

Questão 2

Unifil | Considerando que todos são diferentes e apresentam necessidades próprias, algumas mais proeminentes que outras, a inclusão acontece em todas as escolas. O importante é refletir sobre esse papel social. Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do _______________ do processo de Educação Inclusiva, estamos considerando a _______________ de aprendizes e seu direito à _______________. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos – inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito a aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver (CARVALHO, 2005).

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a opinião do autor.

a) significado / diversidade / igualdade
b) método / diversidade / escola
c) significado / diversidade / equidade
d) método / diversidade / ensino

Questão 3

VUNESP | Com base nas contribuições de Ropoli (2010), assinale a alternativa correta sobre o impacto do princípio da inclusão no contexto escolar.

a) São valorados positivamente os alunos de escolas comuns e de escolas especiais, pois os alunos de escolas comuns são referencial de normalidade.
b) Organizam-se os espaços, pedagogicamente, em escolas comuns e escolas especiais, definindo as atribuições próprias de seus professores, currículos, avaliações e famílias.


c) Rompe com os paradigmas que sustentam o conservadorismo das escolas, contestando os sistemas educacionais em seus fundamentos.
d) Traz uma nova perspectiva de modelos ideais, produzindo a normalização de perfis específicos de alunos e a seleção dos mais aptos a frequentar as escolas.
e) Garante o direito à diversidade e não o direito à diferença, questionando a artificialidade das identidades normais como resultante da multiplicidade.

Questão 4

VUNESP | Segundo Ropoli (2010):

As funções do professor de Educação Especial são abertas à articulação com as atividades desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores das escolas comuns, tendo em vista o benefício dos alunos e a melhoria da qualidade de ensino.

Assinale a alternativa correta que aponta um dos eixos dessa articulação.

a) Discussão dos planos de AEE com todos os membros da equipe escolar, da comunidade externa e profissionais voluntários da área da saúde.
b) Formação continuada dos professores do AEE, com ênfase nos tópicos do ensino comum, como condição do conhecimento mais detalhado dos alunos a fim de se evitar a exclusão escolar.

c) Elaboração conjunta de planos de trabalho, previstos no Projeto Pedagógico, de forma que a Educação Especial integre a programação escolar.
d) Desenvolvimento de recursos e materiais didáticos a serem aplicados no aluno da sala comum, e avaliação da utilização dos recursos e do processo de aprendizagem.
e) Estudo de problema dos alunos com suspeita de necessidade especial e encaminhamento à equipe multidisciplinar que definirá o trabalho pedagógico a ser desenvolvido.

Questão 5

VUNESP | Considere o livro Educação Especial na Escola Inclusiva de Rosangela Machado (2009) para responder à questão.

O movimento em favor da inclusão escolar é mundial, envolve diversos países que defendem o direito de todos, crianças e jovens,

a) à educação e condena toda forma de segregação e exclusão.
b) ao ensino especial e mantém soluções paliativas para os que têm problemas de aprendizagem.
c) à educação, porém defende a substituição do ensino regular pelo especial.
d) ao ensino regular, eliminando a educação especial para os que apresentam deficiência.


e) à educação, mantendo as práticas assistencialistas e terapêuticas nas escolas.

Questão 6

VUNESP | Considere o livro Educação Especial na Escola Inclusiva de Rosangela Machado (2009) para responder à questão.

“A inclusão escolar leva em consideração a pluralidade das culturas, a complexidade das redes de interação humanas, busca outros modos de conceber o conhecimento escolar, revê os sistemas de avaliação, promovendo uma releitura dos processos de ensinar e aprender.”

Nesse contexto, é correto afirmar que a inclusão escolar

a) visa corroborar com o ensino tradicional e enfatiza apenas o conhecimento científico.
b) deixa de considerar a subjetividade e a multidimensionalidade humana.
c) beneficia a todos os alunos e denuncia o caráter excludente do ensino tradicional.
d) preocupa-se com a classificação dos alunos de acordo com níveis de desenvolvimento.
e) é uma inovação educacional baseada no modelo cartesiano/positivista das práticas escolares.

Questão 7

VUNESP | Considere o livro Educação Especial na Escola Inclusiva de Rosangela Machado (2009) para responder à questão.

A autora afirma que: “A inclusão de todos os alunos, com ou sem deficiência, nas escolas comuns, tem causado um problema não só para os professores do ensino regular como também para os professores especializados.”

Ela denuncia que os professores

a) especializados resistem às inovações mantendo práticas inclusivas e terapêuticas e os professores do ensino regular alegam estar preparados para lidar com as deficiências.
b) do ensino regular resistem às mudanças porque querem manter as suas práticas assistencialistas e terapêuticas em detrimento das práticas integracionistas dos professores especializados.
c) do ensino regular aceitam incondicionalmente os alunos com deficiência mesmo sem estarem preparados, enquanto há resistência dos professores especializados em adotar novas práticas.
d) especializados aceitam o paradigma da integração sem questionar, enquanto os professores do ensino regular defendem o paradigma da inclusão.
e) especializados resistem às inovações mantendo práticas assistencialistas e terapêuticas e os professores do ensino regular alegam estar despreparados para lidar com as deficiências.

Questão 8

VUNESP | Considere o livro Educação Especial na Escola Inclusiva de Rosangela Machado (2009) para responder à questão.

Considere o trecho, a seguir, de autoria da Profa. Dra. Teresa Mantoan.

“Inclusão implica considerar todos os seres que no momento fazem parte de uma mesma sociedade, mesmo sendo diferentes entre si. Inclusão total tem relação com o direito de ser diferente. O direito é fato e ponto de partida para ações que insiram todos em qualquer ambiente ou situação.”

Nesse sentido, é correto afirmar que

a) integração pode ser considerada inclusão porque ambas partem do mesmo conceito.
b) a inclusão busca diminuir as diferenças, adaptando o sujeito ao meio.
c) a luta das associações de pessoas com deficiência é pelo reconhecimento da igualdade.
d) a luta dos diferentes movimentos sociais, hoje, não é pela igualdade, é pela diferença.
e) a integração discute a mudança de sociedade ao reconhecer seus diferentes.

Questão 9

VUNESP | Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão.

Segundo essa Política, dentre os transtornos funcionais específicos, estão dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, entre outros; e os transtornos globais do desenvolvimento referem-se aos alunos com

a) transtorno de atenção, distúrbios de comportamento e automutilação.
b) hiperatividade, hipersensibilidade e irritabilidade.
c) autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.
d) síndromes genéticas, doenças degenerativas e doenças autoimunes.
e) deficiências adquiridas, surdocegueira e doenças crônicas.

Questão 10

VUNESP | Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão.

Essa Política ressalta que os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e o uso de classificações devem ser contextualizados, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão.

Isso porque considera-se que

a) as pessoas se modificam continuamente, transformando o contexto no qual se inserem.
b) o diagnóstico, tanto médico quanto psicopedagógico, é imutável e irrefutável.
c) nenhuma pessoa já nasce predisposta a desenvolver qualquer tipo de anormalidade física ou mental.
d) o fracasso escolar é decorrente do trauma causado pela identificação de qualquer problema escolar.
e) os alunos com transtorno, distúrbio ou síndrome permanecem inalterados em sua condição.

Gabarito:

1) A – 2) C – 3) C – 4) C – 5) A
6) C – 7) E – 8) D – 9) C – 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Sistema elaborado por Cornett para crianças surdas

O simulado inicia explorando um sistema desenvolvido por Cornett, conforme mencionado por Coll. Este sistema tem como objetivo auxiliar crianças surdas a aprender a linguagem por meio da leitura do movimento dos lábios, utilizando sinais suplementares. A principal vantagem destacada é a promoção da discriminação fonética e a facilitação da leitura labial. O nome desse sistema é “Palavra complementada” ou “Cued-Speech,” oferecendo uma abordagem inovadora para o ensino de linguagem a crianças surdas.

Questão 2: Reflexão sobre o papel social na Educação Inclusiva

A segunda questão propõe uma reflexão sobre o papel social na Educação Inclusiva, destacando a importância de considerar as necessidades individuais dos alunos. O texto apresenta lacunas a serem preenchidas, abordando conceitos como significado, diversidade e igualdade, enfatizando o direito de todos os aprendizes à educação. A questão destaca a necessidade de equiparar oportunidades para garantir o direito fundamental de aprender a aprender, fazer, ser e conviver.

Questão 3: Impacto do princípio da inclusão no contexto escolar

A terceira questão explora as contribuições de Ropoli (2010) sobre o impacto do princípio da inclusão no contexto escolar. Destacam-se perspectivas que rompem com paradigmas conservadores, contestando os fundamentos dos sistemas educacionais. A resposta correta reconhece a inclusão como uma força transformadora, valorizando a diversidade e questionando a artificialidade das identidades normais.

Questão 4: Funções do professor de Educação Especial e sua articulação com a equipe escolar

A quarta questão, baseada nas ideias de Ropoli (2010), aborda a abertura das funções do professor de Educação Especial à articulação com outros membros da equipe escolar. Destaca-se a importância da discussão de planos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação continuada, elaboração conjunta de planos de trabalho e o desenvolvimento de recursos didáticos para beneficiar a qualidade de ensino e evitar a exclusão escolar.

Questão 5: Movimento em favor da inclusão escolar

A quinta questão, com base no livro de Rosangela Machado (2009), aborda o movimento global em favor da inclusão escolar, destacando o compromisso com o direito de todos à educação e condenando a segregação e exclusão. A resposta correta ressalta a importância de garantir oportunidades iguais, independentemente de deficiências, enfatizando uma abordagem inclusiva.

Questão 6: Conceitos e características da inclusão escolar

A sexta questão, também baseada no livro de Rosangela Machado (2009), destaca que a inclusão escolar busca considerar a pluralidade das culturas, promovendo uma releitura dos processos de ensinar e aprender. A resposta correta enfatiza que a inclusão beneficia todos os alunos e denuncia a natureza excludente do ensino tradicional.

Questão 7: Desafios enfrentados por professores na implementação da Educação Inclusiva

A sétima questão aborda os desafios enfrentados pelos professores na implementação da Educação Inclusiva, conforme relatado pela autora Rosangela Machado (2009). Destaca-se a complexidade enfrentada tanto pelos professores do ensino regular quanto pelos especializados, evidenciando resistências e necessidade de adaptação às práticas inclusivas.

Questão 8: Visão da Profa. Dra. Teresa Mantoan sobre inclusão total e direito à diferença

A oitava questão explora a visão da Profa. Dra. Teresa Mantoan sobre inclusão total e o direito de ser diferente. Destaca-se a busca pela inclusão total, relacionada ao reconhecimento do direito à diferença. A resposta correta desafia a noção de integração, enfatizando a importância de considerar e respeitar as diferenças individuais.

Questão 9: Transtornos funcionais específicos e globais do desenvolvimento

A nona questão aborda os transtornos funcionais específicos e globais do desenvolvimento, conforme destacado na Política Nacional de Educação Especial. A resposta correta categoriza os transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.

Questão 10: Contextualização e crítica ao uso de classificações em educação especial

A décima questão discute a importância de contextualizar as definições e o uso de classificações em educação especial, conforme ressaltado pela Política Nacional de Educação Especial. A resposta correta reconhece a mutabilidade das pessoas, destacando a necessidade de evitar categorizações rígidas e considerar a evolução individual.

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