Se preparar para concursos e seleções na área da educação demanda um entendimento aprofundado das tendências pedagógicas que moldam a prática docente. Este simulado visa auxiliar professores e profissionais da educação a aprimorar seus conhecimentos sobre as diferentes abordagens pedagógicas, proporcionando uma visão crítica e ampla do cenário educacional. Aprofunde-se nas questões a seguir e desvende as nuances das tendências pedagógicas que influenciam o panorama educacional brasileiro.
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Tendências Pedagógicas
Questão 1
Instituto Consulplan | As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa, que tenha algum sentido para o aluno. Alguns autores organizam estas tendências em grupos filosóficos progressista e liberal.
Sobre as tendências liberais, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma manifestação da sociedade capitalista, não tendo o sentido de avançado, democrático e aberto.
II. A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada.
III. Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
IV. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
Questão 2
FEPESE | Pesquisas sinalizam que as tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) mostram que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
São consideradas Tendências Progressistas:
1. Tecnicista
2. Libertária
3. Libertadora
4. Renovadora Progressiva
5. Crítico-Social dos Conteúdos ou Histórica-Crítica
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Questão 3
Instituto Consulplan | A avaliação escolar constitui um dos desafios da prática docente. Muitos educadores têm dificuldade em relacionar o momento de avaliação sistemática com sua prática cotidiana, servindo-se da avaliação, muitas vezes, como forma de punição aos alunos com indisciplina, ou que deixem a desejar no processo de aprendizagem dos conteúdos escolares. Conhecer a prática avaliativa em cada tendência pedagógica é imprescindível ao docente, pois a avaliação está vinculada à abordagem metodológica e permite a verificação da concepção de aprendizagem incutida em sua prática. Esta clareza é essencial para o docente direcionar sua ação educativa ao tipo de cidadão desejável para o contexto social. Diante do exposto e, ainda, considerando a avaliação na tendência da pedagogia progressista libertadora, assinale a afirmativa correta.
a) Há um desprezo por qualquer padronização do desempenho individual do aluno, das competências do professor e do próprio conteúdo a ser aprendido.
b) Consiste na autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos. Qualquer processo formal de notas, exames etc. deixa de ter sentido em tal abordagem.
c) É exercida de forma classificatória com memorização e reprodução através de provas e exercícios. Usam-se como instrumento provas, exames, chamadas orais, exercícios, trabalhos, tarefas e questionários.
d) É analisada através do comportamento desejado. Há o apego aos livros didáticos, à produtividade do aluno com exercícios programados. A avaliação constata a consecução dos objetivos instrucionais, podendo ocorrer antes, durante e após o processo pedagógico.
Questão 4
FGV | Considerando as tendências pedagógicas descritas e comentadas na literatura pertinente ao tema, assinale a afirmativa incorreta.
a) Na tendência pedagógica tradicional, o papel da escola é o de proporcionar a transmissão de conteúdos, com base no pressuposto de que a condição subalterna de um indivíduo na sociedade está diretamente ligada à falta de conhecimentos.
b) A tendência pedagógica tecnicista é articulada à lógica da produção, com o objetivo de aperfeiçoamento do sistema capitalista, a fim de promover a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
c) Para a tendência renovada progressivista, o importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas a nova forma de relação com a experiência vivida.
d) A concepção histórico-crítica ou dialética incorpora ideias das tendências liberais e considera que a sociedade só será equilibrada quando o que a escola transmitir for compreendido e seguido por todos.
e) A pedagogia progressista libertadora propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. Nessa corrente, o papel da escola está voltado para a formação da consciência política do discente para agir e modificar a realidade.
Questão 5
FGV | As tendências pedagógicas brasileiras, considerando-se a realidade política e cultural dos diversos períodos históricos, podem ser sistematizadas em dois grandes grupos denominados pedagogia liberal e pedagogia progressista. Cada um desses dois grupos, por sua vez, se subdivide em outras categorias de tendências pedagógicas.
Em determinada tendência pedagógica, o aluno deve ser formado para ser um cidadão solidário, crítico, ético e participativo.
Nesse sentido, assinale a opção que indica a tendência pedagógica em que a educação é entendida como um verdadeiro ato político, em uma busca permanente em favor das classes oprimidas.
a) Renovada progressivista, preconizada por Montessori, Dewey e Piaget.
b) Tradicional, preconizada pelas escolas humanísticas clássicas.
c) Tecnicista, preconizada por Skinner.
d) Libertadora, preconizada por Paulo Freire.
e) Renovada não diretiva, preconizada por Anísio Teixeira.
Questão 6
SUSTENTE | A pedagogia de Paulo Freire inaugurou novos paradigmas na educação, estabelecendo a educação como prática para a liberdade. Assim, suas ideias estão associadas à tendência:
a) Progressista libertadora.
b) Progressista libertária.
c) Progressista Histórico-Crítica.
d) Progressista Liberal.
e) Renovadora Progressiva.
Questão 7
SUSTENTE | “A escola surge como um antídoto à ignorância… Seu papel é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente.” Saviani(1999),aponta essas características para uma Escola Tradicional. Nela, o professor tem a principal função de:
a) transmissor, aquele que conduz o acervo cultural aos alunos.
b) mediador, aquele que investiga e aprende junto com os alunos.
c) articulador, promotor de debates contemporâneos.
d) consultor, aquele que diagnostica o conhecimento do aluno.
e) apaziguador, aquele que melhora o comportamento do aluno.
Questão 8
IBADE | As teorias pedagógicas em que se fundamenta nossa prática educacional. Se acreditamos no poder da educação, precisamos conhecer e aplicá-las, pois sendo um conjunto de saberes ligados ao modelo de sociedade vigente, a sua compreensão esclarece a função social da escola, o sentido do ensinar e aprender, por isso devemos conhecer todas as teorias pedagógicas.
A teoria pedagógica que norteia sua prática tendo como objetivo preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais de acordo com as suas aptidões pessoais; que objetiva ensinar o indivíduo a se adaptar aos valores e normas sociais, está de acordo com a Teoria Pedagógica:
a) Libertária.
b) Progressista.
c) Transformadora.
d) Liberal.
e) Crítico-social dos conteúdos.
Questão 9
CPCON UEPB | Para Libâneo (2013), “na Pedagogia Tradicional, a atividade de ensino é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. São utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos e principalmente a palavra, a exposição oral”. Neste sentido:
I – supõe-se que ouvindo e fazendo exercícios repetitivos os alunos gravem a matéria para depois reproduzi-la.
II – o aluno é um recebedor de matéria e sua tarefa é decorá-la.
III – o professor coloca o aluno em condições para que ele possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
a) II e III apenas.
b) I, II e III.
c) I apenas.
d) III apenas.
e) I e II apenas.
Questão 10
FUNDATEC | Conforme Oliveira-Formosinho, a missão __________________________ é desenvolver pessoas responsáveis e cidadãos cívicos capazes de ser autônomos e tomar iniciativa, envolvendo os estudantes na sua própria aprendizagem e usando a escola como plataforma para transformação cultural e reforma social. O sucesso desse tipo de pedagogia não está reduzido ao sucesso acadêmico: ele incorpora também o sucesso pessoal, social e cívico.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
a) das pedagogias tradicionais
b) da pedagogia disciplinadora
c) da pedagogia liberal
d) da pedagogia tecnicista
e) das pedagogias participativas
Gabarito:
1) A 2) D 3) B 4) D 5) D
6) A 7) A 8) D 9) E 10) E
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Tendências Pedagógicas
As tendências pedagógicas representam correntes de pensamento que orientam a prática educacional. No simulado, destaca-se a divisão entre tendências liberais e progressistas, fundamentais para entender a base filosófica que norteia a educação. Compreender como essas tendências se manifestam na sociedade e influenciam a condução do trabalho docente é crucial para formar uma visão crítica sobre o sistema educacional.
Questão 2: Avaliação Escolar
A avaliação escolar é um desafio constante para os educadores, e sua relação com a abordagem metodológica é explorada no simulado. Destaca-se a importância de conhecer as diferentes práticas avaliativas em cada tendência pedagógica, em especial na pedagogia progressista libertadora. Essa abordagem rejeita padrões rígidos de avaliação, promovendo a autoavaliação e a avaliação mútua como elementos essenciais.
Questão 3: Tendências Pedagógicas Brasileiras
O panorama das tendências pedagógicas brasileiras é detalhado, destacando a divisão entre pedagogia liberal e progressista. O simulado aborda as principais correntes, como tecnicista, libertária, libertadora, renovadora progressiva e crítico-social dos conteúdos. Compreender essas nuances é fundamental para contextualizar as práticas educacionais no Brasil, proporcionando uma visão abrangente do cenário educacional.
Questão 4: Ideias de Educadores
Paulo Freire, um dos maiores pensadores da educação, é apresentado no simulado. Suas ideias revolucionaram a pedagogia, associando-se à tendência progressista libertadora. Entender como Freire propôs uma educação crítica a serviço da transformação social é essencial para os educadores que buscam uma abordagem mais engajada e participativa em suas práticas pedagógicas.
Questão 5: Teorias Pedagógicas
A importância de conhecer e aplicar diferentes teorias pedagógicas é destacada no simulado. Isso permite uma compreensão mais clara da função social da escola e do sentido do ensinar e aprender. Essa visão ampla auxilia os educadores a adaptarem suas práticas de acordo com o modelo de sociedade vigente, promovendo uma educação alinhada com os valores e normas sociais.
Questão 6: Pedagogias Específicas
A Escola Tradicional é apresentada no simulado, evidenciando o papel do professor como transmissor de conhecimento. Além disso, destaca-se a pedagogia libertadora de Paulo Freire, que propõe uma educação crítica e transformadora. Compreender as características dessas abordagens é essencial para os educadores, pois influenciam diretamente o ambiente de aprendizagem e a relação entre professores e alunos.
Questão 7: Prática Escolar na Tendência Tradicional
A questão aborda as características da Escola Tradicional, destacando o papel do professor como transmissor de conhecimento. A compreensão desses aspectos é crucial para entender as diferentes abordagens pedagógicas e seus impactos no ambiente de aprendizagem.
Questão 8: Teorias Pedagógicas Diversificadas
A pergunta explora teorias pedagógicas diversas, questionando sobre concepções incorretas. Essa abordagem visa testar o conhecimento sobre as tendências pedagógicas e garantir uma compreensão sólida sobre cada uma delas.
Questão 9: Pedagogia Tradicional versus Pedagogia Progressista
A questão compara aspectos da Pedagogia Tradicional e da Pedagogia Progressista, avaliando o entendimento sobre suas práticas e objetivos. Isso permite aos educadores diferenciar abordagens e refletir sobre sua aplicação em contextos educacionais específicos.
Questão 10: Missão da Educação e Pedagogia Participativa
A última questão aborda a missão da educação e destaca a importância de cursos específicos para aprimorar a prática docente. Além disso, questiona sobre a pedagogia participativa, ressaltando a importância do engajamento ativo do estudante. Esses temas são fundamentais para compreender a dinâmica da educação contemporânea.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
O material disponível na página questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes oferece uma ampla gama de questões específicas de concursos na área de pedagogia. Com mais de 1200 questões, abrange diversos temas de conhecimentos pedagógicos, proporcionando uma preparação abrangente para profissionais da educação. Desde questões sobre tendências pedagógicas até avaliação escolar, o conteúdo é estruturado para fortalecer a compreensão e a aplicação prática desses conceitos.
Se você busca um recurso mais abrangente, sugerimos o material MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS disponível em go.hotmart.com. Com uma vasta coleção de questões, esse material proporciona uma preparação completa, aprofundando-se em diferentes aspectos dos conhecimentos pedagógicos. Invista no seu preparo e aprimore seus conhecimentos para alcançar o sucesso em concursos e seleções na área da educação.
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Explore nossa variedade de materiais de estudo em diferentes áreas! Além das questões de conhecimentos pedagógicos em questoesconcursopedagogia.com.br, oferecemos recursos abrangentes para outras disciplinas em professorpreparado.com.br/mais-materiais. Confira nossos materiais específicos para cada área:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
- Educação Física – Concursos e Seleções
- História – Concursos e Seleções
- Geografia – Concursos e Seleções
- Artes – Concursos e Seleções
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
- Filosofia – Concursos e Seleções
- Pacote de Atividades
Aprimore seus conhecimentos em diversas disciplinas e esteja preparado para os desafios dos concursos e seleções em diferentes áreas.
Cursos Para Provas de Títulos
Garantir uma preparação completa para concursos vai além do estudo das disciplinas específicas. Muitos editais exigem a apresentação de títulos, incluindo cursos realizados na área de educação. É crucial não deixar essa etapa para a última hora, uma vez que alguns editais requerem que os cursos sejam concluídos antes mesmo da publicação do edital.
Dessa forma, é recomendável antecipar-se e investir em cursos de qualidade que enriqueçam seu currículo. Em nosso site, professorpreparado.com.br, oferecemos uma variedade de cursos na área educacional, todos com certificação válida em todo o Brasil. Não deixe de conferir algumas sugestões de cursos que podem impulsionar sua carreira:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Não deixe de investir em sua formação e esteja preparado para destacar-se nos concursos, apresentando títulos sólidos e relevantes.