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Simulado Conhecimentos Pedagógicos: Baixe de graça e seja destaque nos concursos de pedagogia

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Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1

CETAP | De acordo com a contribuição de Saviani, na pedagogia histórico-crítica:

a) a dimensão social e política é inerente à atividade educacional,
b) educação e política são dimensões tratadas separadamente.
c) socializar o conhecimento não vem a ser uma ação política.
d) a transmissão do saber sistematizado é irrelevante na escola.
e) a prática educacional dispensa uma concepção de sociedade.

Questão 2

IMPARH | Em relação à Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica, marque a alternativa que apresenta corretamente a sequência das etapas para a estruturação de um processo de ensino e aprendizagem que revela a concepção de uma educação que defende a importância do conhecimento sistematizado para a transformação social.

a) Prática social inicial do conteúdo; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Prática social final do conteúdo.
b) Problematização; Instrumentalização; Prática social inicial do conteúdo; Catarse e Prática social final do conteúdo.
c) Prática social inicial do conteúdo; Instrumentalização; Catarse e Prática social final do conteúdo; Problematização.
d) Problematização; Catarse; Prática social inicial do conteúdo; Instrumentalização e Prática social final do conteúdo.

Questão 3

IADES | Na concepção de Paulo Freire, a noção de educação bancária

a) versa basicamente a respeito de toda a educação privada, pois o autor era favorável à educação pública, gratuita e universal.
b) fomenta e produz no educando a autonomia nas próprias relações com o conhecimento científico e filosófico.
c) ocupa um lugar secundário, de modo que os conceitos centrais são a “pedagogia do oprimido” e a “pedagogia da autonomia”.


d) é um conceito ancorado em uma visão-dialógica de educação, na qual a dualidade educando versus educador é entendida de forma horizontal.
e) consiste em um processo no qual o aluno é visto como um depósito e reprodutor de informações.

Questão 4

FADESP | As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e podem ser classificadas em dois grandes grupos:
Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. A Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos considera que

a) o método parte de uma relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber sistematizado, e o papel do aluno como participante e o do professor como mediador entre o saber e o aluno.
b) o método é desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.
c) o método é baseado na facilitação da aprendizagem, a educação centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.
d) os procedimentos e as técnicas para a transmissão e recepção de informações estabelecem uma relação professor-aluno objetiva, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Questão 5

CEBRASPE (CESPE) | O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.

A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

a) crítica.
b) bancária.
c) construtivista.
d) cognitivista.
e) behaviorista.

Questão 6

IBADE | Segundo José Carlos Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas.

Considere as afirmativas sobre o papel da escola, a atuação do professor e os conteúdos de ensino na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.

I – A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio de aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
II – Os conteúdos não devem ser apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social.
III – A forma de conceber os conteúdos estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular ou espontânea, numa relação de descontinuidade.
IV – O papel de mediação em torno da análise dos conteúdos é exercido pelo professor sempre de forma não-diretiva, evitando a intervenção pedagógica.

Estão corretos apenas os itens:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.

Questão 7

VUNESP | A partir das considerações acerca da pedagogia crítico- social dos conteúdos, analisada por Libâneo (1985), assinale a alternativa correta acerca da função da escola.

a) Favorece a escolarização para todos e o desenvolvimento humano de acordo com as potencialidades individuais.
b) É mediadora entre o aluno e mundo da cultura, promovendo a assimilação crítica dos conhecimentos.
c) Promove a formação técnico-prática do aluno, atendendo às exigências do mercado de trabalho.
d) Atua de forma neutra e objetiva no processo de desenvolvimento cognitivo-social do aluno.
e) Transmite conhecimentos e informações em grande quantidade para a formação do aluno.

Questão 8

Unifil | José Carlos Libâneo (1992. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. p.23-4) coloca detalhadamente as características da escola tradicional ao relacionamento do professor-aluno. Assinale a alternativa incorreta, a que não faz parte dessas características.

a) Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.
b) O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida.
c) A disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e silêncio.
d) O aluno faz atividades repetitivas todos os dias, para assegurar seu aprendizado.

Questão 9

VUNESP ! Segundo José Carlos Libâneo, “os conhecimentos acumulados (os conteúdos programáticos, os conceitos, os métodos) são produzidos historicamente e, portanto, devem ser confrontados com a prática social; a escola visa assim, à transmissão/apropriação ativa de conhecimentos e habilidades, não em si mesmos, mas voltados para os interesses majoritários da sociedade, para a reflexão e ação sobre o modo de produção da vida social”.

Esta definição está ancorada numa concepção pedagógica

a) libertária.
b) profissionalizante.
c) crítico-social.
d) escolanovista.
e) tradicional.

Questão 10

FADESP | Entre as abordagens que orientam as concepções e as práticas de educação, é possível destacar a abordagem funcionalista, que enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Já a abordagem dialética

a) considera a educação como uma instância de transformação social, voltada para a construção do homem coletivo.
b) adota o método desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.
c) é baseada na facilitação da aprendizagem, a educação é centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.
d) defende procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Gabarito:

1) A 2) A 3) E 4) A 5) A
6) A 7) B 8) D 9) C 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Pedagogia Histórico-Crítica

A Pedagogia Histórico-Crítica, conforme discutida por Dermeval Saviani, destaca a importância da dimensão social e política na atividade educacional. Saviani argumenta que a educação não deve separar as esferas da educação e da política, mas sim reconhecer a interconexão entre ambas. A transmissão do conhecimento sistematizado e a socialização do saber são elementos fundamentais, enquanto a prática educacional não deve prescindir de uma concepção de sociedade.

Questão 2: Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica

A Didática nesse contexto visa estruturar processos de ensino e aprendizagem alinhados à Pedagogia Histórico-Crítica. A sequência envolve a prática social inicial do conteúdo, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final do conteúdo. Destaca-se a importância do conhecimento sistematizado para a transformação social, refletindo os princípios fundamentais dessa abordagem pedagógica.

Questão 3: Concepção de Paulo Freire

Paulo Freire, renomado educador brasileiro, criticou a chamada “educação bancária”, em que o aluno é visto como um depósito de informações. Sua concepção enfatiza a autonomia do educando nas relações com o conhecimento científico e filosófico. Freire também introduziu ideias como a “pedagogia do oprimido” e a “pedagogia da autonomia“, destacando a necessidade de uma abordagem dialógica e horizontal na educação.

Questão 4: Tendências Pedagógicas – Progressista Crítico-Social dos Conteúdos

Esta tendência, inserida no grupo das Tendências Pedagógicas Progressistas, propõe que o método educacional parta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. O papel do professor é mediar entre o saber e o aluno, promovendo uma relação mais participativa e crítica. Enfatiza-se a importância da experiência, pesquisa e resolução de problemas como métodos de desenvolvimento livre do estudante.

Questão 5: Tecnologia na Educação e Prática Docente Dialética

Com o avanço das ferramentas tecnológicas, a prática docente deve evoluir para uma abordagem dialética. Isso implica não mais na mera transferência de conhecimento, mas em uma prática que respeite as formas de pensar e agir dos alunos. A ênfase recai sobre a interação e diálogo, adaptando-se às novas linguagens presentes no universo tecnológico.

Questão 6: Tendência Pedagógica Crítico-Social dos Conteúdos (Libâneo)

José Carlos Libâneo classificou as tendências pedagógicas em liberais e progressistas. Na Crítico-Social dos Conteúdos, a escola prepara o aluno para o mundo adulto, fornecendo instrumental e conteúdos para uma participação ativa na democratização da sociedade. Os conteúdos devem ter significado humano e social, e a mediação do professor é não-diretiva, evitando intervenções excessivas.

Questão 7: Função da Escola na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

Segundo Libâneo, essa tendência promove a escolarização para todos, sendo mediadora entre o aluno e o mundo da cultura. Busca assimilar criticamente os conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo-social do aluno e sua participação na sociedade.

Questão 8: Características da Escola Tradicional (Libâneo)

A escola tradicional, segundo José Carlos Libâneo, caracteriza-se por uma autoridade do professor, transmissão de conteúdo como verdade a ser absorvida, disciplina imposta e atividades repetitivas. Essas características refletem uma abordagem mais autoritária e centrada no professor.

Questão 9: Concepção Pedagógica de José Carlos Libâneo

Libâneo destaca que os conhecimentos devem ser confrontados com a prática social, visando a transmissão e apropriação ativa de conhecimentos e habilidades. Sua abordagem é crítico-social, buscando a reflexão e ação sobre o modo de produção da vida social.

Questão 10: Abordagem Funcionalista e Dialética

A abordagem funcionalista destaca a integração social, considerando a educação como um subsistema integrador. Já a abordagem dialética encara a educação como uma instância de transformação social, voltada para a construção do homem coletivo. As diferenças entre essas abordagens influenciam diretamente nas práticas e concepções educacionais.

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