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Preparação gratuita para Concursos: Simulado Educação Inclusiva

Preparar-se para concursos na área da educação exige conhecimento sólido em temas pedagógicos, especialmente quando se trata da Educação Inclusiva. Este simulado aborda questões relevantes sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e práticas inclusivas, visando auxiliar professores e profissionais da educação em sua preparação. Faça o download do simulado em PDF e confira as respostas corretas para se aprimorar ainda mais em sua jornada educacional.

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Título do Simulado

Questão 1

IBADE | Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. A alternativa que NÃO corresponde às atribuições do professor do AEE é:

a) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos.
b) Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros, salvo se a família já estiver em atendimento nesses serviços.
c) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional (também prevista para a escola).
d) Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de diversos recursos de acessibilidade.
e) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

Questão 2

IBADE | “O atendimento educacional especializado (AEE) não é um serviço formatado e idealizado, pronto a ser aplicado, mas implica em uma concepção com base no processo de participação e colaboração recíproca entre todos os envolvidos, pois, nessa perspectiva, pode vir a contribuir para a construção da cultura educacional inclusiva” (Batistão, 2015).

Em relação a essa afirmação e a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, é possível afirmar que:

a) os profissionais das salas de recursos multifuncionais (SRMs) podem ser convidados a participar da elaboração do PPP.
b) o PPP deve institucionalizar a oferta do AEE mas ele não diz respeito à sua organização, preferencialmente estabelecida por equipe especializada.
c) o PPP pode ser elaborado sem prever a oferta do AEE, especialmente se a comunidade não tem demanda anterior e/ou atual.
d) a elaboração do PPP deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar. Os alunos com deficiência não constituem exceção.
e) o modelo de PPP com o AEE possui um formato específico a ser seguido. As discussões coletivas apenas detalham o modelo.

Questão 3

IBADE | A opção que descreve corretamente características mais comuns de crianças no espectro autista é:

a) Déficits na reciprocidade não-verbal, ecolalia, fixações com padrões e/ou rituais.


b) Ecolalia, “stim” – movimentos repetidos para expressar emoções, inteligência elevada.
c) Reação exagerada a estímulos sensoriais, déficits na reciprocidade não-verbal, incapacidade de sentir emoções.
d) Fixações com padrões e/ou rituais, dificuldade com comunicação verbal, agressividade com outro.
e) Ecolalia, “stim”, dificuldade com comunicação verbal, fixações com padrões e/ou rituais, tendência a comportamentos perigosos para si e para outros.

Questão 4

IBADE | Em relação aos alunos que constituem o público alvo da educação especial é correto dizer que:

a) somente os testes aplicados por psicólogos e validados pelo Conselho Federal de Psicologia, podem, de fato, identificar se a criança tem alta habilidade.
b) as crianças com altas habilidades são por definição bem adaptadas à escola, dado seu amplo e profundo interesse em todos os temas.
c) em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular pode ter um acompanhante pago pela família.

d) o diagnóstico médico obrigatório permite que cada escola estabeleça, desde o ingresso do estudante, quais limites possíveis de aprendizagem e planos de atendimento.
e) os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis e a Síndrome de Asperger.

Questão 5

IBADE | As alternativas abaixo listam várias recomendações para facilitar a formação de conceitos e construção de conhecimentos dos alunos com cegueira. Sobre o assunto está INCORRETO o que se diz em:

a) O professor deve primar para que as explicações sejam descritivas e concretas, deixando a manipulação de objeto pelo aluno cego para o atendimento especializado.
b) O professor, na sala regular, deve estimular o aluno cego a ouvir, a cheirar, a tocar, para o qual é imprescindível a educação destes sentidos. Aliás, isto é importante para todas as crianças
c) É importante aprimorar a utilidade dos sentidos remanescentes na relação com os objetos, coisas e pessoas.
d) São interessantes e recomendáveis recursos que atendam às diversas condições visuais, podendo usar o Sistema Braille, as fontes ampliadas e outras alternativas no processo de aprendizagem.
e) O ideal é que, em parceria com o AEE, o professor procure providenciar, estímulos táteis, auditivos e olfativos, para que a criança consiga perceber diferentes texturas, formas e aromas.

Questão 6

Instituto AOCP | A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos que, no Brasil, tem como amparo legal a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Assinale a alternativa correta sobre o atendimento presente nas determinações dessa política.

a) Modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
b) Orienta os sistemas de ensino para garantir o acesso até o ensino fundamental, em seus anos finais.
c) Nas etapas de educação de jovens e adultos e educação profissional, são contempladas ações da educação especial.
d) Tem por objetivo assegurar a inclusão escolar, por meio do ensino privado, de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
e) É uma etapa da educação básica ofertada tão somente em escolas confessionais que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades.

Questão 7

Instituto AOCP | A formação de professores é um dos elementos centrais na efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A respeito da formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a alternativa correta.

a) A formação deve favorecer conhecimentos de gestão do sistema educacional inclusivo, mas sem precisar considerar o desenvolvimento de projetos em atuação intersetorial.
b) A formação não precisa contemplar conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo.
c) A formação deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.
d) Não há necessidade de formação específica ao atendimento educacional especializado para a educação infantil.
e) O professor deve ter como base da sua formação inicial conhecimentos gerais para o exercício da docência, sem obrigação de conhecimentos específicos da área da inclusão.

Questão 8

FUNDEP | Tecnologias assistivas, ou ajudas técnicas, são todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Analise as afirmativas a seguir relativas à tecnologia assistiva e ao Atendimento Educacional Especializado.

I. O processo de desenvolvimento de tecnologia assistiva pressupõe conhecer o aluno, sua história, suas necessidades e seus desejos, além dos desafios curriculares e as tarefas exigidas no âmbito coletivo da sala de aula.
II. A tecnologia assistiva na escola se faz presente por meio de equipamentos e material pedagógico especial para a educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência, favorecendo, assim, a efetiva acessibilidade do aluno.
III. Os serviços de tecnologia assistiva devem envolver o usuário da tecnologia e sua família, bem como os profissionais de várias áreas envolvidos com o atendimento do aluno, entre eles o professor especializado.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

Questão 9

FUNDEP | Miniaturas, símbolos gráficos, gestos, fotos e figuras são exemplos de

a) ambientes e parceiros de comunicação alternativa.
b) quantidade de estímulos utilizados nos recursos para comunicação alternativa.
c) formato dos recursos para comunicação alternativa.
d) estímulos e estratégias utilizados nos recursos para comunicação alternativa

Questão 10

FUNDEP | Considerando a prática pedagógica inclusiva, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. O processo de mudança da pedagogia tradicional para uma pedagogia inclusiva, pouco a pouco transforma o docente em pesquisador de sua prática pedagógica,

PORQUE

II. a nova dinâmica de ensino inclusivo exige do docente habilidades para refletir sobre a sua prática profissional e aperfeiçoá-la continuamente.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.

Gabarito:

1) B 2) D 3) A 4) A 5) A
6) A 7) C 8) D 9) D 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma vertente fundamental da educação inclusiva, destinada a proporcionar suporte pedagógico personalizado a alunos com necessidades especiais. A formação do professor para atuar nesse contexto demanda habilidades específicas, como a capacidade de identificar, elaborar, produzir e organizar serviços e recursos pedagógicos de acessibilidade. Além disso, o professor deve promover a participação da família e integrar-se aos serviços setoriais relacionados à saúde, assistência social, entre outros. Organizar atendimentos na sala de recursos multifuncionais e estabelecer parcerias intersetoriais são práticas essenciais, visando à inclusão efetiva dos alunos.

Questão 2: Educação Especial e Público-Alvo

O espectro autista é um tema relevante na Educação Especial, e compreender suas características é crucial para oferecer suporte adequado. A identificação de crianças com altas habilidades exige instrumentos específicos, não se limitando a testes psicológicos. A inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista nas classes regulares requer acompanhamento e parceria com a família. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) abrangem diversas condições, incluindo autismo e psicoses infantis.

Questão 3: Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva representa um paradigma educacional baseado em direitos humanos. Essa abordagem perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, garantindo atendimento educacional especializado e orientando professores e alunos nas turmas regulares. A formação de professores para atuar na Educação Especial é crucial e deve ser interativa e interdisciplinar. Tecnologias assistivas, como ajudas técnicas, desempenham um papel significativo, promovendo acessibilidade e vida independente para pessoas com deficiência.

Questão 4: Comunicação Alternativa

Recursos para comunicação alternativa, como miniaturas, símbolos gráficos, gestos, fotos e figuras, são essenciais para alunos com dificuldades de comunicação. O uso adequado desses recursos visa ampliar as habilidades funcionais, proporcionando uma comunicação mais eficaz. A prática pedagógica inclusiva implica uma mudança gradual na abordagem tradicional, transformando o professor em um pesquisador contínuo de sua própria prática. Essa dinâmica exige reflexão constante sobre as estratégias pedagógicas, visando à inclusão efetiva de todos os alunos.

Questão 6: Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva é um paradigma educacional fundamentado nos princípios dos direitos humanos, com respaldo legal na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil. Essa abordagem visa assegurar a participação e aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas características ou necessidades. A modalidade de ensino inclusivo perpassa todos os níveis, etapas e modalidades educacionais, garantindo o acesso e a permanência do aluno com deficiência nas turmas comuns do ensino regular. Dessa forma, o atendimento educacional especializado é oferecido de maneira a orientar alunos e professores quanto à sua utilização nas salas regulares, promovendo uma educação que valoriza a diversidade e busca eliminar barreiras para a aprendizagem.

Questão 7: Formação de Professores para a Educação Inclusiva

A formação de professores desempenha um papel central na efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Contrariamente à visão tradicional, a formação não se limita apenas aos conhecimentos específicos da área de inclusão, mas também abrange habilidades de gestão do sistema educacional inclusivo. É crucial que os professores estejam preparados para atuar de maneira interativa e interdisciplinar nas salas de aula regulares, oferecendo serviços e recursos de educação especial. Essa formação visa proporcionar uma atuação mais inclusiva e participativa, promovendo uma educação de qualidade para todos os alunos.

Questão 8: Tecnologias Assistivas e Atendimento Educacional Especializado

As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essas ferramentas e serviços são desenvolvidos para ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo sua independência e inclusão. O processo de desenvolvimento de tecnologia assistiva envolve o conhecimento aprofundado do aluno, suas necessidades, desafios curriculares e tarefas exigidas na sala de aula. Além disso, esses serviços devem envolver não apenas o usuário da tecnologia, mas também sua família e profissionais envolvidos no atendimento educacional especializado. O uso eficaz dessas tecnologias contribui significativamente para a acessibilidade e o sucesso educacional dos alunos com deficiência.

Questão 9: Comunicação Alternativa

Miniaturas, símbolos gráficos, gestos, fotos e figuras são exemplos de recursos utilizados na comunicação alternativa. Esses recursos são fundamentais para facilitar a comunicação de pessoas com dificuldades na fala ou na linguagem. Ao proporcionar estímulos visuais e táteis, a comunicação alternativa busca ampliar as possibilidades de expressão e interação. A escolha adequada desses recursos depende das necessidades específicas de cada indivíduo, e a implementação dessas estratégias pode ocorrer em diferentes ambientes e contextos.

Questão 10: Prática Pedagógica Inclusiva

A prática pedagógica inclusiva representa uma mudança significativa na abordagem educacional, saindo de um paradigma tradicional para um modelo que busca a inclusão de todos os alunos. Essa transição transforma o docente em um pesquisador contínuo de sua prática pedagógica, incentivando a reflexão sobre métodos e estratégias de ensino. A nova dinâmica de ensino inclusivo exige habilidades para a constante reflexão sobre a prática profissional, visando à melhoria contínua. Esse processo contribui para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos e adaptados às necessidades diversas dos alunos.

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