Simulado Interdisciplinaridade: Baixe agora e destaque-se nos concursos de pedagogia!

Bem-vindos, educadores e profissionais da área! Em busca da constante evolução e preparação para concursos e seleções, é fundamental explorar questões que permeiam os conhecimentos pedagógicos. Neste simulado, focaremos em um conceito crucial para a educação contemporânea: a interdisciplinaridade. Este termo não apenas aparece em provas, mas também é essencial para a prática docente, transformando a abordagem tradicional em uma jornada mais conectada e abrangente.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Interdisciplinaridade

Questão 1

CPCON UEPB | Assinale a alternativa que traz a CORRETA noção de “interdisciplinaridade”, tomando por base o conhecimento histórico:

a) É o conceito defendido por Braudel, no início do século XX, para aproximar a história apenas da geografia e está exemplificado no seu livro O mediterrâneo.
b) Ela é a capacidade de um campo de saber se transformar, literalmente, em outro quando, por exemplo, um conceito como o de sensibilidades tem a capacidade de transformar a história em psicologia.
c) A interdisciplinaridade corresponde à quebra dos muros que separa os campos de saber provocando uma ligação entre diversas disciplinas através da aproximação de conceitos, técnicas e métodos diferenciados.
d) A interdisciplinaridade foi o conceito responsável pelo fim da história, ou seja, a história não existe enquanto disciplina, porque está fragmentada e perdeu a sua individualidade conceitual e metodológica.
e) A interdisciplinaridade é inerente à produção do saber histórico, mas não pode ser expandida para o ensino de história e influenciar novos caminhos curriculares.

Questão 2

CEV URCA | Ivani Fazenda (2008, p. 21) afirma que “o conceito de interdisciplinaridade (…) encontra-se diretamente ligado ao conceito de disciplina, onde a interpenetração ocorre sem a destruição básica das ciências conferidas. Não se pode de forma alguma negar a evolução do conhecimento ignorando sua história”.

Compreendida assim, a Interdisciplinaridade:

a) Promove a articulação entre as disciplinas, com a manutenção dos objetivos específicos de cada um, em oposição à visão fragmentada do conhecimento.
b) Possibilita o não reconhecimento de outras disciplinas.
c) Contribui para a fragmentação das disciplinas.
d) Promove a articulação das práticas exclusivamente conservadoras, com a manutenção do fazer individual, negando à visão do todo.
e) Promove a separação das disciplinas, mantém a manutenção da visão fragmentada do conhecimento.

Questão 3

FGV | Considerando as implicações do processo de transposição didática, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

(  ) Diminui as fronteiras entre os diversos ramos do saber e torna o conhecimento interdisciplinar, no intuito de integrar os currículos.


(  ) Transforma o conhecimento acadêmico em escolar, segmentando-o conforme os anos de escolaridade e ordenando-o em unidades e tópicos.
(  ) Organiza o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que perpassam todas as disciplinas, verticalizando o currículo.

A sequência correta é:

a) V – V – F;
b) V – F – V;
c) F – V – V;
d) V – F – F;
e) F – V – F.

Questão 4

CEBRASPE (CESPE) | Acerca de interdisciplinaridade e globalização, assinale a opção correta.

a) Com a globalização, o debate acerca do direito à diferença foi enfraquecido e, consequentemente, o debate a respeito da diversidade cultural foi anulado.
b) A maior vantagem gerada pela globalização é a concentração da produção e do poder econômico, o que coloca à margem um grande contingente da população mundial.
c) No plano cultural, a globalização cria grupos de identidades voltados para a produção intelectual e também para a afirmação cultural de diferentes segmentos sociais.
d) No plano educacional, o processo de globalização cria uma homogeneização cultural, de modo que a luta do campo educacional inclui a abertura para que a cultura dos grupos excluídos do currículo escolar seja representada.
e) No plano econômico, a globalização tem acentuado o processo de dependência cultural, mas tem evidenciado a igualdade financeira crescente entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento.

Questão 5

Unifil | Na atualidade, o modelo de práticas docentes interdisciplinares vem se tornando cada vez mais constantes no cotidiano das práticas e propostas educacionais. Nesse sentido, é correto afirmar que a interdisciplinaridade

a) tem o mesmo significado de transversalidade, pois ambas enfatizam a vivência de temas transversais.
b) pode ser implantada apenas por professores e disciplinas afins.


c) apresenta um caráter de interação entre duas ou mais disciplinas.
d) dá ênfase apenas nas ações dos alunos.

Questão 6

IBADE | Um dos caminhos que trazem melhores resultados para fazer a relação entre as disciplinas é se basear em uma situação real. Os transportes ou as condições sanitárias do bairro, por exemplo, são temas que rendem desdobramentos em várias áreas do conhecimento. A abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que seriam apresentados de forma convencional, seguindo o livro didático, sejam ensinados e aplicados na prática – o que dá sentido ao estudo.

Para que esse tipo de trabalho pedagógico tenha frutos, é preciso:

a) conhecer profundamente a comunidade escolar.
b) estabelecer parcerias com outras instituições.
c) planejamento coletivo e sistematização.
d) coordenação da supervisão escolar.
e) acompanhamento das famílias.

Questão 7

IBADE | Além de aplicar, na prática, algumas disciplinas teóricas estudadas em sala de aula, a robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que encontre desafios e as devidas soluções para eles. E, ainda, desenvolve o trabalho em equipe, o planejamento, a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a tomada de decisões.

E o que torna a robótica ainda mais eficiente e contextualizada, é o fato de representar um aprendizado:

a) acadêmico.
b) filosófico.
c) multiplicador.
d) contemporâneo.
e) multidisciplinar.

Questão 8

VUNESP | Ao discutir as questões sobre currículo escolar, Mantoan (2001) afirma que

a) a interação entre as disciplinas do currículo e a concepção unilateral das propostas inovadores de sistematização curricular consideram as áreas do conhecimento como fins em si mesmo e têm como eixo de partida o cotidiano dos alunos.
b) a visão multidisciplinar de currículo procura integrar as diferentes áreas do conhecimento por meio de blocos cujos conteúdos sejam semelhantes, observando as características peculiares de cada educando para atingir o objetivo da diversidade.
c) a integração entre as áreas do conhecimento e a concepção transversal das novas propostas de organização curricular consideram as disciplinas acadêmicas como meios e partem do respeito à realidade do aluno, de suas experiências de vida, para chegar à sistematização do saber.
d) a implantação de ciclos de formação caracterizados pelo processo de seriação é uma proposta de organização curricular interessante e inovadora, desde que o processo de aprendizagem esteja adequado ao ritmo dos aprendizes.
e) a proposta disciplinar do currículo, embora tradicional, traz muitos resultados positivos para a aprendizagem, em função de possibilitar um melhor direcionamento dos conteúdos escolares, a partir das metodologias ativas.

Questão 9

VUNESP | Com base em Garcia, assinale a alternativa correta a respeito dos temas transversais.
a) Abordam temas variados sem necessariamente haver relação com a sociedade atual.
b) Debatem assuntos que emergem da dinâmica intraescolar de forma isolada.
c) Tratam de problemas reais sem que se pretenda a transformação da própria realidade.
d) Referem-se a temas legalmente obrigatórios que serão avaliados pela transformação promovida no aluno.
e) Envolvem uma concepção de formação integral da pessoa no processo de escolarização.

Questão 10

VUNESP | Leia a seguinte afirmação de Lenise Garcia: “Buscam-se, por isso, os possíveis pontos de convergência entre as várias áreas e a sua abordagem conjunta, propiciando uma relação epistemológica entre as disciplinas”. O excerto se refere ao conceito de

a) interdisciplinaridade.
b) temas transversais.
c) linguagem multimodal.
d) temas geradores.
e) interculturalidade.

Gabarito:

1) C 2) A 3) E 4) D 5) B
6) C 7) E 8) C 9) E 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: A Interdisciplinaridade no Contexto Histórico

A questão aborda a noção de “interdisciplinaridade” à luz do conhecimento histórico. A alternativa correta destaca que a interdisciplinaridade vai além da geografia, aproximando-se de diversas disciplinas. Ela é apresentada como a quebra de muros que separam os campos de saber, promovendo uma ligação entre disciplinas por meio da aproximação de conceitos, técnicas e métodos diferenciados.

Questão 2: A Interdisciplinaridade e a Manutenção das Disciplinas

Nesta questão, a autora Ivani Fazenda é citada para esclarecer que a interdisciplinaridade promove a articulação entre as disciplinas, mantendo os objetivos específicos de cada uma. Destaca-se a importância de evitar a visão fragmentada do conhecimento, reforçando a ideia de que a interdisciplinaridade não implica na negação ou desconhecimento de outras disciplinas, mas sim na integração entre elas.

Questão 3: Implicações da Transposição Didática na Interdisciplinaridade

A questão explora as implicações do processo de transposição didática, que visa integrar os currículos e tornar o conhecimento interdisciplinar. Os itens apresentam afirmações sobre esse processo, e o candidato deve discernir quais são verdadeiras ou falsas. Destaca-se a importância de compreender como a transposição didática influencia a interdisciplinaridade no contexto educacional.

Questão 4: Globalização e suas Implicações na Educação

A questão aborda as relações entre interdisciplinaridade e globalização. Destaca-se a importância de compreender como a globalização afeta aspectos culturais, econômicos e educacionais. O candidato é desafiado a identificar corretamente as implicações desse fenômeno na diversidade cultural e no processo educacional.

Questão 5: Práticas Docentes Interdisciplinares na Atualidade

A questão explora o conceito contemporâneo de práticas docentes interdisciplinares. Destaca-se a necessidade de compreender que a interdisciplinaridade vai além da transversalidade e envolve a interação entre disciplinas. O candidato é desafiado a identificar corretamente o significado da interdisciplinaridade no contexto educacional atual.

Questão 6: Abordagem Interdisciplinar na Prática Pedagógica

A questão destaca a importância de basear a interdisciplinaridade em situações reais. Enfatiza que temas como transportes ou condições sanitárias podem ser explorados de forma interdisciplinar, proporcionando significado ao estudo. Destaca-se a necessidade de conhecimento da comunidade escolar, parcerias com outras instituições, planejamento coletivo e sistematização para o sucesso dessa abordagem.

Questão 7: Robótica Educacional e sua Eficiência na Interdisciplinaridade

A questão aborda a eficiência da robótica educacional como uma abordagem interdisciplinar. Destaca-se como essa prática estimula o espírito investigativo, trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades contemporâneas. O candidato é desafiado a reconhecer a relevância da robótica como uma forma de aprendizado multidisciplinar na educação.

Questão 8: Visões sobre Currículo Escolar e sua Relação com a Interdisciplinaridade

A questão discute diferentes visões sobre o currículo escolar em relação à interdisciplinaridade. Destaca-se a importância de compreender como diferentes abordagens, como multidisciplinar, transversal e disciplinar, impactam a aprendizagem. O candidato é desafiado a identificar corretamente a concepção mais alinhada à promoção da interdisciplinaridade.

Questão 9: Temas Transversais na Educação

A questão explora os temas transversais como abordagens que tratam de problemas reais visando a formação integral do aluno. Destaca-se a necessidade de compreender que esses temas não são isolados, mas relacionados à sociedade atual e à transformação da própria realidade.

Questão 10: Convergência entre Áreas do Conhecimento

A questão destaca a busca por pontos de convergência entre várias áreas do conhecimento, promovendo uma relação epistemológica entre disciplinas. O candidato é desafiado a reconhecer a importância dessa busca para a construção de uma abordagem interdisciplinar eficaz.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Explore um recurso valioso para sua preparação em concursos de pedagogia. Acesse aqui mais de 1200 questões específicas para fortalecer seus conhecimentos pedagógicos.

Quer ir além? Potencialize sua preparação com o material completo, oferecendo MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Acesse este link e garanta seu material abrangente para enfrentar os desafios dos concursos com confiança. Prepare-se para o sucesso!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você busca se destacar em concursos e seleções, o Professor Preparado oferece uma seleção abrangente de materiais de estudo em diversas áreas. Expandir seus conhecimentos é essencial, e temos recursos específicos para cada necessidade.

Confira os Materiais Disponíveis:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
  2. Educação Física – Concursos e Seleções
  3. História – Concursos e Seleções
  4. Geografia – Concursos e Seleções
  5. Artes – Concursos e Seleções
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
  7. Filosofia – Concursos e Seleções
  8. Pacote de Atividades

Diversifique seu estudo, aprimore suas habilidades e esteja preparado para enfrentar qualquer desafio. Explore esses materiais de qualidade e trilhe o caminho do sucesso em sua carreira educacional. Boa jornada de estudos!

Cursos Para Provas de Títulos

Em concursos públicos, os títulos podem ser o diferencial na sua classificação. Muitos editais exigem a realização de cursos específicos como critério para pontuação, e é fundamental não deixar isso para a última hora. Alguns editais exigem que os cursos sejam concluídos antes mesmo da publicação do edital.

Dicas Importantes:

  1. Antecipe-se: Planeje-se para realizar os cursos com antecedência.
  2. Escolha com Estratégia: Opte por cursos relevantes à sua área de atuação.
  3. Certifique-se da Validade: Certifique-se de que os cursos oferecem certificados válidos em todo o Brasil.

No Professor Preparado, oferecemos cursos de alta qualidade, todos com certificados válidos em todo o país. Não deixe para a última hora e invista agora mesmo em sua preparação.

Confira Alguns de Nossos Cursos:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Tecnologias Digitais na Educação – 180 Horas
  4. Práticas em Sala de Aula na Educação Infantil – 120 Horas
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Não perca a oportunidade de se destacar nos concursos com títulos sólidos e relevantes. Invista em sua formação e trilhe o caminho para o sucesso profissional!

Canal no YouTube

Quer fortalecer seus conhecimentos pedagógicos de forma prática e interativa? Acesse nosso canal no YouTube, onde oferecemos uma ampla variedade de vídeos resolvendo simulados específicos para concursos de pedagogia. Essa é uma oportunidade única para aprimorar sua preparação de maneira dinâmica.

Acesse o Canal: Questões Concurso Pedagogia – YouTube

Não perca a oportunidade de elevar seu preparo por meio de recursos visuais e práticos. Inscreva-se agora para receber as últimas atualizações e mergulhe em um universo de conhecimento voltado para o sucesso nos concursos de pedagogia!

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário