Simulado Currículo Escolar: Baixe Grátis e desafie seus conhecimentos

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação é fundamental para garantir o sucesso profissional. Neste simulado de Currículo Escolar, abordaremos questões que desafiarão seus conhecimentos e o prepararão para os desafios do universo educacional. Faça o download do PDF, responda cada questão com atenção e confira as respostas no final para avaliar seu desempenho. Vamos começar essa jornada de aprendizado e preparação!

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Simulado Currículo Escolar

Questão 1

CEBRASPE (CESPE) | Assinale a opção correta, a respeito de currículo e construção do conhecimento.

a) Para Giroux, o currículo envolve a transmissão de fatos e conhecimentos objetivos.
b) Ao criticar a educação bancária, Paulo Freire ataca o caráter verbalista, narrativo e dissertativo do currículo tradicional.
c) O currículo pós-moderno ensina, em geral, o conformismo, a obediência e o individualismo.
d) Sob a perspectiva dos estudos culturais, o conhecimento e o currículo são definidos como campos conceituais nos quais diferentes conteúdos curriculares estabelecem uma hegemonia.
e) De acordo com as teorias pós-críticas, o currículo pode ser compreendido sem a análise das relações de poder nas quais ele está envolvido.

Questão 2

IBADE | Cappelletti (2012) mostra que, fundamentada pela teoria crítico-reflexiva, a avaliação busca um percurso inerentemente produtor de um conhecimento, visando a promoção da ação humana consciente, autônoma e emancipada. A avaliação é uma prática na qual muitos processos complexos deságuam e da qual muitos outros decorrem. Ela é o ponto crucial do currículo. Esses pressupostos têm como fundamento epistemológico a teoria crítica que pode ser sintetizada em três proposições:

I – posição clara diante da ação humana visando esclarecimento das pessoas que a assumem, fazendo-as capazes de descobrir quais seus interesses e levando esses agentes à libertação das coerções, às vezes autoimpostas e sempre autofrustrantes.
II – a processo que estrutura uma forma de conhecimento com o distanciamento que se faz necessário para que não haja envolvimento e não permita que a subjetividade afete a objetividade das avaliações.
III – constructo epistemológico com adesão às teorias críticas, reflexivas, em que o autor se conhece ao conhecer, diferentemente do paradigma “objetificante” das ciências naturais.

Está(ão) corretas:

a) somente I.
b) somente II.
c) somente III.
d) somente I e II.


e) somente I e III.

Questão 3

IBADE | Os estudos sobre currículo nasceram nos Estados Unidos, onde se desenvolveram duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial. E outra, que se preocupava com a construção da democracia liberal e considerava relevante a experiência das crianças e jovens, revelando uma postura mais progressista.

Na década de 1960 ocorreram grandes agitações e transformações. Nesse contexto começam as críticas àquelas concepções mais tradicionais e técnicas do currículo, e as teorias críticas do currículo efetuaram uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais.

Entre os estudos pioneiros está a obra de Althusser. Sua teoria diz que “a escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, através das matérias escolares, as crenças que nos fazem vê-la como boa e desejável”. Já a escola capitalista, “enfatiza a aprendizagem, através da vivência das relações sociais da escola, das atitudes necessárias para se qualificar um bom trabalhador capitalista”.

Dentre as críticas aos tipos de currículo vigentes, Bourdieu e Passeron afirmavam que o currículo estava baseado:

a) na cultura dominante, o que fazia com que crianças das classes subalternas não dominassem os códigos exigidos pela escola.
b) na pedagogia tradicional e que deveria ser neutro e seu foco deveria estar voltado para uma escola que funcionasse de maneira hierarquizada.
c) no diálogo entre professores e alunos, que através de um código cultural, pudessem examinar de forma renovada os acontecimentos do cotidiano.

d) no vínculo que se estabelecia entre conhecimento, identidade e poder, mediado pelo professor que seria o coordenador desse processo.
e) num plano estruturado de ensino, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a serem alcançados num determinado tempo.

Questão 4

IBADE | No Brasil, assim como em outros países de colonização luso-espanhola, a “modelagem” da rotina escolar foi, inicialmente, uma construção jesuítica pensada sob a influência das escolas medievais.

Elas foram traduzidas nas escolas por via de métodos formais que determinavam uma rígida organização de classes, horários, disciplinas, movimentos e atitudes. Tempos e espaços escolares são entendidos pelos religiosos como racionalidades instrumentais. São colocados a serviço de uma “ordem” que deveria ser estabelecida e, assim, controlada.

Sem dúvida, a educação contemporânea, em muitos aspectos, se tornou mais complexa, porém a escola não deixou de se submeter às exigências de uma racionalidade marcada pela técnica, pela funcionalidade, pela objetividade e pela hierarquia.

A partir da segunda metade do século XX, vários pesquisadores têm denunciado essa lógica que concebe tempo e espaço como categorias que são objetivadas e controladas a critério dos interesses de classes, com as evidentes ampliação e disseminação da literatura, produzida, sobretudo, no âmbito:

a) das tendências pedagógicas.
b) dos sistemas escolares.
c) dos estudos técnicos tradicionais.


d) dos fundamentos das ciências sociais.
e) das teorias críticas e pós-críticas.

Questão 5

Instituto AOCP | A construção e a elaboração de um quadro curricular implicam a compreensão do que é currículo. Nesse sentido, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Currículo é um conjunto de disciplinas, resultados de aprendizagem pretendidos.
II. Há pelo menos três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo proposto.
III. O currículo real refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social.
IV. Compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos.
V. Currículo é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos transmitidos nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização.

a) Apenas I, II e III.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I, IV e V.
d) Apenas II, IV e V.
e) Apenas III, IV e V.

Questão 6

Instituto AOCP |. A organização escolar é um recurso importante para a equipe pedagógica, pois reflete no processo de construção das concepções teórico-metodológicas que irão influenciar

a) no currículo escolar.
b) no processo de desenvolvimento cognitivo.
c) nas políticas sociais para a educação informal.
d) na linguagem e no conhecimento desenvolvidos em sala de aula.
e) na gestão de recursos humanos e imateriais.

Questão 7

IBADE | Avançar na compreensão de currículo como categoria técnica e instrumental (derivada da concepção cartesiana) ou como uma categoria puramente sociológica (derivada, sobretudo, da concepção crítica) constitui um dos principais desafios que se apresentam no campo da educação. A releitura dos conceitos de tempo e espaço da escola passa pela necessária releitura dessas concepções de currículo.

As discussões que estão em curso, e que incluem novas questões ao tema do currículo, estão auxiliando essa necessária atualização conceitual. São elas:

a) infância, adolescência, historicidade e inteligência artificial.
b) religião, liberdade de expressão, sustentabilidade e leis.
c) tecnologia, mudança de paradigma, inovação e criatividade.
d) cultura, gênero, diversidade e identidades.
e) discurso de ódio, robótica, fake News e gamificação.

Questão 8

VUNESP | Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), quando o assunto é “a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico”; “um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos”; “tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola”, está-se diante da ideia de

a) salas ambiente.
b) currículo.
c) cultura.
d) avaliação.
e) temas geradores.

Questão 9

GUALIMP | Currículo é tudo aquilo que uma sociedade considera necessário que os alunos aprendam ao longo de sua escolaridade. Como quase todos os temas educacionais, as decisões sobre currículo envolvem diferentes concepções de mundo, de sociedade e, principalmente, diferentes teorias sobre o que é o conhecimento, como é produzido e distribuído, qual seu papel nos destinos humanos. Pode-se agrupar essas teorias em duas grandes vertentes: o currículo centrado no conhecimento e o currículo centrado no aluno.

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

a) A concepção do currículo escolar centrado no conhecimento privilegia a apropriação do patrimônio científico cultural acumulado em lugar do avanço em direção a novas descobertas e fronteiras científicas.
b) Ao longo da história, o currículo centrado no conhecimento garantiu que o legado das várias gerações fosse assimilado, preservado e transferido para uma nova geração.
c) A vertente centrada no aluno entende que o currículo escolar deve ser constituído do conhecimento reconstruído pelo aluno a partir de suas próprias referências
culturais e individuais. As muitas variantes dessa vertente têm em comum a concepção do conhecimento como emancipação, mas diferem significativamente no que diz respeito ao papel do professor e da escola.
d) O conhecimento é emancipador se não envolver a participação do aluno e se o professor for acima de tudo o detentor do conhecimento. Sua didática requer atividade e vínculo do aluno com o saber; em lugar de frontal, é distribuída entre professor e alunos.

Questão 10

GUALIMP | Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “currículo organizado e articulado” a seguinte característica pedagógica:

a) O diretor e os professores tomam decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-texto e demais recursos utilizados.
b) O Currículo Escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do Colegiado ou Conselho.
c) Os professores sabem qual o conteúdo a ser trabalhado em cada série ou ciclo e em cada disciplina.
d) Os processos críticos da escola são gerenciados com auxílio de indicadores de desempenho com vistas à realização de melhorias.

Gabarito

1) B 2) E 3) A 4) E 5) C
6) A 7) D 8) B 9) D 10) C

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Currículo e Construção do Conhecimento

A questão aborda diferentes perspectivas sobre o currículo e a construção do conhecimento. Destacam-se teóricos como Giroux, que associa o currículo à transmissão de fatos, e Paulo Freire, crítico da educação bancária. O entendimento pós-moderno e as teorias pós-críticas também são discutidos, apresentando diversas visões sobre o papel do currículo na formação educacional.

Questão 2: Teoria Crítico-Reflexiva e Avaliação

A questão explora os fundamentos da teoria crítico-reflexiva na avaliação educacional. Cappelletti destaca a importância da avaliação como promotora de um conhecimento consciente e emancipado. A compreensão desses pressupostos, fundamentados na teoria crítica, é essencial para entender como a avaliação pode contribuir para a formação dos alunos de maneira autônoma.

Questão 3: Tendências e Transformações nos Estudos de Currículo

A questão contextualiza os estudos sobre currículo nos Estados Unidos, destacando duas tendências iniciais. A década de 1960 marca transformações e críticas às concepções tradicionais, com teorias críticas efetuando inversões nos fundamentos. Autores como Althusser e Bourdieu são citados, enfocando a relação entre currículo, poder e reprodução social.

Questão 4: Modelagem da Rotina Escolar e Influências Históricas

A questão aborda a influência jesuítica na modelagem inicial da rotina escolar no Brasil e em países luso-espanhóis. Destaca a racionalidade instrumental na organização escolar, que persiste, em certa medida, na educação contemporânea. Aponta para a necessidade de compreender a lógica por trás do tempo e espaço escolares, marcada por aspectos técnicos e hierárquicos.

Questão 5: Quadro Curricular e Manifestações do Currículo

A questão explora a construção do quadro curricular e as manifestações do currículo. Destaca a existência do currículo formal, real e proposto. Discute a influência cultural, valores e significados na definição do currículo real, ressaltando a importância de compreender o currículo não apenas como disciplinas, mas como práticas pedagógicas e situações de escolarização.

Questão 6: Organização Escolar e sua Influência Pedagógica

A questão aborda a importância da organização escolar como recurso influenciador das concepções teórico-metodológicas. Destaca que essa organização reflete no currículo escolar, evidenciando sua influência na gestão de recursos humanos e imateriais. Compreender essa relação é crucial para a eficácia das práticas pedagógicas em sala de aula.

Questão 7: Desafios Atuais na Compreensão do Currículo

A questão destaca a complexidade de compreender o currículo como categoria técnica e sociológica. Explora desafios contemporâneos, incluindo temas como tecnologia, mudança de paradigma, inovação, criatividade, cultura, gênero, diversidade e identidades. Essas discussões auxiliam na atualização conceitual e na compreensão das novas dinâmicas educacionais.

Questão 8: Projeto Pedagógico e Seleção Cultural na Formação dos Alunos

A questão aborda a concepção de Libâneo, Oliveira e Toschi sobre o projeto pedagógico, destacando-o como um modo de seleção da cultura para a formação dos alunos. Esse projeto envolve a concretização das intenções e orientações expressas, sendo fundamental para direcionar as práticas educacionais e a aprendizagem dos alunos.

Questão 9: Concepções de Currículo: Centrado no Conhecimento e Centrado no Aluno

A questão explora duas grandes vertentes de concepções de currículo: centrado no conhecimento e centrado no aluno. Discute as características de cada abordagem, suas histórias e implicações para a aprendizagem. Destaca-se a ênfase na apropriação do conhecimento e a reconstrução pelo aluno a partir de suas referências culturais e individuais.

Questão 10: Desenvolvimento Escolar: Currículo Organizado e Articulado

A questão aborda a característica pedagógica do currículo organizado e articulado como essencial para o desenvolvimento escolar. Destaca a importância da discussão e definição do currículo pela equipe escolar, envolvendo diretores, professores e demais membros. Essa organização contribui para o alinhamento dos conteúdos, objetivos e ações pedagógicas.

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