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Concurso Professor: 10 questões de Educação Especial (Baixe o simulado)

Seja bem-vindo(a) ao simulado de conhecimentos pedagógicos, elaborado especialmente para professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções. Este simulado aborda questões essenciais sobre educação especial e inclusão na educação, temas cruciais nos dias de hoje. A inclusão, como princípio, reconhece a diversidade dos sujeitos/estudantes, promovendo ambientes educativos mais democráticos e acolhedores. Aprofundar-se nesses conceitos é fundamental para caminhar rumo à democratização do ensino e, consequentemente, da sociedade. Neste simulado, exploraremos questões relacionadas à inclusão, diversidade, políticas de reconhecimento e flexibilização curricular, aspectos fundamentais para uma educação mais justa e igualitária.

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Simulado Educação Especial

Questão 1

FUMARC | O movimento inclusivo reconhece o direito subjetivo de cada sujeito/estudante.

Dessa forma, para a consolidação de ambiências educativas mais democráticas e acolhedoras, é pertinente compreender a orientação político-filosófica da inclusão, visto que a mesma é contrária à escola tradicional/integracionista, que prevê um público estudantil padronizado.

Fonte: ANDRADE, P. F. de; DAMASCENO, A. R. Novas construções sociais de aprendizagens: inclusão em educação para que? Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 211-230, set./ dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/arti-cle/view/32909/22079. Acesso em: 02 dez. 2022. (adaptado).

Considerando a posição acima, avalie as asserções a seguir:

I. Discorrer sobre a importância da inclusão na educação é caminhar rumo à democratização do ensino, e, quiçá, da sociedade.
II. Nas raízes da sociedade inclusiva, há a previsão de um padronizar da forma de ser e pensar dos indivíduos.
III. Pensar em ações inclusivas é idealizar os indivíduos focalizando em regras, e não no processo de autonomia, independência e participação social.

IV. Tanto na escola como na sociedade, faz se necessário pensar em direitos que vão ao encontro da diversidade e inclusão.

São verdadeiras apenas as asserções:

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.

Questão 2

FUMARC | No texto “A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças”, escrito por Kabengele Munanga (2014), o autor traz a seguinte colocação: “Em vez de opor igualdade e diferença, é preciso combiná-las para poder construir a democracia. É nessa preocupação que se coloca a questão do multiculturalismo, definido como encontro de culturas, ou seja, a existência de conjuntos culturais fortemente constituídos, cuja identidade, especificidade e lógica interna devem ser reconhecidas, mas que não são inteiramente estranhas umas às outras, embora diferentes entre si.”.

Fonte: MUNANGA, K. A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças. Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política, v. 4, n. 1, jul. 2014. Dossiê: Relações raciais e diversidade cultural. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/criticaso-ciedade/article/view/26989/14725. Acesso em: 28 nov. 2022.

A partir da afirmativa acima, sinalize entre as figuras abaixo, aquela que ratifica o posicionamento do autor, bem como o título do texto.

a)

Fonte: Disponível em: https://desventurasdeumacacheada.com.br/volta-pra-bahia-preconceito-contra-baianos-no-sul/. Acesso em: 28 nov. 2022.

b)

Fonte: Disponível em: http://www.juniao.com.br/wp-content/uplo-ads/2015/06/Charge_Ponte_Juniao_Maioridade_Penal_Chico_Alencar_72.jpg. Acesso em: 28 nov. 2022.

c)

Fonte: Disponível em: https://jornaldaparaiba.com.br/comunidade/2022/03/08/dia-das-mulheres-saiba-a-diferenca-entre-igualdade-e-equidade. Acesso em: 28 nov. 2022.

d)

Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/pho-tos/a.488361671209144/961806510531322/?type=3. Acesso em: 28 nov. 2022.

Questão 3:

Legalle | Com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos , levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.

Quantos dos seguintes itens podem preencher de forma adequada a lacuna acima? I. Culturais; II. Vocacionais; III. Linguísticos; IV. Profissionais

a) Nenhum deles.
b) Apenas 1 deles.
c) Apenas 2 deles.
d) Apenas 3 deles.


e) Todos os 4.

Questão 4

VUNESP | O debate sobre a inclusão de pessoas com alguma deficiência na educação escolar provocou um aprofundamento da compreensão, um “aguçamento do olhar”, sobre fatores e mecanismos de exclusão de crianças e jovens, mesmo aqueles sem nenhuma deficiência, do processo de aprendizagem, de construção de conhecimentos e desenvolvimento integral, o qual é objetivado pela educação escolar, como direito de todos. Os estudos de Macedo (2005) e Mantoan (2006) são contribuições nessa perspectiva. Eles apontam que a efetivação das determinações legais, no sentido de garantir a todos o direito à educação com qualidade, implica

a) desenvolver a pedagogia da diversidade, destinada a etnias, religiões, gêneros, minorias em geral, alunos especiais, acolhendo com respeito e empatia, educandos com diferentes identidades estáveis.
b) preparar os diretores de escola do ensino regular e os professores das classes comuns, em cursos de pós-graduação, para atenderem alunos com diferentes necessidades especiais, antes de incumbi-los desse atendimento.
c) dotar as escolas de profissionais preparados para diagnosticar as necessidades especiais dos alunos e assim poder integrá-los ao ambiente da escola comum, no grupo de seus semelhantes, para atendimento adequado a eles.
d) prover as escolas comuns com pessoal especializado e com recursos pedagógicos que garantam educação de qualidade a todos os alunos, normais ou deficientes, pelo acesso aos conteúdos curriculares hoje necessários à sua inserção social exitosa.
e) fazer a crítica à cultura das semelhanças, com a qual a escola tem operado, pois, na inclusão, estas se relacionam de modo interdependente com as diferenças, desafiando a escola a recriar seu modelo educativo, tendo por eixo o ensino para todos.

Questão 5

FUNDATEC | No percurso trilhado pelo Movimento Negro Brasileiro, a educação sempre foi tratada como instrumento de grande valia para a promoção das demandas da população negra e o combate às desigualdades sociais e raciais. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) A educação formal sempre se constituiu em marco no panorama das reivindicações do Movimento.
(  ) A luta do Movimento está por uma sociedade mais justa e igualitária.
(  ) A imprensa foi intensamente utilizada como instrumento de suas campanhas.
(  ) O movimento não participou da criação da Frente Negra Brasileira (FNB).
(  ) Apesar dos esforços, a FNB não conseguiu criar salas de aula de alfabetização.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – V – F – V – F.
b) V – V – V – F – F.
c) V – V – F – F – V.
d) V – F – V – F – V.
e) F – F – F – V – V.

Questão 6

FUNDATEC | Sobre flexibilização curricular é certo que “para os estudantes que constituem o público do AEE, poderão ser realizadas flexibilizações curriculares como ferramentas pedagógicas, de modo a suscitar suas potencialidades” (Resolução no 15/2021). Caracterizam-se como ações flexibilizadas do currículo, EXCETO:

a) Caso o estudante não tenha alcançado os objetivos nos componentes curriculares, após as flexibilizações realizadas, não terá direito a adequação temporal do currículo.
b) Ações complexas de investigação e troca de informações sobre os elementos ligados ao ensino e aprendizagem, entre a equipe de AEE, colegiado de curso, estudante e/ou responsáveis.
c) Planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios pedagógicos.
d) Alterações na organização definida para o curso, a fim de criar condições para que o estudante desenvolva suas potencialidades.
e) Objetivos, metodologias, instrumentos avaliativos, entre outros, para minimizar as barreiras enfrentadas pelo estudante público da educação especial.

Questão 7

FUNDATEC | No Brasil, o termo portador de deficiência é bastante utilizado, sobretudo na área da legislação. “No entanto, pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não “portam” ou “carregam” a deficiência como se fosse um objeto do qual se pode livrar, segundo sua vontade” (SASSAKI, 2002). Após um debate mundial, a nomenclatura utilizada nos dias de hoje é:

a) Deficiente.
b) Portador de deficiência.
c) Incapacitado.
d) Pessoa com deficiência.
e) Pessoa com necessidades especiais.

Questão 8

FUNDATEC | De acordo com Camargo (2017), a inclusão é um _______ que se aplica aos mais variados espaços físicos e simbólicos. Os grupos de pessoas, nos contextos inclusivos, têm suas características idiossincráticas reconhecidas e _______. Por isso, participam efetivamente. Segundo o referido paradigma, identidade, diferença e diversidade representam ________ sociais que favorecem o surgimento e o estabelecimento de relações de solidariedade e de colaboração.

Nos contextos sociais inclusivos, tais grupos não são passivos, respondendo à sua mudança e agindo sobre ela.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) paradigma – ampliadas – distâncias
b) paradigma – valorizadas – vantagens
c) problema – ampliadas – diferenças
d) problema – diminuídas – diferenças
e) privilégio – valorizadas – vantagens

Questão 9

CEBRASPE (CESPE) | Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista, foi matriculado em escola de educação básica. Informadas da matrícula do novo aluno, a professora da turma em que Pedro foi inserido e a psicóloga da escola leram o relatório da criança e reuniram-se para criar estratégias pedagógicas que contemplassem o desenvolvimento de Pedro e de seus colegas.

Considerando essa situação hipotética, a legislação vigente e a literatura na área da educação, julgue o seguinte item.

A nomenclatura correta a ser utilizada pela professora para se referir a Pedro é criança portadora de deficiência.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 10

CEBRASPE (CESPE) | Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista, foi matriculado em uma escola de educação básica. Informadas da matrícula do novo aluno, a professora da turma em que Pedro foi inserido e a psicóloga da escola leram o relatório da criança e reuniram-se para criar estratégias pedagógicas que contemplassem o desenvolvimento de Pedro e de seus colegas.

Considerando essa situação hipotética, a legislação vigente e a literatura na área da educação, julgue o seguinte item.

A professora da turma de Pedro deve cancelar as atividades planejadas que envolvam interação entre os estudantes, para evitar dificuldades na comunicação e problemas de interação.

(  ) Certo
(  ) Errado

Gabarito

1) B 2) C 3) E 4) E 5) B
6) A 7) D 8) B 9) Errado 10) Errado

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Inclusão na Educação e Democratização do Ensino

O movimento inclusivo, abordado nesta questão, destaca o reconhecimento do direito subjetivo de cada estudante, promovendo ambientes educativos mais democráticos. A oposição à escola tradicional/integracionista, que padroniza o público estudantil, ressalta a importância de compreender a orientação político-filosófica da inclusão. A asserção correta destaca a relevância de discorrer sobre a importância da inclusão na educação como um caminho para a democratização do ensino e, consequentemente, da sociedade.

Questão 2: Multiculturalismo e Reconhecimento das Diferenças

A questão aborda a colocação do autor Kabengele Munanga sobre o multiculturalismo, destacando a necessidade de combinar igualdade e diferença para construir a democracia. A figura que ratifica esse posicionamento é aquela que representa a existência de conjuntos culturais distintos, cujas identidades devem ser reconhecidas, mas que não são inteiramente estranhas uns aos outros. Essa abordagem visa promover o encontro de culturas, promovendo a diversidade.

Questão 3: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Esta questão envolve a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que incumbe ao poder público a criação de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos culturais, vocacionais, linguísticos e profissionais dos estudantes com deficiência. O entendimento correto desses aspectos é essencial para garantir uma inclusão efetiva e respeitosa.

Questão 4: Pedagogia da Diversidade e Garantia de Direito à Educação de Qualidade

O debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação escolar destaca a importância de desenvolver a pedagogia da diversidade. Garantir o direito à educação de qualidade para todos, independentemente de suas características, envolve ações como preparação de diretores e professores, integração dos alunos ao ambiente escolar comum e provisão de recursos pedagógicos adequados.

Questão 5: Movimento Negro Brasileiro e Educação como Instrumento de Mudança Social

O Movimento Negro Brasileiro sempre considerou a educação como um instrumento essencial para promover demandas da população negra e combater desigualdades sociais e raciais. As assertivas na questão destacam a importância da educação formal como marco nas reivindicações do movimento, seu compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária, e o uso da imprensa como meio de suas campanhas.

Questão 6: Flexibilização Curricular e Ações Pedagógicas Inclusivas

A flexibilização curricular, foco desta questão, destaca a possibilidade de realizar ajustes no currículo para suscitar as potencialidades dos estudantes que constituem o público do Atendimento Educacional Especializado (AEE). É fundamental compreender que tais ações não excluem o direito à adequação temporal do currículo, promovendo uma abordagem mais inclusiva e personalizada.

Questão 7: Terminologia Adequada para Pessoas com Deficiência

A questão aborda a evolução na terminologia utilizada para se referir a pessoas com deficiência. O termo “portador de deficiência” é substituído pelo mais adequado “pessoa com deficiência”. Essa mudança reflete uma compreensão mais respeitosa, reconhecendo que as pessoas não “portam” ou “carregam” suas deficiências como objetos descartáveis.

Questão 8: Identidade, Diferença e Diversidade nos Contextos Inclusivos

De acordo com Camargo (2017), a inclusão é um paradigma que se aplica a diversos espaços físicos e simbólicos. Nos contextos inclusivos, grupos têm suas características idiossincráticas reconhecidas e valorizadas, participando efetivamente. Identidade, diferença e diversidade são consideradas forças sociais que favorecem relações de solidariedade e colaboração.

Questão 9: Terminologia Adequada para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

A questão aborda a terminologia correta a ser utilizada para se referir a crianças com transtorno do espectro autista. A expressão correta é “pessoa com deficiência” em vez de “criança portadora de deficiência”. Essa mudança enfatiza o respeito à individualidade e autonomia das pessoas com deficiência.

Questão 10: Estratégias Pedagógicas para Estudante com Transtorno do Espectro Autista

Esta questão aborda estratégias pedagógicas para lidar com um estudante diagnosticado com transtorno do espectro autista. Contrariamente à afirmação, não é necessário cancelar atividades que envolvam interação entre os estudantes. Pelo contrário, a professora deve buscar estratégias inclusivas que promovam a participação ativa de todos os alunos, considerando as necessidades específicas de cada um.

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