Simulado Educação Inclusiva: 10 questões de concurso para responder

Preparar-se para concursos e seleções na área educacional exige conhecimentos sobre educação inclusiva. Para auxiliar professores e profissionais da educação nessa jornada, apresentamos um simulado abrangente, abordando temas essenciais relacionados ao currículo, construção do conhecimento, teorias educacionais e muito mais. Este simulado proporcionará uma avaliação prática e valiosa para o aprimoramento do seu preparo. Faça o download do PDF e mergulhe nos desafios que podem surgir em sua trajetória profissional.

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Simulado Educação Inclusiva

Questão 1

VUNESP | Considere Domingues [et.al] (2010) – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira.
Caio é um estudante com baixa visão que está matriculado no 6o ano do Ensino Fundamental. A professora do AEE indicou que ele faça uso de contraste nas cores, oclusores laterais; folhas com pautas escuras e com maior espaço entre as linhas; prancheta inclinada para leitura e tiposcópio. Esses são exemplos de auxílios

a) aumentativos e suplementares.
b) não ópticos.
c) ópticos e ampliados.

d) para atividades de vida diária.
e) ortóptico.

Questão 2

VUNESP | Considere Domingues [et.al] (2010) – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira.

Para os autores, os conceitos formados por pessoas com cegueira congênita diferem qualitativamente dos conceitos construídos com base em experiências visuais. Se isso não for considerado e bem compreendido, corre-se o risco de a criança com cegueira

a) compreender o sentido do que acontece ao seu redor e reproduzir comportamentos.
b) criar confusões mentais relacionadas ao significado das interações e experiências vividas.
c) ficar em desvantagem em relação às crianças com cegueira adquirida nas aprendizagens cotidianas.
d) repetir de forma automática o que ela ouve sem atribuir sentido e significado.
e) apresentar déficit cognitivo devido à ausência da visão desde os primeiros anos de vida.

Questão 3

VUNESP | Gomes [et.al] (2007), aponta que o número de alunos categorizados com deficiência intelectual (no original ainda consta o termo “deficientes mentais”) aumentou consideravelmente, passando a abranger todos os que

a) apresentam comportamentos estereotipados e atraso nos desenvolvimentos de habilidades escolares.
b) demonstram aptidões e habilidades destacadas e superiores aos grupos de mesma faixa etária e agrupamento escolar.
c) não desenvolvem as habilidades mínimas necessárias para as provas escolares e demais instrumentos avaliativos.
d) apresentam baixo rendimento escolar no que se refere aos conteúdos exigidos pelos parâmetros curriculares nacionais.
e) não demonstram bom aproveitamento escolar e que apresentam dificuldade de seguir as normas disciplinares das escolas.

Questão 4

QUADRIX | Um dos grandes desafios na educação inclusiva é atuar diante de demandas que variem muito de sujeito para sujeito. Não faz parte das competências do profissional que trabalha com inclusão

a) ter maturidade profissional para evitar o vínculo afetivo.

b) conhecer o aluno para educá-lo.
c) entender como o aluno aprende para ensiná-lo.
d) saber lidar com as limitações e os sentimentos de frustração e impotência.
e) ter disponibilidade para aceitar o outro na sua maneira de ser.

Questão 5

QUADRIX | A inclusão de crianças com deficiências no ensino regular é um grande desafio para as instituições escolares. Com base nessa informação, assinale a alternativa incorreta.

a) A inclusão vem desafiando muitos profissionais (não apenas na educação), pois vem crescendo na medida em que a sociedade evolui para pensamentos mais humanizados e menos excludentes.
b) A inclusão escolar não implica uma mudança de paradigma escolar. As crianças devem ser incluídas sem prejudicar a qualidade do ensino para os aprendizes em geral.
c) Muitas escolas ainda resistem bastante à inclusão no sentido pleno e total, que engloba todos os alunos, sem exceção, entre os quais os que são ou estão mais severamente afetados.
d) Para que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas, há que se reverter o modo de pensar e de fazer educação nas salas de aula e de planejar e de avaliar o ensino.


e) Para que a inclusão seja efetiva, é necessário um trabalho interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade escolar.

Questão 6

QUADRIX | São muitas as causas que podem levar uma criança a apresentar dificuldades de aprendizagem. Com o diagnóstico e o tratamento certos, muitas delas conseguem evoluir em seu desenvolvimento. A respeito da dislalia, assinale a alternativa correta.

a) A dislalia é uma alteração na escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores.
b) A dislalia caracteriza-se por dificuldades na articulação da fala, seja omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas.
c) A dislalia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números.
d) A dislalia caracteriza-se pela falta de concentração e de atenção da criança.
e) A dislalia abrange, principalmente, a leitura e a interpretação de enunciados e textos.

Questão 7

FGV | Assinale a opção que indica o termo utilizado para identificar todo o conjunto de Recursos e Serviços que contribuem para conceder ou aumentar habilidades funcionais da pessoa com deficiência, concedendo maior oportunidade de independência, autonomia e melhoria das suas capacidades funcionais.

a) Tecnologia Crítica (TC).
b) Técnica educativa (TE).
c) Tecnologia Assistiva (TA).
d) Tecnologia Educacional (TE).
e) Tecnologia Independente (TI).

Questão 8

FGV | “A ética, em sua dimensão crítica e transformadora, é que referenda nossa luta pela inclusão escolar. A posição é oposta à conservadora, porque entende que as diferenças estão sendo constantemente feitas e refeitas, já que vão diferindo, infinitamente. Elas são produzidas e não podem ser naturalizadas, como pensamos habitualmente. Essa produção merece ser compreendida, e não apenas respeitada e tolerada. Nossas ações educativas têm como eixos o convívio com as diferenças e a aprendizagem como experiência relacional, participativa, que produz sentido para o aluno, pois contempla sua subjetividade, embora construída no coletivo das salas de aula.”

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

Com base na concepção de inclusão da autora, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente sua proposta para uma “ética da inclusão”.

a) Pode ser resumida na busca pela tolerância e pelo respeito.
b) Compreende que as diferenças se caracterizam por um movimento contínuo.
c) Resulta na produção de espaços isolados para cada tipo de diferença.
d) Parte de uma homogeneidade natural entre todos os indivíduos.
e) Exige o reconhecimento e tolerância das essências fixas dos alunos.

Questão 9

FGV | “O objetivo da integração é inserir um aluno, ou um grupo de alunos, que já foi anteriormente excluído, e o mote da inclusão, ao contrário, é o de não deixar ninguém no exterior do ensino regular, desde o começo da vida escolar. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades.”

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

Segundo o trecho destacado, é correto afirmar que

a) a inclusão e a integração designam o mesmo processo de inserir alunos excluídos no sistema regular de ensino.
b) a inclusão diz respeito ao oferecimento de espaços de discriminação positiva nas instituições regulares.
c) a proposta da inclusão exige uma reforma do sistema de ensino desde a base, de modo a abri-lo para as diferenças.
d) o paradigma da inclusão exige a criação de escolas separadas para crianças com necessidades específicas.
e) a integração se distingue da inclusão por exigir mudanças que atinjam todos os alunos e não apenas alguns.

Questão 10

FGV | “Pensar em práticas educacionais inclusivas implica na compreensão da garantia de direito de todos às condições materiais concretas para a efetivação das aprendizagens e desenvolvimento, de modo que a organização do espaço escolar as ofereça a todos os estudantes, indiferente de sua condição física, social, emocional, cognitiva, étnica, cultural, de gênero, religiosa ou econômica.”

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/COPED, 2021.

Com base no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma perspectiva educacional inclusiva.

a) Reconhecer que um contexto social vulnerável impossibilita a aprendizagem dos estudantes.
b) Estabelecer objetivos possíveis de serem alcançados e pautados na observação contínua.
c) Usar a avaliação como estratégia de ranqueamento para acelerar a aprendizagem quando possível.
d) Estimular a competição entre os estudantes como forma de promover um crescimento generalizado.
e) Identificar as fragilidades dos estudantes para classificar os níveis de desenvolvimento cognitivo.

Gabarito

1) B 2) D 3) E 4) A 5) B
6) B 7) C 8) B 9) C 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Adaptações para Alunos com Deficiência Visual

No contexto da inclusão escolar, a questão 1 aborda adaptações necessárias para alunos com deficiência visual, focando especificamente em Caio, um estudante com baixa visão. As adaptações mencionadas, como o uso de contraste nas cores, oclusores laterais, folhas com pautas escuras e prancheta inclinada, são exemplos de auxílios que visam proporcionar um ambiente de aprendizado mais acessível. A compreensão dessas adaptações é crucial para garantir a participação plena de alunos com deficiência visual no processo educacional, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Questão 2: Diferenças Qualitativas nos Conceitos de Pessoas com Cegueira Congênita

A questão 2 explora as diferenças qualitativas nos conceitos formados por pessoas com cegueira congênita. Destaca-se a importância de compreender essas diferenças para evitar desafios no desenvolvimento cognitivo das crianças com cegueira. O texto alerta para os riscos de subestimar a complexidade dessas diferenças, que podem resultar em confusões mentais e desvantagens nas aprendizagens cotidianas. A questão destaca a necessidade de abordagens educacionais sensíveis às particularidades dos alunos com cegueira congênita.

Questão 3: Aumento do Número de Alunos com Deficiência Intelectual

A terceira questão aborda o aumento do número de alunos categorizados com deficiência intelectual. Destaca-se a necessidade de compreender essa categoria, considerando comportamentos estereotipados e atrasos no desenvolvimento de habilidades escolares. O entendimento dessas características é crucial para proporcionar um ambiente educacional inclusivo e adequado às necessidades específicas desses alunos, promovendo assim uma educação que atenda a diversidade.

Questão 4: Competências do Profissional na Educação Inclusiva

A quarta questão destaca um dos grandes desafios na educação inclusiva: atuar diante de demandas variadas de sujeito para sujeito. A ênfase está nas competências do profissional que trabalha com inclusão, como a maturidade profissional, o conhecimento do aluno, a compreensão de como o aluno aprende e a habilidade de lidar com as limitações e sentimentos de frustração. Essas competências são essenciais para criar ambientes inclusivos e promover o desenvolvimento pleno de todos os alunos.

Questão 5: Desafios da Inclusão de Crianças com Deficiências no Ensino Regular

A quinta questão explora os desafios enfrentados pelas instituições escolares na inclusão de crianças com deficiências no ensino regular. Destaca-se a resistência à inclusão e a necessidade de uma mudança de paradigma na forma como a educação é planejada e avaliada. A resposta correta ressalta a importância do trabalho interdisciplinar e do envolvimento de toda a comunidade escolar para garantir uma inclusão efetiva.

Questão 6: Dislalia e Dificuldades de Aprendizagem

A sexta questão aborda as causas e características da dislalia, uma condição que pode levar a dificuldades de aprendizagem. A resposta correta destaca que a dislalia se caracteriza por dificuldades na articulação da fala. Compreender essas dificuldades é fundamental para diagnosticar e tratar adequadamente, permitindo que as crianças superem esses desafios em seu desenvolvimento educacional.

Questão 7: Tecnologia Assistiva na Promoção da Independência

A sétima questão destaca a importância da Tecnologia Assistiva (TA) na promoção da independência de pessoas com deficiência. A resposta correta identifica corretamente a TA como o conjunto de recursos e serviços que contribuem para conceder ou aumentar habilidades funcionais, proporcionando maior oportunidade de independência e autonomia. A compreensão dessa tecnologia é crucial para criar ambientes inclusivos e acessíveis.

Questão 8: Ética da Inclusão Escolar

A oitava questão explora a concepção de inclusão escolar da autora Maria Teresa Eglér Mantoan e destaca a ética envolvida nesse processo. A resposta correta ressalta que a ética da inclusão vai além da tolerância e do respeito, envolvendo a compreensão de que as diferenças são produzidas e não naturalizadas. Essa abordagem busca promover o convívio com as diferenças e uma aprendizagem que contemple a subjetividade de cada aluno.

Questão 9: Diferenças entre Integração e Inclusão no Contexto Educacional

A nona questão explora as diferenças entre integração e inclusão no contexto educacional, destacando que a integração visa inserir alunos anteriormente excluídos, enquanto a inclusão busca não deixar ninguém fora do ensino regular desde o início. A resposta correta destaca a necessidade de uma reforma do sistema educacional para atender às diversas necessidades dos alunos, reforçando a importância da inclusão desde as fases iniciais da vida escolar.

Questão 10: Perspectiva Educacional Inclusiva

A décima questão aborda a perspectiva de práticas educacionais inclusivas, destacando a garantia do direito de todos às condições materiais para aprendizagem e desenvolvimento. A resposta correta ressalta a importância de organizar o espaço escolar de forma a oferecer condições adequadas a todos os estudantes, independentemente de suas características. Essa perspectiva busca superar barreiras e promover uma educação que valoriza a diversidade em todas as suas dimensões.

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