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Simulado Planejamento: Desafie seus conhecimentos com estas 10 questões de Concursos

Preparar-se para concursos e seleções na área educacional exige um entendimento sólido dos princípios pedagógicos essenciais sobre Planejamento. Neste simulado, focaremos no tema crucial do currículo, explorando questões que abordam concepções, planejamentos e diretrizes curriculares. Baixe o PDF, teste seus conhecimentos e aprimore sua preparação para conquistar sua vaga com sucesso!

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Simulado Planejamento

Questão 1

CEBRASPE (CESPE) | Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo.

O currículo emancipador promove a transgressão consciente do estudante.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 2

Instituto Consulplan | De acordo com Vasconcellos (2000), o ato de planejar está associado à organização de uma determinada ação. No âmbito das atividades escolares, o planejamento é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e para o bom funcionamento da escola, pois é imprescindível para orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada instituição. Ao realizar o seu planejamento, a escola define qual o tipo de formação irá oferecer e organizar as etapas do trabalho a ser realizado, o que servirá de eixo condutor aos professores de diferentes componentes curriculares. O planejamento também é um momento de reflexão sobre a ação pedagógica e de tomada de decisões sobre as estratégias que serão utilizadas e quais as formas de avaliação serão aplicadas no decorrer do processo de ensino. Relacione adequadamente os tipos de planejamentos às suas características.

1. Educacional.

2. Curricular.
3. Escolar.
4. Ensino.

( ) É o de maior abrangência; corresponde ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.
( ) Processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e as situações em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
( ) Envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
( ) Previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno, constituindo um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deverá oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares.

A sequência está correta em

a) 2, 1, 3, 4.


b) 1, 4, 3, 2.
c) 3, 2, 1, 4.
d) 4, 3, 2, 1.
e) 2, 3, 4, 1.

Questão 3

COPEVE (UFAL) | Os conteúdos a serem abordados na escola destacam, expressivamente, a importância de elaborar projetos, que são definidos como projeto de ensino, logo, eles também podem ser chamados de:

I. projeto de aula;
II. projeto de curso;
III. projeto didático;

IV. projeto de trabalho.

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s

a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.

Questão 4

FGV | Um grupo de educadores se une com o objetivo de fundar uma instituição de ensino. Diante dessa tarefa, concluem que a perspectiva de Planejamento Participativo é a que melhor se adequa à sua visão.

Pode-se concluir que o grupo deseja conduzir sua organização de modo que ela:

a) considere o público para além dos objetivos internos, deixando-se orientar pelo seu grau de satisfação;
b) se assemelhe ao gerenciamento de empresas, focado em metas de ganho e nos meios para alcançá-las;
c) permita que os processos se desenrolem naturalmente, sem o controle que caracteriza as corporações;
d) se guie por parâmetros objetivos e verificáveis, prezando pela neutralidade no campo ideológico;
e) empreenda um projeto de transformação social, colocando as ferramentas da gestão a seu serviço.

Questão 5

Legalle | Os níveis e modalidades da formação profissional no ensino superior e na educação profissional e tecnológica têm implicações significativas para o currículo.

Em um curso de graduação, qual das seguintes alternativas é mais relevante para o currículo?

a) A experiência de trabalho anterior do estudante.
b) O interesse do estudante em se especializar em determinada área de abordagem da graduação.
c) A integração de teoria e prática, proporcionando ao estudante oportunidades de aprender em contextos reais.
d) A preferência do estudante por aulas online ou presenciais.
e) O idioma nativo do estudante.

Questão 6

FUNDATEC | É a base da prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes.

Assinale a alternativa que se refere à descrição apresentada.

a) Conjunto de avaliações.
b) Planejamento didático-semestral.
c) Regimento Escolar.
d) Currículo Escolar.
e) Projeto Pedagógico.

Questão 7

VUNESP | Libâneo (2004) oferece rica reflexão sobre o currículo. Ele examina os vários sentidos que o termo possui e a ampliação dos significados do currículo escolar a partir do início do século XX e explicita os níveis do currículo (formal, real e oculto). O autor entende que o currículo “constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem”. O autor diferencia sete concepções de organização curricular e destaca que conhecê-las contribui para a elaboração da proposta curricular, pois, “no exercício prático de tomada de decisões importa distinguir para decidir entre currículos fechados e currículos abertos”. Libâneo explica que os “abertos preocupam-se com a integração entre as disciplinas, têm mais flexibilidade na definição de objetivos e competências, os conteúdos podem ser organizados em áreas e temas geradores” e, ainda, “a elaboração e o desenvolvimento curricular contam com

a) a assessoria de universidades locais, respaldando as decisões pedagógicas com fundamentação teórica”.
b) a participação dos professores, respeitando-se sua autonomia, seus saberes de experiência e saberes profissionais”.
c) o intercâmbio, presencial ou virtual, com profissionais docentes e gestores de outras escolas públicas ou particulares”.
d) a colaboração de especialistas nas diversas áreas e disciplinas do currículo e também em abordagens didáticas atualizadas”.
e) a orientação pedagógica de órgãos do sistema de ensino respectivo, na busca de sanar falhas detectadas na avaliação institucional”.

Questão 8

FUNDATEC | De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a “proposta de ação educativa constituída pela seleção de conhecimentos construídos pela sociedade, expressando-se por práticas escolares que se desdobram em torno de conhecimentos relevantes e pertinentes, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e socioemocionais” corresponde ao conceito de:

a) Didática.
b) Currículo.
c) Percurso Formativo.
d) Cultura.
e) Ciência.

Questão 9

CETAP | O conceito a seguir se refere a qual tipo de planejamento? Constitui-se uma estratégia de trabalho, que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, em um processo global, para a solução de problemas comuns. Sua elaboração coletiva pelos membros da comunidade compreende três níveis: colaboração, decisão e construção em conjunto.

a) Planejamento de aula.
b) Planejamento de curso.
c) Planejamento de unidade.
d) Planejamento do currículo.
e) Planejamento participativo.

Questão 10

FGV | A ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade que interagem no processo de ensino.

Adaptado de LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p 224 e 223.

A respeito das funções do planejamento escolar, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por intermédio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
( ) Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
( ) Atualizar os conteúdos do plano sempre que for preciso, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados nas experiências do cotidiano.

As afirmativas são, respectivamente,

a) V – V – V.
b) V – F – V.
c) F – V – F.
d) V – V – F.
e) F – V – V.

Gabarito:

1) Errado 2) B 3) C 4) E 5) C 6) D 7) B 8) B 9) E 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Currículo

A primeira questão aborda a concepção de currículo como práxis, expressão da função socializadora e cultural da educação. A palavra-chave aqui é “emancipador”, indicando que o currículo busca promover a transgressão consciente do estudante. A resposta correta, “Errado”, sinaliza que o currículo emancipador não apenas transmite conhecimentos, mas também estimula a reflexão crítica e a liberdade do aluno, buscando sua emancipação.

Questão 2: Tipos de Planejamento Educacional

A segunda questão foca nos tipos de planejamento educacional conforme a perspectiva de Vasconcellos (2000). Ela explora a relação entre os tipos de planejamentos (educacional, curricular, escolar, ensino) e suas características específicas. A resposta correta, alternativa B (1, 4, 3, 2), revela a correta correspondência entre os tipos de planejamento e suas definições, proporcionando uma visão clara das diferentes dimensões do planejamento educacional.

Questão 3: Projetos na Educação

A terceira questão aborda a importância de elaborar projetos na escola, destacando diferentes tipos, como projeto de aula, projeto de curso, projeto didático e projeto de trabalho. A resposta correta, alternativa C (III e IV, apenas), destaca que todos esses podem ser considerados projetos de ensino. Isso destaca a variedade de abordagens e níveis de planejamento necessários para criar uma experiência educacional rica e integrada.

Questão 4: Planejamento Participativo

A quarta questão explora a escolha estratégica de Planejamento Participativo por um grupo de educadores ao fundar uma instituição de ensino. A resposta correta, alternativa E, evidencia a intenção do grupo em conduzir a organização considerando a transformação social, colocando as ferramentas de gestão a serviço desse projeto.

Questão 5: Formação Profissional e Currículo

A quinta questão destaca a relevância da integração de teoria e prática no currículo de um curso de graduação. A resposta correta, alternativa C, enfatiza a importância de proporcionar oportunidades aos estudantes para aprenderem em contextos reais, destacando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a formação profissional.

Questão 6: Currículo Escolar

A sexta questão aborda o conceito de currículo escolar como a base da prática pedagógica. A resposta correta, alternativa D (Currículo Escolar), destaca que o currículo envolve os conteúdos a serem estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, visando a formação plena dos estudantes.

Questão 7: Concepções de Organização Curricular

A sétima questão explora as concepções de organização curricular, diferenciando currículos abertos e fechados. A resposta correta, alternativa B, destaca a importância de conhecer essas concepções para elaborar propostas curriculares, evidenciando que currículos abertos buscam integração entre disciplinas e flexibilidade na definição de objetivos.

Questão 8: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

A oitava questão aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, explorando o conceito de proposta de ação educativa. A resposta correta, alternativa B (Currículo), esclarece que a proposta de ação educativa é constituída pela seleção de conhecimentos relevantes e pertinentes, contribuindo para o desenvolvimento das identidades e condições cognitivas e socioemocionais dos estudantes.

Questão 9: Planejamento Participativo

A nona questão explora o conceito de planejamento participativo como uma estratégia de trabalho integrada, envolvendo colaboração, decisão e construção em conjunto. A resposta correta, alternativa E (Planejamento Participativo), destaca essa abordagem como uma maneira de unir todos os setores da atividade humana social para resolver problemas comuns.

Questão 10: Funções do Planejamento Escolar

A décima questão aborda as funções do planejamento escolar conforme Libâneo. Ela destaca a importância do planejamento na expressão dos vínculos entre filosofia, política-pedagógica e ações efetivas do professor. A resposta correta, alternativa A (V – V – V), ressalta que o planejamento escolar assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, contribuindo para a qualidade do ensino.

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