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Simulado Saviani e Outros Pensadores: Responda questões e prepare-se para concursos

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Simulado Simulado Saviani e Outros Pensadores

Questão 1

VUNESP | Para Saviani (2010), no âmbito do escolanovismo, “aprender a aprender” significava a “capacidade de buscar conhecimento por si mesmo, de adaptar-se a uma sociedade que era entendida como um organismo em que cada indivíduo tinha um lugar e cumpria um papel determinado em benefício de todo corpo social”. De acordo com o autor, esse lema foi ressignificado e retomado no final do século XX no Brasil, e, na atualidade, “aprender a aprender” relaciona-se à necessidade de

a) capacitar-se para produzir em massa produtos pouco diversificados, para atender demandas homogêneas, utilizando tecnologia estável.
b) atender às demandas de educação de trabalhadores a partir de uma rigorosa definição de fronteiras entre as ações intelectuais e ações instrumentais.
c) planejar a educação de modo a dotá-la de organização racional, capaz de minimizar as interferências subjetivas que prejudicam a sua eficiência.
d) constante atualização do indivíduo, exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
e) “aprender a fazer”, em um processo de ensino cuja concepção, planejamento, foco e controle do ensino ficam a cargo de especialistas habilitados e neutros.

Questão 2

NOSSO RUMO | Conforme Mizukami (1986), nesta abordagem, a escola deverá respeitar a criança tal qual é, oferecendo condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo de vira-ser. É uma escola que ofereça condições que possibilitem a autonomia do aluno. Trata-se da abordagem

a) cognitivista.
b) humanista.
c) sociocultural.
d) tradicional.
e) comportamentalista.

Questão 3

VUNESP | Na obra “A prática educativa – como ensinar” (1998), Antoni Zabala explica como ocorre a construção do conhecimento, na concepção construtivista. De acordo com esse autor, para essa concepção, “nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. Estes esquemas se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento. Ao longo da vida, estes esquemas são revisados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em

a) detalhes”.
b) relações”.


c) variedade”.
d) praticidade”.
e) informações”.

Questão 4

Marinha | De acordo com Cosenza e Guerra (2011), as lembranças que temos dos eventos de nossa vida pessoal, de nossa biografia; e as lembranças que temos das coisas e dos processos que nos rodeiam, denominam-se, respectivamente:

a) memória episódica e memória semântica.
b) memória de procedimentos e memória explícita.
c) memória implícita e memória de procedimentos.
d) memória declarativa e memória episódica.

e) memória semântica e memória declarativa.

Questão 5

Marinha | Robert Gagné destacou a importância de uma hierarquia de tipos de aprendizagem, em que cada tipo exige estratégias de ensino mais adequadas que outras. De acordo com Gagné, citado por Bordenave e Pereira (2015), são exemplos de tipos de aprendizagem, EXCETO:

a) aprendizagem de discriminações múltiplas e aprendizagem de signos.
b) aprendizagem em cadeia e aprendizagem de conceitos.
c) aprendizagem do estímulo-resposta e aprendizagem de resolução de problemas.
d) aprendizagem de habilidades cognitivas e aprendizagem em espiral.
e) aprendizagem de princípios e aprendizagem de associações verbais.

Questão 6

Marinha | De acordo com Libâneo (201 O), determinadas concepções concebem a educação como um processo imanente ao desenvolvimento humano, cujo resultado é a adaptação do indivíduo ao meio social. Por isso, educar-se é desenvolver-se, é auto-atividade provocada pelos interesses e necessidades do organismo, suscitados pelo ambiente físico e social. É pela experiência, nas interações entre organismo e meio, que o indivíduo desenvolve suas funções cognitivas. Para o autor em tela, como são denominadas as concepções descritas acima?

a) Naturalistas.


b) Ambientalistas.
c) Pragmáticas.
d) Interacionistas.
e) Culturalistas.

Questão 7

Marinha | Segundo Relvas (2009), todo o córtex cerebral é organizado em áreas funcionais que assumem tarefas receptivas, integrativas ou motoras no comportamento. São responsáveis por todos os nossos atos conscientes, nossos pensamentos e pela capacidade de respondermos a qualquer estímulo ambiental de forma voluntária. Assinale a opção INCORRETA quanto às áreas associativas do córtex, segundo a referida autora.

a) Lobo frontal – responsável pela elaboração de pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção.
b) Lobo temporal – é relacionado primariamente com o sentido de audição, possibilitando o reconhecimento de tons específicos e intensidade do som.
c) Lobo límbico – responsável pela percepção do pensamento e pela formulação do conhecimento, conduzindo os estímulos sensoriais, emocionais, cognitivos e motores.
d) Lobo parietal – responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão. Também está relacionado com a lógica matemática.
e) Lobo occipital – responsável pelo processamento da informação visual. Danos nesta área promovem cegueira total ou parcial.

Questão 8

Marinha | Consoante com Relvas (2014), os conhecimentos críticos ou renovadores, adquiridos pelas experiências vividas ao longo da vida, ficam armazenados em uma estrutura do sistema límbico, que é responsável pela memória de longa duração. Tal estrutura denomina-se:

a) hipotálamo.
b) tálamo.
c) córtex pré-frontal.
d) hipocampo.
e) cerebelo.

Questão 9

Marinha | De acordo com Dantas (in LA TAILE, OLIVEIRA e DANTAS, 2021), na concepção do desenvolvimento da pessoa, a inteligência ocupa o lugar de meio, de instrumento colocado à disposição da ampliação daquela. Construindo-se mutuamente, sujeito e objeto, afetividade e inteligência alternam-se na preponderância do consumo da energia psicogenética. Assim, no tocante às fases da inteligência na perspectiva de Henry Wallon, com a função simbólica e a linguagem, inaugurar-se-á o pensamento discursivo, que mantém com aquela uma relação de construção recíproca. Wallon obteve, a partir de 5 anos, as primeiras manifestações, captáveis em diálogos sustentados, revestidas de características que denominou de:

a) categorial.
b) projetiva.
c) simbolismo.
d) conceitual.
e) sincretismo.

Questão 10

Marinha | Damásio (1996, apud BEHAR, 2009) tem como tópicos de interesse o papel da emoção e do sentimento na tomada de decisões racionais, na construção do self e nas desordens mentais. Nesse sentido, uma das suas três importantes considerações é que:

a) a emoção recebe influência dos processos mentais.
b) os sistemas cerebrais destinados à emoção estão intrinsecamente ligados aos sistemas destinados à razão.
c) a emoção é uma função biológica do sistema nervoso, uma vez que o cérebro detecta e reage aos estímulos.
d) a mente não pode ser separada da razão, pois o humor, emoção e afetividade estão ligados ao comportamento.
e) a emoção é uma reação valorada a eventos, agentes ou objetos, cuja natureza particular é determinada pela situação que a desencadeou.

Gabarito:

1) D 2) B 3) B 4) A 5) D 6) C 7) C 8) D 9) E 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Escolanovismo e “Aprender a Aprender”

No contexto educacional brasileiro, a questão aborda a perspectiva do escolanovismo e a ressignificação do conceito de “aprender a aprender” segundo Saviani (2010). Nessa abordagem, aprender a aprender vai além da capacidade de adquirir conhecimento, envolvendo a habilidade de buscar conhecimento de forma autônoma. Saviani destaca a mudança desse lema ao longo do tempo, relacionando-o, na contemporaneidade, à necessidade de constante atualização do indivíduo para ampliar sua esfera de empregabilidade.

Questão 2: Abordagem Humanista na Educação

A segunda questão traz a abordagem humanista na educação, conforme Mizukami (1986). Nessa perspectiva, a escola deve respeitar a criança em sua singularidade, proporcionando condições para seu desenvolvimento no processo de “vira-ser”. A autonomia do aluno é destacada como fundamental, diferenciando essa abordagem de outras correntes pedagógicas.

Questão 3: Construtivismo na Prática Educativa

A terceira questão explora a visão de Antoni Zabala (1998) sobre a construção do conhecimento na concepção construtivista. Segundo o autor, nossa estrutura cognitiva é configurada por uma rede de esquemas de conhecimento que se modificam ao longo da vida, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade. Essa abordagem destaca a importância da experiência na formação dos esquemas de conhecimento.

Questão 4: Tipos de Memória

A quarta questão, abordando a memória, conforme Cosenza e Guerra (2011), diferencia a memória episódica da memória semântica. As lembranças pessoais e as memórias de objetos e processos ao nosso redor são exploradas, evidenciando a complexidade do processo de recordação e armazenamento de informações.

Questão 5: Tipos de Aprendizagem segundo Gagné

A quinta questão destaca a hierarquia de tipos de aprendizagem proposta por Robert Gagné, conforme Bordenave e Pereira (2015). Diferentes tipos de aprendizagem, como discriminações múltiplas, aprendizagem em cadeia e aprendizagem de princípios, são mencionados, enfatizando a necessidade de estratégias de ensino específicas para cada tipo.

Questão 6: Concepções Educacionais de Libâneo

A sexta questão aborda as concepções educacionais segundo Libâneo (2010). O autor destaca a visão de educação como um processo imanente ao desenvolvimento humano, enfocando a adaptação do indivíduo ao meio social. O desenvolvimento das funções cognitivas é relacionado às experiências e interações entre organismo e meio.

Questão 7: Organização do Córtex Cerebral

A sétima questão explora a organização do córtex cerebral, conforme Relvas (2009). As áreas associativas do córtex são apresentadas, destacando suas funções na elaboração de pensamento, audição, percepção do pensamento, sensações táteis e visuais. Essa compreensão é crucial para entender como o cérebro responde a estímulos ambientais.

Questão 8: Memória de Longa Duração no Sistema Límbico

A oitava questão, conforme Relvas (2014), trata da memória de longa duração e sua relação com o sistema límbico. O hipocampo é identificado como a estrutura responsável pelo armazenamento de conhecimentos críticos e renovadores adquiridos ao longo da vida.

Questão 9: Desenvolvimento da Pessoa e Inteligência segundo Wallon

A nona questão explora o desenvolvimento da pessoa e a inteligência na perspectiva de Henry Wallon, conforme Dantas (in LA TAILE, OLIVEIRA e DANTAS, 2021). Destaca-se a importância da função simbólica e da linguagem no surgimento do pensamento discursivo a partir dos 5 anos.

Questão 10: Papel da Emoção e Razão segundo Damásio

A décima questão aborda o papel da emoção e da razão na tomada de decisões, conforme Damásio (1996, apud BEHAR, 2009). Destaca-se a interconexão entre os sistemas cerebrais destinados à emoção e à razão, evidenciando como esses aspectos influenciam a construção do self e afetam as decisões racionais.

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