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Simulado Conhecimentos Pedagógicos: Desafie-se e responda questões

Preparar-se adequadamente é fundamental para conquistar sucesso em concursos e seleções na área da educação. Pensando nisso, disponibilizamos um simulado especial com questões sobre conhecimentos pedagógicos, abordando temas essenciais para quem busca uma carreira como professor ou profissional da educação. Este simulado, cuidadosamente elaborado, traz questões que exploram conceitos de importantes teóricos e correntes pedagógicas, proporcionando uma preparação abrangente e eficaz. Baixe o PDF, teste seus conhecimentos e esteja ainda mais preparado para os desafios do seu futuro profissional.

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Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1

CETAP | De acordo com a contribuição de Saviani, na pedagogia histórico-crítica:

a) a dimensão social e política é inerente à atividade educacional.
b) educação e política são dimensões tratadas separadamente.
c) socializar o conhecimento não vem a ser uma ação política.
d) a transmissão do saber sistematizado é irrelevante na escola.
e) a prática educacional dispensa uma concepção de sociedade.

Questão 2

IMPARH | Em relação à Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica, marque a alternativa que apresenta corretamente a sequência das etapas para a estruturação de um processo de ensino e aprendizagem que revela a concepção de uma educação que defende a importância do conhecimento sistematizado para a transformação social.

a) Prática social inicial do conteúdo; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Prática social final do conteúdo.
b) Problematização; Instrumentalização; Prática social inicial do conteúdo; Catarse e Prática social final do conteúdo.
c) Prática social inicial do conteúdo; Instrumentalização; Catarse e Prática social final do conteúdo; Problematização.
d) Problematização; Catarse; Prática social inicial do conteúdo; Instrumentalização e Prática social final do conteúdo.

Questão 3

IADES | Na concepção de Paulo Freire, a noção de educação bancária

a) versa basicamente a respeito de toda a educação privada, pois o autor era favorável à educação pública, gratuita e universal.
b) fomenta e produz no educando a autonomia nas próprias relações com o conhecimento científico e filosófico.
c) ocupa um lugar secundário, de modo que os conceitos centrais são a “pedagogia do oprimido” e a “pedagogia da autonomia”.


d) é um conceito ancorado em uma visão-dialógica de educação, na qual a dualidade educando versus educador é entendida de forma horizontal.
e) consiste em um processo no qual o aluno é visto como um depósito e reprodutor de informações.

Questão 4

FADESP | As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e podem ser classificadas em dois grandes grupos:

Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. A Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos considera que

a) o método parte de uma relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber sistematizado, e o papel do aluno como participador e o do professor como mediador entre o saber e o aluno.
b) o método é desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.
c) o método é baseado na facilitação da aprendizagem, a educação centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.
d) os procedimentos e as técnicas para a transmissão e recepção de informações estabelecem uma relação professor-aluno objetiva, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Questão 5

CEBRASPE (CESPE) | O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.

A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

a) crítica.
b) bancária.
c) construtivista.
d) cognitivista.
e) behaviorista.

Questão 6

IBADE | Segundo José Carlos Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas.

Considere as afirmativas sobre o papel da escola, a atuação do professor e os conteúdos de ensino na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.

I- A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio de aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

II- Os conteúdos não devem ser apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social.

III- A forma de conceber os conteúdos estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular ou espontânea, numa relação de descontinuidade.

IV- O papel de mediação em torno da análise dos conteúdos é exercido pelo professor sempre de forma não-diretiva, evitando a intervenção pedagógica.

Estão corretos apenas os itens:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Questão 7

VUNESP | A partir das considerações acerca da pedagogia crítico- social dos conteúdos, analisada por Libâneo (1985), assinale a alternativa correta acerca da função da escola.

a) Favorece a escolarização para todos e o desenvolvimento humano de acordo com as potencialidades individuais.
b) É mediadora entre o aluno e mundo da cultura, promovendo a assimilação crítica dos conhecimentos.
c) Promove a formação técnico-prática do aluno, atendendo às exigências do mercado de trabalho.
d) Atua de forma neutra e objetiva no processo de desenvolvimento cognitivo-social do aluno.
e) Transmite conhecimentos e informações em grande quantidade para a formação do aluno.

Questão 8

Unifil | José Carlos Libâneo (1992. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. p.23-4) coloca detalhadamente as características da escola tradicional ao relacionamento do professor-aluno. Assinale a alternativa incorreta, a que não faz parte dessas características.

a) Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.
b) O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida.
c) A disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e silêncio.
d) O aluno faz atividades repetitivas todos os dias, para assegurar seu aprendizado.

Questão 9

VUNESP | Segundo José Carlos Libâneo, “os conhecimentos acumulados (os conteúdos programáticos, os conceitos, os métodos) são produzidos historicamente e, portanto, devem ser confrontados com a prática social; a escola visa assim, à transmissão/apropriação ativa de conhecimentos e habilidades, não em si mesmos, mas voltados para os interesses majoritários da sociedade, para a reflexão e ação sobre o modo de produção da vida social”.

Esta definição está ancorada numa concepção pedagógica

a) libertária.
b) profissionalizante.
c) crítico-social.
d) escolanovista.
e) tradicional.

Questão 10

FADESP | Entre as abordagens que orientam as concepções e as práticas de educação, é possível destacar a abordagem funcionalista, que enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Já a abordagem dialética

a) considera a educação como uma instância de transformação social, voltada para a construção do homem coletivo.
b) adota o método desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.
c) é baseada na facilitação da aprendizagem, a educação é centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.
d) defende procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Gabarito:

1) A 2) A 3) E 4) A 5) A 6) A 7) B 8) D 9) C 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani

A primeira questão aborda a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani. Essa abordagem destaca que a dimensão social e política é inerente à atividade educacional. Saviani propõe uma visão crítica do processo educacional, destacando a importância da contextualização histórica e da compreensão das relações sociais na prática pedagógica.

Questão 2: Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica

A segunda questão trata da relação entre Didática e Pedagogia Histórico-Crítica. Aqui, destaca-se a importância do conhecimento sistematizado para a transformação social. As etapas propostas para estruturar o processo de ensino e aprendizagem, como Prática social inicial do conteúdo, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática social final do conteúdo, refletem a abordagem crítica presente na pedagogia de Saviani.

Questão 3: Concepção de Educação Bancária de Paulo Freire

Na terceira questão, Paulo Freire é mencionado, especialmente sua concepção de “educação bancária”. Esta abordagem critica a visão tradicional da educação, na qual o aluno é visto como um depósito de informações. Freire propõe uma educação dialógica, onde a interação horizontal entre educando e educador é essencial para o processo de aprendizagem.

Questão 4: Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos

A quarta questão explora as Tendências Pedagógicas, focando na Progressista Crítico-Social dos Conteúdos. Essa abordagem destaca a relação direta entre a experiência do aluno e o saber sistematizado. O método proposto envolve confrontar a experiência do aluno com o conhecimento, tendo o professor como mediador entre o saber e o estudante.

Questão 5: Prática Docente Dialética e Tecnologias na Educação

A quinta questão aborda a evolução da prática docente frente ao avanço das tecnologias na educação. Destaca-se a necessidade de uma abordagem dialética, que respeite as diferentes formas de pensar e agir dos alunos. Esta prática docente está alinhada com a vertente pedagógica crítica, promovendo uma interação mais significativa e transformadora.

Questão 6: Tendência Pedagógica Crítico-Social dos Conteúdos ou Histórico-Crítica

A sexta questão, baseada nas ideias de José Carlos Libâneo, explora a Tendência Pedagógica Crítico-Social dos Conteúdos. Destacam-se afirmações sobre o papel da escola, atuação do professor e conteúdos de ensino. A ênfase recai na preparação do aluno para o mundo adulto, ligação significativa dos conteúdos à realidade, e o papel não-diretivo do professor na mediação dos conteúdos.

Questão 7: Função da Escola na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

A sétima questão aprofunda a análise da pedagogia crítico-social dos conteúdos, enfocando a função da escola. Destaca-se o papel mediador da escola entre o aluno e o mundo da cultura, promovendo a assimilação crítica dos conhecimentos. Esta abordagem visa favorecer a escolarização para todos, desenvolvendo o potencial humano conforme as potencialidades individuais.

Questão 8: Características da Escola Tradicional segundo José Carlos Libâneo

Na oitava questão, José Carlos Libâneo aborda as características da escola tradicional. Destacam-se elementos como a predominância da autoridade do professor, a transmissão de conteúdo como uma verdade a ser absorvida, a disciplina imposta como meio eficaz para garantir atenção e silêncio, e atividades repetitivas para assegurar o aprendizado.

Questão 9: Conhecimentos Acumulados e Prática Social na Pedagogia Crítico-Social

A nona questão traz uma reflexão sobre a visão de José Carlos Libâneo acerca dos conhecimentos acumulados na pedagogia crítico-social. Destaca-se a ideia de que esses conhecimentos devem ser confrontados com a prática social, visando à transmissão e apropriação ativa, direcionadas para os interesses majoritários da sociedade.

Questão 10: Abordagem Funcionalista e Dialética na Educação

A décima questão explora duas abordagens que orientam as concepções e práticas de educação: a funcionalista e a dialética. Enquanto a abordagem funcionalista enfatiza a integração social, a dialética considera a educação como uma instância de transformação social, voltada para a construção do homem coletivo.

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