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Simulado BNCC: Você consegue responder estas 10 questões? Baixe agora!

Seja muito bem-vindo ao nosso simulado de BNCC! Preparamos uma série de questões desafiadoras para ajudar professores e profissionais da educação em sua preparação para concursos e seleções. Este simulado abrange uma variedade de temas essenciais na área pedagógica, testando seus conhecimentos e promovendo uma revisão aprofundada. Baixe o PDF, responda às questões e aprimore sua preparação para os desafios educacionais que estão por vir!

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Simulado BNCC

Questão 1

CEBRASPE (CESPE) | Julgue o item que se segue, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento do trabalho pedagógico em língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.

O trabalho pedagógico com as práticas de linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser pautado na promoção do desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, considerados os seus conhecimentos e vivências prévios.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 2

FGV | Segundo Danilo Gandin, o Planejamento Participativo é uma modalidade no campo das ferramentas para a intervenção racional e organizada na realidade por parte de organizações.

O traço distintivo dessa abordagem é

a) contribuir para a transformação das estruturas sociais.
b) incluir uma missão entre as suas diretrizes.
c) acolher as sugestões dos participantes nas decisões.
d) conciliar estratégia de mercado e gestão democrática.
e) prezar pela neutralidade ideológica em seus processos.

Questão 3

FGV | Pessoas com maior nível dessa competência confiam mais em suas capacidades para desenvolver tarefas e regular suas emoções. Já aquelas com níveis mais baixos tendem a ser emocionalmente mais instáveis, afetando-se facilmente pelas situações cotidianas. Pode ser difícil para elas voltarem a um estado emocional de tranquilidade, uma vez que tendem a ser mais irritadiças, ansiosas e impulsivas. Podem apresentar também dificuldade em confiar em si mesmas e em seu potencial, preocupando-se em não alcançar as expectativas.

institutoayrtonsenna.org.br. Adaptado.

Assinale a opção que indica a macro competência socioemocional apresentada no trecho acima.

a) Autogestão.
b) Amabilidade.


c) Abertura ao novo.
d) Resiliência emocional.
e) Engajamento com os outros.

Questão 4

FGV | Um elemento crucial para as práticas pedagógicas é a consciência a respeito da concepção sobre o conhecimento que é difundida em sala de aula, muitas vezes de modo não intencional. Quando um educador nega aos alunos a compreensão das condições culturais, históricas e sociais de produção do conhecimento científico, termina por reforçar a sensação de perplexidade, impotência e incapacidade cognitiva.

CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento. São Paulo: PUC, 1997, p. 91. Adaptado.

Com base no trecho acima, é correto afirmar que a desmistificação do conhecimento científico pode ser obtida ao incentivar exercícios de

a) validação universal dos conhecimentos, sobretudo os das ciências exatas.
b) reconhecimento de critérios de veracidade, inerentes à razão teórica.
c) relativização, para remeter às condições de produção do conhecimento.

d) interpretação espontânea da realidade, sem compromisso com as convenções científicas.
e) Intuição sensível do mundo natural, própria da inteligência emocional.

Questão 5

Instituto AOCP | A escola Aliança atende alunos do ensino fundamental e médio. Nessa escola, as reuniões pedagógicas, que deveriam organizar e estruturar o planejamento pedagógico, não cumprem esse objetivo. Os professores reclamam que não sabem exatamente quais são os objetivos de aprendizagem e as habilidades que devem ser trabalhadas em cada série, que não há um cronograma de conteúdos e atividades a serem realizadas ao longo do ano letivo e que não há uma coordenação pedagógica para acompanhar o desempenho dos alunos e dos professores. A partir da situação apresentada, qual é a importância da organização do ensino e do planejamento pedagógico?

a) A organização do ensino não é elemento fundamental para a efetivação do processo de aprendizagem.
b) O planejamento auxilia os professores a se sentirem mais produtivos, mas não impacta diretamente o aprendizado dos alunos.
c) É essencial para garantir os objetivos de aprendizagem e a utilização eficiente dos métodos e instrumentos pedagógicos durante as atividades em sala de aula.
d) É útil, mas não é tão importante quanto a capacidade do professor em se adaptar às necessidades individuais dos alunos.
e) Pode ser útil, mas é menos importante do que a qualidade de material didático utilizado.

Questão 6

Instituto AOCP | O ensino médio é a etapa final da educação básica. Em 2017, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabeleceram-se mudanças significativas nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, que impactaram a organização curricular e a oferta das disciplinas. Atualmente, o ensino médio passa por uma reforma denominada “Novo Ensino Médio (NEM)”. Qual é a principal mudança promovida por essa reforma em relação à organização curricular das disciplinas?

a) A inclusão de disciplinas obrigatórias como língua estrangeira e filosofia.
b) Obrigatoriedade da oferta de disciplinas técnicas profissionalizantes.
c) A flexibilização curricular, permitindo que os alunos escolham as disciplinas de acordo com suas áreas de interesse, guiados pelos itinerários formativos.
d) Aumento do número de horas-aula por semana, visando a um maior aprofundamento do conteúdo.
e) As disciplinas são optativas, ofertadas dentro das áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, e ficam disponíveis para que os alunos façam a escolha individual.

Questão 7

Instituto AOCP | No contexto acadêmico, a efetividade do trabalho pedagógico se expressa pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa e a extensão são áreas de atuação docente, fundamentais para que o ensino seja de qualidade e esteja sempre atualizado.

Imagine que, em uma universidade, o curso de Pedagogia possui um corpo docente altamente qualificado e engajado em pesquisas relevantes para a área da Educação.

No entanto, os estudantes do curso começam a reclamar que o conteúdo das disciplinas não está sendo aplicado de forma prática e contextualizada, o que limita sua capacidade de aplicar os conceitos em situações reais. Os professores do curso de Pedagogia, então, reconhecem que a pesquisa é importante para se manterem atualizados e informados sobre as tendências e teorias da Educação, mas entendem que o ensino e a extensão são igualmente importantes para garantir que os alunos possam aplicar essas teorias na prática. Com isso, os professores decidem incorporar mais atividades práticas e projetos de extensão em suas disciplinas, visando conectar a teoria à prática e proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar, em situações reais, o que aprenderam. Com essa abordagem, o curso de Pedagogia consegue promover a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Qual é a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico?

a) A relação entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico não é fator determinante e deve ocorrer de forma espontânea.
b) A relação entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico é importante apenas nos níveis escolares superiores.
c) A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico é fundamental para uma formação crítica e reflexiva do estudante.
d) A relação entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico é importante apenas para a formação de professores.
e) A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico é importante apenas para a carreira acadêmica.

Questão 8

Instituto AOCP | Analise o caso hipotético a seguir:

Em um encontro pedagógico realizado no Instituto Federal, uma pedagoga afirmou que a sala de aula é o lócus das atividades desenvolvidas pelos professores e contribui para o processo de ensino e de aprendizagem. No final de sua fala, foi indagada, por um professor da área de Ciências Exatas, a respeito de como os professores deveriam pensar o processo de organização do trabalho pedagógico, especialmente, na sala de aula.

Nesse caso, qual foi a possível resposta da pedagoga?

a) A organização do trabalho pedagógico deve ser desenvolvida a partir de planos de ação, uma forma de apresentar na prática educacional os instrumentos que integram Educação Básica e Modalidade Educacional.
b) A organização do trabalho pedagógico deve ser transformada em uma comunidade investigativa, com rigor metodológico, conversação, diálogo e reflexão como instrumentos condutores do processo de ensino e de aprendizagem.
c) A organização do trabalho pedagógico deve ser transformada em uma metodologia que se direcione para a aquisição do conhecimento por meio de proposituras do professor.
d) A organização do trabalho pedagógico deve versar em torno da resolução de problemas, em que o professor não deve separar o conteúdo das disciplinas que os alunos estão acostumados.
e) A organização do trabalho pedagógico deve primar pelo engajamento dos alunos na relação de ensino e de aprendizagem, já que traz aulas mais dinâmicas para o ambiente escolar.

Questão 9

Instituto AOCP | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz orientações curriculares para que professores que atuam no Ensino Fundamental desenvolvam uma prática pedagógica para o ensino de matemática assentada na resolução de problemas, como um possível caminho metodológico para dinamizar esse componente curricular. O ensino de matemática deve ir para além da simples resolução das operações, ou seja, um bom problema matemático deve

a) ser desafiador, ser real, ser interessante, ser o elemento de um problema realmente desconhecido, não consistir na aplicação evidente e direta de uma ou mais operações aritméticas e ter nível adequado de dificuldade para o desenvolvimento cognitivo do aluno.
b) ser aplicável a exercícios, ser claro para o aluno decidir sobre o procedimento a ser utilizado a fim de se chegar à solução do exercício, ser direcionado para automatizar técnicas, habilidades e procedimentos necessários.
c) ser instrumento para exercitar o conhecimento, ser praticável a partir de um determinado algoritmo ou processo, ser criativo, aliado ao conhecimento de algumas estratégias e habilidades matemáticas.
d) ser descrito mediante casos isolados, ser construído como um passo para alcançar a natureza interna da matemática, ser claro para que o aluno saiba fazer seu uso e aplicação e ser interessante a ponto de ser solucionável.
e) ser um problema rotineiro e algorítmico, ter comandos que permitam ao aluno perguntar se a conta é de mais ou de menos, ser metódico para permitir avaliar atitudes, procedimentos e a forma como os alunos administram seus conhecimentos.

Questão 10

ADM&TEC | Analise as informações a seguir:

I. O planejamento é um processo de racionalização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Os elementos do planejamento escolar, objetivos, conteúdos e métodos, estão recheados de implicações sociais, pois tudo o que acontece no meio pode escoar por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Assim, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações, pois se não pensarmos sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade.

II. A ação de planejar consiste no preenchimento de formulário para controle administrativo, mas também é secundariamente uma atividade consciente de previsão de ações docentes, baseadas em opções político-pedagógicas, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, ou seja, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade que interagem no processo de ensino. Vale destacar que o planejamento também se configura como um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.

III. Em relação ao planejamento de uma disciplina, é aconselhável elaborá-lo concomitantemente ao transcurso do ano letivo, devendo ser flexível, permitindo
adaptações ao longo do processo, possibilitando a coparticipação dos alunos, ensejando organização sequencial de decisões. O planejamento de uma disciplina busca eficiência, precisa ser claro e exequível, é elemento de comunicação entre professor e coordenador, tal como entre professores e alunos, evita duplicação de programas e possibilita integração das disciplinas.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Apenas uma afirmativa está correta.
d) Apenas duas afirmativas estão corretas.

Gabarito:

1) Certo 2) A 3) D 4) C 5) C 6) C 7) C 8) B 9) A 10) C

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: BNCC e Desenvolvimento da Linguagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A primeira questão aborda a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto do trabalho pedagógico em língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Destaca-se a necessidade de promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, levando em consideração seus conhecimentos e vivências prévios. A assertiva propõe uma afirmação sobre a abordagem adequada nesse contexto, e os participantes devem julgá-la como correta ou incorreta.

Questão 2: Planejamento Participativo segundo Danilo Gandin

A segunda questão explora os conceitos relacionados ao Planejamento Participativo, uma modalidade no campo das ferramentas para a intervenção racional e organizada na realidade por parte de organizações, conforme defendido por Danilo Gandin. A questão apresenta diferentes características dessa abordagem e desafia os participantes a identificar o traço distintivo que a define.

Questão 3: Macro Competência Socioemocional – Resiliência Emocional

A terceira questão aborda a macro competência socioemocional, focando especificamente na resiliência emocional. O texto destaca a importância dessa competência, relacionando-a a características como confiança, regulação emocional e estabilidade frente às situações cotidianas. Os participantes são desafiados a identificar corretamente a competência apresentada no trecho.

Questão 4: Desmistificação do Conhecimento Científico

A quarta questão explora a importância de desmistificar o conhecimento científico no contexto educacional. Destaca-se a necessidade de reconhecer as condições culturais, históricas e sociais de produção do conhecimento científico para evitar reforçar sentimentos de perplexidade e impotência nos alunos. Os participantes são desafiados a identificar como a desmistificação pode ser obtida por meio de exercícios específicos.

Questão 5: Importância da Organização do Ensino e Planejamento Pedagógico na Escola Aliança

A quinta questão aborda a importância da organização do ensino e do planejamento pedagógico na Escola Aliança. A situação apresentada destaca a falta de objetivos claros, cronograma e coordenação pedagógica, ressaltando a relevância desses elementos para garantir o sucesso do processo de aprendizagem. Os participantes são desafiados a compreender a importância da organização do ensino e do planejamento pedagógico nesse contexto.

Questão 6: Reforma do Novo Ensino Médio (NEM) – Mudanças na Organização Curricular

A sexta questão explora as mudanças promovidas pela reforma do Novo Ensino Médio (NEM) na organização curricular das disciplinas. Destaca-se a flexibilização curricular, permitindo que os alunos escolham disciplinas de acordo com suas áreas de interesse. Os participantes são desafiados a identificar a principal mudança promovida por essa reforma.

Questão 7: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no Trabalho Pedagógico

A sétima questão destaca a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto acadêmico. A situação apresenta um caso em que a pesquisa é reconhecida, mas a falta de aplicação prática e contextualizada leva à necessidade de integração entre teoria e prática. Os participantes são desafiados a compreender a importância dessa indissociabilidade para o trabalho pedagógico.

Questão 8: Organização do Trabalho Pedagógico na Sala de Aula

A oitava questão aborda a organização do trabalho pedagógico na sala de aula, destacando uma situação em que uma pedagoga é questionada sobre como os professores deveriam pensar esse processo. Os participantes são desafiados a identificar a possível resposta da pedagoga, relacionando a organização do trabalho pedagógico a planos de ação, comunidade investigativa, metodologia, resolução de problemas e engajamento dos alunos.

Questão 9: Ensino de Matemática Baseado na Resolução de Problemas e BNCC

A nona questão explora o ensino de matemática baseado na resolução de problemas, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca-se a importância de problemas desafiadores, reais e interessantes, indo além da simples aplicação de operações aritméticas. Os participantes são desafiados a identificar características de um bom problema matemático.

Questão 10: Planejamento Escolar como Reflexão e Coordenação da Ação Docente

A décima questão aborda o planejamento escolar como um processo de reflexão e coordenação da ação docente. Destacam-se diferentes aspectos desse processo, incluindo sua relação com opções político-pedagógicas, preenchimento de formulários, previsão de ações, pesquisa, reflexão e integração das disciplinas. Os participantes são desafiados a marcar a alternativa que corretamente caracteriza o planejamento escolar.

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