Simulado Projeto Político-Pedagógico (PPP): Baixe Grátis e Teste seus Conhecimentos

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige um conhecimento sólido em diversas áreas, incluindo os Projeto Político-Pedagógico (PPP). Pensando nisso, disponibilizamos um simulado exclusivo com questões que abordam temas fundamentais para professores e profissionais da educação. Este simulado é uma ferramenta valiosa para avaliar e aprimorar seu conhecimento em conceitos pedagógicos essenciais. Baixe o PDF agora e inicie sua preparação de forma estratégica.

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Simulado Projeto Político-Pedagógico (PPP)

Questão 1

INTEGRI BRASIL | É a apresentação sistemática e justificada do que a escola pretende realizar e que deve ser traduzida num documento que registre o que a escola pensa fazer, como fazer, quando fazer com que e com quem fazer. Assinale a alternativa que define o conceito acima:

a) Projeto Político-Pedagógico
b) Regimento escolar.
c) Plano escolar.
d) Registro de classe.

Questão 2

VUNESP | Complete a sentença a seguir, tornando-a verdadeira, de acordo com o conceito expresso no Caderno 11 do Programa Profuncionário – Disciplinas de Formação Técnica em Secretaria.

“Como outro elemento fundamental da gestão democrática, a transparência está intrinsecamente ligada à ideia de escola como espaço público. Face ao predomínio da lógica econômica em todos os setores sociais, em especial na educação, garantir a visibilidade da escola frente à sociedade, torna-se _______.”

a) uma utopia educacional
b) um desejo da comunidade escolar
c) uma questão ética
d) mais uma demanda ao servidor nunca consultada pelos munícipes
e) um obstáculo ao funcionário público

Questão 3

IBADE | Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País.

Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola. Para que os estudantes possam assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores: – que os princípios se expressem em situações reais, nas quais os estudantes possam ter experiências e conviver com a sua prática; – e que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, conscientemente e livremente.

Uma educação em valores deve partir de temáticas significativas do ponto de vista ético e propiciar condições para que os alunos e as alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de seus sentimentos e emoções (e das demais pessoas) e desenvolvam a capacidade autônoma de tomar decisões em situações conflitantes do ponto de vista ético/moral.

A melhor forma de ensiná-los, portanto, é fazer com que:

a) sejam o centro de interesse de reflexões e de vivências.
b) pesquisem e observem o entorno da instituição.
c) tomem parte de campanhas de cunho social.
d) colaborem com a limpeza e a manutenção do ambiente.
e) participem de competições junto com outras escolas.

Questão 4

IBADE | A Ciência deve adentrar a escola para ajudar a superar visões educativas de senso comum lá presentes.

Ao mesmo tempo, deve-se evidenciar o papel crítico e transformador do professor, o qual pode desenvolver através de teorias e práticas críticas, atividades educativas de caráter emancipatório, reservando à educação escolar a importante tarefa de:

a) visar o mercado de trabalho.
b) incentivar o desenvolvimento tecnológico.
c) construir a transformação da sociedade.
d) garantir um futuro melhor.
e) socializar e educar os jovens.

Questão 5

IBADE | Mais do que os discursos, são a prática, o exemplo, a convivência e a reflexão sobre eles mesmos, em situações reais, que farão com que os alunos e as alunas desenvolvam atitudes coerentes com os valores que queremos que aprendam.

Por isso, o convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes e, ao mesmo tempo, é o instrumento mais poderoso que a escola tem para cumprir sua tarefa educativa nesse aspecto.

Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades como forma de compartilhar com os estudantes a importância dessas atitudes.

Daí a necessidade de os adultos reverem o ambiente escolar e o convívio social que ali se expressa, a partir das relações que estabelecem entre si e com os estudantes, buscando a construção de ambientes mais:

a) homogêneos.
b) autônomos.
c) comprometidos.
d) democráticos.
e) comunitários.

Questão 6

Instituto AOCP | As ações para melhorar a qualidade do ensino precisam ser articuladas de maneira que o profissional da área da Pedagogia compreenda as diferentes concepções de educação e as intencionalidades das práticas educativas, a fim de propor ações que visem contribuir com o desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico.

Logo, a relação entre educação e sociedade reflete

a) na forma de organização da gestão administrativa do sistema educacional.
b) nas práticas híbridas utilizadas em sala de aula e na gestão da escola.
c) um processo educativo escolar que visa formar empreendedores.
d) um saber escolar e um discurso democrático que atendam às necessidades políticas.
e) no posicionamento da finalidade social da escola.

Questão 7

Instituto AOCP | Compreendemos que a educação é um fato essencialmente humano, pois é produzida pelo homem por meio do trabalho. Ao se apropriar dos meios de produção, o homem passa a educar os sujeitos e, em uma sociedade extremamente complexa, a educação tem por objetivo

a) desenvolver o trabalho intelectual dos indivíduos, preparando os cidadãos para serem futuros empreendedores.
b) institucionalizar sua ação de maneira que torne os cidadãos homens livres em suas ações.
c) transmitir a todos os indivíduos os conhecimentos historicamente sistematizados e construídos pelo homem.
d) reconfigurar a sua relação com o trabalho, a fim de qualificar melhor o trabalhador.
e) nortear o trabalho educativo na sociedade moderna, a fim de reorganizar as relações sociais.

Questão 8

Instituto AOCP | A educação é compreendida como uma prática educativa sistematizada. Para se concretizar o papel social da escola, é necessário que haja

a) um referencial teórico concernente com a proposta da legislação vigente.
b) demanda educacional para efetivar a função social da escola.
c) ideologias e práticas coletivas para organizar a escola.
d) sistematização e desenvolvimento legal para efetivar o bem social.
e) intencionalidade e práticas para consolidar o bem social.

Questão 9

Instituto AOCP | Em todas as sociedades e em todo o tempo histórico, o ato de ensinar e de transmitir os conhecimentos constituídos pelo homem tem se tornado cada vez mais complexo, e os espaços para o ato de ensinar têm adquirido cada vez mais formas diferenciadas. No entanto a escola NÃO pode deixar de cumprir com

a) a função social da escola pública.
b) a organização do currículo escolar.
c) o planejamento educacional sistematizado.
d) a produção material da vida escolar.
e) o seu caráter histórico-social.

Questão 10

Instituto AOCP | A função social da escola visa proporcionar, por meio das práticas que envolvem o ensino e aprendizagem, a evolução do senso comum à consciência filosófica. Para que isso se faça, um dos aspectos que envolvem a função social da escola pública brasileira é a organização escolar democrática. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) ocupa um importante papel na articulação democrática do coletivo. Sobre o PPP, é correto afirmar que

a) é um documento que propõe uma direção que reflete as intenções, os objetivos, as ações educativas e os ideais de todos que compõem o ensino e aprendizagem da escola, com compromisso definido coletivamente.
b) é um documento que tem por finalidade planejar os conteúdos, ou seja, é o projeto do currículo definido por cada escola.
c) é um documento planejado pela equipe escolar, sem envolver os demais entes colegiados.
d) é um documento neutro, organizado pela direção e orientação pedagógica, de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos.
e) é o documento que normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo organizado por todas as instâncias colegiadas, exceto aquelas que cuidam da limpeza e da alimentação escolar.

Gabarito

1) C 2) C 3) A 4) C 5) D
6) E 7) C 8) E 9) A 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial para a gestão escolar, definindo a identidade, os objetivos e as práticas educativas da instituição. Na resposta correta (c), destaca-se que o PPP é a apresentação sistemática e justificada do que a escola pretende realizar. Ele é um documento que registra as intenções, objetivos e ideais coletivos, fornecendo diretrizes para a atuação educacional e a concretização do projeto pedagógico da escola.

Questão 2: Gestão Democrática e Transparência

A gestão democrática é fundamental para uma educação participativa e envolvente. A transparência, como discutido na questão 2 (resposta c), está intrinsecamente ligada à ideia de escola como espaço público. Garantir a visibilidade da escola frente à sociedade é essencial em um contexto em que a lógica econômica predomina. A transparência é um elemento-chave para envolver a comunidade escolar e promover a participação efetiva na gestão educacional.

Questão 3: Educação em Valores

A questão 3 destaca a importância da educação em valores, enfocando a formação ética dos estudantes. A resposta correta (a) ressalta que aprender a ser cidadão envolve desenvolver valores como respeito, solidariedade e responsabilidade. O texto enfatiza que a educação em valores deve ser baseada em temáticas éticas significativas, proporcionando aos alunos experiências reais e estimulando sua capacidade de autonomia moral.

Questão 4: Ciência na Educação e Transformação Social

A questão 4 aborda o papel crítico da ciência na superação de visões educativas de senso comum. A resposta correta (c) destaca que a ciência na escola deve promover atividades educativas de caráter emancipatório, visando à construção da transformação da sociedade. O texto ressalta a importância do professor como agente crítico e transformador na educação, utilizando teorias e práticas críticas.

Questão 5: Convívio Escolar e Formação Ética

A questão 5 enfatiza a influência do convívio escolar na formação ética dos estudantes. A resposta correta (d) destaca que o convívio escolar é um elemento-chave na formação ética e um poderoso instrumento educativo. O texto ressalta a importância da coerência entre discurso e ação dos educadores, promovendo ambientes escolares mais democráticos e comprometidos.

Questão 6: Organização do Trabalho Pedagógico

A questão 6 discute a necessidade de compreender as diferentes concepções de educação para contribuir com o desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico. A resposta correta (e) destaca a relação entre educação e sociedade, influenciando práticas híbridas em sala de aula e na gestão escolar. O texto ressalta a importância da atuação do profissional da Pedagogia na compreensão dessas concepções.

Questão 7: Relação entre Educação e Sociedade

A questão 7 destaca a educação como um fato essencialmente humano, produzido pelo homem por meio do trabalho. A resposta correta (c) enfatiza que a educação tem o objetivo de transmitir conhecimentos sistematizados e construídos historicamente. O texto destaca a complexidade do ato de ensinar e sua relação intrínseca com a sociedade.

Questão 8: Papel Social da Escola

A questão 8 aborda a compreensão da escola como uma prática educativa sistematizada e destaca a necessidade de elementos para concretizar seu papel social. A resposta correta (e) ressalta a importância de intencionalidade e práticas para consolidar o bem social. O texto discute a necessidade de uma escola que atenda às demandas da sociedade moderna, organizada de forma sistematizada e legal.

Questão 9: Complexidade do Ato de Ensinar

A questão 9 destaca a complexidade do ato de ensinar e a necessidade de a escola cumprir sua função social. A resposta correta (a) enfatiza a função social da escola pública. O texto ressalta que, em uma sociedade complexa, a educação deve atuar na produção material da vida escolar, mantendo seu caráter histórico-social.

Questão 10: Organização Escolar Democrática e Projeto Político-Pedagógico

A questão 10 aborda a função social da escola pública brasileira, destacando a organização escolar democrática e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). A resposta correta (a) enfatiza que o PPP é um documento que reflete as intenções e objetivos coletivos, sendo essencial para a articulação democrática do coletivo escolar. O texto destaca a importância do PPP na definição da direção da escola e na garantia de uma educação alinhada aos ideais da comunidade educacional.

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