Simulado Planejamento Educacional: Desafie seus conhecimentos com questões de concurso!

Bem-vindo(a)! Sabemos o quão desafiador é o processo de preparação para concursos e seleções na área da educação. Por isso, estamos disponibilizando um simulado de Planejamento Educacional, uma ferramenta essencial para a sua preparação. Este simulado abrange uma variedade de temas fundamentais para a prática educativa, proporcionando uma revisão abrangente e eficaz. Através deste post, você terá acesso a questões selecionadas, insights sobre os assuntos mais recorrentes e uma oportunidade valiosa para aprimorar seus conhecimentos. Baixe o PDF do simulado e mergulhe nesta jornada de aprendizado e preparação!

 

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Simulado Planejamento Educacional

Questão 1

Legalle | A avaliação do currículo é um processo vital que busca garantir a relevância, a eficácia e a adequação do currículo aos objetivos de ensino e aprendizagem.

Esse processo envolve a análise de várias facetas do currículo, incluindo a coerência entre os objetivos do currículo e as atividades de ensino, a relevância do conteúdo do currículo para a vida real e a carreira dos alunos, o grau de engajamento e motivação dos alunos, e a adequação dos métodos de avaliação.

Analise os aspectos centrais na avaliação do currículo:

I. A eficácia dos materiais de ensino utilizados.

II. O impacto do currículo na motivação e no engajamento dos alunos.
III. A adequação dos métodos de avaliação ao tipo de aprendizagem promovida pelo currículo.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas II.
b) Apenas l e III.
c) l, II e III.
d) Apenas l e II.
e) Apenas III.

Questão 2

Legalle | Analise a seguinte afirmação.

“O planejamento da educação é um processo cíclico que envolve a elaboração, execução e avaliação”.

Com base nessa afirmação, qual alternativa traz um aspecto a ser considerado durante a fase de avaliação de um plano educacional?

a) A quantidade de conteúdo coberto durante o curso.
b) A adequação do ambiente físico da sala de aula.
c) As preferências pessoais do professor em relação ao estilo de ensino.
d) O sucesso do ensino e da aprendizagem em relação aos objetivos estabelecidos.
e) O nível socioeconômico dos estudantes.

Questão 3

Instituto AOCP | O processo de ensino e aprendizagem na escola é conduzido pelos docentes, que são orientados pela equipe pedagógica. O processo de escolarização apresenta elementos didáticos fundamentais ao processo de ensino e aprendizagem. Esses elementos são responsáveis por orientar e direcionar a ação pedagógica, tornando-a mais eficaz e significativa. Quais são os elementos didáticos que orientam e direcionam a ação pedagógica e docente?

a) Conteúdo; método; avaliação; material didático; professor.
b) Planejamento docente e avaliação da aprendizagem.
c) Projeto Político Pedagógico e currículo.
d) Conteúdo; currículo; avaliação da aprendizagem.
e) Planejamento docente; método; professor.

Questão 4

Marinha | De acordo com Perrenoud (2000), na escola primária ou no ensino médio, o domínio da individualização dos percursos visa, sobretudo, ao não-aumento das desigualdades em relação à formação. Trata-se, pois, de enfatizar as discriminações positivas, de favorecer os desfavorecidos de sempre contra uma individualização selvagem que aumenta as variações ou, pelo menos, não contribui para sua redução. O autor distingue três níveis de organização nos quais pode ocorrer a individua- lização dos percursos de formação, sendo um deles:

a) aquele da organização didático-pedagógica global, do plano de formação, que autoriza e encoraja itinerários personalizados, por meio da criação das unidades de formação cuja concepção e encadeamento tornam mais ou menos propícios à individualização.
b) aquele das práticas que constroem experiências subjetivas diferentes no grupo de formação, propiciando a individualização, quer seja estável, por exemplo, uma aula, quer seja efêmero, por exemplo, um grupo de projeto.
c) aquele das unidades de formação, como entidades temáticas colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitem diversos tipos de agrupamentos e de dispositivos.


d) aquele da organização escolar, como entidades de formação temáticas colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitam diferentes tipos de itinerários persona- lizados.
e) aquele da organização didático-pedagógica global, no plano de práticas de diferenciação que autoriza e encoraja itinerários diferentes, por meio das unidades de formação colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitem diversos tipos de agrupamentos e de dispositivos.

Questão 5

CETREDE | Um consultor educacional argumentou sobre alunos do Ensino Fundamental, principalmente dos anos iniciais:

“Os alunos não vão voltar para as escolas com as mesmas defasagens, porque tiveram acesso de forma muito desigual”, disse ele. “A gente quebrou princípios importantes da educação, como o da equidade, quando não fomos capazes, enquanto sistema, de garantir que os alunos teriam acesso às mesmas aprendizagens, com o mesmo padrão de qualidade, já que as escolas foram pulverizadas e levadas para dentro da casa dos nossos alunos.”

Há uma extrema necessidade de refletirmos e agirmos sobre

a) ensino.
b) avaliação.
c) currículo.
d) tecnologia.
e) aprendizagem.

Questão 6

FUNDATEC | Para Vasconcellos, o papel da escola, a função real e oculta que lhe é determinada, é precisamente a de partir dos fracassos escolares dos desfavorecidos, mergulhá-los na humilhação para que não renunciem a uma atitude de submissão. A avaliação contribui para reproduzir e perpetuar este processo, separando os aptos dos inaptos. Para uma melhor compreensão do problema é necessário considerarmos um contexto mais amplo, marcado por contradições sociais. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas contradições sociais:

a) Mudança no quadro de valores da sociedade (excesso de liberdade, afrouxamento da autoridade de pais e educadores).
b) Diminuição da motivação pelo estudo, a escola deixa de ser vista como local de ascensão social.
c) Adequação curricular.
d) Não há alteração de metodologias de trabalho em sala de aula.
e) Situação do professor: má formação, baixa remuneração, carga excessiva de trabalho.

Questão 7

IBADE | O currículo escolar requer uma organização do tempos/espaços em que a escola vai desenvolver os diferentes conhecimentos e valores que, durante a construção do seu Projeto Político Pedagógico – PPP, forem considerados necessários para a formação de seus alunos.

Isso é possível porque, com base no princípio da autonomia, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei n° 9394/1996) estabeleceu como incumbência da escola e de seus professores (Art. 12 e 13) a construção do PPP.

É na construção do PPP que a comunidade escolar deve estudar e debater, para poder estabelecer suas concepções de homem, de mundo, de sociedade, de conhecimento, de currículo, de avaliação e tantas outras, com o objetivo de criar referências e diretrizes próprias para as práticas que pretende implantar.

Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são denominadas de:

a) matrícula por disciplina e regime semestral.
b) regime seriado e ensino por ciclos.
c) regime de crédito e turmas multisseriadas.
d) ensino comum e regime diversificado.
e) progressão diversificada e progressão continuada.

Questão 8

Instituto AOCP | Assinale a alternativa que apresenta corretamente itens que compõem a proposta curricular.

a) Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos.
b) Fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais, epistemológicos e pedagógicos.
c) Concepção da escola e de perfil de formação dos alunos.
d) Aspectos organizacionais.
e) Princípios norteadores da ação pedagógico-didática.

Questão 9

Instituto AOCP | Com base no planejamento do plano curricular, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Implica ações que envolvem a escola e suas relações externas, tais como os níveis superiores de gestão do sistema escolar.
( ) É um processo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, tendo em vista a realização de um plano para a instituição.
( ) O planejamento do trabalho possibilita uma previsão de tudo o que se fará com relação aos vários aspectos da organização escolar.
( ) O planejamento consiste em ações e procedimentos para a tomada de decisões a respeito de objetivos e atividades a serem realizadas em razão desses objetivos.

a) V – V – F – V.
b) F – V – V – V.
c) F – F – V – F.
d) V – F – F – V.
e) V – F – V – F.

Questão 10

ITAME | Sobre o planejamento curricular da escola, marque a alternativa incorreta.

a) O planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento.
b) O planejamento curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
c) Cada escola recebe o planejamento curricular pronto de instâncias superiores, cabendo a ela apenas fazer as adequações e adaptações necessárias para atender a realidade local.
d) O planejamento curricular abrange o planeja- mento das experiências vividas pelos alunos em uma escola.

Gabarito:

1) C 2) D 3) A 4) C 5) C 6) C 7) B 8) B 9) B 10) C

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Avaliação do currículo e sua eficácia

A avaliação do currículo é um processo vital na educação, visando garantir a qualidade do ensino. Envolve a análise de diversos aspectos, como a relevância do conteúdo, a motivação dos alunos e a eficácia dos métodos de avaliação.

Questão 2: Planejamento educacional: elaboração, execução e avaliação

O planejamento educacional é um ciclo contínuo que inclui a elaboração, execução e avaliação das atividades pedagógicas. Durante a fase de avaliação, é essencial verificar se os objetivos foram alcançados e ajustar o plano conforme necessário.

Questão 3: Elementos didáticos que orientam a ação pedagógica

Os elementos didáticos, como conteúdo, método e avaliação, são fundamentais para orientar a prática pedagógica. Eles ajudam os professores a planejar suas aulas de forma eficaz, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo.

Questão 4: Individualização dos percursos de formação

A individualização dos percursos de formação visa atender às necessidades específicas de cada aluno, garantindo igualdade de oportunidades. Isso pode ocorrer em diferentes níveis de organização, como na criação de unidades de formação ou na adaptação do currículo.

Questão 5: Equidade no ensino e suas problemáticas

A equidade no ensino busca garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. No entanto, problemas como desigualdades no acesso a recursos educacionais podem comprometer esse princípio, exigindo reflexão e ação por parte dos educadores.

Questão 6: Aspectos sociológicos, psicológicos e pedagógicos na proposta curricular

A proposta curricular de uma escola deve considerar diversos aspectos, como mudanças nos valores da sociedade e a situação dos professores. Essa compreensão ajuda a desenvolver um currículo mais contextualizado e eficaz.

Questão 7: Organização curricular e Projeto Político Pedagógico (PPP)

A organização curricular de uma escola é guiada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), que define suas concepções e diretrizes. Essa organização pode seguir diferentes modelos, como o regime seriado ou a progressão continuada.

Questão 8: Aspectos sociológicos, psicológicos e pedagógicos na proposta curricular

A proposta curricular de uma escola deve considerar diversos aspectos, como mudanças nos valores da sociedade e a situação dos professores. Essa compreensão ajuda a desenvolver um currículo mais contextualizado e eficaz.

Questão 9: Dinâmica da ação escolar e tomada de decisões no planejamento curricular

O planejamento curricular envolve a análise da realidade escolar e a tomada de decisões sobre objetivos e atividades a serem realizadas. É fundamental considerar a dinâmica da ação escolar para garantir uma educação de qualidade.

Questão 10: Planejamento curricular e sua abrangência

O planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que envolve a organização de um sistema de relações dentro de um campo de conhecimento. Ele abrange desde a definição de objetivos até o planejamento das experiências vividas pelos alunos.

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